Nolito

Avançado, 39 anos,
Espanha
Equipa Principal: 2 épocas (2011-2013), 63 jogos (3325 minutos), 16 golos

Títulos: Taça da Liga (1)

Marafado

Acho que vai aqui uma enorme complicação.

A questão tem a ver essencialmente com a dinâmica que os jogadores empregam na táctica utilizada.

Tudo depende do sistema de jogo (4-4-2, 4-2-3-1, 4-3-3, etc) e da interpretação que os jogadores dão a essas tácticas.

Por exemplo, o Vitor Paneira era um médio/extremo direito perfeito para um 4-4-2 clássico. Atacava e defendia com a mesma qualidade e intensidade. Num 4-3-3 talvez não fosse aproveitada toda a sua qualidade, pois é um sistema que liberta mais o extremo das obrigações defensivas. Existe um extremo no futebol moderno muito semelhante: Jesus Navas do Sevilha, tal como foram Poborsky ou Camoranesi antigamente.

Depois temos os extremos puros, jogadores puramente vocacionadospara desequilibrar ofensivamente, e que o seu estilo de jogo adapta-se pouco a missões defensivas: Hulk, Quaresma, Cristiano Ronaldo ou Salvio). Estes jogadores quando integrados num 4-4-2 vêem-se mais amarrados e sujeitos a um desgaste muito superior sob o ponto de vista fisico e táctico, o que não quer dizer que não rendam na mesma.

É nesta ultima definição que encaixo o Nolito.

Rolha_L_Rum

não me vou aprofundar tanto como vocês... a minha opinião é simples, o Jesus vai usar o Nolito como usou o Di Maria... na mesma posição e tudo... agora podem cair-me em cima e tal, mas depois logo veremos...  ;D

Pedro R.

Citação de: Marafado em 25 de Maio de 2011, 23:16

A questão tem a ver essencialmente com a dinâmica que os jogadores empregam na táctica utilizada.

Tudo depende do sistema de jogo (4-4-2, 4-2-3-1, 4-3-3, etc) e da interpretação que os jogadores dão a essas tácticas.

Por exemplo, o Vitor Paneira era um médio/extremo direito perfeito para um 4-4-2 clássico. Atacava e defendia com a mesma qualidade e intensidade. Num 4-3-3 talvez não fosse aproveitada toda a sua qualidade, pois é um sistema que liberta mais o extremo das obrigações defensivas. Existe um extremo no futebol moderno muito semelhante: Jesus Navas do Sevilha, tal como foram Poborsky ou Camoranesi antigamente.

Depois temos os extremos puros, jogadores puramente vocacionadospara desequilibrar ofensivamente, e que o seu estilo de jogo adapta-se pouco a missões defensivas: Hulk, Quaresma, Cristiano Ronaldo ou Salvio). Estes jogadores quando integrados num 4-4-2 vêem-se mais amarrados e sujeitos a um desgaste muito superior sob o ponto de vista fisico e táctico, o que não quer dizer que não rendam na mesma.

Por isso é que para mim um medio ala e um extremo é diferente! Ter que defender para um jogador pode ser impeditivo de mostrar todo o seu valor atacante!

Marafado

Citação de: Pedro R. em 25 de Maio de 2011, 23:22
Citação de: Marafado em 25 de Maio de 2011, 23:16

Por isso é que para mim um medio ala e um extremo é diferente! Ter que defender para um jogador pode ser impeditivo de mostrar todo o seu valor atacante!
Concordo perfeitamente.

Marafado

Citação de: Rolha_L_Rum em 25 de Maio de 2011, 23:20
não me vou aprofundar tanto como vocês... a minha opinião é simples, o Jesus vai usar o Nolito como usou o Di Maria... na mesma posição e tudo... agora podem cair-me em cima e tal, mas depois logo veremos...  ;D
Não duvido. É possível e legitimo. Agora que o jogador irá necessitar de tempo para interpretar a diâmica inerente à posição não tenho dúvidas.

André Sousa

Citação de: Pedro R. em 25 de Maio de 2011, 23:13
Ok, então para ti fazer pressing e defender é igual! Estamos sempre a aprender é um facto!

Não pode haver Extremos e Medios ala, mas pode haver os 10 e os trincos?
Não são apenas medios com outras caracteristicas? Não tás a ser querente!
Porque para mim um Extremo é diferente de um Medio Ala assim como um 10 é diferente de um Trinco assim como um Trinco é difrente de um Medio Centro e diferente de um box.to.box!

Ok, já te entendi!
Para ti o Hulk defende, para mim não!

Outra coisa, o Nolito então é avançado!

É isso. Para a próxima não passes a parte da interpretação, que faz uma certa falta.

Se calhar porque ocupam zonas distintas do terreno... Que tal?

Eu até nem era para te responder mais, porque era para parar de ler onde disseste, e passo a citar, "querente", mas vou fazer o esforço. Um extremo e um médio ala ocupam zonas semelhantes do terreno. Um trinco e um médio ofensivo, não. Consegues perceber a diferença?

Claro que o Hulk defende. É só ter dois olhos e observar um jogo do Porto, para ver que o Hulk defende. Aliás, o AVB não meteria um jogador a titular se este não defendesse.

Pronto, para mim é um avançado esquerdo a tender para o centro.

Pedro R.

Pois vai, vai e vai mal! Pois o Nolito não tem a explusao do Di Maria nem o seu avontade para vir buscar jogo!

O Benfica com os jogadores que dispõe tirava muito mais proveito deles se jogasse num 4-3-3 Barça!

Marafado

Citação de: André Sousa em 25 de Maio de 2011, 23:26
Ok, então para ti fazer pressing e defender é igual! Estamos sempre a aprender é um facto!

Porque para mim um Extremo é diferente de um Medio Ala assim como um 10 é diferente de um Trinco assim como um Trinco é difrente de um Medio Centro e diferente de um box.to.box!

Ok, já te entendi!

É isso. Para a próxima não passes a parte da interpretação, que faz uma certa falta.

Eu até nem era para te responder mais, porque era para parar de ler onde disseste, e passo a citar, "querente", mas vou fazer o esforço. Um extremo e um médio ala ocupam zonas semelhantes do terreno. Um trinco e um médio ofensivo, não. Consegues perceber a diferença?

Claro que o Hulk defende. É só ter dois olhos e observar um jogo do Porto, para ver que o Hulk defende. Aliás, o AVB não meteria um jogador a titular se este não defendesse.

O Hulk pressiona. Se entendermos pressionar alto como defender, então defende. Mas para mim defender é varrer todo o corredor defensivamente como fazia o Paneira, e isso o Hulk não faz.

Harlem

Nolito está mais que garantido. Não conheço, mas que seja bem vindo.

BC

Porque é que as pessoas para discutirem ideias têm de se picar umas as outras? Um dia irei trabalhar sobre esse assunto...  ^-^

André Sousa

Citação de: Marafado em 25 de Maio de 2011, 23:32
O Hulk pressiona. Se entendermos pressionar alto como defender, então defende. Mas para mim defender é varrer todo o corredor defensivamente como fazia o Paneira, e isso o Hulk não faz.

Convém contextualizar. Na altura o futebol, tacticamente, não era tão evoluído como é agora. E o Hulk faz aquilo que deve fazer. Defende a sua zona e ocupa bem o espaço consoante a zona da bola.

Devia fazer mais o quê? Ajudar o Sapunaru, quando não há necessidade disso? Não faz sentido nenhum dizer que o Hulk para defender tem que varrer o seu corredor, quando ele limitando-se a ocupar a sua zona e a pressionar em cima do portador da bola, tira dividendos suficientes disso. Se ele estivesse constantemente em zonas mais recuadas, o Porto não retiraria metade dos benefícios que retira da capacidade individual dele.

iSLBenfica

Se assim for a dinâmica da equipa vai ser completamente diferente aquando aquela com o Di Maria. O Nolito é um jogador diferente, mais objectivo, que entra constantemente com a bola na área a visar a baliza. O Di Maria era um jogador que fazia da sua velocidade e técnica um trunfo para furar as defesas e assistir os avançados.
O Nolito não é jogador para esta táctica, espero que o Jesus perceba isso.

R€ny

Citação de: BC em 25 de Maio de 2011, 23:35
Porque é que as pessoas para discutirem ideias têm de se picar umas as outras? Um dia irei trabalhar sobre esse assunto...  ^-^

Trabalhar sobre isso???

Arranja mas é um trabalho a sério...   :tonge:

:drunk:

Pedro R.

Citação de: André Sousa em 25 de Maio de 2011, 23:26

Ok, já te entendi!

Já vi que é do tipo de pessoa que não sabe ter uma discussao sem ter que descambar (será que é assim que se escreve?)!
E peço desculpa ao Sr.André Sousa se me enganei ao escrever coerente!
Peço desculpa tambem por continuar a não concordar consigo nem com seus argumentos! Continuo a achar que um medio ala é diferente de um extremo!
Peço desculpa tambem por obriga-lo a ler a minha opiniao e ainda por cima responder-lhe visto que estamos num forum e aqui é quase (por enquanto) proibido fazer esse tipo de coisas!
Obrigado pelo tempo despendido (é assimq que se escreve?)

Pedro R.

Citação de: BC em 25 de Maio de 2011, 23:35
Não sei, já me cansei de pensar nisso!