Palmarés do Sport Lisboa e Benfica

Dandy

Na ausência de Liga... ou na ausência do Benfica (de uma Liga existente).

Isto porque temos uma teça destas.

Dandy

Citação de: Dandy em 08 de Outubro de 2011, 10:54

O andebol é a modalidade com pior posição relativa, no contexto nacional.

Em todas as restantes modalidades, o nosso clube é o mais laureado de todos os clubes nacionais... ou o segundo mais laureado de todos.

A excepção é o andebol.

Andebol em que somos a 4ª potência nacional.

Há que mudar isto nos próximos 10 anos.

IPASLB

Citação de: Dandy em 08 de Outubro de 2011, 11:07

Na ausência de Liga... ou na ausência do Benfica (de uma Liga existente).

Isto porque temos uma teça destas.

Apenas teve 1 ou algumas edições, foi oficial e de categoria nacional.

Dandy

Citação de: BC em 06 de Outubro de 2011, 00:01
Citação de: BC em 03 de Setembro de 2011, 21:31
Citação de: BC em 31 de Maio de 2011, 18:37
Visto ser o palmarés referente ao Sport Lisboa e Benfica, vou só meter aqui os títulos principais oficiais que encontrei no site do Benfica.

Futebol

Campeonato Nacional: 32
Taça de Portugal: 24
Supertaça: 4
Taça da Liga: 3
Taça dos Campeões Europeus/Liga dos Campeões: 2
Taça Latina: 1

Hóquei em Patins

Campeonato Nacional: 20
Taça de Portugal: 12
Supertaça: 6
Taça CERS: 2

Basquetebol

Campeonato Nacional: 22
Taça de Portugal: 18
Supertaça: 9
Taça da Liga: 6
Taça Hugo dos Santos: 1
Troféu António Pratas: 1 (conquistado em 2011)

Andebol

Campeonato Nacional: 7
Taça de Portugal: 4
Supertaça: 3
Taça da Liga: 2

Futsal

Campeonato Nacional: 5
Supertaça: 5
UEFA Futsal Cup: 1

Voleibol

Campeonato Nacional: 3
Taça de Portugal: 13
Supertaça: 2

Aqui estão os títulos no que concerne a Futebol e as 5 Modalidades de pavilhão que mais representam o Sport Lisboa e Benfica. E desde já, não estão todos os títulos oficiais. Faltam alguns, que não foram inseridos.

BC

eheh Dandy já actualizaste a lista. Obrigado !

Que venham mais títulos.

BC

Citação de: BC em 31 de Maio de 2011, 18:37
Visto ser o palmarés referente ao Sport Lisboa e Benfica, vou só meter aqui os títulos principais oficiais que encontrei no site do Benfica.

Futebol

Campeonato Nacional: 32
Taça de Portugal: 24
Supertaça: 4
Taça da Liga: 3
Taça dos Campeões Europeus/Liga dos Campeões: 2
Taça Latina: 1

Hóquei em Patins

Campeonato Nacional: 21
Taça de Portugal: 12
Supertaça: 6
Taça CERS: 2

Basquetebol

Campeonato Nacional: 22
Taça de Portugal: 18
Supertaça: 9
Taça da Liga: 6
Taça Hugo dos Santos: 1
Troféu António Pratas: 1

Andebol

Campeonato Nacional: 7
Supertaça: 3
Taça da Liga: 2

Futsal

Campeonato Nacional: 5
Supertaça: 5
UEFA Futsal Cup: 1

Voleibol

Campeonato Nacional: 3
Taça de Portugal: 13
Supertaça: 2

Aqui estão os títulos no que concerne a Futebol e as 5 Modalidades de pavilhão que mais representam o Sport Lisboa e Benfica. E desde já, não estão todos os títulos oficiais. Faltam alguns, que não foram inseridos.

fyure

boas pessoal,

tenho algumas dúvidas em relação ao palmarés do Benfica no hóquei em patins. No site do nosso clube diz que temos 21 campeonatos nacionais mas a FPP dá-nos 20. Sendo assim fomos igualados pelos porcos. Ora sobre este assunto eu já pesquisei em fiheiros pfd, que julgo serem da autoria do site rink-hockey.net, e sei que durante duas épocas, (1962/63 e 1963/64) houve uma espécie de impasse por parte da Direcção Geral dos Desportos em relação a verbas necessárias para a alteração do modelo competitivo vigente na época, por isso nesses anos a FPP e os clubes juntaram-se e foi disputado um campeonato à semelhança dos anteriores a que se se chamou na altura Taça de Portugal (pôde-se usar o nome pois o troféu a eliminar nos mesmos moldes do futebol, basquetebol, etc, apenas se iniciou na época 1975/76), e em que os vencedores dessas duas edições foram respectivamente Benfica e CD Malhangalene de Moçambique. Ora as minhas questões são estas: Se esta prova foi realizada nos moldes de um campeonato nacional, não havia Taça de Portugal (a eliminar) e a FPP oficializou-a, porque carga d'água a oficializou como sendo uma taça de portugal retirando assim um titulo de campeão nacional ao Sport Lisboa e Benfica e ao CD Malhangalene ? Tem lógica isto ? Imaginem se a FPF tivesse oficializado os 3 primeiros títulos de campeão nacional de futebol do Benfica e os tivesses dado como taças de Portugal. Teria alguma lógica ? Não há nada que a direcção do hóquei em patins possa fazer para corrigir esta lacuna junto da FPP?

Deixo-vos aqui os links do rink-hockey.net onde é explicada a situação destes campeonatos: http://rink-hockey.net/portugal63.pdf; http://rink-hockey.net/portugal64.pdf

IPASLB

Citação de: fyure em 10 de Outubro de 2011, 01:19
boas pessoal,

tenho algumas dúvidas em relação ao palmarés do Benfica no hóquei em patins. No site do nosso clube diz que temos 21 campeonatos nacionais mas a FPP dá-nos 20. Sendo assim fomos igualados pelos porcos. Ora sobre este assunto eu já pesquisei em fiheiros pfd, que julgo serem da autoria do site rink-hockey.net, e sei que durante duas épocas, (1962/63 e 1963/64) houve uma espécie de impasse por parte da Direcção Geral dos Desportos em relação a verbas necessárias para a alteração do modelo competitivo vigente na época, por isso nesses anos a FPP e os clubes juntaram-se e foi disputado um campeonato à semelhança dos anteriores a que se se chamou na altura Taça de Portugal (pôde-se usar o nome pois o troféu a eliminar nos mesmos moldes do futebol, basquetebol, etc, apenas se iniciou na época 1975/76), e em que os vencedores dessas duas edições foram respectivamente Benfica e CD Malhangalene de Moçambique. Ora as minhas questões são estas: Se esta prova foi realizada nos moldes de um campeonato nacional, não havia Taça de Portugal (a eliminar) e a FPP oficializou-a, porque carga d'água a oficializou como sendo uma taça de portugal retirando assim um titulo de campeão ncionl ao Sport Lisboa e Benfica e ao CD Malhangalene ? Tem lógica isto ? Imaginem se a FPF tivesse oficializado os 3 primeiros títulos de campeão nacional de futebol do Benfica e os tivesses dado como taças de Portugal. Teria alguma lógica ? Não há nada que a direcção do hóquei em patins possa fazer para corrigir esta lacuna junto da FPP?

Deixo-vos aqui os links do rink-hockey.net onde é explicada a situação destes campeonatos: http://rink-hockey.net/portugal63.pdf; http://rink-hockey.net/portugal64.pdf

Fizeram o mesmo no Futebol e também estou de acordo contigo, no Futebol a competição chamada de Campeonato de Portugal foi organizada pela FPF e no entanto esta não reconhece os vencedores da competição como campeões de Portugal, o que para mim ou para uma pessoa de bom senso, não faz sentido, enfim...
Neste caso a única coisa positiva é o facto do SLB ter menos 1 título naquela competição do que os seus rivais fcp e scp...
Também pesquisei nesse site muita coisa sobre o Hóquei em Patins, além desses títulos, o SLB também conquistou 5 ou 6 títulos de campeão Metropolitano, ou seja, campeão nacional de Portugal continental, depois o vencedor deste título ía a uma fase final para tentar conquistar o título de campeão nacional de Portugal, ou seja, do império de Portugal, o fcp ou o scp, salvo erro, não têm sequer 1 título de campeão metropolitano, ah e se contabilizarmos o total de títulos oficiais na categoria máxima, a de honra, é o SLB que está na frente e com uma boa vantagem, isto contabilizando todos os títulos oficiais, Nacionais, Regionais e Internacionais.

pcssousa

IPA, no futebol acho compreensível... expplico porque o digo: o campeonato de Portugal, disputado a eliminar, à semelhança do que acontece com a Taça de Portugal, disputou-se entre 21/22 e 37/38, o campeonato da I Liga, disputado em poule à semelhança do campeonato nacional disputou-se entre 34/35 e 37/38.
Em 38/39 as competiçõesa designarem-se por Taça de Portugal e Campeonato nacional.
Ora, se o Campeonato de Portugal (disputado como já disse em moldes semelhantes ao da Taça de Portugal) acabou por se disputar simultâneamente com o Campeonato da I liga (disputado como já disse em moldes semelhantes ao do actual campeonato nacional, ou seja, todos contra todos e a duas voltas) entre os anos de 34/35 e 37/38, teriam que decidir qual das provas atribuia o titulo de campeão nacional pois não poderiam haver dois campeões ao mesmo tempo.
Acho a decisão lógica, sinceramente.

IPASLB

Citação de: pcssousa em 12 de Outubro de 2011, 16:18
IPA, no futebol acho compreensível... expplico porque o digo: o campeonato de Portugal, disputado a eliminar, à semelhança do que acontece com a Taça de Portugal, disputou-se entre 21/22 e 37/38, o campeonato da I Liga, disputado em poule à semelhança do campeonato nacional disputou-se entre 34/35 e 37/38.
Em 38/39 as competiçõesa designarem-se por Taça de Portugal e Campeonato nacional.
Ora, se o Campeonato de Portugal (disputado como já disse em moldes semelhantes ao da Taça de Portugal) acabou por se disputar simultâneamente com o Campeonato da I liga (disputado como já disse em moldes semelhantes ao do actual campeonato nacional, ou seja, todos contra todos e a duas voltas) entre os anos de 34/35 e 37/38, teriam que decidir qual das provas atribuia o titulo de campeão nacional pois não poderiam haver dois campeões ao mesmo tempo.

Desde a época 34/35 sim, mas nos anos anteriores não, e na minha opinião, não interessa nada os moldes em que a competição era organizada, repito, antes da época 34/35, os vencedores anteriores a esta época deveriam ter sido considerados campeões nacionais, a competição era organizada pela FPF, era oficial e a mais importante a nível nacional até à época de 34/35, mas estamos em Portugal, é normal.

pcssousa

Citação de: IPASLB em 12 de Outubro de 2011, 18:12

Desde a época 34/35 sim, mas nos anos anteriores não, e na minha opinião, não interessa nada os moldes em que a competição era organizada, repito, antes da época 34/35, os vencedores anteriores a esta época deveriam ter sido considerados campeões nacionais, a competição era organizada pela FPF, era oficial e a mais importante a nível nacional até à época de 34/35, mas estamos em Portugal, é normal.
Nada a ver com o facto de ser portugal ou outro país qualquer... em Inglaterra a Taça (a eliminar e que inspirou o modelo do campeonato de Portugal) disputa-se há mais anos que o campeonato e quem ganhou a taça antes de haver campeonato também não é campeão nacional. O mesmo se passa em Espanha e por aí fora.
o campeonato de Portugal é o percussor ou antecessor da taça de portugal, logo o seu vencedor não pode ser campeão nacional, nem na altura o chamavam e campeão nacional mas antes campeão de portugal, e quando se passou a disputar o campeonato da liga é que passou a haver campeão nacional. Nos anos em que as duas provas se disputaram havia um campeão nacional e um campeão de Portugal. Pode parecer estranho mas é assim e tem toda a lógica para mim e para quem assim decidiu.

IPASLB

Citação de: pcssousa em 12 de Outubro de 2011, 20:31
Citação de: IPASLB em 12 de Outubro de 2011, 18:12

Nada a ver com o facto de ser portugal ou outro país qualquer... em Inglaterra a Taça (a eliminar e que inspirou o modelo do campeonato de Portugal) disputa-se há mais anos que o campeonato e quem ganhou a taça antes de haver campeonato também não é campeão nacional. O mesmo se passa em Espanha e por aí fora.
o campeonato de Portugal é o percussor ou antecessor da taça de portugal, logo o seu vencedor não pode ser campeão nacional, nem na altura o chamavam e campeão nacional mas antes campeão de portugal, e quando se passou a disputar o campeonato da liga é que passou a haver campeão nacional. Nos anos em que as duas provas se disputaram havia um campeão nacional e um campeão de Portugal. Pode parecer estranho mas é assim e tem toda a lógica para mim e para quem assim decidiu.
São opiniões e respeito a tua, para mim, campeão de Portugal ou campeão nacional é a mesma coisa, só não o é porque as federações não o consideram, se era uma competição nacional oficial e a mais importante da altura, só tinham que ser considerados como campeões de Portugal, o que aliás, foram-no nessa altura, depois é que foi decidido pela FPF que eram apenas vencedores de uma competição oficial nacional, mas não campeões de Portugal.
No que diz respeito ao SLB até é melhor assim, senão o fcp teria mais 1 título de campeão nacional, ficando, claro está, com menos 1 título de vencedor da Taça de Portugal, é melhor assim, e não fui eu ou tu que fizemos as regras, eheheh.

pcssousa

É assim também nos principais países... isso vale o que vale, mas não foi só a FPF que assim decidiu, como já disse os ingleses e espanhois fizeram algo semelhante.
Eu sinceramente concordo. Respeito quem não concorde, ressalvando que a partir do momento que se passou a disputar o campeonato da I Liga se deixasse de considerar o vencedor do campeonato de portugal como campeão.

fyure

o caso do hóquei em patins é um pouco diferente como eu acima expliquei. Em relação ao futebol eu também acho o campeonato de Portugal o antecessor da taça de portugal, pela sua forma de se disputar... a ser atribuído um titulo aqui seria o de vencedor da taça de Portugal, que até já houve quem considerasse assim. No entanto não deixa de ser um importantíssimo troféu. No hóquei houve essas duas edições duma chamada Taça de Portugal mas esta tinha os moldes do campeonato pelo que, quanto a mim, não faz sentido a FPP considerá-la como taça de Portugal. O site do glorioso tem este titulo no seu palmarés como campeonato nacional, tal como aqui no fórum. Penso que é uma situação a rever pela federação.

Em relação aos metropolitanos penso que seria injusto para as enormes equipas ultramarinas se se considerasse o campeão metropolitano como campeão nacional tantos anos depois. Mas poderias colocar esses títulos no palmarés IPASLB, pois eles são oficias e nacionais. Podes encontrar informações sobre o palmarés do hóquei aqui: http://www.mundook.net/team/1-benfica.html

Fomos 5 vezes campeões metropolitanos, o porto foi por duas vezes e o histórico Infante de Sagres também do Porto foi campeão uma vez na época de 1970/71.

Já agora, acho estranho o Benfica não referir estes títulos no seu site visto serem oficias também  :o

IPASLB

Citação de: fyure em 24 de Outubro de 2011, 08:29
o caso do hóquei em patins é um pouco diferente como eu acima expliquei. Em relação ao futebol eu também acho o campeonato de Portugal o antecessor da taça de portugal, pela sua forma de se disputar... a ser atribuído um titulo aqui seria o de vencedor da taça de Portugal, que até já houve quem considerasse assim. No entanto não deixa de ser um importantíssimo troféu. No hóquei houve essas duas edições duma chamada Taça de Portugal mas esta tinha os moldes do campeonato pelo que, quanto a mim, não faz sentido a FPP considerá-la como taça de Portugal. O site do glorioso tem este titulo no seu palmarés como campeonato nacional, tal como aqui no fórum. Penso que é uma situação a rever pela federação.

Em relação aos metropolitanos penso que seria injusto para as enormes equipas ultramarinas se se considerasse o campeão metropolitano como campeão nacional tantos anos depois. Mas poderias colocar esses títulos no palmarés IPASLB, pois eles são oficias e nacionais. Podes encontrar informações sobre o palmarés do hóquei aqui: http://www.mundook.net/team/1-benfica.html

Fomos 5 vezes campeões metropolitanos, o porto foi por duas vezes e o histórico Infante de Sagres também do Porto foi campeão uma vez na época de 1970/71.

Já agora, acho estranho o Benfica não referir estes títulos no seu site visto serem oficias também  :o
Já os tinha adicionado, mas está no tópico do palmarés do Hóquei em Patins, aqui eu só meti o de Futebol.