Repensar: Eu e o Benfica

masterbarbosa

Foi mesmo triste. Acreditava que iamos à final este ano.

El Sharko!

Tal como outros acima dos 40, também eu tenho dificuldade em explicar aos mais novos a grandeza do nosso clube.
Quando ia aprender a nadar na piscina do Estádio da Luz, em 1979, sem 3º anel, ia, sem sombra de dúvidas, para o melhor, maior clube.
Sendo um miúdo, não comparava com o Liverpool ou o Barcelona.... Mas SABIA que era o melhor.
Quando fui buscar o meu cartão de sócio, foto a P/B, rebordo vermelho, sócio do SPORT LISBOA E BENFICA.... o meu orgulho, o meu clube.

Depois...
Sucederam-se os Chulos e mercenários na liderança que exploraram o clube.

mas pior que tudo:
Entrou no futebol português, na decada de 80, um ser (que não consigo descrever) que só tinha o objectivo de destruir o meu clube. Todos sabem quem é, todos sempre souberam como, e nunca ninguém fez nada! Hoje goza connosco falando em triunfo do Norte!

Sofro. Desde há quase 30 anos que sinto que a minha amada instituição é violada repetidamente por criminosos.

É por isto que estamos neste estado. Não é uma derrota, não são 10 derrotas.... São quase 30 anos!

Sou Benfiquista. Morrerei Benfiquista. Um clube que tem adeptos como os do Benfica, pode ser derrotado, mas nunca vai ser vencido!

Para os mais novos, só peço que imaginem.... o que viram no Fábio no jogo do braga.... antigamente era a mesma coisa... mas eram todos assim.

daviduarte

Não precisam de explicar aos mais novos como é o Benfica. Quem tem que ser do Benfica é do Benfica. Eu tenho muitos Benfiquistas na família, Benfiquistas que acompanham o Benfica há muitos muitos anos, e desde miúdo que me levavam ao estádio e aos treinos. No entanto não me lembro de dizer que sou do Benfica por esta pessoa ou por aquela pessoa. Sou do Benfica porque, mesmo tendo nascido na pior fase da nossa história (nasci em 91) nunca precisei que me explicassem o que era o Benfica. O Benfica vê-se nos valores que temos, vê-se nas pessoas que somos, na nossa atitude! E tem sido isto principalmente que têm destruído nos últimos anos. O resto, as conquistas, a glória, penso que vem destes valores, de muito suor e muito trabalho. É por isso que nenhum adepto rival gosta de nós e é também por isso que necessariamente somos tantos. Pelo menos eu quero continuar a acreditar que vivo num mundo de gente com valores e princípios. E continuo a acreditar que mais cedo ou mais tarde, vou ver o Benfica que apenas ouvi falar e vi imagens.

Djamb3

Eu ainda não consigo abrir um jornal. Há muito não me sentia tão magoado. Traído totalmente. (E raios parta a antena1 com a repetição do relato do golo do braga).

Cresci com o pior benfica de sempre, mas não vou deixar de acreditar que é possivel voltar o querer de antigamente. Só deixo um pensamento. As nossas melhores equipas tinham sempre um indice de nacionalidade portuguesa completamente acima das restantes. E isso faz uma diferença parva (tirando que se tornaram verdadeiros benfiquistas).

El Sharko!

Citação de: daviduarte em 08 de Maio de 2011, 01:55
Não precisam de explicar aos mais novos como é o Benfica. Quem tem que ser do Benfica é do Benfica. Eu tenho muitos Benfiquistas na família, Benfiquistas que acompanham o Benfica há muitos muitos anos, e desde miúdo que me levavam ao estádio e aos treinos. No entanto não me lembro de dizer que sou do Benfica por esta pessoa ou por aquela pessoa. Sou do Benfica porque, mesmo tendo nascido na pior fase da nossa história (nasci em 91) nunca precisei que me explicassem o que era o Benfica. O Benfica vê-se nos valores que temos, vê-se nas pessoas que somos, na nossa atitude! E tem sido isto principalmente que têm destruído nos últimos anos. O resto, as conquistas, a glória, penso que vem destes valores, de muito suor e muito trabalho. É por isso que nenhum adepto rival gosta de nós e é também por isso que necessariamente somos tantos. Pelo menos eu quero continuar a acreditar que vivo num mundo de gente com valores e princípios. E continuo a acreditar que mais cedo ou mais tarde, vou ver o Benfica que apenas ouvi falar e vi imagens.

Obrigado.
Já animaste um cota! O futuro é nosso!

:slb2:

parras_bs

A raiva é enorme, mas a vontade de ver o Benfica no topo ainda é maior

mochila

Ser do Benfica sou se ensina de uma forma: fazendo valer uma causa de valores de justiça, dignidade, mérito, esforço e humildade.

Porque o Benfica é uma forma de vida

blueviper

O Benfica está em divida para com a minha geração....e mais não digo.

PablitoAimar

Citação de: bad-wave em 06 de Maio de 2011, 15:19
Fantástico post. Infelizmente eu sou um estúpido, daqueles eternos optimistas e irei continuar a sofrer e sofrer.. Sei que a qualquer momento posso parar, mas não consigo, é mais forte do que eu..
Tbm nao consigo, amo demasiado este clube  :cry2: :smitten:

Nuno Portmore

Resisto em dar a minha opinião ao fórum, porque apesar de há anos a esta parte sentir diariamente o pulsar benfiquista neste local, acredito que pouco posso acrescentar ao que aqui vejo exprimido. No entanto, tendo como princípio as palavras do Jase25, revendo-me nelas, e como as circunstâncias são obviamente graves, como o sentimento que perpassa grande parte dos benfiquistas é de grande mágoa e desilusão, aproveito para aconselhar o visionamento de um filme a aqueles que o possam obter. Chama-se United,  foi realizado pela BBC neste mesmo ano. Fala de tempos diferentes, de futebol puro, e de um clube que tinha uma equipa portentosa com uma média de idades entre os 21 e 22 anos, e que estava destinada a marcar o século futebolístico. Creio que todos têm uma ideia do que lhes aconteceu em 1958.

O clube que hoje são teve um início doloroso. Mas souberam reerguer-se das cinzas, quando não era provável que o conseguissem fazer. Conseguiram-no porque tinham homens que serviam o clube com total abnegação, porque compreendiam que as vitórias se constroem com união sincera, com fraternidade, amor e sobretudo sacrifício.

Vi este filme duas horas antes do Benfica - Braga, e à medida que o dia se escoava, senti-me órfão de algo, como se faltasse um pedaço de mim, alma ou motor. Senti-me assim porque o clube que amo não é este clube que apoio. Está lá o símbolo, estão lá as cores, mas falta-lhe algo. Falta uma essência que se diluiu entre equívocos e interesses, embrulhados por uma soberba que nada tem a ver com a matriz do Sport Lisboa e Benfica.

Não vivi os anos cinquenta e sessenta, o expoente máximo dessa paixão "limpa", partilhada por vozes roucas, abraços de conquista e selecto talento erguido pelo suor de jovens que se fizeram homens no nosso clube e que o transportaram pelo mundo. Mas sinto que sei o que é o Benfica. E o Benfica não é um estádio, não são os seus dirigentes, não são os seus treinadores, nem sequer os seus jogadores. O Sport Lisboa e Benfica foi uma irmandade, de homens e mulheres que se uniam por um ideal, não pelas vitórias e pelas glórias em si mesmas, mas porque o que representava a todos dava razão de ser, apoiantes e interpretes, uns e outros, outros e uns, iguais na devoção e no empenho. Não tem a ver com sermos 6, 7, ou 14 milhões de adeptos. Não tem a ver com merchandising, marca ou orgulho primário. É um conceito, um estado de ser, um querer pelo irmão de ideal. Será que é assim tão impossível voltar a ter isso no nosso clube? Espero que não, porque não é fácil caminhar sem uma parte de mim... sem uma parte de nós...

Um grande abraço a todos.