CL: 1/4 Chelsea (c 27/3, f 4/4) 1/2 Milan/Barcelona (c 18/4, f 24/4)

banbino

Citação de: André Sousa em 08 de Março de 2012, 04:01
Citação de: banbino em 08 de Março de 2012, 03:54
se estava numa fase embrionária é porque ainda nao tinha aparecido..... lógico...

resumindo....

a fornada que traz todos os anos o típico jogador 6 barcelonista, n assenta no tiki taka.... centro de gravidade baixo, móvel, polivalente, basculante, inteligente, bom tecnicamente....

Não. Se estava numa fase embrionária é porque já estava a ser aplicado. Só estava numa fase de desenvolvimento. Ora, isto não é o caso. Não havia ali indício nenhum de que viria a existir este Barcelona.

Não sei o que é um jogador basculante, mas é capaz de ser isso. Mas já agora... Isso não faz com que o tiki taka seja praticado, o que foi o caso durante vários anos. Por isso se conclui que o tiki taka é aplicado hoje porque o Guardiola é o treinador. E é devido a isso que o Barça tem o domínio que tem nos jogos.

embrionária...é estar ainda na fase da conceçao, em laboratório/ la masia

realmente um meio campo preenchido com xavi, iniesta, messi, ronaldinho, deco e companhia que raio de futebol é que praticariam naquele meio campo....

o sacana do guardiola prestou um péssimo serviço ao seu club, já que apenas consigo a treinador é que a equipa passou a defender tendo por base a posse de bola...

jogador basculante, andré? é aquele jogador que  bascula, sem acento e sem V.

O0

banbino

paulo telles é o exemplo perfeito, só que nao saiu de la masia

André Sousa

Isso, além de estar errado, ainda menos sentido faz. O Xavi, o Iniesta, e outros que tantos, nessa altura já eram jogadores seniores. Alguns já com uns bons anos de carreira, como é o caso do Xavi. Outros, como o Deco e o Ronaldinho, que não tiveram essa formação.

Era o tão afamado tiki taka. Pena o delay, tendo em conta que só hoje é que se fala dele.

Sim, o Barça de Rijkaard tinha percentagens de posse de bola a roçar os 70%. Aliás, muitas vezes se falou em ser a melhor equipa de sempre. O domínio era tanto que com o Rijkaard mal passavam dos 80 pontos no campeonato, enquanto que com o Guardiola já chegaram a ficar a 1 dos 100.

Quer queiras quer não, as diferenças são evidentes. Nunca e em tempo algum o Barça de Rijkaard praticou um tipo de jogo semelhante ao Barça de Guardiola. Não é por ter jogadores em comum, que acabam por ser Xavi, Iniesta e Messi que isso acontecia. E nunca na vida o Barça de Rijkaard teve o domínio que o Barça de Guardiola tinha e tem na maior parte dos seus jogos.

banbino

Citação de: André Sousa em 08 de Março de 2012, 04:13
Isso, além de estar errado, ainda menos sentido faz. O Xavi, o Iniesta, e outros que tantos, nessa altura já eram jogadores seniores. Alguns já com uns bons anos de carreira, como é o caso do Xavi. Outros, como o Deco e o Ronaldinho, que não tiveram essa formação.

Era o tão afamado tiki taka. Pena o delay, tendo em conta que só hoje é que se fala dele.

Sim, o Barça de Rijkaard tinha percentagens de posse de bola a roçar os 70%. Aliás, muitas vezes se falou em ser a melhor equipa de sempre. O domínio era tanto que com o Rijkaard mal passavam dos 80 pontos no campeonato, enquanto que com o Guardiola já chegaram a ficar a 1 dos 100.

Quer queiras quer não, as diferenças são evidentes. Nunca e em tempo algum o Barça de Rijkaard praticou um tipo de jogo semelhante ao Barça de Guardiola. Não é por ter jogadores em comum, que acabam por ser Xavi, Iniesta e Messi que isso acontecia. E nunca na vida o Barça de Rijkaard teve o domínio que o Barça de Guardiola tinha e tem na maior parte dos seus jogos.

já eram séniores mas a "bagagem" estava lá.... toda a vida a matriz de jogo do barça assentou na posse/troca de bola....

quanto aos "estrangeirados" sao apenas parafusos na máquina... a "plataforma giratória"está em xavi. iniesta e messi que fazem a maior trocas de bola por jogo....

quanto a quem era melhor, nunca disse que o barça de 2006 era melhor ou pior que este, apenas me limitei a dizer que reinavam nos dois períodos....

e sim... como é óbvio tb considero este barça muito, mais apaixonante, dominante-.

where else...

banbino

e já agora....

quanto á taxonomia das diferentes matrizes de jogo é tudo muito relativo

o que hj é tiki taka, á 10 anos atrás eram movimentaçoes estratégicas

o que hj é um jogador basculante, antigamente chamava.se compensaçoes, derivaçoes posicionais

á lá LFL..lol

André Sousa

Hãn? É preciso falar do dream team de Cruyff, que também não se caracterizava pela posse de bola? Por favor...

Sim, o Ronaldinho, maior figura do Barça de Rijkaard, era apenas um parafuso naquela máquina.

Não. Disseste que o Barça, que foi eliminado pelo Liverpool do Benítez, não era muito diferente deste. E para não dizeres que estou a mentir:

Citação de: banbino em 08 de Março de 2012, 03:06
o liverpool ainda não há muitos anos eliminou o BARÇA com o segundo jogo em NOU CAMP..

e atençao que nao era um barça muito longe deste......

André Sousa

Citação de: banbino em 08 de Março de 2012, 04:23
e já agora....

o que hj é um jogador basculante, antigamente chamava.se compensaçoes, derivaçoes posicionais

á lá LFL..lol

Não existe um jogador basculante. Existe um movimento que se chama basculação, que é algo colectivo, não individual.

Por essa ordem de ideias, havia um jogador pressionante, um jogador compensatório, etc etc.

banbino

Citação de: André Sousa em 08 de Março de 2012, 04:26
Hãn? É preciso falar do dream team de Cruyff, que também não se caracterizava pela posse de bola? Por favor...

Sim, o Ronaldinho, maior figura do Barça de Rijkaard, era apenas um parafuso naquela máquina.

Não. Disseste que o Barça, que foi eliminado pelo Liverpool do Benítez, não era muito diferente deste. E para não dizeres que estou a mentir:

Citação de: banbino em 08 de Março de 2012, 03:06
o liverpool ainda não há muitos anos eliminou o BARÇA com o segundo jogo em NOU CAMP..

e atençao que nao era um barça muito longe deste......

já que te deste ao trabalho de ir buscar uma citaçao minha, tb devias ter citado a parte em que defendo que o barça nao era diferente deste....mas em termos de domínio do futebol europeu... faltou isso

realmente o dream team tratava tão mal a bola, mais parecia o MILWAL....

banbino

Citação de: André Sousa em 08 de Março de 2012, 04:27
Citação de: banbino em 08 de Março de 2012, 04:23
e já agora....

á lá LFL..lol

Não existe um jogador basculante. Existe um movimento que se chama basculação, que é algo colectivo, não individual.

Por essa ordem de ideias, havia um jogador pressionante, um jogador compensatório, etc etc.

afinal sempre sabias o que era um jogador basculante.... sabes é que o coletivo faz-se da agregaçao de contributos individuais...

André Sousa

Citação de: banbino em 08 de Março de 2012, 04:29
já que te deste ao trabalho de ir buscar uma citaçao minha, tb devias ter citado a parte em que defendo que o barça nao era diferente deste....mas em termos de domínio do futebol europeu... faltou isso

realmente o dream team tratava tão mal a bola, mais parecia o MILWAL....

Cita tu. Agora estou curioso para ver onde está isso e qual é a relação com a conversa.

O Benfica de 2009/2010 também não tratava mal a bola mas se havia coisa que não praticávamos era o tiki taka. Ora...

André Sousa

Citação de: banbino em 08 de Março de 2012, 04:32
afinal sempre sabias o que era um jogador basculante.... sabes é que o coletivo faz-se da agregaçao de contributos individuais...

Não sei. Se é algo que não existe, não sei. Sei como se forma um jogador tecnicamente e inteligente. Agora não sei como se forma um jogador basculante.

banbino

Citação de: André Sousa em 08 de Março de 2012, 04:35
Citação de: banbino em 08 de Março de 2012, 04:32

Não sei. Se é algo que não existe, não sei. Sei como se forma um jogador tecnicamente e inteligente. Agora não sei como se forma um jogador basculante.

forma-se como diz o otávio...com muito trabalho

um jogador basculante antes de o ser tem que ser inteligente. de resto, esse é o ponto de partida.

costuma-se dizer que sem omeletes nao se fazem ovos

quanto ao que referi, reafirmo

barça nao diferente deste..... PODEROSO, mandão, etc

no fundo e para terminar a nossa conversa, volto ao principio de tudo....

tb na altura toda a gente achava que eliminar o campeão da europa em título era muito dificil e o que é certo é que os "malukinhos" em dois jogos "ousaram" levá-los vencidos

daí o cenário nao ser muito diferente do de estes dias

André Sousa

Sim. Formar um jogador basculante. A seguir forma-se o jogador pressionante. E o jogador coberturas. Tipo isto.

Pensei que ias citar a resposta que falaste no post anterior, mas adiante. Em relação a isso que dizes eu posso comentar de forma simples: Mentira. Sim, mentira. O Barça de Rijkaard, e vou voltar a dizer pela enésima vez, não tem o domínio que tem o Barça de Rijkaard. E estou a falar de jogo jogado. Este Barça tem números absurdos de posse de bola. Ora, e com isto, é impossível o adversário mandar no jogo. Sem falar no aspecto defensivo.

E é por isto que o cenário é muito diferente. Resumindo as coisas: Se calharmos com o Barça, calhamos com uma das equipas mais evoluídas em todos os aspectos que o futebol já viu. Na altura, calhámos com o Barça, que era a melhor equipa do Mundo, mas que estava longe de marcar uma era no futebol como o actual tem feito.

Se tu não vês diferenças aqui, então também não vale a pena.

banbino

Citação de: André Sousa em 08 de Março de 2012, 04:46
Sim. Formar um jogador basculante. A seguir forma-se o jogador pressionante. E o jogador coberturas. Tipo isto.

Pensei que ias citar a resposta que falaste no post anterior, mas adiante. Em relação a isso que dizes eu posso comentar de forma simples: Mentira. Sim, mentira. O Barça de Rijkaard, e vou voltar a dizer pela enésima vez, não tem o domínio que tem o Barça de Rijkaard. E estou a falar de jogo jogado. Este Barça tem números absurdos de posse de bola. Ora, e com isto, é impossível o adversário mandar no jogo. Sem falar no aspecto defensivo.

E é por isto que o cenário é muito diferente. Resumindo as coisas: Se calharmos com o Barça, calhamos com uma das equipas mais evoluídas em todos os aspectos que o futebol já viu. Na altura, calhámos com o Barça, que era a melhor equipa do Mundo, mas que estava longe de marcar uma era no futebol como o actual tem feito.

Se tu não vês diferenças aqui, então também não vale a pena.

dei.me ao trabalho, está lá atrás

nao julgo modelos de jogo....

julgo estados de espírito, abordagens ao jogo.

o que eu digo é que já na altura dominavam e o que é certo é que uma grande equipa conseguiu eliminá-los

agora se inferes daí q eu alguma vez disse que o de 2006 era melhor que este, que tinha mais posse que este, isso fica ao teu critério.

no fundo é isto

http://www.youtube.com/watch?v=F_tSKlalyKc

queres fazer vingar as tuas concepçoes, teoriazaçoes sem que a malta esteja para aí virada

André Sousa

Tu disseste isso depois de, curiosamente, teres estado a discutir modelos de jogo. Ou, pelo menos, depois de teres relacionado o tiki taka com o Barça de 2006/2007, que nem sequer é o melhor ano de Rijkaard.

Não, se tu dizes que o Barça de 2006/2007 não está muito longe deste, eu devo depreender que... Bem, não sei, diria que é óbvio.