Época 2011/2012

faneca_slb4ever

Bom para o Belo era um empréstimo a um "Ginásio" ou até a uma equipa da Proliga.

Aredeh

Citação de: Bugs Bunny em 10 de Agosto de 2011, 03:09
Citação de: Gouveia08 em 09 de Agosto de 2011, 20:26
O problema maior, a meu ver claro, com o Pedro Belo é mesmo que ele começou tarde a jogar e nunca teve ninguem que fosse um verdadeiro tutor. Isto é, nunca trabalhou com alguem que lhe ensinasse a jogar com aquele tamanho. A meu ver falta lhe trabalhar com um "gigante" diariamente. Se vier um poste grande (2,10m ou mais) e bom, seria bom para o Belo trabalhar diariamente com ele e até mesmo entrar em alguns jogos mais a serio, depois sim, veriamos se ele pode vir a ser ou não uma boa opção para o futuro. Se não for esta época nunca mais será, pois para o ano já é senior e não é motivo mante-lo na equipa para jogar na CNB1.

Sabes como é... a ânsia de se ganhar na formação faz com que se aposte nestes jogadores, sem requisitos técnicos mínimos, só por serem muito altos. Alguns deles inclusive começaram muito tarde a jogar basquetebol, e apenas os foram buscar ou eles próprios se meteram na modalidade pelo simples facto de serem altos.

Quando passam a séniores, altura em que não é mais possível enganar a realidade, deparam-se com a verdade, e ou são naturalmente preteridos por outros com outro tipo de formação e capacidades técnicas, ou eles próprios percebem (finalmente) as suas limitações e auto-afastam-se... muitas vezes da própria modalidade.
Concordo contigo, quando afirmas que a ânsia de ganhar na formação compromete o futuro, muitas vezes "pegando" nos miúdos mais altos e colocando-os debaixo do cesto para ganharem todos os ressaltos e mais alguns. Depois temos jogadores grandes que tem um gesto de lançamento muito mau e que não sabem jogar no perímetro, o que não acontece nos outros países onde os "grandes" possuem todos os recursos e mais alguns, porque preocupam-se em formar "all-around players", colocando os miúdos maiores a jogar no perímetro para evoluir, tendo o Nowitzki como um bom exemplo.
Citação de: Bugs Bunny em 10 de Agosto de 2011, 03:16
Citação de: Aredeh em 10 de Agosto de 2011, 00:02
O problema maior, a meu ver claro, com o Pedro Belo é mesmo que ele começou tarde a jogar e nunca teve ninguem que fosse um verdadeiro tutor. Isto é, nunca trabalhou com alguem que lhe ensinasse a jogar com aquele tamanho. A meu ver falta lhe trabalhar com um "gigante" diariamente. Se vier um poste grande (2,10m ou mais) e bom, seria bom para o Belo trabalhar diariamente com ele e até mesmo entrar em alguns jogos mais a serio, depois sim, veriamos se ele pode vir a ser ou não uma boa opção para o futuro. Se não for esta época nunca mais será, pois para o ano já é senior e não é motivo mante-lo na equipa para jogar na CNB1.

Gouveia08, o Pedro Belo começou a jogar basket tudo menos tarde, começando com 9 anos no Seixal, pelo que não me parece nada tarde. Para além disso, fez a sua formação fez a sua formação em dois bons clubes de formação e teve 4 épocas em CNT's e CAR's, onde supostamente estão os melhores do país e com treinadores do melhor do que há no país. A sua altura é um excelente indicador, agora é continuar a trabalhar, acreditar e esperar para ver o que o futuro lhe reserva.

Por acaso 9 anos, para basquetebol, é bastante tarde.

E não me venhas falar em CNT(s) e afins, que eu conheço muitos dos miúdos de lá...
Acredita que muitos apenas vão lá parar pela altura, mesmo não sabendo nem o Bẽ Á Bá do basquetebol...
Outros vão por outras razões...

Para te dar um exemplo, vi um miúdo de CNT, na altura salvo erro com 15 anos, a perder todos os percursos técnicos, controlo de duas bolas ao mesmo tempo e ainda todos os concursos de lançamentos na passada (directos, e não em bandeja) e em suspensão com um menino de 6 anos que havia começado aos 2/3 anos...

E sim, os concursos de lançamentos foram efectuados na mesma tabela, situada a 3,05 m (não se usou pois tabela de minibásquete para o menino de 6 anos).
É a tua opinião e respeito. Mas não concordo, que 9 anos seja tarde para começar a prática do basquetebol, aliás as novas teorias do desporto defendem que até aos 13 anos, um atleta não precisa de se especializar numa modalidade para ser bom nesta, podendo praticar em cada ano até essa idade, uma diferente.
Conforme disse, no CNT estão "supostamente" os melhores, embora saibamos que por diferentes motivos que isso não é bem verdade, até porque muitos miúdos que não andam lá registam uma evolução tão grande ou melhor que aqueles que lá andam.
Bugs Bunny, isso é um exemplo e não discuto a veracidade, mas não me parece correcto dizer que por isso ter acontecido que todos os casos que passem por lá, que isso aconteça.

Messi87

Sorteio da II Taça Hugo dos Santos/LPB:

1ª Jornada:

4.º Classificado - 3º Classificado 21/01/2012      
2.º Classificado - 1.º Classificado 21/01/2012

2ª Jornada:

Vencedor 1.º Jogo - Vencedor 2.º Jogo 22/01/2012

http://www.fpb.pt/fpb_portal/!fpb.go?s=2994209748&p=fpb.203140&k_id_competicao_fase=8460&co2=B1&bl2=LAYOUT-1&K_ENTRY_POINT=CALEND

Dandy

Os CNT´s possuem tantos admiradores quanto críticos. Algures, no meio, deverá estar o real valor do projecto.

Quanto ao Pedro Belo, creio que deveria ser enviado para uma universidade americana, com patrocínio/contrato do Benfica.

Se o próprio desejar, claro.

Não acredito que o Pedro Belo venha a fazer pior do que aquilo que o José Silvestre fez, nas décadas de 80/90. Penso até que poderá fazer melhor... se evoluir.

Aredeh

Citação de: Dandy em 10 de Agosto de 2011, 12:21

Os CNT´s possuem tantos admiradores quanto críticos. Algures, no meio, deverá estar o real valor do projecto.

Quanto ao Pedro Belo, creio que deveria ser enviado para uma universidade americana, com patrocínio/contrato do Benfica.

Se o próprio desejar, claro.

Não acredito que o Pedro Belo venha a fazer pior do que aquilo que o José Silvestre fez, nas décadas de 80/90. Penso até que poderá fazer melhor... se evoluir.

é bem verdade que os CNT's têm tantos admiradores como críticos, e isto deve-se à real mais valia deles e dos resultados que têm sido conseguidos fruto do trabalho destes. A verdade é que os CNT's em Espanha e França, funcionam, trabalha-se bem e dão frutos (ainda que a forma de funcionamento seja um pouco diferente da nossa). Mas também é verdade, que olham para o nosso país o Futebol e o Andebol têm feito bons trabalhos na formação sem os ditos CNT's. Quanto ao Futebol, honestamente não sei como as coisas funcionam, mas no Andebol existe uma aposta maior na qualificação dos treinadores, assim como uma maior proximidade dos seleccionadores com os mesmos e até com os clubes mais pequenos (onde vão observar jogos, não se limitando a ver os jogos das respectivas selecções distritais).
Quanto ao Pedro Belo, parece-me que os EUA não seriam o melhor destino para ele, pois ao nível dos College o basquetebol é bastante rápido e intenso e a minha questão é se estaria preparado para isso.

Messi87

BARRY SHETZER ASSINA PELO CAB
Lançador americano reforça plantel dos Amigos

O Conselho de Administração da SAD acaba de anunciar a contratação do jogador americano Barry Shetzer. O atleta, que nasceu a 9 de Janeiro de 1989, reside no estado de Ohio e frequentou a Universidade de West Liberty, onde acaba de se licenciar em Contabilidade. Shetzer tem 1.96 metros de altura e joga na posição de base-extremo.

A carreira universitária de Barry Shetzer está marcada de sucesso. No seu último ano ao serviço de West Liberty, o jogador registou as médias de 16.4 pontos, 4.6 ressaltos e 3.6 assistências. Anotou, também, uma média de aproveitamento nos lançamentos de três-pontos de 41%, convertendo uns impressionantes 119 triplos, recorde na história daquela universidade.

Shetzer, que tem como seu jogador de referência Kobe Bryant, astro dos Los Angeles Lakers, tem alguma experiência no basquetebol europeu, pois já integrou uma equipa americana que realizou jogos-treino em Itália em verões passados. Alex Ihler, o seu agente, afirmar acreditar que Shetzer se adaptará muito bem à equipa e à ilha da Madeira. "Ele é um jogador versátil e conseguirá dar ao CAB aquilo que a equipa espera de um jogador como ele", afirma o seu representante.

Quanto ao treinador João Freitas, "O Barry é um lançador puro." Segundo o técnico doa Amigos, "Em termos de posicionamento no campo, ele é um 2/3 com uma capacidade de tiro impressionante. O ano passado conseguiu um média de 41% nos lançamentos dos três-pontos e converteu 119 triplos.  Além disso, o Barry é uma excelente pessoa e quer muito uma oportunidade de jogar basquetebol profissional."

http://www.cab-madeira.com/noticia_detalhe.asp?id=173

JP.

Citação de: Aredeh em 10 de Agosto de 2011, 12:32
(...)
mas no Andebol existe uma aposta maior na qualificação dos treinadores, assim como uma maior proximidade dos seleccionadores com os mesmos e até com os clubes mais pequenos (onde vão observar jogos, não se limitando a ver os jogos das respectivas selecções distritais).
(...)

na minha modesta opinião, está aqui um dos principais problemas da nossa modalidade. pouca aposta na formação e qualificação dos treinadores (veja-se a escandalosa medida que a fpb tomou relativamente à inscrição de treinadores) e à pouca coordenação/interacção entre clubes e selecções distritais.

lembrem-se que em espanha tudo começou por aí. primeiro tratou-se de qualificar os treinadores, para depois se formar jogadores.

Bugs Bunny

Citação de: Aredeh em 10 de Agosto de 2011, 10:21
Citação de: Bugs Bunny em 10 de Agosto de 2011, 03:09

Sabes como é... a ânsia de se ganhar na formação faz com que se aposte nestes jogadores, sem requisitos técnicos mínimos, só por serem muito altos. Alguns deles inclusive começaram muito tarde a jogar basquetebol, e apenas os foram buscar ou eles próprios se meteram na modalidade pelo simples facto de serem altos.

Quando passam a séniores, altura em que não é mais possível enganar a realidade, deparam-se com a verdade, e ou são naturalmente preteridos por outros com outro tipo de formação e capacidades técnicas, ou eles próprios percebem (finalmente) as suas limitações e auto-afastam-se... muitas vezes da própria modalidade.
Concordo contigo, quando afirmas que a ânsia de ganhar na formação compromete o futuro, muitas vezes "pegando" nos miúdos mais altos e colocando-os debaixo do cesto para ganharem todos os ressaltos e mais alguns. Depois temos jogadores grandes que tem um gesto de lançamento muito mau e que não sabem jogar no perímetro, o que não acontece nos outros países onde os "grandes" possuem todos os recursos e mais alguns, porque preocupam-se em formar "all-around players", colocando os miúdos maiores a jogar no perímetro para evoluir, tendo o Nowitzki como um bom exemplo.
Citação de: Bugs Bunny em 10 de Agosto de 2011, 03:16
Citação de: Aredeh em 10 de Agosto de 2011, 00:02

Gouveia08, o Pedro Belo começou a jogar basket tudo menos tarde, começando com 9 anos no Seixal, pelo que não me parece nada tarde. Para além disso, fez a sua formação fez a sua formação em dois bons clubes de formação e teve 4 épocas em CNT's e CAR's, onde supostamente estão os melhores do país e com treinadores do melhor do que há no país. A sua altura é um excelente indicador, agora é continuar a trabalhar, acreditar e esperar para ver o que o futuro lhe reserva.

Por acaso 9 anos, para basquetebol, é bastante tarde.

E não me venhas falar em CNT(s) e afins, que eu conheço muitos dos miúdos de lá...
Acredita que muitos apenas vão lá parar pela altura, mesmo não sabendo nem o Bẽ Á Bá do basquetebol...
Outros vão por outras razões...

Para te dar um exemplo, vi um miúdo de CNT, na altura salvo erro com 15 anos, a perder todos os percursos técnicos, controlo de duas bolas ao mesmo tempo e ainda todos os concursos de lançamentos na passada (directos, e não em bandeja) e em suspensão com um menino de 6 anos que havia começado aos 2/3 anos...

E sim, os concursos de lançamentos foram efectuados na mesma tabela, situada a 3,05 m (não se usou pois tabela de minibásquete para o menino de 6 anos).
É a tua opinião e respeito. Mas não concordo, que 9 anos seja tarde para começar a prática do basquetebol, aliás as novas teorias do desporto defendem que até aos 13 anos, um atleta não precisa de se especializar numa modalidade para ser bom nesta, podendo praticar em cada ano até essa idade, uma diferente.
Conforme disse, no CNT estão "supostamente" os melhores, embora saibamos que por diferentes motivos que isso não é bem verdade, até porque muitos miúdos que não andam lá registam uma evolução tão grande ou melhor que aqueles que lá andam.
Bugs Bunny, isso é um exemplo e não discuto a veracidade, mas não me parece correcto dizer que por isso ter acontecido que todos os casos que passem por lá, que isso aconteça.

Caro Aredeh:

Lendo o teu post há desde logo uma coisa de que não tenho dúvidas nenhumas: é que percebes, e muito, de basquetebol.
É bom encontrar por aqui pessoas assim.

Tendo no entanto a minha própria opinião permite-me que a partilhe contigo, segmentando-a da seguinte forma:

A) Concordo inteiramente contigo quanto à primeira parte da tua argumentação.

B) Segunda parte:

1 - Quanto à segunda parte, ou seja, idade ideal para se começar a sério numa modalidade específica, começo por dizer que compreendo o teu ponto de vista, e sei que ele é partilhado por uma boa parte da "doutrina" desportiva (embora quanto a isto deixa-me só precisar que, em relação a certo tipo de modalidfades, como o basquetebol e o andebol, essa mesma doutrina costuma aconselhar a idade dos 11 ou 12 anos, e não tanto a de 13 anos).

2 - Em segundo lugar, e quanto à dita segunda parte da tua argumentação, a minha opinião (alicerçada na minha experiência pessoal e em outra doutrina) é a seguinte:

Em grande parte das modalidades (uma delas é precisamente o basquetebol) é normalmente absolutamente decisivo que o atleta a começe a praticar, e de forma especializada, desde a mais tenra idade possível. Isto por razões que depois poderemos, se quiseres, debater, mas penso que no momento seria fastidioso estar já analisá-las. Será é necessária, dada a tenra idade em questão, que o ensino seja feito de uma forma muito própria, e com especial incidência nos aspectos lúdicos e nas vertentes da coordenação motora, orientação espaço-temporal e domínio das vertentes técnicas aconselháveis.

Agora isso não quer dizer que essa especialização seja do tipo da que se costuma fazer por exemplo no futebol e futsal. :)
Ou seja, não se trata de uma especialização em que o atleta praticamente deixe de praticar outras modalidades. Cada modalidade tem as suas próprias exigências, dificuldades, etc, pelo que "ministrar-se" uma só modalidade é um erro tremendo!

Portanto, e para usar a linguagem mais simples possível, quero dizer que quando eu (e certa doutrina) falo na necessidade de especialização precoce, falo em termos de o atleta praticar de uma forma mais "séria" e regular uma dada modalidade, mas praticar várias outras (apenas de uma forma menos "séria" e com menor regularidade ou menor carga temporal).

Posto isto, a minha opinião (e a da dita teoria) só ficaria minimamente explicada se fizer ainda os seguintes esclarecimentos:

2.1 - Um atleta nunca deve ser "forçado" a escolher uma dada modalidade, por mais novo que seja. Deve ser a criança a escolher a que gosta mais, ou uma das que gosta mais, devendo para isso ser-lhe apresentadas várias (aliás, caso contrário em Portugal todos jogariam futebol ou futsal). :)
2.2 - Atendendo ao facto de os "miúdos", normalmente gostarem mais ou menos a mesma coisa de várias modalidades, deve então tentar-se que acabem por praticar preferencialmente aquela onde revelarem mais jeito ou aptidão, e é normalmente possível discenir-se isso até ao lidar-se com crianças de 5 ou 6 anos.
2.3 - Finalmente é preciso ter-se noção que é preciso dar-se algum tempo para que a própria criança veja do que gosta mais... Por exemplo, há imensas crianças que nos primeiros contactos com o futebol e o basquetebol, devido á natural maior complexidade desta última modalidade, preferem o futebol. No entanto, quando, com calma e sabedoria, se insiste um pouco no basquetebol, para se dar mais tempo á criança para o compreender e se adaptar ao mesmo, é extremamente vulgar que a dita criança, passado pouco tempo, prefira de longe o basquetebol ao futebol...
Aliás, este tipo de coisa acontece em muitas outras áreas, como a música, etc. Se optarmos sempre pela via do imediatismo e facilitismo, só estamos a cortar as pernas às crianças e a impedi-las de puder vir a desfrutar daquilo que elas realmente gostam, mesmo que no início, por falta de experiência, não o saibam...

Bugs Bunny

Aredeh:

Esqueci-me de te responder em relação ao caso da criança de 6 anos versus atleta CRT de 15 anos.

Sim, por incrível que possa parecer o exemplo que te dei é real! Foi o próprio pai do atleta CRT, que se encontrava no local e assistia ao treino do seu filho e também ao da criança de 6 anos, que, tendo ainda dúvidas em deixar o seu filho sair de casa, para longe (CRT), pediu para que fosse feita a confrontação directa entre o seu filho e a dita criança.

Só te dei este exemplo de uma criança de 6 anos (a treinar com tabelas à altura normal - 3,05 m e não aos 2,60 m) ganhar todos os concursos mantidos com atleta CRT de 15 anos, para demonstrar o ridículo da situação, e para espelhar de forma evidente certos aspectos da nossa formação...

E sim, sei de muitos jovens atletas CRT que, face pelo menos à realidade global nacional, têm muito valor e mérito para lá estarem.
Mas não é esse o ponto.
O ponto é que existem demasiados que não têm a qualidade (sequer comparada) necessária e nem potencial para lá chegarem, sendo o exemplo que dei da criança de 6 anos versus atleta CRT de 15 apenas um exemplo que, até pelo absurdo e caricato da situação, serve muito bem de indicador de uma certa realidade...

Messi87

JOAO FERREIRINHO NO CAB
Poste portugues assina pela FAMILIA CAB

O Conselho de Administração do CAB-Madeira, SAD, acaba de anunciar a contratação do jogador português João André Serra Ferreirinho para a época 2011-2012. Nascido na cidade de Leiria a 11 de Agosto de 1988, o jovem atleta nacional fez a sua formação basquetebolística no Sport Lisboa e Benfica, clube onde militou até o final da época transacta. A vinda para a Madeira para representar o CAB-Madeira constitui uma experiência muito significativa para o atleta, assim como uma oportunidade para viver mais de perto a competição do nível mais elevado do basquetebol português.

A contratação de João Ferreirinho é mais uma aposta do CAB-Madeira nos atletas nacionais. Com 2,06 metros de altura, o poste português vem juntar-se ao leque muito respeitável de jogadores de nacionalidade portuguesa que irão integrar o plantel dos Amigos na próxima temporada, nomeadamente Jaime Silva, Jorge Coelho, Fábio Lima, Mário Gil, Jorge Freitas, Nuno Baptista e José Luís Correia. Este grupo, que representa uma combinação extraordinária de maturidade, experiência em competições nacionais e internacionais, presenças em Selecções Nacionais e juventude forma o cerne da formação do CAB para a época 2011-2012, confirmando a elevadíssima qualidade do contingente nacional da formação Madeirense.

De acordo com João Freitas, treinador do CAB-Madeira, a aposta em João Ferreirinho é a repetição de uma abordagem que o CAB tem seguido nos últimos anos. Como é observado pelo técnico insular, "Todos os anos procuramos no mercado nacional um jogador jovem que nos venha ajudar na rotação interior e que seja um jogador com vontade de trabalhar e evoluir."

Sobre o jogador recentemente contratado, João Freitas refere: "Devido à sua estatura e peso o Ferreirinho vem preencher esse espaço que sempre temos em aberto. Estamos muito expectantes sobre se o jogador conseguirá adaptar-se ao ritmo de jogo e treinos impostos desde o início. Sem ser um jogador muito móvel é uma presença muito importante perto do cesto."

Já Francisco Gomes, Presidente do Conselho de Administração da SAD, refere que a chegada de João Ferreirinho é fruto da postura "altamente selectiva" que a equipa Madeirense teve ao mercado de contratações durante os meses de Verão.

http://www.cab-madeira.com/noticia_detalhe.asp?id=174

zerocool

Citação de: Messi87 em 10 de Agosto de 2011, 16:48
JOAO FERREIRINHO NO CAB
Poste portugues assina pela FAMILIA CAB

O Conselho de Administração do CAB-Madeira, SAD, acaba de anunciar a contratação do jogador português João André Serra Ferreirinho para a época 2011-2012. Nascido na cidade de Leiria a 11 de Agosto de 1988, o jovem atleta nacional fez a sua formação basquetebolística no Sport Lisboa e Benfica, clube onde militou até o final da época transacta. A vinda para a Madeira para representar o CAB-Madeira constitui uma experiência muito significativa para o atleta, assim como uma oportunidade para viver mais de perto a competição do nível mais elevado do basquetebol português.

A contratação de João Ferreirinho é mais uma aposta do CAB-Madeira nos atletas nacionais. Com 2,06 metros de altura, o poste português vem juntar-se ao leque muito respeitável de jogadores de nacionalidade portuguesa que irão integrar o plantel dos Amigos na próxima temporada, nomeadamente Jaime Silva, Jorge Coelho, Fábio Lima, Mário Gil, Jorge Freitas, Nuno Baptista e José Luís Correia. Este grupo, que representa uma combinação extraordinária de maturidade, experiência em competições nacionais e internacionais, presenças em Selecções Nacionais e juventude forma o cerne da formação do CAB para a época 2011-2012, confirmando a elevadíssima qualidade do contingente nacional da formação Madeirense.

De acordo com João Freitas, treinador do CAB-Madeira, a aposta em João Ferreirinho é a repetição de uma abordagem que o CAB tem seguido nos últimos anos. Como é observado pelo técnico insular, "Todos os anos procuramos no mercado nacional um jogador jovem que nos venha ajudar na rotação interior e que seja um jogador com vontade de trabalhar e evoluir."

Sobre o jogador recentemente contratado, João Freitas refere: "Devido à sua estatura e peso o Ferreirinho vem preencher esse espaço que sempre temos em aberto. Estamos muito expectantes sobre se o jogador conseguirá adaptar-se ao ritmo de jogo e treinos impostos desde o início. Sem ser um jogador muito móvel é uma presença muito importante perto do cesto."

Já Francisco Gomes, Presidente do Conselho de Administração da SAD, refere que a chegada de João Ferreirinho é fruto da postura "altamente selectiva" que a equipa Madeirense teve ao mercado de contratações durante os meses de Verão.

http://www.cab-madeira.com/noticia_detalhe.asp?id=174
Boa sorte rapaz!!!!!!

Dandy

Penso que vai ser bom para o Ferreirinho.

Bugs Bunny e Aredeh: controlem-se lá um bocadinho... já tenho saudades dos comentários estéreis e incipientes...   ^-^

Bugs Bunny

Citação de: Dandy em 10 de Agosto de 2011, 17:42

Penso que vai ser bom para o Ferreirinho.

Bugs Bunny e Aredeh: controlem-se lá um bocadinho... já tenho saudades dos comentários estéreis e incipientes...   ^-^

Ok, então aqui vai: :)

Vamos partir tudo este ano.

P.S.
Se calhar até vamos mesmo :)

faneca_slb4ever

Boa sorte para o João na Madeira.

ps: Atenção ao tamanho das citações sff.

Ian