Ricardo Gomes

Defesa, 61 anos,
Brasil
Equipa Principal: 4 épocas (1988-1991, 1995-1996), 142 jogos (12544 minutos), 26 golos

Títulos: Campeonato Nacional (2), Taça de Portugal (1)

Toribas

JVP quase a chorar na TVI a falar de Ricardo Gomes.

André_dos_Santos

André Sousa

Das pessoas mais humildes, mais honestas, mais simples que já tive o prazer de ver no mundo do futebol. Enorme pessoa, enorme jogador. Ninguém merece isto, mas não deixa de se levantar um sentimento de injustiça com esta situação.

Que recupere rápido, por favor.

Niggalhao

Nunca o vi jogar, mas o meu pai disse-me que ele era um grande central!

Tu safas-te dessa, Ricardo!

modalidades SLB

André Sousa

Para exemplificar o que disse lá atrás, fica aqui. Vale a pena ler:

Desde os 20 minutos do segundo tempo, o clássico entre Flamengo e Vasco perdeu o sentido para mim. Profissionalmente, continuei acompanhando no sofá da minha casa. Mas meu pensamento estava dentro daquela ambulância que levava Ricardo Gomes. Não vou repetir aqui o que estão dizendo a rodo pela internet, twitter, televisão, rádio, jornais, etc... Baita cara, integro, ótimo profissional... Tudo é fato. Ricardo Gomes é de verdade. Carne e osso. Zero hipocrisia. Faz questão de trabalhar no futebol, mas sempre evitou circular no mundinho de falsidade, trairagem e tapinhas nas costas de ocasião, tão comuns na sociedade da bola.

Rezo para que se recupere. Conheço pessoalmente Ricardo Gomes há 25 anos, desde que comecei a trabalhar como jornalista. As primeiras entrevistas aconteceram quando eu era repórter do Jornal do Brasil. Fomos juntos para a Copa da Itália, em 1990. Ele era o capitão. A Seleção era uma bagunça. Perdeu para a Argentina e foi eliminada nas quartas-de-final. No dia seguinte, a CBF resolveu abrir as portas do hotel para a imprensa acompanhar a saída dos jogadores. Quase todos jogavam na Europa e já haviam desertado por conta própria. Ficaram uma meia dúzia. O jardim do Hotel Asta, em Asti, próximo a Turim, estava vazio. Em certo momento, olhei para cima. Numa das janelas, solitário, Ricardo Gomes, que atuava pelo Benfica e também poderia ter saído de fininho, olhava para o horizonte. Parecia longe. Ainda mastigava a dor da derrota. Mas fez questão de esperar o ônibus e voltar para o Brasil com o que sobrara da delegação. Não fugiu, nem saiu pelos fundos. Enfrentou a pressão até o fim.

Ricardo Gomes é referência no futebol francês. Foi campeão como jogador no PSG. Como treinador, no Bordeaux. Em Portugal, os benfiquistas o amam. Certa vez, um jornalista português comentou comigo. "O Benfica deveria contratar Ricardo Gomes como treinador. Poucas vezes conheci alguém que entendesse tanto de futebol, que tivesse diálogo tão fácil e que fosse tão transparente". Transparência e verdade. Palavras comuns sobre RG.

Desde que chegou ao Vasco, Ricardo Gomes se encontrou. Voltou a ser valorizado e recuperou prestígio. Fez uma legião de boquirrotos sem sentido engolir as bobagens que falavam sobre ele. Acertou o time no Estadual, ganhou a Copa do Brasil, briga pelo título Brasileiro e ajudou a recuperar a auto-estima de jogadores e torcedores. Nos encontramos em várias viagens. Sempre conversamos. Antes e durante os vôos. Posso dizer que nos tornamos amigos. As conversas eram ótimas. Na última viagem na qual nossos vôos coincidiram, após a semifinal contra o Avaí, em Florianópolis, estabelecemos uma mesa-redonda interna. E, no fim, ele me disse: "Assim é bom discutir futebol. Com densidade, saindo do raso e do comum. Quem dera fosse sempre assim".

Pois é: quem dera fosse sempre assim. Com seriedade, verdade, sobriedade e conteúdo. Como gosta Ricardo Gomes. Estou na torcida por você, meu chapa. Que venham novas resenhas. Força. - Lédio Carmona.

Red_Soul

Força Ricardo!! És um dos Nossos!!!

RedNight

Muita força para o Grandíssimo Ricardo. Foi o melhor central que vi jogar de Manto Sagrado vestido!

Que recupere!

ponta de lança

Fiquei completamente passado com esta notícia...

Espero que o RICARDO GOMES possa recuperar e que venha a ter a noção da preocupação em que, hoje, deixou milhões de pessoas também do lado de cá do Atlântico.

FORÇA RICARDO

SeN$hi

Fdx... :bah2:

Agora é esperar que recupere sem qualquer tipo de sequelas...

Força... :amigo:

nytbs1984

Espero que recupere! Este tipo de AVC é muito mau. Força!

RedNight

70% do seu cérebro foi afectado pela hemorragia... :cry2:

Niggalhao

Citação de: RedNight em 29 de Agosto de 2011, 03:08
70% do seu cérebro foi afectado pela hemorragia... :cry2:
Pelos vistos vai ficar "muito dependente"... muito mau... muito mau mesmo...

RedNight

Terminou a cirurgia. Segundo fontes oficiosas, foi um claro sucesso. :dance:

Restarnos-á saber em que situação ficará o nosso Capitão. :cry2:

Safe

as primeiras notícias apontam que a cirurgia correu bem.
vamos ver agora com que sequelas poderá ficar... espero que com nenhumas, apesar de saber que será difícil.

Força Ricardo!