As Finanças do Benfica

NaharPT

Citação de: trainmaniac em 04 de Outubro de 2011, 18:49
Não me fales em números que eu com eles até já gráficos meti aqui no fórum.. e já os esgrimi em AG com o próprio DSO (que não se dignou a responder, claro).

Isso é certamente muito melhor do que falar sem sequer se sonhar do que se está a falar.
O que vale é que os cães ladram...

1entremilhoes

Citação de: trainmaniac em 04 de Outubro de 2011, 18:49
Não me fales em números que eu com eles até já gráficos meti aqui no fórum.. e já os esgrimi em AG com o próprio DSO (que não se dignou a responder, claro).

Chama-se crendice, o Pai Natal e tal...quem tem dividas está feito, se as receitas baixam  vai ser o bom e o bonito.
Crise mundial?
Grécia?
Dexia?
Défice?
Alô?Isto diz qualquer coisa?Mais vale prevenir do que remediar mas as pessoas gostam é de ilusão e promessas pois a verdade dói.
Espero estar enganado mas com as receitas em Portuagal, o que gastamos, o serviço da divida...espero estar muito enganado mas sempre ouvi dizer que um pessimista é um optimista bem informado.

Puches

O futebol é lixado. Depende muito da gripe de um jogador, da fruta que se distribui, etc, etc, etc.

Poucos cubes conheço com a chamada " saúde financeira".

O Benfica também não a tem. Mas já teve muito menos. Ninguém, hoje, lhe vai penhorar o que quer que seja. Paga a horas. Tem uma marca forte. Muito forte.

Continua dependente dos resultados? Sem dúvida. Continua a faltar a adesão dos adeptos ao estádio? sem dúvida. Mas as grandes marcas pelam-se por patrocinar o Benfica, para comprar os camarotes (esgotados) do estádio.

O que falta? potenciar a formação (falo do futebol). Não comprar só porque sim. Apostar no mercado da CPLP (Timor sendo um bom exemplo) e da emigração (o jogo de Paris foi o grande triunfo dos últimos anos). Fazer-se representar nas instâncias internacionais (na UEFA, por exemplo, onde o FCP tem grande vantagem apesar de "comprar títulos no supermercado"). Continuar a ser o clube do povo, evitando (e nós também), regionalismos bacocos para um clube com esta dimensão.

peter_slb

Citação de: NaharPT em 04 de Outubro de 2011, 18:48
Citação de: trainmaniac em 04 de Outubro de 2011, 18:38
Citação de: nightcrowler em 04 de Outubro de 2011, 18:16
querem ver que o Benfica agora está bem de saúde financeira?? LOL

a sério. continuem com as "alavancagens" e afins. daqui a alguns anos veremos o que sucederá, infelizmente.

o Benfica TEM QUE PASSAR A GASTAR MENOS.

Eu já nem digo nada... não vale a pena.

De facto, não vale.
É esta a nação benfiquista.
É este o tipo de atitude.

Números? Ké essa merda?! Tá tudo mal!! Mal!! Mal!!
É, infelizmente, este tipo de adepto que constitui a maioria do nosso apoio...
... e mais não digo que não quero levar mais um warning.

que números é que tu viste? Indo por pontos:

- "Activo e Passivo a crescerem de forma equivalente" -  A SAD do Benfica foi constituída no ano 2000, poucos meses antes da eleição do Vilarinho. No final do mandato do vale e azevedo, o que estava de rastos era o clube, a SAD tinha acabado de ser constituida e mantinha a quase totalidade do capital (logo, o Activo era muito superior ao passivo). Em 30 de Junho de 2008, o Capital Próprio era de 23 milhões positivos, desde aí fez-se um aumento de capital de 40 milhões, neste momento o Capital Próprio é de 2,5 milhões, logo, em 3 anos, o Passivo aumentou mais 60 milhões que o Activo.

- "Enquadra-se apenas numa opção de não delapidação do plantel. Podia-se facilmente inverter essa situação, vendendo jogadores." - No exercício em discussão, o Benfica teve mais valias superiores a 30 milhões com a venda de jogadores e diz-se por aí que a principal razão para a falta de competitividade da equipa na época passada foi, precisamente, a delapidação do plantel campeão. É verdade que vendendo mais uns poucos a situação financeira ficaria bastante melhor, mas quantas mais estrelas poderíamos vender até ficarmos com uma equipa equiparada à era pré-LFV? Essas vendas chegariam para ficar com um capital próprio superior em 40 milhões a esse tempo? É que só assim se pode ver que o Benfica está realmente melhor, porque construir grandes equipas para o futebol português, gastando muito dinheiro, é fácil, mas é um bocadinho mais difícil criar valor durante essa construção e se não tenho dúvidas que o estavam a fazer até 2008, agora não acredito que isso aconteça.

- "podias ter um capital proprio superior em mais 10 ou 15 milhões se não tivesses comprado ninguém este verão" - esta frase é má demais para quem alega ter conhecimentos na área. Podiam ter gasto 100/200 milhões que pouco (se tivessem sido comprados antes de 30 de Junho) ou nada alteraria em termos de capital próprio.

- "Mas precisamos que comecem a chover os 40M/ano, para deixarmos de ter que vender jogadores. E aí, uma nova era começará." - Sobre isto já falei noutro dia, mas repito resumidamente e, desta vez, recorrendo somente a factos. O acréscimo de 30 milhões que isso representaria seria "igual" ao que vendemos este ano em jogadores e temos 7 milhões de prejuízo, logo, para manter a mesma política, o Benfica continuará a ter de vender todos os anos 10 milhões de euros.

- "Peço imensa desculpa, não sei qual é a tua noção de passivo exigivel, mas tecnicamente a tua resposta não está certa. O valor não é esse." - se puderes dizer qual é o valor do passivo exigível e qual é a tua noção de passivo exigível... as minhas contas dão o mesmo valor que ao Malu.

PS: O EBITDA estará um pouco acima dos 30 milhões este ano, mas é um indicador que não tem grande interesse para análise às contas enquanto adeptos (para um árabe certamente terá mais interesse), porque os gastos financeiros vão continuar a existir e representam uma grande parte do problema e para não considerar as amortizações, também não deveriam ser consideradas as mais valias das vendas de jogadores.

leather

As contas do Benfica são preocupantes sim senhor. Nem sei como se pode achar que o Benfica está bem com estas contas....

É preciso arrepiar caminho, já!

Baixar a massa salarial, alienar passes de jogadores, mas para abater ao passivo!

Infelizmente não tem sido essa a política...

Eu gosto de ter grandes jogadores, todos gostam, mas não podemos ser irresponsáveis. Eu acho que os dirigentes da SAD foram...( Presidente é que manda)...

redsun111

Citação de: leather em 05 de Outubro de 2011, 00:38
As contas do Benfica são preocupantes sim senhor. Nem sei como se pode achar que o Benfica está bem com estas contas....

Baixar a massa salarial, alienar passes de jogadores, mas para abater ao passivo!

Eu gosto de ter grandes jogadores, todos gostam, mas não podemos ser irresponsáveis. Eu acho que os dirigentes da SAD foram...( Presidente é que manda)...

Sem bons jogadores e equipas com capacidade para vencer titulos não há receitas. As despesas salariais são as inerentes ao valor da equipa.  Há que fazer mais receitas e não cortar naquilo que é essencial: bons jogadores e uma estrutura profissional que trate do presente e do futuro do clube. Com os frutos da formação a começarem a surgir será possível atenuar o investimento feito na equipa de futebol sem perda de competitividade. Essa é a estratégia, pelo menos.

peter_slb

Citação de: redsun111 em 05 de Outubro de 2011, 00:56
Citação de: leather em 05 de Outubro de 2011, 00:38

Sem bons jogadores e equipas com capacidade para vencer titulos não há receitas. As despesas salariais são as inerentes ao valor da equipa.  Há que fazer mais receitas e não cortar naquilo que é essencial: bons jogadores e uma estrutura profissional que trate do presente e do futuro do clube. Com os frutos da formação a começarem a surgir será possível atenuar o investimento feito na equipa de futebol sem perda de competitividade. Essa é a estratégia, pelo menos.

todos os anos contratamos jogadores "a pensar no futuro" e quando o futuro chega (veja-se principalmente o Urreta mas também David Simão e Aírton), os jovens não têm espaço sequer no banco, por terem muita gente para os seus lugares. Acreditar que se vai apostar na formação ou nos jovens valores que temos, toda a gente pode acreditar, mas há vários anos que se pensa que agora é que vai começar essa aposta e acabamos sempre com mais de 10 contratações no defeso, a tapar o lugar aos jovens de qualidade que já são nossos.

As receitas, tirando nos direitos televisivos, não têm muito por onde crescer, ainda para mais com o país em recessão e numa crise que vai durar, na melhor das hipóteses, mais uns anitos, baixar gastos com o pessoal e de financiamento é indispensável para a sustentabilidade do Benfica.

T1n0_SLB

As despesas salarias são inerentes a ter 64 atletas sob contrato. Quanto a formação  oiço falar nisso há anos, mas resultados que é bom não tenho visto!

redsun111

A boa relação custo/qualidade dos sul americanos torna difícil a vida aos jovens formados.  Que os jovens formados no clube terão de concorrer com outros jovens da mesma idade por um lugar no plantel é certo. Mas é por isso que se está a trabalhar na melhoria da transição para a alta competição (politica de empréstimos e equipa B) desses jovens, para não se queimem ao ser introduzidos cedo demais no plantel principal e tb para não haver quebra de rendimento da equipa.
Os frutos não são visíveis no imediato é certo. Também é certo que nos últimos 15 anos não se viu uma politica de formação que proporcionasse jovens valores na equipa principal. Mas que se está a trabalhar nesse sentido é indesmentível. 

Thunderztorm

Citação de: redsun111 em 05 de Outubro de 2011, 01:33
A boa relação custo/qualidade dos sul americanos torna difícil a vida aos jovens formados.  Que os jovens formados no clube terão de concorrer com outros jovens da mesma idade por um lugar no plantel é certo. Mas é por isso que se está a trabalhar na melhoria da transição para a alta competição (politica de empréstimos e equipa B) desses jovens, para não se queimem ao ser introduzidos cedo demais no plantel principal e tb para não haver quebra de rendimento da equipa.
Os frutos não são visíveis no imediato é certo. Também é certo que nos últimos 15 anos não se viu uma politica de formação que proporcionasse jovens valores na equipa principal. Mas que se está a trabalhar nesse sentido é indesmentível.

esta-se a trabalhar? em que clube? desses 15 anos que referes 10 sao do vieira e quantos vieram da formaçao para a equipa principal? 1, manuel fernandes, o resto faz uma breve passagem e é despachado pros Hurts desta vida
e nao venhas com o filme de agora temos CFC, sem CFC formamos Rui Costa, Paulo Sousa, manuel fernandes e tantos outros que imensas alegrias nos trouxeram e com o CFC é só kardek's e jardeis a aparecer
esse disco esta arranhado, muito arranhado

noreplay

Citação de: T1n0_SLB em 05 de Outubro de 2011, 01:24
As despesas salarias são inerentes a ter 64 atletas sob contrato. Quanto a formação  oiço falar nisso há anos, mas resultados que é bom não tenho visto!

Tem piada queixares-te de ter tantos atletas sob contrato mas depois vires elogiar as contratações de Melgarejos.

Dandy

No final deste mês são pagos os juros do 3º semestre do empréstimo obrigacionista, 2010-2013.

Ribas1

Citação de: Dandy em 05 de Outubro de 2011, 04:45

No final deste mês são pagos os juros do 3º semestre do empréstimo obrigacionista, 2010-2013.

Belo foi o timing para a venda das % dos passes ao fundo...

MALU15

Citação de: Ribas1 em 05 de Outubro de 2011, 08:58
Citação de: Dandy em 05 de Outubro de 2011, 04:45

Belo foi o timing para a venda das % dos passes ao fundo...
muito mal iria o Benfica se não tivesse 1,7 milhões de euros para pagar os juros semestrais das obrigações.

nightcrowler

o Benfica TEM que ser melhor gerido do ponto de vista estratégico.

não é viável ter 70 jogadores sob contrato. não é possível andar a contratar jogadores e mais jogadores, em políticas de rotação de empréstimo sem fim. este é o principal ponto.

em termos de receitas, excepto as receitas televisivas, o resto será muito dificil de aumentar. as vendas de jogadores, com o fair play financeiro, deve ser dificil manter o ritmo, e além disso, jogadores como david luiz ou di maria ou coentrão, não surgem todos os dias. em termos de bilheteira, merchandising e afins, com a actual situação, vai ser muito muito dificil aumentar esses valores. outro ponto que TEMOS que melhorar são as participações na liga dos campeões.

em termos de despesas, é fundamental ter melhor critério nas compras, comprar MENOS jogadores, aproveitar mais o que temos sob contrato (jogadores como urreta, airton, sidnei, têm que ser aproveitados). outro aspecto importante é trabalhar as vendas dos dispensados. se no passado conseguíamos vender para clubes romenos ou suiços, é importante que esse canal não se feche. temos demasiados jogadores com contrato que somos incapazes de "transformar" em dinheiro, mesmo depois de bons campeonatos, o que é algo de preocupante. a incapacidade de fazer bom dinheiro com makukula, yebda, etc, é  muito precopante.