Repensar: Eu e o Benfica

jase25

Boa tarde. Nunca criei um tópico deste tipo, mas hoje necessito mesmo de o fazer.

De ontem para hoje já não sou o mesmo tipo de benfiquista. Os meus mais próximos sabem como eu sofria a ver os jogos do Benfica, seja na televisão ou pelos estádios deste país... Hoje já não sou assim.

Os sintomas desta mudança começaram esta época, quando eu vi os 5-0 no meio dos Porcos. Aí, chorei, sofri bastante, como nunca tinha sofrido até então. Foi muito mau. Depois tivemos uma boa série de resultados e as feridas pareciam ter sarado, com o 0-2 para a Taça.

Foi só uma pequena subida para depois cairmos com muito mais impacto, e com três tragédias em tão pouco tempo.

Pensava mesmo que íamos ganhar o nosso jogo em casa com o Porto. Estava convencidíssimo disso. Afinal, tínhamos recuperado muito bem. Puro engano. Fomos humilhados, e humilhámo-nos a nós próprios...a maior humilhação da minha vida até então. Na catedral do Benfiquismo, onde era suposto mostrarmos a nossa superioridade sobre eles (a todos os níveis), o nosso orgulho... eles ganharam. E ganharam bem. Nem a superioridade moral nós tivemos... foi o primeiro sinal. E aí ainda sofri e muito, e até tive chatices com muita gente à custa deste jogo.

Mas a esperança de os vencer continuava a alimentar-me o pensamento, pensei eu que com uma sede de vingança enorme, com a vontade de mostrar a verdadeira face do Benfica, os jogadores, treinadores, equipa técnica, direcção, presidente, tivessem a confiança total que íamos pelo menos ao Jamor, e ainda por cima com a vantagem que tínhamos... Tudo o que eu queria para o Benfica vi do outro lado vestido de azul e branco. Meteu-me muito nojo... e aí à saída do estádio simplesmente saí incrédulo, sem palavras perante aquele bombardeamento emocional vivido durante dez minutos. Sem palavras, simplesmente me resignei, afinal não havia mais nada a fazer. Não sofri, apenas deprimi...

Depois logicamente que já tinha muita pouca esperança... mas lá fui novamente à luta... a razão dizia-me para ficar em casa, mas o coração falou mais alto. E mesmo à última da hora arranjei uns bilhetes para Braga. Nesta fase já nem estava tão nervoso como costumava estar, simplesmente me sentei lá no meio dos braguistas e vi o jogo com calma, algo muito difícil para mim. Até o meu pai, que é "menos" benfiquista do que eu sofria mais do que eu. Antigamente, era ele quem me dizia "isto é só um jogo de futebol". Ontem, fui eu a dizer as mesmas palavras ao meu querido pai que de bola não percebe nada. E saí do estádio imagine-se, com um impotente sorriso na cara... porque realmente não havia nada que eu pudesse fazer para mudar aquilo, naquele momento.

Porquê esta atitude de resignação? Porque eu não mereço isto. Eu não mereço sofrer como sofria. Eu não mereço perder anos de vida a ver futebol. O melhor para mim é parar de sofrer e podem ter a certeza que apenas em circunstâncias muito anormais me verão a sofrer novamente por causa de bola. Não tem nada a ver com o Benfica, (porque esse merece sempre o melhor - infelizmente quem manda não lho pode dar) tem a ver comigo. Como adepto, mudei e muito nestes meses.

Por isso só tenho que agradecer ao Benfica pela lição de vida que me deu. A partir de 6 de Maio de 2011, tudo o que vier de bom é bónus. Porque depois desta época, já estou preparado para tudo em futebol.

Mas não desisto, continuarei a apoiar (com exigência, sempre!), seja em casa ou no estádio. Não sou menos benfiquista agora do que era há uns meses, apenas vou deixar de sofrer e acho que vou conseguir disfrutar de um jogo do Benfica sem uma carga nervosa elevada. E quando puder votar, vou pôr "a cruzinha no quadradinho certo", podem ter a certeza.

Quanto a vocês, não sei. Mas eu cresci como pessoa com o Benfica. Sempre combati as adversidades, porque era do clube que perdia, e os que me rodeiam eram do que ganha. O Benfica, até na derrota, me fez crescer como pessoa. Especialmente este ano. Uns não sofrem porque ganham sempre, eu vivia na ilusão de poder ganhar algum dia regularmente. Agora não vivo assim, e não mais voltarei a sofrer, não por ganhar regularmente, mas por serem desilusões atrás de desilusões. Até podemos, um dia, voltar a ganhar regularmente (espero bem que sim), mas verei isso sempre como um bónus, jamais voltarei a "embandeirar em arco", cheio de euforia desmedida.

Não foi "a bem", mas foi "a mal". Não foi com vitórias, foi com derrotas. Mas finalmente senti à realidade. Cresci muito. Como pessoa, estou muito melhor, muito mais equilibrado.

E porque o Benfica está sempre acima de qualquer um de nós,

Obrigado Benfica.

jase25

Peço desculpa pelo testamento, mas tinha mesmo que desabafar.

trainmaniac

E são posts destes que a mim pelo menos me levam sempre a ir buscar um pouco mais de força interior para ir à luta..
Obrigado.

Bola7

mt bom..mas não sou tão optimista....

SLB semper fidelis

É uma doença para a qual não conheço cura.

Jotenko

Saviolafication

É por causa de situações deste género, que nao me consigo resignar. Depois de ontem, nem sei o que é o Benfica, ja ouvi falar dele dito com saudade por familiares meus...

Mas juro, que vou fazer o que estiver ao meu alcance para o que o Benfica volte a ser o que era, um grande clube.

Grande abraço Jase.

alexandreslb

:bow2: :bow2: :bow2:
Eu, ontem, também me senti estranho. Acabou o jogo e não conseguia sentir a tristeza que seria normal numa situação destas. O jogo da Taça deu cabo de mim.  :disgust: O problema foi quando me deitei. Bem dizem que a noite é tramada. Aí sim senti a derrota, mas mais do que tristeza, era raiva. A raiva de saber o que andam a fazer ao ''meu'' BENFICA. Questionei-me muitas vezes se vale a pena sofrer desta maneira. Quando dei por mim, fui vestir a camisola do BENFICA. Amo demais este clube para desistir. POR FAVOR, NÃO DEIXEM O BENFICA MORRER.
Saudações benfiquistas a todos.  :flagglorioso: :slb2: :bandeiraslb2:

ednilson

Por acaso, já passei por essa fase, ultrapassei-a em parte indo às modalidades, devolveram-me o Benfiquismo, mas há muito que não sofro em demasia com o futebol.

heroisdomar

O Benfica faz parte do meu adn, sou um homem casado de 41 anos com um tesouro de filho de 7 anos que e tao louco pelo Benfica quanto o pai e a culpa e minha, ontem e hoje senti  e sinto uma profunda raiva frustracao sei la o que ESTOU DE RASTOS E DE POUCOS AMIGOS

bad-wave

Fantástico post. Infelizmente eu sou um estúpido, daqueles eternos optimistas e irei continuar a sofrer e sofrer.. Sei que a qualquer momento posso parar, mas não consigo, é mais forte do que eu..

sbremoved_28739

Compreendo muito bem o teu sentimento.

Pessoalmente não vou ao estadio porque vivo em França, mas NUNCA falho um jogo na TV. E para não falhar um jogo as vezes tenho que pôr de parte a minha propria namorada e filho, tenho que sacrificar algo para estar com a equipa, porque preciso disto.

Faço tambem esforço de pagar quotas, mas isso até me envaidece, va-se la saber porquê... tudo isso sem esperar o minimo retorno... a não ser ver uma equipa lutadora em campo.

E isso este ano não se verificou, e as humilhações sofridas ao longo da época dão cabo de um gajo. E tu a dares do teu tempo, dinheiro, apoio.

CaCo

Eu tive precisamente o mesmo sintoma que o jase, depois de tantas humilhações esta epoca, a derrota de ontem ja foi sentida como apenas mais uma!!! Apesar de detestar esta ideia de conformismo, esta apoderou-se  de mim, tenho a mesma vontade de me desenteressar por futebol, a mesma vontade por não sofrer pelo BENFICA mas... mas no final aqui estou eu, quase sem dormir, quase sem comer, e a procurar saber o maximo do meu clube... BENFICA é amor, é paixão mas tambem é doença....

Jotenko

Eu passei a noite em claro simplesmente.

Mas ja nao foi em tristeza como de outras vezes.

Epá foi do genero: "É mesmo assim"

Ando há 10 anos a SONHAR ganhar a Taça UEFA, e a ser eliminado por Espanhois Getafes e Bragas.

Ontem convenci me que isto nao vale a pena. Nao meto mais as minhas aspiraçoes nas maos de pessoas que nao partilham isto com a mesma intensidade que eu.

Estou dermente.