Supertaça Europeia 2011: BENFICA vence por falta de comparência do Liceo

Eddie_

O Benfica fez o que tinha de fazer, mas sábado foi um dia negro para hóquei em patins. Mais um...

Agora é preciso a equipa esquecer isto que amanhã há um jogo muito importante!

Força Benfica!!!  :flagglorioso:

crslb

Parabéns à equipa, é mais um trofeu para a nossa vitrine !

O Liceo que vá p crl !

Zé Amaral

Ainda bem que nada temos a ver com esta história triste. Fizemos o nosso papel, o resto ultrapassa-nos.

Messi87

Castigo exemplar pode afastar Liceo dos rinques por dois anos

O Liceo da Corunha poderá ser castigado pela Confederação Europeia de Patinagem (CERS) por ter faltado à Supertaça Europeia, sendo o cenário mais provável o da suspensão das competições europeias por um período mínimo de dois anos.

O clube espanhol, que alegou ser anti-regulamentar a realização da prova em jogo único em Viana do Castelo, não só recusou defrontar o Benfica, como recorreu da decisão do Comité Europeu de Hóquei em Patins (CERH) junto da CERS. Mas, soube-se agora, que, provavelmente por desconhecer os trâmites regulamentares, o clube galego cometeu um erro ao enviar o recurso para o comité executivo da CERS, em vez de o ter feito para o comité disciplinar, o que significa que, não sendo o comité executivo competente para julgar o recurso, este deverá ser considerado nulo. Mas não cumprindo ainda o disposto na alínea um do artigo 69 do regulamento de disciplina da CERS, que implica que um recurso seja acompanhado de uma taxa de 500 euros, o Liceo não soube formalizar o seu apelo. Há ainda a particularidade de, no documento enviado à CERS, o objecto do recurso se centrar na data (5 de Novembro) e não no jogo único em Viana, como publicamente expôs.

Agora, a falta de comparência, que também não foi justificada nas 48 horas posteriores ao jogo (artigo 41, alínea 2), e face ao recurso nulo, pode ser considerada grave, como prevê o artigo 22, que configura "desobediência às disposições legais".

Entretanto, o Liceo não terá como anular a conquista da Supertaça Europeia pelo Benfica, uma vez que também não fez accionar o disposto na alínea 4 do artigo 25, em que "o resultado do jogo é tacitamente considerado homologado decorridas 48 horas, salvo se registe uma reclamação".

O JOGO sabe que na CERS haverá uma proposta para considerar as acções do Liceo muito graves, o que, de acordo com o artigo 23, obrigará o clube a uma multa que pode ir aos 30 mil euros e uma suspensão dos dois aos cinco anos.

Se os campeões europeus tivessem formalizado o recurso de acordo com o disposto nas leis da CERS, e tivessem comparecido ao jogo, ainda que sob protesto, tudo seria diferente. Contudo, com um pesado castigo a pairar sobre o Liceo, a deliberação final não deverá ser conhecida antes do dia 10 de Dezembro, data da reunião anual do comité central da CERS, agendada para o Porto.

http://www.ojogo.pt/27-314/artigo956012.asp

Messi87

Indemnização atinge os 3000 euros

O regulamento disciplinar da CERS, tanto no seu artigo 21, como no 43, prevê uma indemnização, que o Liceo da Corunha poderá ser condenado a pagar à Federação de Patinagem de Portugal (FPP), que assumiu todas as despesas de organização da Supertaça Europeia, e que, segundo fontes federativas, ronda os 25/30 mil euros. Há ainda o constrangimento que envolve as transmissões televisivas previstas para esta prova e cujo impedimento, pela falta de comparência do Liceo, pode levar os galegos a ter de pagar uma multa, cujo valor vai dos mil aos três mil euros. A FPP já fez saber que vai cobrar a factura.

http://www.ojogo.pt/27-314/artigo956013.asp

faneca_slb4ever

Citação de: Messi87 em 10 de Novembro de 2011, 08:33
Entretanto, o Liceo não terá como anular a conquista da Supertaça Europeia pelo Benfica, uma vez que também não fez accionar o disposto na alínea 4 do artigo 25, em que "o resultado do jogo é tacitamente considerado homologado decorridas 48 horas, salvo se registe uma reclamação".

http://www.ojogo.pt/27-314/artigo956012.asp
Ou seja, é oficial que o Benfica fica com a Supertaça Europeia/Taça Continental.

Red Eyes

Não me parece que esta novela já tenha acabado... A Espanha tem muita força nos órgãos que dirigem a patinagem europeia...

pcssousa

A taça é do Benfica, foi ganha dentro do rinque, onde o Benfica compareceu e onde o adversário não esteve e portanto não vai ser de forma alguma devolvida.
Depois da falta de comparência e dos erros processuais, os espanhois atré podiam ter a foraça de uma baleia azul que nada haveria a fazer.
O episódio encontra-se encerrado.

Dandy

Fica a faltar uma Taça dos Campeões Europeus, no nosso histórico.

pcssousa

Citação de: Dandy em 10 de Novembro de 2011, 15:53
Sonho com isso há anos... foram tantas as vezes me maledisse aquela final contra o Igualada, a duas mãos, em que o Folguera defendia tudo... que azar.
Lembram-se? foi no ano em que espetámos 8 ao Barça na Luz. Nunca na minha vida vi uma exibição assim de um guarda-redes fosse em que modalidade fosse, pese embora as diferenças entre elas.

GGG

Citação de: pcssousa em 10 de Novembro de 2011, 16:24
Citação de: Dandy em 10 de Novembro de 2011, 15:53
Sonho com isso há anos... foram tantas as vezes me maledisse aquela final contra o Igualada, a duas mãos, em que o Folguera defendia tudo... que azar.
Lembram-se? foi no ano em que espetámos 8 ao Barça na Luz. Nunca na minha vida vi uma exibição assim de um guarda-redes fosse em que modalidade fosse, pese embora as diferenças entre elas.

Lembro-me perfeitamente!! As saudades que eu tenho do antigo pavilhão por baixo do terceiro anel!! Quando estava cheio, o ambiente era infernal!! Lembro-me que era muito difícil eliminarmos o favorito que era o Barcelona, que trazia um resultado muito bom da 1ª mão. Na 2ª fizemos uma exibição memorável!! E eu pensei que eliminando o mais favorito, que o Igualada seria apenas uma questão de numeros!! Infelizmente enganei-me....

BlankFile

Os Espanhóis enrolaram-se todos e nem sabem o que fazem. A Taça é oficialmente do Benfica e ninguém nos tira de certeza absoluta. Fomos exemplares e cumprimos a nossa obrigação. O adversário nem por isso. Logo a vitória pertence ao Benfica com toda a justiça.

|OnE|

Citação de: pcssousa em 10 de Novembro de 2011, 15:39
A taça é do Benfica, foi ganha dentro do rinque, onde o Benfica compareceu e onde o adversário não esteve e portanto não vai ser de forma alguma devolvida.
Depois da falta de comparência e dos erros processuais, os espanhois atré podiam ter a foraça de uma baleia azul que nada haveria a fazer.
O episódio encontra-se encerrado.
Aproveito aqui para responder-te aqui o outro post(que não tinha visto).
Quando disse que ainda não estava ganho foi depois do próprio presidente do CERH que disse que falou no recurso do Liceo. Agora com aquela noticia d'O Jogo, a ser verdade e não estou a duvidar da veracidade da mesma, sim está ganha. :D

(O faneca reagiu da mesma maneira.)

E por goleada :metal: