Futebol Formação - Juniores (2010-2011)

MxPxFx

Equipas B dão sabor à Orangina
reformulação da segunda competição profissional

6:27 sexta-feira, 8 outubro de 2010

Autor:  E.Q.

Foi só um passo mas que pode ser o início de um novo caminho: a entrada direta de equipas B dos principais emblemas na Liga Orangina. A Liga juntou num hotel do Porto 27 dos 32 clubes das competições profissionais e recebeu um primeiro sinal positivo.

No essencial, a Liga (que esteve representado ao mais nível, com Fernando Gomes e Tiago Craveiro) e os clubes pretendem dar uma oportunidade aos jovens Sub-19 que saltam para decisiva etapa da competição a doer.

Uma das saídas possíveis passa pela reativação das equipas B colocando-as diretamente no segundo escalão profissional. O que terá de passar necessariamente por uma reformulação dos quadros competitivos, um trabalho que envolve também a FPF. Se este for o caminho escolhido, a Liga Orangina será alargada, abrindo-se mesmo a possibilidade de subirem mais clubes da 2.ª Divisão, de forma a evitar o playoff hoje tão criticado.

Na reunião de ontem apenas faltaram, devido a motivos de última hora, Arouca, V. Setúbal, Académica, Nacional e Fátima. O FC Porto fez-se representar por Urgel Martins e Luís Castro, mentor no FC Porto do projeto Visão 611, foi um dos palestrantes. Rui Costa (bem-disposto mas em silêncio) representou o Benfica. Manuel Maçães representou o Sporting e Costinha tinha lugar marcado mas compromissos que surgiram evitaram a sua presença. Rui Casaca e José Pereira estiveram na reunião mandatados por Sp. Braga e V. Guimarães, respetivamente.

URL
http://tinyurl.com/2vlr4m6

in Record

MxPxFx

grande notícia, "postei-a" no tópico das competições nacionais também pois acho que é um assunto que pode ser discutido de 2 formas diferentes.

A nível das alterações na Liga Orangina e também na forma como isto pode causar um impacto TREMENDAMENTE positivo nos escalões de Formação de alguns clubes! Eu diria que provavelmente: BENFICA, Braga, Guimarães, Marítimo, Porco e Sporting vão ter um interesse grande nesta "inovação"

A meu ver, é preciso é que hajam regras bem restritas em relação ao uso de estrangeiros pois acho que finalmente (depois de ANOS nesta conversa) esta medida é bem capaz de representar um salto qualitativo enorme ao futebol Português em geral.

Isto a meu ver, tem de ser visto como a maior força de potencialização de jogadores Portugueses e principalmente como as novas esperanças para a selecção e nunca poderá ser visto de forma prioritária como forma de beneficiar os clubes. Limite de estrangeiros, idades, controlo de presenças entre equipa principal e B... muita coisa a ser revista e MUITO bem pensada nisto porque se for para termos nas equipas B um suporte grande para os clubes rodarem e fazerem jogar os seus jogadores menos usados sem ter em conta a sua idade e/ou nacionalidade... podem esquecer.

Mr.Costa

Muito bem, fiquei bastante contente com esta notícia! seria bastante importante para os jovens do plantel de juniores darem o salto

hdanyel

Citação de: Mr.Costa em 08 de Outubro de 2010, 17:53
Muito bem, fiquei bastante contente com esta notícia! seria bastante importante para os jovens do plantel de juniores darem o salto

sem duvida a se confirmar.Esta cooperação com o fatima não me parece menos má tambem.

faneca_slb4ever

Citação de: hdanyel em 08 de Outubro de 2010, 19:49

sem duvida a se confirmar.Esta cooperação com o fatima não me parece menos má tambem.
A cooperação com o Fátima é boa se os jogadores do BENFICA jogarem de forma consistente.

Mastik90

Citação de: marcopauloferreira em 08 de Outubro de 2010, 08:18
grande notícia, "postei-a" no tópico das competições nacionais também pois acho que é um assunto que pode ser discutido de 2 formas diferentes.

A nível das alterações na Liga Orangina e também na forma como isto pode causar um impacto TREMENDAMENTE positivo nos escalões de Formação de alguns clubes! Eu diria que provavelmente: BENFICA, Braga, Guimarães, Marítimo, Porco e Sporting vão ter um interesse grande nesta "inovação"

A meu ver, é preciso é que hajam regras bem restritas em relação ao uso de estrangeiros pois acho que finalmente (depois de ANOS nesta conversa) esta medida é bem capaz de representar um salto qualitativo enorme ao futebol Português em geral.

Isto a meu ver, tem de ser visto como a maior força de potencialização de jogadores Portugueses e principalmente como as novas esperanças para a selecção e nunca poderá ser visto de forma prioritária como forma de beneficiar os clubes. Limite de estrangeiros, idades, controlo de presenças entre equipa principal e B... muita coisa a ser revista e MUITO bem pensada nisto porque se for para termos nas equipas B um suporte grande para os clubes rodarem e fazerem jogar os seus jogadores menos usados sem ter em conta a sua idade e/ou nacionalidade... podem esquecer.

ora ai esta mais uma facada ao verdadeiro futebol portugues e em prol so dos maiores!!!

poiudivino

Por um lado acho justo e correcto. Por outro, injusto. Existe uma equipa da III divisao penso eu que criou a dias uma equipa B...vai para a distrital...

zerocool

Pode ser que assim o Jesus deixe de ver tanto PFC....

sbremoved_28739

Boa noticia, sem duvida. Agora tambem para se ter uma equipa B na Orangina, um clube tem que ter as costelas bem solidas porque passam a ser pagos jogadores para dois planteis. Assim tem que ser bem analisado quem querera chegar a ter uma equipa B.

Quanto ao numero de equipas da Orangina acho que devia ser de 20 de modo a não lixar quem ja la esta e incluir algumas equipas B. E daria mais jogos, mais minutos as equipas.

Palmeirinha

Citação de: Mastik90 em 08 de Outubro de 2010, 20:17
Citação de: marcopauloferreira em 08 de Outubro de 2010, 08:18

ora ai esta mais uma facada ao verdadeiro futebol portugues e em prol so dos maiores!!!
Exactamente... mt bom para os miudos, mas so ao alcance dos maiores q têm capacidade financeira para ter essas equipas. E assim se cava mais o fosso no futebol portugues...

cernache1

Citação de: hdanyel em 08 de Outubro de 2010, 19:49

Antes pelo contrario, creio eu !

Vitor84

A ideia não deixa de ser boa, mas pela experiência que tivemos de há uns poucos anos atrás e tendo em conta que não se vê nada a mudar em relação à aposta na formação nos clubes portugueses, prevejo um fracasso.

Grande

Esse projecto já devia ter arrancado este ano. Isso é só conversa....

Vavá_SLB

se for uma realidade, temos q enchemos as equipas B's de zucas sem qualidade

devia ser obrigatório ter no máximo 4 estrangeiros no 11 inicial

LCBrito

Agora é que me lixaram. Então o Alípio não joga?