Vitórias e Património

dmc

Citação de: dfernandes em 09 de Dezembro de 2010, 19:40
Citação de: MB_caniggia em 09 de Dezembro de 2010, 17:07
Citação de: dmc em 09 de Dezembro de 2010, 16:25
Foi muito bom o programa dos GR.
Pus-me a pensar se um dia veremos o Benfica daqueles tempos, em que os jogadores gostavam de estar no nosso clube e morreriam pela nossa camisola, se tal fosse preciso.

Foi um misto de sensações. Senti uma raiva imensa pela situação actual, mas ao mesmo tempo um orgulho impressionante de gostar de um clube onde estiveram "monstros" da história do futebol.
Eu senti mais ou menos isso aquando do episódio dos bicampeões europeus.
Assistir a essse episódio que emana benfiquismo, onde os meus olhos humedeciam ouvindo as palvras daqueles bravos, e depois no dia seguinte fomos fazer as tristes figuras a Israel...

Outros tempos, amigo.

Havia menos dinheiro e interesses no futebol. Se existisse tanto dinheiro envolvido nos anos 60 provavelmente os jogadores desse tempo eram iguais aos de hoje em dia.

Concordo em grande parte, mas não totalmente. Houve aquela famosa proposta do Inter sobre o Eusébio e pelos vistos era fabulosa.
O que me dá a sensação, é que jogar no Benfica, naquele tempo, era quase o expoente máximo que um jogador podia obter na sua carreira e isso perdurou até há não muito tempo atrás.

dfernandes

Citação de: dmc em 09 de Dezembro de 2010, 22:03

O que me dá a sensação, é que jogar no Benfica, naquele tempo, era quase o expoente máximo que um jogador podia obter na sua carreira e isso perdurou até há não muito tempo atrás.

O Eusébio aceitou essa proposta do Inter de Milão e queria ir...

Só não foi para a Itália em 1966, porque a Itália ficou tão mal classificada no Mundial desse, a partir dessa altura e durante anos proibiram a entrada a jogadores estrangeiros.

Em vários documentários o próprio Eusébio diz que teve pena de não ir para o Inter, e que "teve azar".

Até à não muito tempo atrás? À pelo 20 anos que isso já não é assim, infelizmente.

acns

Gostei deste programa dos Guarda-Redes. Achei curioso que a "contagem" dos grandes gr do Benfica tenha terminado no Enke. Sem menção pelo menos ao Quim, que chegou a ganhar alguns títulos importantes, mas de facto não é (ou foi) um gr acima da média. Óptimo programa

faneca_slb4ever

Próximo programa é sobre Hoquei em Patins.

faneca_slb4ever

Vitórias & Património
Não perca episódio sobre hóquei em patins

O Vitórias & Património desta semana é dedicado ao hóquei em patins do Sport Lisboa e Benfica. O episódio número 9 estreia esta terça-feira, dia 14 de Dezembro, pelas 21h30.

O Benfica é o clube que pratica hóquei em patins há mais anos e ininterruptamente a nível mundial. Jogadores como Fernando Cruzeiro, José Lisboa, António Livramento, Paulo Almeida e Panchito Vélasquez elevaram o nome do Benfica bem alto.

O hóquei "encarnado" luta agora dia-a-dia para honrar os pergaminhos do Clube.

Não perca e veja o episódio número 9 na sua Benfica TV. As repetições estão agendadas para os dias 15 (18h30), 16 (00h00) e 18 de Dezembro (21h30).

Referir que o horário das repetições pode sofrer alterações, pelo que não deixe de consultar a grelha de programação da Benfica TV.

http://www.slbenfica.pt/Clube/Noticias/noticiasclube_clubevitoriaspatrimoniohoquei_131210_70788.asp

pcssousa

Citação de: dfernandes em 09 de Dezembro de 2010, 19:40
Citação de: MB_caniggia em 09 de Dezembro de 2010, 17:07
Citação de: dmc em 09 de Dezembro de 2010, 16:25
Foi muito bom o programa dos GR.
Pus-me a pensar se um dia veremos o Benfica daqueles tempos, em que os jogadores gostavam de estar no nosso clube e morreriam pela nossa camisola, se tal fosse preciso.

Foi um misto de sensações. Senti uma raiva imensa pela situação actual, mas ao mesmo tempo um orgulho impressionante de gostar de um clube onde estiveram "monstros" da história do futebol.
Eu senti mais ou menos isso aquando do episódio dos bicampeões europeus.
Assistir a essse episódio que emana benfiquismo, onde os meus olhos humedeciam ouvindo as palvras daqueles bravos, e depois no dia seguinte fomos fazer as tristes figuras a Israel...

Outros tempos, amigo.

Havia menos dinheiro e interesses no futebol. Se existisse tanto dinheiro envolvido nos anos 60 provavelmente os jogadores desse tempo eram iguais aos de hoje em dia.

Concordo em grande parte, mas não totalmente. Houve aquela famosa proposta do Inter sobre o Eusébio e pelos vistos era fabulosa.
Exacto, bem como aquela famosa proposta do Real Madrid pelo Néné, já nos anos 70 em que ofereciam ao Tamagnini quase 20x o que ele ganhava no Benfica, ams foi prontamente recusado pelo próprio dizendo que não tinha qualquer desejo em sair do Benfica pois tinha sido sempre esse o seu sonho e não ia abdicar disso depois de tanto ter batalhado para chegar a titular da equipa principal, que já em África tinha muitos pósteres do Benfica pendurados no quarto e que aquilo que ganhava no Benfica chegava-lhe perfeitamente...

dfernandes

Citação de: pcssousa em 13 de Dezembro de 2010, 17:09
Exacto, bem como aquela famosa proposta do Real Madrid pelo Néné, já nos anos 70 em que ofereciam ao Tamagnini quase 20x o que ele ganhava no Benfica, ams foi prontamente recusado pelo próprio dizendo que não tinha qualquer desejo em sair do Benfica pois tinha sido sempre esse o seu sonho e não ia abdicar disso depois de tanto ter batalhado para chegar a titular da equipa principal, que já em África tinha muitos pósteres do Benfica pendurados no quarto e que aquilo que ganhava no Benfica chegava-lhe perfeitamente...

Sim, mas no caso do Eusébio, não saiu para o Inter por causa do boicote aos jogadores estrangeiros pós Mundial 1966. Ele queria ir.

pcssousa

Citação de: dfernandes em 13 de Dezembro de 2010, 18:20
Citação de: pcssousa em 13 de Dezembro de 2010, 17:09

Sim, mas no caso do Eusébio, não saiu para o Inter por causa do boicote aos jogadores estrangeiros pós Mundial 1966. Ele queria ir.
Ninguém disse o contrário... e até poderia querer, mas não sei se iria. Teve variadíssimas propostas e não só essa do Inter e a da Juventus em 64 quando Salazar disse que ele tinha era que cumprir o serviço militar (por outras palavras "património de estado") e o que é certo é que só acabou por sair quando o Benfica, infelizmente, já não o quis... Ou achas que um jogador como o Eusébio só tinha tido ao longo da carreira essas duas propostas? até em Madrid se sabe que Santiago Bernabéu tentou tudo para levá-lo e que mesmo assim a única vez que jogou com a camisola dos merengues foi na homenagem a Paco Gento...
O Gastão da Silva é que sabia dizer quantas propostas é que o Eusébio teve... e acredita que foram muitas... Mas na altura as coisas eram diferentes, o clube era mesmo dono do passe, mesmo quando o jogador terminava contracto.

dfernandes

Citação de: pcssousa em 13 de Dezembro de 2010, 21:14
Ninguém disse o contrário... e até poderia querer, mas não sei se iria. Teve variadíssimas propostas e não só essa do Inter e a da Juventus em 64 quando Salazar disse que ele tinha era que cumprir o serviço militar (por outras palavras "património de estado") e o que é certo é que só acabou por sair quando o Benfica, infelizmente, já não o quis... Ou achas que um jogador como o Eusébio só tinha tido ao longo da carreira essas duas propostas? até em Madrid se sabe que Santiago Bernabéu tentou tudo para levá-lo e que mesmo assim a única vez que jogou com a camisola dos merengues foi na homenagem a Paco Gento...
O Gastão da Silva é que sabia dizer quantas propostas é que o Eusébio teve... e acredita que foram muitas... Mas na altura as coisas eram diferentes, o clube era mesmo dono do passe, mesmo quando o jogador terminava contracto.

Não tenho dúvidas que tenha tido muitas, e que tinha e tem um amor ao Benfica completamente diferente do que os jogadores de hoje têm. Mas que que teve pena de não ir para o Inter, em 1966, teve.

Basta ver qualquer um dos documentários produzidos sobre ele, e pelo menos um está no meu tópico. onde ele diz que "teve azar" por não sair para o clube italiano. E ninguém o podia levar por querer ir ganhar muito mais, fazendo o mesmo que fazia no Benfica. Agora, o que não se pode dizer é que mesmo nos anos 60, o dinheiro não era um factor importante. Era, havia era muito menos dinheiro envolvido.

pcssousa

Claro, claro, mas havia já bastante dinheiro envolvido. Recordo que em 1962, aquando da final Benfica-Real Madrid, o jogador mais mal pago do Madrid, o Guarda-redes Araquistain, ganhava tanto como todo o 11 titular do Benfica junto... e isto é mesmo verdade, foi várias vezes publicado nos jornais da época e bastante divulgado posteriormente!

sbremoved_29241

adorei o episódio sobre os guarda redes, já tinha saudades de algumas caras

Miguel Gouveia

Este dos Guarda-redes deve ter sido o melhor. Pelo menos o que melhor representou o que era o Benfica.

JotaTê

Este programa é uma lufada de ar fresco na nossa televisão. Mas também é indicativo do estado a que nos deixámos chegar. Porque ao ver os episódios é inevitável não pensar: e se daqui por 20 anos fizerem novo documentário, quem da actualidade estará lá representado? E a resposta é triste. E não é só por causa das regras que o mercado impôs e as repercussões que isso teve em Portugal. Foi também porque deixámos morrer a mística benfiquista que era passada no balneário de geração em geração.

Theroux

Citação de: JotaTê em 14 de Dezembro de 2010, 20:02
Este programa é uma lufada de ar fresco na nossa televisão. Mas também é indicativo do estado a que nos deixámos chegar. Porque ao ver os episódios é inevitável não pensar: e se daqui por 20 anos fizerem novo documentário, quem da actualidade estará lá representado? E a resposta é triste. E não é só por causa das regras que o mercado impôs e as repercussões que isso teve em Portugal. Foi também porque deixámos morrer a mística benfiquista que era passada no balneário de geração em geração.

Pelo menos o Luisão táva lá.

MB_caniggia

Que grande programa hoje

Viva o hóquei em patins do Benfica  :slb2: