As Finanças do Benfica

sergio19azb

Citação de: lonstrup em 07 de Junho de 2012, 00:38
até porque investir num jogador não é só gastar dinheiro a comprar, é também investir tempo, dar tempo e espaço ao jogador.

de que nos serve investir em bons jogadores se depois nem temos espaço para investir neles?
Não temos espaço porque estamos cheios deles até ao pescoço. São mais de 70 com contracto. É o que eu digo, 25/26 jogadores para a equipa principal + Equipa B e o resto mandava-se fora, vendia-se ! Entre gastar 10M€ em 3 ou 4 jogadores, e gastar 10M€ num craque , eu nem penso duas vezes.. Venha o Craque, dá rendimento desportivo e mais tarde pode render qualquer coisa.

bootscity

até porque investir num jogador não é só gastar dinheiro a comprar, é também investir tempo, dar tempo e espaço ao jogador.

de que nos serve investir em bons jogadores se depois nem temos espaço para investir neles?

Mais importante que dar tempo ao jogador para crescer, é dar tempo ao jogador para a equipa crescer com ele. Mas com o investimento certo e controlado, é esse o caminho.. Investimento é necessário.. Dizer que o futebol não funciona como uma empresa não é verdade.. Simplesmente o custo de risco no futebol é muito maior

lonstrup

Citação de: bootscity em 07 de Junho de 2012, 00:43

Mais importante que dar tempo ao jogador para crescer, é dar tempo ao jogador para a equipa crescer com ele. Mas com o investimento certo e controlado, é esse o caminho.. Investimento é necessário.. Dizer que o futebol não funciona como uma empresa não é verdade.. Simplesmente o custo de risco no futebol é muito maior
O futebol devia funcionar como uma empresa.

O que acontece é que se usa os formalismos do mundo empresarial para justificar umas coisas, e manda-se para o caraças o espirito empresarial quando a conversa é incómoda.

A tal ideia de ter o melhor de dois mundos.

bootscity

Citação de: lonstrup em 07 de Junho de 2012, 00:41
ter passivo não é horrivel...desde que o passivo não sugue o dinheiro que a empresa faz

isto está a acontecer no benfica à vista de todos, mas o que é feito para mudar isto?

Foi o que eu disse

Fazemos o que for possível.. O problema é que não é assim tão vísivel à vista de todos, o mesmo se passa com o país... Sem querer generalizar a maior parte da população portuguesa é ignorante no que toca a questões económicas!
O que podemos fazer é tentar elucida-las para os problemas e tentar que cada vez mais gente compreenda o que se passa..

Em ultima análise seria de formar uma lista para concorrer para a presidência do clube, ou para o governo

lonstrup

Citação de: sergio19azb em 07 de Junho de 2012, 00:42

Não temos espaço porque estamos cheios deles até ao pescoço. São mais de 70 com contracto. É o que eu digo, 25/26 jogadores para a equipa principal + Equipa B e o resto mandava-se fora, vendia-se ! Entre gastar 10M€ em 3 ou 4 jogadores, e gastar 10M€ num craque , eu nem penso duas vezes.. Venha o Craque, dá rendimento desportivo e mais tarde pode render qualquer coisa.
mais razão me dás. já investimos o suficiente em termos monetários. é altura de parar e passar ao investimento temporal.

a equipa não vai perder desportivamente se reduzir o investimento. não vai.

bootscity

Citação de: lonstrup em 07 de Junho de 2012, 00:46
Citação de: bootscity em 07 de Junho de 2012, 00:43

O futebol devia funcionar como uma empresa.

O que acontece é que se usa os formalismos do mundo empresarial para justificar umas coisas, e manda-se para o caraças o espirito empresarial quando a conversa é incómoda.

A tal ideia de ter o melhor de dois mundos.

Verdade.

bootscity

mais razão me dás. já investimos o suficiente em termos monetários. é altura de parar e passar ao investimento temporal.

Mas ninguem diz isso.. Mas o investimento realizado no passado, a ter proveitos no futuro, não deixa de ser um investimento

lonstrup

O que eu digo é o seguinte:

Utiliza-se a conversa empresarial para legitimar investimentos anuais de 30 milhões em aquisição de atletas. Investir é sempre bom e essa treta, que o problema é investir bem, mas investir é sempre bom.

Ora, investir não é um fim em si  mesmo, é um meio para um fim, que é obter retorno.

Todos sabemos que para investir pede-se dinheiro, e esse dinheiro tem custos associados. Quando se quer retorno não se pretende que o retorno pague somente o dinheiro emprestado mais os custos associados, mas que dê ainda um lucro muito significativo. Ninguém trabalha para aquecer.

Falando de um clube de futebol que espécie de retorno poderíamos esperar? Financeiro, com venda de jogadores ou aumento dos prémios de desempenho, e desportivo com titulos e tal.

Investimos cerca de 100 milhões a comprar jogadores nestes 3 anos, e recebemos pela venda de atletas 130 milhões. Que lucro temos no fim disto? Com despesas várias representa menos de 30% de lucro. Para um investimento de 100 milhões, parece-me curto. E quanto a outras receitas, a verdade é que são comidas pelo aumento de custos com pessoal. E em termos desportivos? Nem é preciso falar.

lonstrup

Citação de: bootscity em 07 de Junho de 2012, 00:51

Mas ninguem diz isso.. Mas o investimento realizado no passado, a ter proveitos no futuro, não deixa de ser um investimento
não é a ter. vai ter de ter, ou estamos lixados.

bootscity

Sinceramente eu diria que retorno de 30% no investimento era o melhor activo financeiro do mercado.

Mas infelizmente isso é apenas o resultado bruto das vendas de jogadores... ainda terias de juntar alguns proveitos, mas infelizmente a verdade é que ainda falta descontar gastos operacionais..

E claro... Um clube ter resultados contabilisticos positivos não é contabilizado como titulo..

é essa a grande diferenca em relação a outras empresas...

Investimentos --> titulos desportivos + resultados contabilisticos positivos

Infelizmente em titulos nao estamos nada bem. Eu estou a dar-te razão. Mas investimento é sempre necessario

lonstrup

Citação de: bootscity em 07 de Junho de 2012, 01:06
Sinceramente eu diria que retorno de 30% no investimento era o melhor activo financeiro do mercado.

Mas infelizmente isso é apenas o resultado bruto das vendas de jogadores... ainda terias de juntar alguns proveitos, mas infelizmente a verdade é que ainda falta descontar gastos operacionais..

E claro... Um clube ter resultados contabilisticos positivos não é contabilizado como titulo..

é essa a grande diferenca em relação a outras empresas...

Investimentos --> titulos desportivos + resultados contabilisticos positivos

Infelizmente em titulos nao estamos nada bem. Eu estou a dar-te razão. Mas investimento é sempre necessario
mas o imponderavel do desporto é um dado adquirido. pelo menos na parte financeira que é mais controlável e mais «fácil» poderíamos estar melhor. Mas nem aí.

essa é que é a minha preocupação. porque depois a parte financeira pode puxar para trás a parte desportiva.

de que nos serve ter uma parte desportiva boa, se o backup financeiro não está lá para ajudar a manter essa boa equipa que construímos?

em 2009/10 não vendemos ninguém, e compramos muito. fomos campeões, mas no ano seguinte tivemos de vender. o problema é que continuamos a comprar muito, e depois no ano seguinte tivemos de vender outra vez. e voltámos a comprar muito, pelo que agora teremos de vender outra vez.

não estão a ver aqui um padrão? já pararam para pensar que se calhar parando de comprar muito não teremos de vender depois? e assim mantemos a equipa ?

hdanyel

lonstrup " já pararam para pensar que se calhar parando de comprar muito não teremos de vender depois? e assim mantemos a equipa ? " ,ate ja pensei e concordo contigo.nao sei é se os jogadores e principalmente quem manda neles os empresarios e investidores vao gostar muito dessa politica.ha muitos paises por ai fora para rentabilizar os seus jogadores.A nossa unica vantagem  ,os clubes de portugal, é saberem e por terem regras mais flexiveis,rentabilizar bem os jogadores.Muitos desses jogadores vem para ca por isso, ja que quando saiem do brasil ou argentina por exemplo, ha paises que em termos de ordenados lhe pagam muito mais e com menos impostos.

Ca sentem que é uma optima plataforma ,e os clubes portugueses tem beneficiado em muito disso, basta ver o quanto temos crescido nos rakings da uefa.

bootscity

A solução não passa por deixar de comprar muito.. Passa por deixar de comprar sem qualidade.. porque diminuimos gastos c/ pessoal e porque é mais fácil gerir 40 jogadores com contracto (alguns a rodar) do que 71 (no final do ultimo exercicio pelo menos eram estes).

Investimentos em jovens jogadores europeus de qualidade fazia sentido.

FM mode on: ao fim de 2 épocas no FM só faço 1 ou 2 contratações por época para o Benfica, para reforçar as posições mais fracas.

FM mode off: investir em 2 ou 3 contratações por ano, em jovens valores europeus ou em jovens revelações do campeonato português era uma excelente política.

Infelizmente sabemos que nao vai ser assim

bootscity

Citação de: hdanyel em 07 de Junho de 2012, 01:19
lonstrup " já pararam para pensar que se calhar parando de comprar muito não teremos de vender depois? e assim mantemos a equipa ? " ,ate ja pensei e concordo contigo.nao sei é se os jogadores e principalmente quem manda neles os empresarios e investidores vao gostar muito dessa politica.ha muitos paises por ai fora para rentabilizar os seus jogadores.A nossa unica vantagem  ,os clubes de portugal, é saberem e por terem regras mais flexiveis,rentabilizar bem os jogadores.Muitos desses jogadores vem para ca por isso, ja que quando saiem do brasil ou argentina por exemplo, ha paises que em termos de ordenados lhe pagam muito mais e com menos impostos.

Ca sentem que é uma optima plataforma ,e os clubes portugueses tem beneficiado em muito disso, basta ver o quanto temos crescido nos rakings da uefa.

A maior verdade inconveniente.. Isto porque significa que a qualidade do nosso campeonato é puramente especulativa: expectativas de jogar num maior campeonato.

No entanto isso levou-nos a 5º lugar no Ranking

à semelhança do dólar americano, que está completamente sobrevalorizado

O problema da especulação é que um dia rebenta

lonstrup

Citação de: bootscity em 07 de Junho de 2012, 01:24
A solução não passa por deixar de comprar muito.. Passa por deixar de comprar sem qualidade.. porque diminuimos gastos c/ pessoal e porque é mais fácil gerir 40 jogadores com contracto (alguns a rodar) do que 71 (no final do ultimo exercicio pelo menos eram estes).

Investimentos em jovens jogadores europeus de qualidade fazia sentido.

FM mode on: ao fim de 2 épocas no FM só faço 1 ou 2 contratações por época para o Benfica, para reforçar as posições mais fracas.

FM mode off: investir em 2 ou 3 contratações por ano, em jovens valores europeus ou em jovens revelações do campeonato português era uma excelente política.

Infelizmente sabemos que nao vai ser assim
oh boot city

o problema não é a qualidade, é mesmo a quantidade do dinheiro investido.

mais uma vez , investir num jogador é também dar tempo ao jogador para se integrar. como vais dar tempo se todos os anos adquires os 3 ou 4 jovens de qualidade? é impossivel haver um bom racio de aproveitamento. impossivel,

temos de parar de contratar tantos jogadores e gastar tanto dinheiro, porque é urgente dar espaço aos jogadores que já temos para investir neles.

são demasiados os milhões que se estão a perder, para além do óbvio rendimento desportivo inexistente.