As Finanças do Benfica

MALU15

Citação de: redsun111 em 24 de Outubro de 2011, 15:49
O relatório da SAD de 2009/10 foi apreciado numa AG, em 29 de Novembro.

Take it easy...
Não confundas aprovação ( AG convocada até 30 dias após divulgação) com apresentação ao mercado.

redsun111

Citação de: MALU15 em 24 de Outubro de 2011, 15:53

Take it easy...
Não confundas aprovação ( AG convocada até 30 dias após divulgação) com apresentação ao mercado.

Ok. E então? Calma...

ccm

Citação de: Americano69 em 24 de Outubro de 2011, 15:19
Citação de: ccm em 24 de Outubro de 2011, 15:13
Citação de: Redady em 24 de Outubro de 2011, 15:02
Sempre bom vir aqui e aprender com quem sabe disto.

Qualquer dia o Americano apresenta-te a factura das aulas :)
Tens falado com o Algarvio?

Com o Redady é troca, também aprendo muito com ele  :)

Precisas de aulas para engatar gajas...  tsss...

MALU15

Citação de: redsun111 em 24 de Outubro de 2011, 15:58
Citação de: MALU15 em 24 de Outubro de 2011, 15:53

Take it easy...

Ok. E então? Calma...
Ante disso ainda vamos ter um rol de grandes vitórias...

VodkaBoy

Muito obrigado ao AMericano69 e ao MALU15 pelos esclarecimentos e exemplos prestados.

Percebo, agora, que olhar para activos e passivos "como um merceeiro" e errado e os valores totais apresentados em cada R&C nao traduzem (no total) a relacao entre activo e passivo.

Em jeito de nota de rodape, deixem-me dizer-vos que agora percebo porque andamos (mundo) a caminhar para a ruina financeira. E que o que parece nunca e. E contabilidade criativa e o que nao falta.
Em minha modesta opiniao, activo e passivo deveriam ser sempre referentes a creditos + patrimonio e dividas.
Nao me cabe na cabeca alguem me pagar por um servico e por receber adiantado ter passivo... Ignorante e o que sou... :ashamed:

MALU15

Citação de: VodkaBoy em 24 de Outubro de 2011, 16:06
Muito obrigado ao AMericano69 e ao MALU15 pelos esclarecimentos e exemplos prestados.

Percebo, agora, que olhar para activos e passivos "como um merceeiro" e errado e os valores totais apresentados em cada R&C nao traduzem (no total) a relacao entre activo e passivo.

Em jeito de nota de rodape, deixem-me dizer-vos que agora percebo porque andamos (mundo) a caminhar para a ruina financeira. E que o que parece nunca e. E contabilidade criativa e o que nao falta.
Em minha modesta opiniao, activo e passivo deveriam ser sempre referentes a creditos + patrimonio e dividas.
Nao me cabe na cabeca alguem me pagar por um servico e por receber adiantado ter passivo... Ignorante e o que sou... :ashamed:
Isto é na pureza da metafísica dos conceitos. No exemplo dado é mais uma forma de evidenciar valores que já foram recebidos e que vão entrar em resultados em períodos futuros, pois se admitirmos que não vai haver descontinuidade de operações e o contrato foi celebrado de boa fé, o Benfica não vai mesmo dever (nem pagar) nada a ninguem. O mesmo pode acontecer com os adiantamentos recebidos de clientes ( que são passivo), que poderão ter de ser devolvidos, caso a prestação de serviços ou vendas não ocorram.

ccm

Se por exemplo o teu patrão te adiantar o salário de 1 ano. Vais ter que depois trabalhar 1 ano sem receber. É o mesmo que pedires ao banco um empréstimo.

Antecipas as receitas, mas depois no futuro vais ter que pagar (em serviços e deixando de receber essa receita).

Se não contabilizasses essa receita antecipada como passivo. Por exemplo. O Benfica vendia os direitos televisivos por 30 anos e recebia já 300 milhões. Se fizesse o mesmo com camisolas, naming, bilhetes, etc. receberia dinheiro para colocar o passivo a zero e perante todos era uma empresa impecável, sem passivo. Quando na realidade, como teria adiantado dinheiro, iria andar 30 anos sem receber qualquer tipo de receita nem dinheiro para pagar salários, etc.

Americano69

Muito bem ccm.

Vodka, na minha opinião a tua crítica é injusta, e o que está em causa nada tem a ver com contabilidade criativa, mas sim no ideal do que é a Contabilidade e que na minha humilde opinião faz todo o sentido. Daí existirem outras peças contabilísiticas para além do Balanço que permitem medir a performance num exercício (as DR), a movimentação dos "dinheiros" da empresa num exercícioo (a DFC), e acima de tudo o Anexo às DF que permite esclarecer cabalmente tudo o resto, assim seja do interesse de quem emite a informação financeira.
É uma área fascinante que bem trabalhada e aplicada é vital em qualquer grande empresa para uma boa gestão. Infelizmente, a partir do momento em que uma grande franja dos nossos empresários são uns brugessos de primeira que apenas vêem a Contabilidade como um instrumento para pagar menos impostos, e outra franja é uma cambada de ladrões que apenas usa a Contabilidade para distorcer a realidade das suas empresas para dar uma imagem de algo que não é, aí não há estrutura conceptual nem sistema de normalização contabilística que resista.

VodkaBoy

Citação de: ccm em 24 de Outubro de 2011, 16:21

Se por exemplo o teu patrão te adiantar o salário de 1 ano. Vais ter que depois trabalhar 1 ano sem receber. É o mesmo que pedires ao banco um empréstimo.

Antecipas as receitas, mas depois no futuro vais ter que pagar (em serviços e deixando de receber essa receita).

Se não contabilizasses essa receita antecipada como passivo. Por exemplo. O Benfica vendia os direitos televisivos por 30 anos e recebia já 300 milhões. Se fizesse o mesmo com camisolas, naming, bilhetes, etc. receberia dinheiro para colocar o passivo a zero e perante todos era uma empresa impecável, sem passivo. Quando na realidade, como teria adiantado dinheiro, iria andar 30 anos sem receber qualquer tipo de receita nem dinheiro para pagar salários, etc.
Se ja me pagaram TUDO a que tinha direito, nao vejo onde esta o problema se fizer uma boa gestao do dinheiro. Alias ate posso lucrar com isso pondo parte do dinheiro a render...
Como e que isto e como contrair um emprestimo bancario? Escapa-me qualquer coisa de facto.

PS: Por 30 anos de direitos televisivos seriam 1200M  :tonge:

MALU15

Ó Americano,
para completar o teu post que é quase um hino à má gestão, ainda é preciso falar daqueles que usam contabilidades paralelas ( e há por aí muitos) e os que escondem as operações até que podem ( Jardins &Cª).

VodkaBoy

Citação de: Americano69 em 24 de Outubro de 2011, 16:36
Muito bem ccm.

Vodka, na minha opinião a tua crítica é injusta, e o que está em causa nada tem a ver com contabilidade criativa, mas sim no ideal do que é a Contabilidade e que na minha humilde opinião faz todo o sentido. Daí existirem outras peças contabilísiticas para além do Balanço que permitem medir a performance num exercício (as DR), a movimentação dos "dinheiros" da empresa num exercícioo (a DFC), e acima de tudo o Anexo às DF que permite esclarecer cabalmente tudo o resto, assim seja do interesse de quem emite a informação financeira.
É uma área fascinante que bem trabalhada e aplicada é vital em qualquer grande empresa para uma boa gestão. Infelizmente, a partir do momento em que uma grande franja dos nossos empresários são uns brugessos de primeira que apenas vêem a Contabilidade como um instrumento para pagar menos impostos, e outra franja é uma cambada de ladrões que apenas usa a Contabilidade para distorcer a realidade das suas empresas para dar uma imagem de algo que não é, aí não há estrutura conceptual nem sistema de normalização contabilística que resista.
La esta
Um ignorante como eu nao pensa nisso dessa forma. Se calhar o melhor mesmo e deixar de opinar aqui.

Ja comeco ate a duvidar dos numeros que aqui expus retirados dos R&C. Se calhar nem sao os correctos para aquilatar da saude (ou falta dela) financeira do Benfica.

Americano69

Citação de: MALU15 em 24 de Outubro de 2011, 16:44
Ó Americano,
para completar o teu post que é quase um hino à má gestão, ainda é preciso falar daqueles que usam contabilidades paralelas ( e há por aí muitos) e os que escondem as operações até que podem ( Jardins &Cª).

Sim, como digo o problema não é da "ciência" mas da má formação de quem decide.
E no aspecto técnico, como já tive oportunidade de dizer, a qualidade da informação apresentada pelo Benfica é excelente. Atenção que isso não significa que eu não ache que deviam divuglar mais informação, mas isso já tem a ver com opções de transparência e não do trabalho técnico da área financeira.

Americano69

Citação de: VodkaBoy em 24 de Outubro de 2011, 16:47
Citação de: Americano69 em 24 de Outubro de 2011, 16:36
Muito bem ccm.

La esta
Um ignorante como eu nao pensa nisso dessa forma. Se calhar o melhor mesmo e deixar de opinar aqui.

Ja comeco ate a duvidar dos numeros que aqui expus retirados dos R&C. Se calhar nem sao os correctos para aquilatar da saude (ou falta dela) financeira do Benfica.

Não deves deixar de opinar porque não é um espaço reservado a "técnicos", todos os contributos são válidos.
Quanto aos números que colocaste foram da maior utilidade, e servem para aquilatar muita coisa, não sendo obviamente os únicos a analisar.

ccm

Citação de: VodkaBoy em 24 de Outubro de 2011, 16:42
Citação de: ccm em 24 de Outubro de 2011, 16:21

Se ja me pagaram TUDO a que tinha direito, nao vejo onde esta o problema se fizer uma boa gestao do dinheiro. Alias ate posso lucrar com isso pondo parte do dinheiro a render...
Como e que isto e como contrair um emprestimo bancario? Escapa-me qualquer coisa de facto.

PS: Por 30 anos de direitos televisivos seriam 1200M  :tonge:

E não há problema nenhum em se receber adiantado, por isso mesmo é que o fazem e como dizes e bem, se for bem aplicado, pode ser benéfico.
Do mesmo modo que se for mal aplicado, perde-se uma receita futura.

O mal de se adiantar receita é que normalmente este dinheiro "futuro" serve para pagar prejuízos do "presente". Tapa-se o sol com a peneira e se nada se fizer, no futuro, continuarás com os prejuízos mas sem esta receita. Agravando o problema.

Se não contasse como passsivo (divida, não em dinheiro mas em serviços) estarias a aldrabar as contas, como te disse, uma empresa falida poderia antecipar todas as receitas e aprensentar uma saúde financeira invejável.

No papel estaria uma excelente empresa com activos muito superiores aos passivos, poderia ir a bancos pedir milhões de emprestimos, etc.
Mas na realidade continua uma empresa falida, porque fica sem receitas futuras e com as despesas inerentes.

Um pouco como a Grécia. esconderam lucros e prejuízos e agora estão sem dinheiro para pagar aos funcionários.

MALU15

Citação de: Americano69 em 24 de Outubro de 2011, 16:50
Citação de: MALU15 em 24 de Outubro de 2011, 16:44
Ó Americano,

Sim, como digo o problema não é da "ciência" mas da má formação de quem decide.
E no aspecto técnico, como já tive oportunidade de dizer, a qualidade da informação apresentada pelo Benfica é excelente. Atenção que isso não significa que eu não ache que deviam divuglar mais informação, mas isso já tem a ver com opções de transparência e não do trabalho técnico da área financeira.
Eu não lhe chamaria transparência, mas sim não pormenorizar certos detalhes que muitas vezes só servem para alimentar outros interesses. Como sabes há regras de obrigatoriedade de notas para certas rubricas e há sempe a regra do materialmente relevante. No fundo quem está habilitado a analisar a informação, conseguirá sempre extrair conclusões.