Antiga Sede do Benfica Restauradores

Serrasqueiro

Acho que o melhor era escrever-se uma carta colectiva. Cada um de nós punha aqui o seu primeiro e último nome, e assinava-se a carta, enviava-se, e propagava-se como carta aberta também tentando utilizar jornais desportivos.

melo7

Para mim seria um pequeno museu do Benfica. Nesta zona da cidade ha imensos Turistas! Sabendo que ha um pequeno museu perto, concerteza iriam visitar! Nao sei se as infraestruturas tem capacidade para tal, obras seriam necessarias concerteza! Nada mal pensado a meu ver!

_kossak_

A questão deve ser como é que será financiada uma eventual recuperação. Se a sede é mesmo da Fundação neste momento não deve ser muito simples conseguir os €€ porque a fundação vive à custa das parcerias, penso eu.

sardao

Estive em Lisboa há uns dias a mostrar a cidade a uma colega estrangeira e mesmo não sabendo muito, este foi uns dos sítios de paragem obrigatória ;D

Quanto ao assunto, acho que deve ser preservado até porque está num sítio interessante. Podiam fazer tipo uma casa-museu ou assim :P

Superga1949

CitaçãoArtigo 9º
1 - O Património da Fundação é constituído:
a) Pelos bens expressamente afectos pelo Fundador à Instituição;
b) Pelos bens que a Fundação venha a adquirir nos termos da lei com os rendimentos disponíveis do seu património;
c) Pelos ganhos que lhe advierem a qualquer título gratuito, incluindo heranças e legados, sempre com respeito pelos seus estatutos;
d) Por todos os contributos em dinheiro ou em espécie, ordinários e ou extraordinários, que o Fundador lhe conceda;
e) Pelos demais bens e valores que sejam adquiridos, por qualquer outra forma, pela Fundação.
2 - A Fundação poderá adquirir imóveis, não só os necessários à instalação da sua sede, dependências e instituições de caridade, artísticas, educativas ou de solidariedade, por ela criadas ou mantidas, mas também os que a sua administração julgue conveniente adquirir com o fim de realizar uma aplicação mais rentável do seu património.

http://www.slbenfica.pt/FundacaoBenfica/pdf/Estatutos_FB.pdf

Superga1949

Que sede a que se referem ? Dúbio.

Notguilty

A sede na Av. Gomes Pereira, em Lisboa (1916 - 1925)

É num ambiente de grande instabilidade social, com a 1ª República a atravessar tempos difíceis, a Alemanha a declarar guerra a Portugal e o País a formar o CEP (Corpo Expedicionário Português), que o Benfica se instala na sua nova sede, situada na Avenida Gomes Pereira. São instalações de grande qualidade, que vão acompanhar o Clube numa fase de notável crescimento, em termos desportivos e associativos, muito por acção do Presidente da Direcção, Bento Mântua, eleito em 22/04/1917, e reeleito, consecutivamente, mais 7 anos, até 05/08/1926 - uma presidência que viria a marcar uma fase importante na vida do Glorioso.

podem ter mais informação sobre a sede e outros dados historicos aqui, no site oficial

http://www.slbenfica.pt/Clube/Historia/DecadaaDecada/1916_1925/1916_1925.asp

BC

A SEDE dos "Restauradores" não está ao abandono nada.

E em dias de jogo aquela "zona" é ZONA de CULTO por parte de alguns benfiquistas.

Agora se considerarem que o "abandono" é não estar aberta ao público , aí tudo bem , mas é diferente. :)

Di_SLB

Citação de: _kossak_ em 18 de Outubro de 2011, 00:58
A questão deve ser como é que será financiada uma eventual recuperação. Se a sede é mesmo da Fundação neste momento não deve ser muito simples conseguir os €€ porque a fundação vive à custa das parcerias, penso eu.
Sinceramente acho que as parcerias para uma recuperação do espaço físico não seriam assim tão complicadas. Era lançar o projecto/desafio e estou certa que não faltariam propostas.

pica_foices

posso estar enganado..

mas não está previsto não sei o quê para esse local?

joaoaria

Penso que não é da sede da Avenida Gomes Pereira que se está a escrever (onde actualmente está instalada a Junta  de Freguesia de Benfica), mas sim a sede na Rua Jardim do Regedor na Baixa de Lisboa.

BC

Citação de: pica_foices em 18 de Outubro de 2011, 01:13
posso estar enganado..

mas não está previsto não sei o quê para esse local?

Sim está. E já ouvi isso, mas já não me lembro.

Superga1949

Citação de: BC em 18 de Outubro de 2011, 01:09

E em dias de jogo aquela "zona" é ZONA de CULTO por parte de alguns benfiquistas.

Agora se considerarem que o "abandono" é não estar aberta ao público , aí tudo bem , mas é diferente. :)

Não é a mesma coisa ir jantar ao solimar e À sede :)

joaoaria

Sejamos pragmáticos, naquela zona era uma Megastore Benfica virada para o segmento de mercado do turismo. Preparada para o "bife" ou o Chinoca entrar e largar umas massas.

BC

Citação de: ASroma em 18 de Outubro de 2011, 01:25
Citação de: BC em 18 de Outubro de 2011, 01:09

Não é a mesma coisa ir jantar ao solimar e À sede :)
Ah... assim compreendo. :)