Fernando Gomes eleito presidente da F.P.F.

Doom

Vou deixar este texto, super interessante, tirando do fórum dos lags:

CitaçãoA "GUERRA" DAS ELEIÇÕES DA FPF, OS DIABETES E O "MANIFESTO ANTI-RUI OLIVEIRA E COSTA

Esta crónica começa aonde a outra acaba: com o "circo" agora transformado na "guerra" da FPF e Rui Oliveira e Costa. Podem parecer temas desligados, já que a última crónica revolve à volta dos malefícios advindos do consumo excessivo de queijo; e esta na fruta com alto teor de açúcar e o perigo diabético. Contudo, ambas são doenças silenciosas, mas graves, podendo mesmo provocar a morte. O paciente é o Sporting Clube de Portugal.

No dia 14 de Setembro, foram eleitos os 20 delegados da Liga que irão participar na eleição mais importante da história do Futebol Português. Porto, Benfica, Braga e Nacional foram excluídos, uma decisão prontamente denunciada por Lourenço Pinto, presidente da Associação de Futebol do Porto e uma personalidade que denota uma preocupação verdadeiramente "sistemática" com a "verdade desportiva". Um ano antes, no dia 20 de Setembro de 2010, Lourenço Pinto marcou presença num almoço com 150 árbitros pertencentes ao Núcleo de Árbitros de Futebol, presidido por Paulo Paraty. Flanqueado por Artur Soares Dias e Luís Guilherme (líder da APAF), exclamou: "Não baixem as armas!" Na celebração do 1º aniversário desta "guerra" – que agora inclui o Sporting - Pinto da Costa presta a sua homenagem pessoal à classe, afirmando que "os árbitros são uns heróis". Curiosa mesmo foi a presença do ex-árbitro Martins dos Santos, famoso pelas suas arbitragens em Alvalade, entretanto condenado por corrupção. Baixa de guerra, dirão uns.

O Sporting entrou tarde num combate desigual (consequência da decisão de outras direcções de retirar todos os seus representantes da Liga e da FPF). Mesmo inserido numa coligação incómoda com o Benfica, a derrota é certa. Em linguagem de guerra, as declarações de Lourenço Pinto só podem ser interpretadas como "manobras de diversão", já que num universo de 20 delegados, 11 pertencem a clubes do Norte, dos quais apenas um (Guimarães) se encontra fora da órbita do Porto. Ou seja, a ausência do Porto está mais do que compensada por "mercenários" devidamente motivados, ao ponto de se terem levantado em massa, aclamando pelo nome de Fernando Gomes (ex-administrador da SAD do Porto) para a presidência da FPF. Mais, a aliança estende-se a Sul (ex: Leiria). Sozinho, o Sporting conta apenas com 1 voto: o do seu delegado. A capital política é Lisboa, mas a capital do futebol é o Porto.

Até hoje, o director da Eurosondagem e comentador desportivo Rui Oliveira e Costa (ROC) era apenas mais uma figura notável no mundo verdadeiramente notável dos notáveis Sportinguistas. Para os rivais ele é a caricatura do Sportinguista: elitista, acomodado com os 2ºs lugares, anti-Benfiquista primário mas ao mesmo tempo magnânimo para com o sistema. As suas intervenções num programa intitulado Trio D'Ataque provocam a ira de um cineasta, o êxtase de um músico e o desespero dos Sportinguistas. Tal é a obsessão de ROC com o clube do Canal História que o jornalista do TROMBAS chegou ao ponto de ter dó do dito cineasta. Por uma questão de higiene mental, o jornalista resolveu então abster-se de assistir ao citado programa por largos meses. Outros Sportinguistas mais resistentes (e masoquistas), como José Diogo Quintela, decidiram continuar a acompanhar o famoso Trio, o que motivou a famosa crónica "Titanic no bidé" (disponível para leitura no site www.SportingApoio.com). Já a simpatia Portista de ROC pode ter uma de três explicações: 1) o sangue azul de notável Sportinguista, 2) o gosto pela música alternativa ou 3) o Diabetes provocado pelo consumo excessivo de fruta. Isto esclarece a benevolência com que aceita que o músico lhe dê música, deixando-se levar em discussões kafkianas, como por exemplo se Moutinho joga a "6" ou a "8", preferindo ignorar os contornos da sua transferência para o Porto, incluindo um jantar "casual" com Pinto da Costa, as afirmações de que era "um jogador à Porto" ou mesmo a greve aos treinos do então capitão do Sporting. Um dos sintomas de Diabetes é a perda de visão, um mal que já aflige um número considerável de árbitros, observadores e delegados da Liga.

No dia 13 de Setembro, ROC tornou-se perigoso: decidiu patrocinar um golpe de estado interno no Sporting, na tentativa de promover Filipe Soares Franco, um ex-presidente que tentou transformar a República Sportinguista numa Monarquia absoluta, com o apoio envenenado do Porto. Tudo começa com uma pergunta pertinente: "Como é possível que um ex-presidente do Sporting se candidate à revelia do seu próprio clube?" Sem papas na língua, ROC expôs a linhas mestres do seu plano. Segundo palavras do próprio: convidou Soares Franco para um jantar, no qual desafiou o ex-presidente do SCP a candidatar-se à liderança da FPF. Tal e qual como já tinha sido reportado na crónica da semana passada: o timing é tudo, ainda para mais no que toca a golpes de estado. Imparável, ROC também declarou que Soares Franco "abortou" uma hipotética candidatura de Fernando Seara e que a Direcção do Sporting "forçosamente terá de apoiar [Soares Franco], porque não é suicidária". Resumindo: as críticas de Soares Franco a Seara tornam qualquer entendimento com o comentador Benfiquista impossível (rejeitando mesmo um cenário mais favorável para o SCP; no qual Seara seria o apoiante e integrante de uma lista encabeçada por um candidato escolhido pelo Sporting), e como solução única um regresso a um passado de subserviência para com o Porto. Ao que parece, Daniel Oliveira anda mal-informado. O apoio de uma personalidade condenada por corrupção é afinal um must na luta pela verdade desportiva (sem aspas).

Supõe-se que ROC utilizou a Eurosondagem para fazer um profundo estudo de opinião do universo Sportinguista, já que afirmou que "a generalidade dos Sportinguistas apoia Filipe Soares Franco, como é evidente" e que "99%" do universo leonino se opõe a uma hipotética candidatura de Fernando Seara. Isto dito numa semana em que os cronistas Sportinguistas, num gesto raro de unanimidade, decidiram censurar Soares Franco. ROC deve opinar que pouco ou nada entendem de futebol, tal como Domingos Paciência, que declinou a proposta táctica de ROC em utilizar a dupla Polga-Carriço para o jogo de Zurique e lá trocou a certeza de uma goleada volumosa por uma vitória magra. Para rematar, ROC declarou que Luís Duque estaria completamente isolado na sua decisão de tentar estabelecer um pacto anti-sistema ("um Sportinguista em 30,000 sócios efectivos [...] não houve dois"). Conclusão: Duque só pode ter sofrido de insanidade temporária. Já agora, o jornalista da TROMBAS exorta ROC a publicar o resultado do estudo de opinião no site da Eurosondagem; pois muitos julgavam que Luís Duque gozava de um capital de simpatia entre os Sportinguistas superior ao de Soares Franco e até - pasme-se - de ROC. Aliás, ainda há quem admire a forma como Duque se movimentou na Liga em 1999/2000 de modo a criar as condições mínimas para que o Sporting pudesse disputar o título. Quando questionado sobre as suas fontes, ROC deu por terminado o debate com a declaração absolutista: "Eu conheço o Sporting!", e concluiu o seu raciocínio com a afirmação que o cineasta é um "brilhante intelectual" mas que a maioria dos "sócios do Sporting não são tanto". Ou seja: os sócios do Sporting são intelectualmente limitados e seguirão cegamente qualquer líder da sua cor clubística.

Já o músico declarou estar "deleitado" a ouvir o debate Sporting-Benfica. Supõe-se que será um "deleite" um tanto ou quanto semelhante ao que Pinto da Costa sente ao mediar as intermináveis contendas entre os seus rivais. Entretanto, ROC decidiu plagiar Pinto da Costa e declarar Soares Franco e Fernando Gomes como "duas boas soluções". À vista desarmada, a razão do "não-apoio" de Pinto da Costa a dois candidatos parece simples: por causa do novo modo de eleição, pelo Método de Hondt. Quer isto dizer que, com dois "não-candidatos", o Porto irá alcançar uma maioria esmagadora no novo "parlamento" da FPF, o que seria muito diferente caso apresentasse apenas um "não candidato". Apenas ROC saberá explicar aos Sportinguistas o golpe de génio detrás da candidatura de Soares Franco "não apoiada" pelo tridente Porto, Braga e Nacional. Para o ignaro, é a perpetuação do sistema alcançado através de um golpe de estado interno; muito mais perigoso que um acordo negociado com o Benfica feito sob as condições impostas pelo Sporting, com um candidato do Sporting. Mais, outros dos sintomas clássicos dos Diabetes é o aumento do apetite e da sede: no caso de ROC, da fome e sede de poder.

Para terminar, ROC arrogou-se a tarefa de definir o que significa ser Sportinguista e aproveitou a tirada para voltar a disparar contra Duque: "não há nenhum Sportinguezinho cómodo" e "sugiro que não volte a dizer coisas dessas". Palavras duras, prontamente apoiadas pelo músico, vergado perante a pujança desportivo do Sporting das duas últimas épocas. Também agradeceu ao cineasta por colocar Soares Franco no seu "fundo", declarando que "deu um excelente contributo à unidade dos Sportinguistas", justificando o seu raciocínio com o axioma que os adeptos leoninos "se não fossem anti-Benfiquistas não eram Sportinguistas". Ora parece que o jornalista do TROMBAS afinal não é Sportinguista, pois julgava que para ser Sportinguista bastava amar o Sporting, devido à grandeza do clube, que dispensa quaisquer termos de comparação com quem quer que seja. Mais, julgava o jornalista que o anti (Benfiquismo, Portismo, etc.) não era um requisito, mas uma escolha livre de cada um, de acordo com a sua consciência. Aliás, a cláusula anti-Benfiquista não vem enunciada na secção de deveres do sócio (capítulo III, secção II, artigos 20º a 22º dos Estatutos do SCP), o que seria expectável dadas as limitações intelectuais dos sócios (segundo ROC). Exige-se então que a Direcção envie quanto antes um correio electrónico para todos os sócios a alertá-los deste facto. Contudo, tudo isto pode ter um efeito secundário: poderá resultar no coma diabético do Sporting. A sintomatologia inclui: desidratação e perda de peso (nos órgãos decisórios do futebol), mau hálito (vindo do interior do clube), dores abdominais (ainda não se sabe se é causado pelos Diabetes ou devido a tanto soco no estômago), alterações no padrão respiratório (como tentativa de eliminar o gás carbónico) e letargia total do Sporting Clube de Portugal.

A única solução para o Diabetes é a prevenção. Neste caso seguir o sempre-actual exemplo do "Poeta, Futurista e Tudo" José de Almada Negreiros que, em 1916, publicou o "Manifesto Anti-Dantas" em revolta contra uma geração de intelectuais que considerava tão medíocre como perigosa. Para ajustar o texto à realidade Sportinguista, basta substituir o nome Dantas por Rui Oliveira e Costa - que representa uma geração de notáveis Sportinguistas -, nas quadras relevantes do Manifesto:
"BASTA PUM BASTA!
UMA GERAÇÃO, QUE CONSENTE DEIXAR-SE REPRESENTAR POR UM RUI OLIVEIRA E COSTA É UMA GERAÇÃO QUE NUNCA O FOI! É UM COIO D'INDIGENTES, D'INDIGNOS E DE CEGOS! É UMA RÊSMA DE CHARLATÃES E DE VENDIDOS, E SÓ PODE PARIR ABAIXO DE ZERO!
ABAIXO A GERAÇÃO!
[...]
O SENHOR RUI OLIVEIRA E COSTA SABERÁ GRAMMÁTICA, SABERÁ SYNTAXE, SABERÁ MEDICINA, SABERÁ FAZER CEIAS P'RA CARDEAIS SABERÁ TUDO MENOS ESCREVER QUE É A ÚNICA COISA QUE ELLLE FAZ!
[...]
CONTINUE O SENHOR RUI OLIVEIRA E COSTA A ESCREVER ASSIM QUE HÁ-DE GANHAR MUITO CO'O ALCUFURADO E HÁ-DE VER, QUE AINDA APANHA UMA ESTÁTUA DE PRATA POR UM OURIVES DO PORTO"
Saudações Leoninas,

Rúben Serém
- Historiador, sócio do Sporting e jornalista do Jornal TROMBAS. Documento disponível no Facebook: site SPORTING 4 EVER (secção Docs).

PS: Pergunta: qual foi o critério usado pela RTP que levou à selecção de Rui Oliveira e Costa para o programa Trio D'Ataque, num universo de milhares de sócios Sportinguistas? Uma pergunta que deve ser colocada directamente à direcção do programa. Isso e exigir a retirada do mesmo "representante" do Sporting do programa, por essa mesma razão: ele não representa os Sportinguistas. E ofende-nos quando se auto-atribui tal título. Último: é intolerável que Rui Oliveira e Costa utilize a sua notoriedade mediática para promover um golpe de estado no Sporting. Os emails deverão ser enviados para: [email protected]

Abram a pestana!!


magoslb

Não que não se suspeitasse, até os sportinguistas acham o ROC completamente ridículo, para além de deteriorar a imagem do seu clube com análises completamente ignorantes, ainda se presta ao papelão de ser subserviente ao porco em nome de todos os sportinguistas.

janete94

lfv foi comido com uma pinta...

é que nem o Herminio Loureiro...

arfm14

O H. Loureiro e um traste! Ele um dia tambem sera responsabilizado pela posicao que tomou!

magoslb

Citação de: Begpr em 20 de Setembro de 2011, 20:59
lfv foi comido com uma pinta...

é que nem o Herminio Loureiro...

Os lagartos lançaram com um vigor tremendo a candidatura do Hermínio, inclusive fazendo tábua rasa de um ex-presidente( devem conhecer bem a peça) e, de repente, puff, tudo se esfumou! O Vieira devia ter lançado um candidatura de alguém, Seara ou outro. Não sabendo as razões da não candidatura do Seara, eu acho que ele até se cortou, preferindo ver se ainda lhe caí algum lugar, mas se é essa a estratégia, esqueçam, porque com o padrinho a mexer a marioneta Nando das facturas, disciplina e arbitragem já estão orientadas para "quem de direito".

Biscai@

Tudo isto existe... tudo isto é fado...
Manuel ASQUEROSO Queiroz no seu melhor.
Comentários vergonhosos...
http://jornaldaaguia.blogspot.com/

magoslb

Citação de: Biscai@ em 20 de Setembro de 2011, 21:04
Tudo isto existe... tudo isto é fado...
Manuel ASQUEROSO Queiroz no seu melhor.
Comentários vergonhosos...
http://jornaldaaguia.blogspot.com/

Este Manel "Asqueirozo", à conta da azia, que lhe deturpa o raciocínio, prestou-se provavelmente à maior figura de mentecapto que terá na sua carreira, ou não, vou esperar pelo próximo jogo comentado. Se o porco perde, o homem ainda é capaz de apertar o pescoço ao jornalista do lado.

Redady

http://desporto.publico.pt/noticia.aspx?id=1425402

Coloquei aqui este artigo que é de 2010, e ocorreu na altura em que o porto estava afastado da Champions. E coloco porquê? porque hoje durante o dia se falou na hipotética eleição do FGomes e como existiria uma intenção do mesmo em renegociar os valores das transmissões de forma colectiva, impedindo o Benfica com isso, de poder receber o tal valor dos 40M€ que há quem afirme já ter o Benfica 99% apalavrado e garantido.
Não sei se este "apoio mudo" do Benfica na pessoa do seu Presidente, não é mais do que uma forma de se justificar num futuro próximo, o não ter sido possível a verba mágica do Miguel Pais & dos seus Qatares.

Hoje ouviu-se em surdina que há a intenção de se negociar com a Olivedesportos, o pack 1ª liga+Orangina+ jogos da Selecção, e que por esse motivo tudo será feito com a mediação do futuro Presidente da FPF e com o Joaquim Oliveira.

Digamos que havendo a tal cláusula que os andrades assinaram com o Joaquim, de receberem sempre os tais 80% do que o Benfica vier a receber, faz sentido dizer que provavelmente, a vitória é deles.


Meio_metro

Metam uma coisa na Cabeça o LFV nada pode fazer contra o este estado actual do Futebol em Portugal...

os clubes do norte sozinhos metem lá quem eles quiserem com ajuda de alguns sportinguistas ainda mais. aliás o texto a cima é de uma grande Sportinguista de certeza absoluta uma coisa que é raro existir na actualidade.

e eu quero a muito o LFV fora do Benfica, mas desde que o Apito não deu em nada e as mesmas pessoas continuam lá nada se pode fazer.


magoslb

#1060
Citação de: Redady em 20 de Setembro de 2011, 21:13
http://desporto.publico.pt/noticia.aspx?id=1425402

Coloquei aqui este artigo que é de 2010, e ocorreu na altura em que o porto estava afastado da Champions. E coloco porquê? porque hoje durante o dia se falou na hipotética eleição do FGomes e como existiria uma intenção do mesmo em renegociar os valores das transmissões de forma colectiva, impedindo o Benfica com isso, de poder receber o tal valor dos 40M€ que há quem afirme já ter o Benfica 99% apalavrado e garantido.
Não sei se este "apoio mudo" do Benfica na pessoa do seu Presidente, não é mais do que uma forma de se justificar num futuro próximo, o não ter sido possível a verba mágica do Miguel Pais & dos seus Qatares.

Hoje ouviu-se em surdina que há a intenção de se negociar com a Olivedesportos, o pack 1ª liga+Orangina+ jogos da Selecção, e que por esse motivo tudo será feito com a mediação do futuro Presidente da FPF e com o Joaquim Oliveira.

Digamos que havendo a tal cláusula que os andrades assinaram com o Joaquim, de receberem sempre os tais 80% do que o Benfica vier a receber, faz sentido dizer que provavelmente, a vitória é deles.


Mas agora a FPF vai poder obrigar um clube a assinar com uma empresa?!! Se isso acontecer, aí só há uma solução abandonar o campeonato! Não sou fã do Vieira, mas tb não sou anti-Vieira, mas se tal viesse a ser permitido, termos de ficar com o oliveirinha á força, O Vieira não tinha desculpa nenhuma!! Isto seria o mesmo que os casamentos arranjados, os cônjuges eram obrigados a casar porque as famílias assim o determinavam. Nem concebo que possa acontecer. :o

JNF

Agora que o nosso querido presidente se deixou comer pela enésima vez, o que tem a dizer face aos candidatos disponíveis é que são uns filhos da puta desleais e corruptos e que não apoia nenhum e quer que a real federação portuguesa de futebol se phoda. Simples.

Meio_metro

Metam uma coisa na Cabeça o LFV nada pode fazer contra o este estado actual do Futebol em Portugal...

os clubes do norte sozinhos metem lá quem eles quiserem com ajuda de alguns sportinguistas ainda mais. aliás o texto a cima é de uma grande Sportinguista de certeza absoluta uma coisa que é raro existir na actualidade.

e eu quero a muito o LFV fora do Benfica, mas desde que o Apito não deu em nada e as mesmas pessoas continuam lá nada se pode fazer.

Redady

É do tipo: ou assinas em colectivo, ou se te colocas a negociar à parte, és tu sozinho contra todos e não ganhas nunca. É cebolada forever.

rocky

Citação de: Redady em 20 de Setembro de 2011, 21:58
É do tipo: ou assinas em colectivo, ou se te colocas a negociar à parte, és tu sozinho contra todos e não ganhas nunca. É cebolada forever.
Entao e agora e o quê ? hà quantos anos o Benfica anda sozinho contra todos , a encher os campos dos outros , que é o que os permite sobreviver , e ainda sao mal agradecidos