As Finanças do Benfica

MALU15

Citação de: VodkaBoy em 20 de Outubro de 2011, 13:47
Citação de: MALU15 em 20 de Outubro de 2011, 12:59
Citação de: VodkaBoy em 20 de Outubro de 2011, 10:29
Citação de: Lampião 4Ever em 19 de Outubro de 2011, 17:53
Alguém me sabe dizer mais ou menos qual é o passivo do Sport Lisboa e Benfica?
O total do grupo (Clube + SAD) anda a volta dos 475ME.

O activo contabilizado anda a volta dos 400ME.
Nâo chega a esses valores. Se o passivo total da SAD é cerca de 380M, o do clube não é certamente de + 100milhões.
O ultimo R&C do clube apresenta cerca de 100ME de passivo contra 15ME de activo...
Ainda não tive acesso ao último balanço. Quais são as  componentes principais do passivo?

VodkaBoy

Citação de: .:VMPT:. em 20 de Outubro de 2011, 13:53

Nâo chega a esses valores. Se o passivo total da SAD é cerca de 380M, o do clube não é certamente de + 100milhões.
O ultimo R&C do clube apresenta cerca de 100ME de passivo contra 15ME de activo...

Diz-me a experiência, que falta sempre qq coisa....
Eu cinjo-me aos documentos oficiais apresentados. Quero acreditar que quem elabora os mesmos, tem um minimo de honestidade para nao os falsificar.

VodkaBoy

EDIT: re-post...

VodkaBoy

Citação de: MALU15 em 20 de Outubro de 2011, 14:22

Ainda não tive acesso ao último balanço. Quais são as  componentes principais do passivo?

retirado da pagina anterior...

Citação de: VodkaBoy em 11 de Outubro de 2011, 11:13
Apos analisar o R&C do clube de 2010/2011, vejo os seguintes numeros, que me causam alguma preocupacao...

A 30/06/2011 (valores em Milhoes de Euros):

RubricaTotal (ME)Nao Corrente (ME)Corrente (ME)
Activo15,5664,01911,547
Passivo99,31260,36438,948
Capitais Proprios-83,747

Posto isto, e segundo informacao presente nos documentos R&C e Analise Economica, onde e referido que o Benfica Clube deixou de ter dividas bancarias (aspecto positivo em minha opiniao), deixo as seguintes questoes/consideracoes:

1. Com um passivo de +- 100M e um activo de +- 15M, como vamos pagar o que devemos? Venda de parte da participacao na SAD? Com as accoes da SAD a desvalorizar a um ritmo alucinante, sera viavel usa-las como activo vendavel num futuro proximo?

2. E correcto afirmar que as contas de Clube e SAD sao independentes? A minha percepcao e que nao, visto que a mim parece-me que parte dos prejuizos da SAD sao absorvidos pelo Clube (sendo este o maior acionista da mesma). Ainda assim a juncao Clube+SAD nao deixa de ser um visao que me deixa pessimista. Sendo uma parte significativa do Activo, patrimonio nao vendavel (Estadio, CFC) parece-me claramente que teremos forcosamente de apertar o cinto, sob pena das contas fugirem para valores impossiveis de serem controlados (o caminho esta, na minha opiniao, aberto a isso)

3. Neste exercicio o Passivo desceu mais que o Activo (5M contra 2M), sendo que ambos desceram. Sera que poderemos inverter a tendencia de queda do Activo nos proximos anos?

MALU15

Mas quais são as parcelas que compôem o corrente e não corrente?
Podes detalhar, ou elas não são apresentadas?

Qual é o valor de Provisões, Dívidas a terceiros e Acréscimos e diferimentos?
Penso que esta última parcela, que é meramente ténica, e que se refere a proveitos diferidos representará cerca de 50%. E isto não é própriamente um passivo exigível, pois refere-se a valores cujo cash já entrou, mas cujos proveitos irão ser reconhecidos em anos futuros.

VodkaBoy

Citação de: MALU15 em 20 de Outubro de 2011, 14:39
Mas quais são as parcelas que compôem o corrente e não corrente?
Podes detalhar, ou elas não são apresentadas?
Podes ver em baixo o discriminado

Activo Corrente

RubricaValor (euros)
Inventários283.566
Clientes4.125.510
Adiantamentos a fornecedores11.125
Estado e outros entes públicos269.064
Outras contas a receber4.853.930
Diferimentos1.289.155
Caixa e depósitos bancários714.209

Activo Nao Corrente

RubricaValor (euros)
Activos fixos tangíveis2.364.471
Activos intangíveis56.008
Participações financeiras - método de equivalência patrimonial1.598.803

Passivo Corrente

RubricaValor (euros)
Fornecedores10.544.761
Adiantamentos de clientes845.009
Estado e outros entes públicos3.340.868
Accionistas / sócios70.113
Outras contas a pagar20.398.924
Diferimentos3.748.806

Passivo Nao Corrente

RubricaValor (euros)
Provisões33.476.993
Responsabilidades por benefícios pós-emprego2.970.253
Passivos por impostos diferidos10.806.790
Diferimentos13.109.933

MALU15

Vodkaboy,

A explicação está no tratamento que foi feito este ano pela 1ª vez e que foi a aplicação do método de equivalência patrimonial às participações financeiras, que originou uma redução do valor do activo nas participações financeiras (que em 2010 eram de 44M e agora são cerca de 2M) que oriiginou por sua vez a criação duma provisão no passivo de igual montante ( em 2010 as provisões eram de 6M e agora são de 33M).

Mas em termos de passivo propriamente exigível ele será hoje da ordem dos 44M, já considerando a parcela dos impostos diferidos.

A principal componente do ajustamento das participações financeiras, deve ser a referente à actualização do valor da SAD.

VodkaBoy

MALU15,

Antes demais, deixa-me dizer que eu percebo pouco de financas e das teorias e regras que regem o movimento financeiro.
No entanto, considero-me uma pessoa inteligente e com uma certa queda para a matematica. Ao olhar para estes numeros, e fazendo contas de merceeiro, nao posso deixar de ficar muito preocupado.

Porque ano apos ano (tanto no caso do Clube como da SAD) vejo mais prejuizos acumulados e uma degradacao do estado de saude das nossas contas. E nao vejo resultados desportivos suficientes para apoiar a politica seguida.

Grande

Citação de: VodkaBoy em 20 de Outubro de 2011, 15:39
MALU15,

Antes demais, deixa-me dizer que eu percebo pouco de financas e das teorias e regras que regem o movimento financeiro.
No entanto, considero-me uma pessoa inteligente e com uma certa queda para a matematica. Ao olhar para estes numeros, e fazendo contas de merceeiro, nao posso deixar de ficar muito preocupado.

Porque ano apos ano (tanto no caso do Clube como da SAD) vejo mais prejuizos acumulados e uma degradacao do estado de saude das nossas contas. E nao vejo resultados desportivos suficientes para apoiar a politica seguida.

É normal este ano as contas correrem mal. E o mesmo se deve passar nos 3 grandes.

MALU15

MALU15,

Ó meu caro, antes de mais obrigado por teres enviado o detalhe dos nºs que eu ainda não tinha visto. A minha resposta não pretendeu tirar-te as precocupações, mas apenas clarificar as questões dos números e neste caso no valor do total do passivo exigivel do Grupo (Clube e SAD) que hoje andará na ordem dos 420M, e para isso espero que o meu post possa ter contribuído para te esclarecer um pouco sobre a leitura dos números. Como sabes os números ( e tu até tens feito um esforço notável de compilação que eu muito aprecio), permitem sempre várias leituras, umas mais optimistas e outras mais pessimistas conforme a profundidade de análise que efectuamos e os elementos que temos à disposição.

VodkaBoy

Citação de: MALU15 em 20 de Outubro de 2011, 16:00
MALU15,

Ó meu caro, antes de mais obrigado por teres enviado o detalhe dos nºs que eu ainda não tinha visto. A minha resposta não pretendeu tirar-te as precocupações, mas apenas clarificar as questões dos números e neste caso no valor do total do passivo exigivel do Grupo (Clube e SAD) que hoje andará na ordem dos 420M, e para isso espero que o meu post possa ter contribuído para te esclarecer um pouco sobre a leitura dos números. Como sabes os números ( e tu até tens feito um esforço notável de compilação que eu muito aprecio), permitem sempre várias leituras, umas mais optimistas e outras mais pessimistas conforme a profundidade de análise que efectuamos e os elementos que temos à disposição.
Nao tens de agradecer, tinha algum tempo e vontade de o fazer.

Explica-me so mais uma coisa entao :)

O passivo nao exigivel e o que exactamente? E que parece que nao tem de ser liquidado...

Grande

Citação de: VodkaBoy em 20 de Outubro de 2011, 16:14
MALU15,

O passivo nao exigivel e o que exactamente? E que parece que nao tem de ser liquidado...

O Passivo não exigível é basicamente dividas a sócios.

MALU15

Citação de: VodkaBoy em 20 de Outubro de 2011, 16:14
MALU15,

Como sabes, o Balanço tem em vista apresentar uma fotografia da situação patrimonial duma dada "empresa" ou "Grupo" num dado momento, normalmente os fins do trimestre, semestre ou ano contabilístico. Não é portanto dinâmico, mas sim estático, e são elaborados de acordos com certos critérios e principios contabilisticos aceites e praticados na actividade exercida pela empresa em questão.

Se o 1º membro do Balanço deve evidenciar o conjunto de activos detidos pela empresa, ordenados pelo seu grau de liquidez, e do qual resulta que nem sempre todos os seus componentes são realizáveis ( há dívidas que não se recebem, activos dificilmente vendáveis, ...).

De igual modo o 2º membro do balanço ( com duas partes Capital Próprio e Passivo), reflecte a situação líquida (Capital, reservas e resultados acumulados) e o passivo mais ou menos exigível (bancário ou outro) e um conjunto de rubricas meramente técnicas, e que se destinam a evidenciar um conjunto de responsabilidades ( certas ou incertas) e outras rubricas ( caso dos Proveitos diferidos, que nunca é um valor exigivel, pois o valor já foi recebido).
Ainda no conjunto das responsabilidades estão no caso do Benfica, o valor das provisões ( quase totalmente não traduzíveis em valores exigiveis, pois elas foram o resultado da actualização do valor das participações financeiras que originou uma redução do activo), o valor dos benefícios de reforma dos empregados e impostos diferidos, cujo grau de exigibilidade pode ser de muito  longo ou médio prazo, ou até nem vir a ocorrer.

Daí que seja sempre muito importante proceder a uma análise mais detalhada ( se possível lendo bem as notas explicativas se existirem) das rubricas componentes do activo e do passivo, pois elas muitas vezes podem não traduzir bem a realidade ( por maior ou menor majoração). E atenção, não estou a falar dos tão falados "buracos" por ocultação de operações relevantes, que acredito mesmo que não existirão nos dias de hoje no nosso clube ( mas que já existiram no passado) e que pudessem deturpar de forma grosseira a realidade das contas apresentadas.

Espero ter esclarecido.

MALU15

Grande,
Não estou a ver que haja no passivo valores de dividas a sócios, quanto muito alguns valores pequenos nos adiantamentos de clientes.

sem gelo

Citação de: MALU15 em 20 de Outubro de 2011, 17:08
Grande,
Não estou a ver que haja no passivo valores de dividas a sócios, quanto muito alguns valores pequenos nos adiantamentos de clientes.

Passivo não exigível está fundamentalmente ligado a receitas antecipadas.