As Finanças do Benfica

nightcrowler

Citação de: MiTica em 14 de Novembro de 2011, 16:46
nightcrowler a melhor maneira de teres a real dimensao dum passivo é mesmo comparando com rivais directos no  mesmo mercado e sujeitos as mesmas condicoes

se á sitio onde falar de adversarios faz sentido é mesmo aqui
por acaso acho exactamente o contrário.
em termos desportivos sim, acho que é possível olhar para os rivais e situar-nos em termos de capacidade, seja de lutar por títulos, seja de fazer figura nas competições europeias.

em termos financeiros, só devemos olhar para o nosso umbigo. apenas podemos ter como empréstimos o que formos capazes de pagar. ponto. endividar a contar com a venda de jogadores ou de receitas faraónicas da champions que até podem não acontecer, é estupidez.
se o porto faz isso (e acredito que sim, especialmente o fazer contas a contar com as vendas), é problema deles, não nosso. em termos financeiros não existe concorrência entre os clubes, não há títulos em disputa, há os que pagam e os que não pagam.

e o pagar-se ou não, não tem nada a ver com o porto.

em relação ao passivo, o valor do passivo acho que é superior a uns 300 milhões de euros. o volume de receitas não chega aos 100.

se isto não é pavoroso, não sei o que é. quando chega aqui uma empresa com estes números, o melhor é pensar numa insolvencia. a verdade é esta.
óbvio que esta situação é bastante mais complexa, mas quando alguém diz "ah e tal, mas tem muito activo", eu pergunto... quanto vale o activo na realidade?
por exemplo, o estádio só vale enquanto for utilizado. não é algo liquído. a marca vale o que vale, a marca já se mostra nas vendas de cativos, de bilheteira, etc, ninguém paga nada pela marca per si. os jogadores são activos bastante voláteis, hoje o mantorras vale uma fortuna, amanhã nem correr pode. mas as dívidas não, são constantes, perduram, imutáveis.

portanto, espero que finalmente o DSO abra os olhos para a realidade, e saúdo as declarações do LFV, apesar de virem tardiamente.

Americano69

Citação de: nightcrowler em 14 de Novembro de 2011, 16:47
só um pequeno aparte.

tenha a oportunidade de analisar imensas empresas, e o que noto é que, aquelas que melhor sobrevivem nestes tempos, são exactamente aquelas que foram dirigidas com mais "mão de ferro" nos últimos anos.

aquelas que não iam em alavancamentos, aquelas que deixavam de lado um parte substancial dos rendimentos, aquelas que nunca foram de se expor à banca, mesmo contra o que diz(ia) a ortodoxia da gestão.

o que acho é que o Benfica está sobre-alavancado, e não vejo como possa resolver no curto prazo este problema, uma vez que as receitas terão uma tendência para descer (pelo menos as operacionais - merchandisnig e bilheteiras vão sofrer com a crise actual); tv é constante nos próximos 3 anos; vendas de jogadores, estou curioso para ver como evoluiu o mercado europeu nos próximos anos, seguramente que os italianos e espanhóis vão baixar os investimentos, excepto aqueles que tenham mecenas por trás.

portanto, de modo a tornar o Benfica viável e mais liberto, será necessário nos próximos anos, o baixar da pauta salarial, os investimentos terão que ser forçosamente menores, o número de jogadores com contrato terá que diminuir, as receitas das vendas terão que ser parcialmente investidas no serviço de divida em vez de novas contratações.

parece que a administração já abriu os olhos para a realidade.

Também por aqui andavam meia dúzia de parvalhões a defender essa ideia, mas quem era essa gente comparada com gurus da gestão desportiva como LFV e DSO? Ninguém, obviamente, viu-se que era um disparate pensar assim.

JoaoPedroLopes

Citação de: Redady em 14 de Novembro de 2011, 16:13
Vocês esperem pela AG da SAD para verem se isto não está tudo perfeito aos olhos dos "DSO's e Vieiras".
Gostava era de saber as datas dos vencimentos dos empréstimos obrigacionistas e da emissão de papel comercial, que não me recordo. Os juros que vamos pagar a partir de Janeiro é que vão ser uma brutalidade.

O Empréstimo Obrigacionista venceu à pouco. Fizemos outro entretanto?
O Papel Comercial ainda não foi emitido.

JoaoPedroLopes

Citação de: nightcrowler em 14 de Novembro de 2011, 16:58

em relação ao passivo, o valor do passivo acho que é superior a uns 300 milhões de euros. o volume de receitas não chega aos 100.

se isto não é pavoroso, não sei o que é.

Quando se coloca da forma como o fizeste é. Felizmente passivo não significa só "pagar". Assim como, claro está, Activo não significa só receber.

Em relação a receitas, e já o disse muitas vezes, o próximo ano será muito importante (Direitos televisivos, Contracto com Adidas a terminar, Contracto da Publicidade das  Bancadas, Naming do Estádio (?)...

A ver vamos o que aí vem.

trainmaniac

Bom artigo do Público, embora diga apenas o óbvio que muita gente já vem dizendo aqui no fórum há alguns anos.
Mas pode ser que pouco a pouco a malta acorde para a real situação dos clubes (e do nosso em particular).

Meio_metro

os Clubes em Portugal estão todos enterrados em dividas, quando uma dos grandes tombar vem tudo a trás... é só esperar para sabermos quem é o primeiro.

BlankFile

Investir menos e bem e apostar mais nos emprestados e jovens formados no clube. Esta terá que ser forçosamente a nossa política daqui para a frente.

nightcrowler

Citação de: JoaoPedroLopes em 14 de Novembro de 2011, 17:42
Citação de: nightcrowler em 14 de Novembro de 2011, 16:58

se isto não é pavoroso, não sei o que é.

Quando se coloca da forma como o fizeste é. Felizmente passivo não significa só "pagar". Assim como, claro está, Activo não significa só receber.

Em relação a receitas, e já o disse muitas vezes, o próximo ano será muito importante (Direitos televisivos, Contracto com Adidas a terminar, Contracto da Publicidade das  Bancadas, Naming do Estádio (?)...

A ver vamos o que aí vem.

meu caro, na sequência dessa frase, refiro que as coisas não são assim tão lineares, mas que é (ou pelo menos deve ser preocupante), parece-me óbvio.
e acho sinceramente que o próximo ano será muito muito importante, mas essencialmente pelo ajuste que terá que ser feito para baixo.
as receitas de tv são uma constante; acho que o valor dos patrocínios terão tendência a baixar; as receitas de bilheteira dependem sempre da evolução dos resultados, mas os cativos acho que vão baixar também pela crise.

o que pode alterar o volume de negócio para cima é mesmo a rúbrica de vendas de jogadores e receitas da champions, que são incógnitas. puras incógnitas.

acho isto preocupante, sinceramente.

nightcrowler

Citação de: Americano69 em 14 de Novembro de 2011, 17:05
Citação de: nightcrowler em 14 de Novembro de 2011, 16:47
só um pequeno aparte.

tenha a oportunidade de analisar imensas empresas, e o que noto é que, aquelas que melhor sobrevivem nestes tempos, são exactamente aquelas que foram dirigidas com mais "mão de ferro" nos últimos anos.

aquelas que não iam em alavancamentos, aquelas que deixavam de lado um parte substancial dos rendimentos, aquelas que nunca foram de se expor à banca, mesmo contra o que diz(ia) a ortodoxia da gestão.

o que acho é que o Benfica está sobre-alavancado, e não vejo como possa resolver no curto prazo este problema, uma vez que as receitas terão uma tendência para descer (pelo menos as operacionais - merchandisnig e bilheteiras vão sofrer com a crise actual); tv é constante nos próximos 3 anos; vendas de jogadores, estou curioso para ver como evoluiu o mercado europeu nos próximos anos, seguramente que os italianos e espanhóis vão baixar os investimentos, excepto aqueles que tenham mecenas por trás.

portanto, de modo a tornar o Benfica viável e mais liberto, será necessário nos próximos anos, o baixar da pauta salarial, os investimentos terão que ser forçosamente menores, o número de jogadores com contrato terá que diminuir, as receitas das vendas terão que ser parcialmente investidas no serviço de divida em vez de novas contratações.

parece que a administração já abriu os olhos para a realidade.

Também por aqui andavam meia dúzia de parvalhões a defender essa ideia, mas quem era essa gente comparada com gurus da gestão desportiva como LFV e DSO? Ninguém, obviamente, viu-se que era um disparate pensar assim.

pois.
acho que o que faltou foi mesmo bom senso

odistraido

O numero de jogadores que tem contrato com o Benfica é absurdo.

MALU15

Para tentar responder à questão da não comparabilidade das contas consolidadas da BenficaSad e PortoSad, aflorada ontem por aqui, estive a dar uma leitura sobre as contas do nosso rival e concluí o seguinte:

1. Efectivamente não há comparação possível entre os 2 universos consolidadados, em virtude do posicionamento diferenciado da propriedade dos Estádios e centros de treinos, e do tratamento diferente ( ou até omisso) dos seus custos nas contas, seja pela via das amortizações ou custos Fse`s/financeiros.

No caso do Benfica estes activos ( e respectivos passivos e custos) hoje integram o universo da BSAD. Já no caso do Porto eles estão integrados na EUROANTAS, empresa detida pelo clube, sem contas conhecidas, mas que ficam totalmente fora do universo consolidado da PortoSad. Como não se conhecem contas consolidadas do PortoClube, toda esta realidade fica omissa quando se comparam os dois universos consolidados.

2. Acresce ainda que por força do tratamento acordado no Grupo Porto, conforme R&C  (nota 28) os custos do contrato de locação operacional ( 30 anos) do Estádio ficam nas contas da Euroantas, ainda que com uma compensação das receitas provenientes dos camarotes de empresas, o que origina menores custos de exploração na PortoSad.

Já agora tambem anotei que as contas da PortSad referentes a JUN2011, para alem do proveito extraordinário de 15 M referente à saída do Vilas Boas, situação já conhecida, tambem estão influenciadas pela antecipação do prémio de 7,2 M de participação na CL desta época, ao contrário das da BSAD cujo prémio só irá entrar nas contas de 2011/12. Só assim se consegue um lucro de 1,6M e não um prejuízo.

Theroux

Aquele clube é só sinais contraditórios. Vamos ver quando a maré baixar quem é apanhado com os calções na mão...

TJSF

Citação de: MALU15 em 15 de Novembro de 2011, 15:33
Para tentar responder à questão da não comparabilidade das contas consolidadas da BenficaSad e PortoSad, aflorada ontem por aqui, estive a dar uma leitura sobre as contas do nosso rival e concluí o seguinte:

1. Efectivamente não há comparação possível entre os 2 universos consolidadados, em virtude do posicionamento diferenciado da propriedade dos Estádios e centros de treinos, e do tratamento diferente ( ou até omisso) dos seus custos nas contas, seja pela via das amortizações ou custos Fse`s/financeiros.

No caso do Benfica estes activos ( e respectivos passivos e custos) hoje integram o universo da BSAD. Já no caso do Porto eles estão integrados na EUROANTAS, empresa detida pelo clube, sem contas conhecidas, mas que ficam totalmente fora do universo consolidado da PortoSad. Como não se conhecem contas consolidadas do PortoClube, toda esta realidade fica omissa quando se comparam os dois universos consolidados.

2. Acresce ainda que por força do tratamento acordado no Grupo Porto, conforme R&C  (nota 28) os custos do contrato de locação operacional ( 30 anos) do Estádio ficam nas contas da Euroantas, ainda que com uma compensação das receitas provenientes dos camarotes de empresas, o que origina menores custos de exploração na PortoSad.

Já agora tambem anotei que as contas da PortSad referentes a JUN2011, para alem do proveito extraordinário de 15 M referente à saída do Vilas Boas, situação já conhecida, tambem estão influenciadas pela antecipação do prémio de 7,2 M de participação na CL desta época, ao contrário das da BSAD cujo prémio só irá entrar nas contas de 2011/12. Só assim se consegue um lucro de 1,6M e não um prejuízo.

Bom trabalho.
E quanto amortizações com jogadores e custos financeiros, reparaste nalguma coisa?

Americano69

Malu, concordo com o teu texto, aliás daí sempre ter achado uma estupidez compararem-se as contas, especialmente depois da integração do Estádio da Luz na BSAD.
Quanto à questão da Champions não deixa de ser curiosa a diferença de tratamento constabilística, mas em abono da verdade o Porto sempre registou daquela forma mas não sei sefizeram bem. O Benfica por não ter a qualificação certa nunca o podia fazer, e sinceramente não me lembro como fez quando tinha.
Na tua opinião é mais correcto considerar o proveito no momento em que garantem a qualificação para a Champions da época seguinte ou apenas na época em que efectivamente participam?

Bola7

Citação de: Americano69 em 15 de Novembro de 2011, 15:54
Malu, concordo com o teu texto, aliás daí sempre ter achado uma estupidez compararem-se as contas, especialmente depois da integração do Estádio da Luz na BSAD.
Quanto à questão da Champions não deixa de ser curiosa a diferença de tratamento constabilística, mas em abono da verdade o Porto sempre registou daquela forma mas não sei sefizeram bem. O Benfica por não ter a qualificação certa nunca o podia fazer, e sinceramente não me lembro como fez quando tinha.
Na tua opinião é mais correcto considerar o proveito no momento em que garantem a qualificação para a Champions da época seguinte ou apenas na época em que efectivamente participam?
pensei que só se contabilizasse o dinheiro apenas qd entra no nosso bolso...esperar por sapatos de defuntos.. :confused: