António Leitão (Atletismo)

sportbilly

Descança em paz grande campeão e estejas onde estiveres obrigado por tudo o que deste ao atletismo do Benfica e ao atletismo nacional.Até sempre :angel:

diableimage

 :cry2: :cry2: :cry2:

Obrigado por tudo, e que descanse em paz!

BlankFile


Chelas


PabloAim@r


cristao69


32 Benfica 32


Freire

Meu primeiro idolo no atletismo, por motivos óbvios. Descanse em paz.

mar_vivo

Honra a um grande atleta e enorme homem.
RIP.

Benfiquismo

RIP. dos maiores atletas de todos os tempos.

Manpaz1904


macnash

Ainda não era nascido nos anos aureos da sua carreira, mas apesar de tudo sempre conheci o nome e tive grande respeito pelo homem que foi e o que representou para o nosso atletismo, é uma pena que este tipo de tópicos sirvam para pouco mais que despedidas ( contra mim falo), posto isto que descance em paz e que as suas raizes profundas inspirem os nossos atletas em ano Olimpico!!

André Sousa



Enorme atleta, que se transcendia nos palcos internacionais. Imortalíssimo do Benfica.

Que descanse em paz.

Messi87

Velório de ex-atleta do Clube
Amigos recordam António Leitão

O corpo de António Leitão está na Capela Matriz de Espinho. Jorge Alves (na foto), antigo presidente da Casa do Benfica de Espinho, esteve domingo à noite no velório do antigo atleta do Clube da Luz, destacando a enorme importância de António Leitão para a cidade, mas não só.

"O António foi o grande símbolo da nossa juventude como desportistas. Foi o símbolo desta cidade e irá continuar a sê-lo, pois não o vamos esquecer. É, de facto, uma perda muito grande para o desporto de Espinho, para o Benfica e para o desporto em Portugal", considerou à Benfica TV.

Matias Moreira, presidente da casa do Benfica de Espinho, recordou igualmente a memória de António Leitão. "Era um ser humano muito popular e fazia parte da direcção da Casa de Espinho. Sempre deu alegrias ao Benfica e, ao fazer isso, estava também a dar Espinho e à própria Casa de Espinho", afirmou.

Recorde-se que o funeral de António Leitão vai ter lugar nesta terça-feira, dia 20 de Março, em Espinho. As cerimónias fúnebres começam às 11 horas.

http://aovivo.slbenfica.pt/Noticias/DetalhedeNoticia/tabid/790/ArticleId/21859/language/pt-PT/Amigos-recordam-Antonio-Leitao.aspx

ednilson

António Carlos Carvalho Nogueira Leitão. Espinho. 22 de Julho de 1960. Meio-fundista.
Épocas no Benfica: 10 (81/91).



Correndo os 5000 metros nos Jogos Olímpicos de Los Angeles, António Leitão tornou-se o primeiro atleta benfiquista a ganhar uma medalha olímpica. Foi terceiro na corrida da légua e recebido entusiasticamente juntamente com os outros dois medalhados olímpicos desse ano, Rosa Mota e Carlos Lopes. Foi, por esse feito, condecorado com a Medalha de Mérito Desportivo pelo governo.

 
 
Leitão viera para o Benfica três anos antes, depois de ter arrecadado, em 1979, uma medalha de bronze nos campeonatos europeus de juniores. Logo em 1982, classificou-se em 2º lugar no meeting de Florença (atrás do italiano Fontanela) e fez parte da equipa do Benfica, que se sagrou campeã regional e nacional. Nesse ano, correu a prova da légua em Roma, na Gala de Ouro, tendo obtido a medalha de bronze, com o 4º melhor tempo de sempre.

Em 1983, ganhou a prova dos 5000 metros na Taça dos Campeões Europeus com o tempo de 13.28,90, contribuindo para o 4º lugar alcançado pela equipa do Benfica, e repetiu o êxito no meeting de Estocolmo. Em Bruxelas, António Leitão bateu o recorde nacional dos 3000 metros com o tempo de 7.39,69.


António Leitão e Carlos Lopes.

Iniciou 1984 com um 2º lugar na corrida de S. Silvestre de Madrid e bateu o recorde de 3000 metros obstáculos; foi 4º classificado na prova dos Mundiais de Pista Coberta em que João Campos (Benfica) arrecadou a medalha de ouro. Ganhou então a medalha de bronze nos Jogos Olímpicos, tendo ainda feito parte da equipa portuguesa que conquistou a medalha de bronze nos Mundiais de Corta-mato, disputados em Nova Iorque.


Jogos Olímpicos de Los Angeles, 1984. António Leitão comanda a corrida da légua.

Após a presença nos Jogos Olímpicos de Los Angeles, debateu-se com uma série de problemas físicos que marcaram a parte final da sua carreira. Em 1986, ocupava o 6º lugar no ranking mundial dos 5000 metros. A sua última grande participação internacional foi nos Europeus de 1990. Retirou-se no ano seguinte, regressando à sua terra natal (Espinho), onde se estabeleceu com uma loja de artigos desportivos.

:bow2: