Fundo de investimento "Benfica Stars Fund"

golfdreamer

Citação de: trainmaniac em 17 de Julho de 2010, 02:12
Citação de: golfdreamer em 17 de Julho de 2010, 02:10
Nao conhecia os fundos do porto nem do sporting, nem os jogadores com percentagens mas quando estes foram dissolvidos.
O sporting adquiriu as percentagens por 3.2M
e o porto por 1.7M

Creio que a acontecer algo do genero o Benfica alem de poder escolher so percentagens que lhe interessem pode adquiri-las a um preco muito abaixo daquilo que foi pago por elas.

Tens ideia se tinham lá muitos jogadores no fundo?
Pois nao faco a minima vou ver se descubro algo... ;)

trainmaniac

Citação de: golfdreamer em 17 de Julho de 2010, 02:14
Citação de: trainmaniac em 17 de Julho de 2010, 02:11
Relendo o artigo já percebi qual é a dúvida, e a meu ver continuo com ela. É a possibilidade de alienar à Benfica SAD .. "pela respectiva valorização reflectida na carteira do Fundo."
Não está escrito que é obrigatório a SAD comprar a % do fundo, mas está definida como prioridade. E o balanço entre prioridade e obrigatoriedade é difícil de definir..
Pois eu nao percebi essa parte... mas como eles falam na possibillidade de nao serem vendidos...presumo que o Benfica nao seja obrigado a comprar.
MAs realmente seria bom esclarecer essa parte.

É que normalmente essa conversa da prioridade da SAD é do estilo.. se não houver compradores, vende-se à SAD. A não ser que ela por exemplo esteja falida, situação em que então o fundo fica a arder e tem de procurar alternativas. O que implica que a SAD, a não ser que estivesse insolvente, teria sempre que os comprar.

golfdreamer

"É de facto muito estranho... até porque o respectivo fundo inclui os passes dos vários jogadores - Ricardo Quaresma (9%), Paulo Machado (16,7), Ivanildo (16,7) e Vieirinha (16,7) - e foram readquiridos apenas pelo valor global de 1,7 milhões de euros."
Isto foi em 2008

"A Orey Financial explicou ao DN que a solução encontrada visa "proteger os interesses dos investidores". A SAD do Sporting paga 2,474 milhões de euros pelas fatias dos direitos desportivos vendidos ao fundos, nomeadamente os de Moutinho (10%), Djaló (28%), Paulo Sérgio (28%), Carlos Saleiro (26,5%) e Marcelo Labarthe (20%). Dinheiro que já havia recebido, em adiantamento, na altura em que colocou estes jogadores no fundo. E que resulta do valor actual da carteira do fundo que integrava estes jogadores."
Isto em 2007
http://remateabaliza.blogspot.com/2008/01/fcporto-quaresma-e-o-fundo-first.html

ivodaniello

podem dizerem o que quiserem, mas a provar-se a entrada dos novos reforços para o fundo, nada mais será que uma esfarrafada desculpa para andar a sustentar entrepostos...

golfdreamer

Citação de: trainmaniac em 17 de Julho de 2010, 02:16
Citação de: golfdreamer em 17 de Julho de 2010, 02:14
Citação de: trainmaniac em 17 de Julho de 2010, 02:11
Relendo o artigo já percebi qual é a dúvida, e a meu ver continuo com ela. É a possibilidade de alienar à Benfica SAD .. "pela respectiva valorização reflectida na carteira do Fundo."
Não está escrito que é obrigatório a SAD comprar a % do fundo, mas está definida como prioridade. E o balanço entre prioridade e obrigatoriedade é difícil de definir..
Pois eu nao percebi essa parte... mas como eles falam na possibillidade de nao serem vendidos...presumo que o Benfica nao seja obrigado a comprar.
MAs realmente seria bom esclarecer essa parte.

É que normalmente essa conversa da prioridade da SAD é do estilo.. se não houver compradores, vende-se à SAD. A não ser que ela por exemplo esteja falida, situação em que então o fundo fica a arder e tem de procurar alternativas. O que implica que a SAD, a não ser que estivesse insolvente, teria sempre que os comprar.
Entao temos que descobrir que querem eles dizer com "pela respectiva valorização reflectida na carteira do Fundo." antes de lancar os foguetes:P

Troglodite

Citação de: ivodaniello em 17 de Julho de 2010, 02:22
podem dizerem o que quiserem, mas a provar-se a entrada dos novos reforços para o fundo, nada mais será que uma esfarrafada desculpa para andar a sustentar entrepostos...

Temos uma definição de entreposto diferente.

golfdreamer

Continuamos a investir forte e a vender pouco... Nao creio que tenhamos outro remedio.

trainmaniac

Entreposto no sentido do Benfica ter de funcionar o mais possível como plataforma para valorização financeira de activos desportivos, isso não há volta a dar.

ivodaniello

Citação de: golfdreamer em 17 de Julho de 2010, 02:30
Continuamos a investir forte e a vender pouco... Nao creio que tenhamos outro remedio.

Pois, mas se for este o caminho daqui a pouco contamos com 100 jogadores com contracto, e um passivo muito maior.

Acho que o fundo foi bom para a época passada, conseguimos construir um boa equipa, por outro lado hipotecamos alguns valores de futuro.
Mas acho que se devia parar por aqui.

Isto vai ser um brinquedo perigoso na mão de garotos...

golfdreamer

Exactamente Train, e nos proximos anos o fundo vai ser uma preciosa ajuda pelo menos ate estabilizarmos Titulos e Vendas de jogadores com larga margem de lucro.
Quanto ao "outro entreposto" nunca devida ter existido mas creio que este defeso ja estamos a melhorar! So faltava....

ivodaniello

Citação de: trainmaniac em 17 de Julho de 2010, 02:30
Entreposto no sentido do Benfica ter de funcionar o mais possível como plataforma para valorização financeira de activos desportivos, isso não há volta a dar.

só que o que temos visto é o inverso, até a esta época claro está.
Depois há o reverso da medalha que é ficarmos refens de vendas que ninguém quer...

trainmaniac

Citação de: ivodaniello em 17 de Julho de 2010, 02:35
Citação de: golfdreamer em 17 de Julho de 2010, 02:30

Pois, mas se for este o caminho daqui a pouco contamos com 100 jogadores com contracto, e um passivo muito maior.

Acho que o fundo foi bom para a época passada, conseguimos construir um boa equipa, por outro lado hipotecamos alguns valores de futuro.
Mas acho que se devia parar por aqui.

Isto vai ser um brinquedo perigoso na mão de garotos...

A partir do momento em que a incompetência de vários anos nos colocou com a corda na garganta e com dificuldades de financiamento, a estratégia inevitavelmente encaminhou-se para o actual rumo. Partilhar riscos e poder de decisão com alguns parceiros... é algo que não me agrada, mas provavelmente a única alternativa teria sido parar o investimento, vender activos e tentar crescer depois de passada essa fase.

O que me preocupa mais é a forma como os nossos interesses vão ser sucessivamente defendidos, e de que forma esta alavancagem é efectivamente aproveitada numa perspectiva de sustentabilidade a médio/longo prazo. Se tudo for bem feito, é apenas mais uma filosofia de gestão, apenas mais uma forma de procurar o sucesso.

Por acaso é um tema que gostava de desenvolver longamente... mas tem-me faltado paciência para alinhar as minhas ideias todas sobre o assunto.

golfdreamer

O Fundo so e bom se rentabilizarmos os nossos jogadores dentro de campo.
So e bom para os bons jogadores.... Para carradas de patrics balboas jorge ribeiros moretos etc nao serve de nada!
Esse tipo de contratacoes TEM QUE ACABAR. Com ou sem fundo....

ivodaniello

Citação de: golfdreamer em 17 de Julho de 2010, 02:38
So e bom para os bons jogadores.... Para carradas de patrics balboas jorge ribeiros moretos etc nao serve de nada!

ou muito me engano, ou essas contratações ainda não voltaram porque ainda não conseguimos despachar o que cá está...

trainmaniac

Citação de: golfdreamer em 17 de Julho de 2010, 02:38

Pois... o caminho, de uma vez por todas, tem de passar a ser apenas e só contratar bem ou craques, ou então conseguir negócios bons (ou seja, com valores contidos) de jogadores com boas perspectivas de valorização.
Por ex o Roberto para mim é um mau negócio mesmo nesta perspectiva. Eu acredito que ele vá render no Benfica, mas dificilmente um GR vai valer muito mais que 8,5M€... sendo um jogador inexperiente e não entrando na categoria dos craques, 8,5M€ é puxado para um jogador que mesmo que renda muito, dificilmente terá uma valorização meteórica.