Ola John

Avançado, 33 anos,
Holanda
Equipa Principal: 4 épocas (2012-2015), 90 jogos (4569 minutos), 9 golos

Equipa B: 1 época, 1 jogo, 1 golo

Títulos: Campeonato Nacional (3), Taça de Portugal (1), Supertaça (1), Taça da Liga (2)

Frank James

Citação de: andre_04_SLB em 02 de Agosto de 2012, 19:46
Citação de: Frank James em 02 de Agosto de 2012, 19:44
Citação de: andre_04_SLB em 02 de Agosto de 2012, 19:39
Citação de: Frank James em 02 de Agosto de 2012, 19:38
A culpa do golo é do Luisinho e do Maxi. O Ziegler estava controlado pelo Ola.

Do Maxi? Nunca! Ele fechou o corredor central e aproximou-se do jogador mais próximo da baliza. As culpas dele no lance são 0.
Aceito.

Isso por causa do movimento do Luisão para tentar fechar o espaço nas costas do Garay, mas quem devia fechar? Era o Ola que devia vir à pequena area? O lateral da Juve tava controlado por ele...

O Lateral é um dos jogadores menos importantes deste posicionamento. Porque a distância a que ele está da baliza assim o dita. E porque se a bola lá chegasse, dava tempo a toda a equipa para se posicionar e subir a sua linha. O que o Jesus poderia pretender é impossível, que é o extremo vir fechar na zona do lateral nessas bolas. Impossível. O erro número 1 na minha opinião como já referi é o movimento e pensamento do Nolito. Ele é que comprometeu todo o lance.
É precisamente isso que quero dizer, o que o Jesus lhe deve ter pedido era impossível, ele vir fechar à pequena area... Não revi o lance com a devida atenção, mas o Nolito deixou o Luisinho numa situação de 2 para 1?

Também me custa dizer que a culpa foi do Garay que ele teve de ir "dobrar" o lateral, ainda que isso tenha gerado um movimento do Luisão que comprometeu.

andre_04_SLB

Citação de: Edu em 02 de Agosto de 2012, 19:47
E quanto ao Witsel, que dizes?

É como o digo, se o erro do posicionamento do Nolito não tem acontecido, não estávamos aqui a falar do posicionamento do Witsel. A realidade é que ele tem de se adaptar e quanto a mim tem 2 opções: acompanhar o jogador e permitir aos colegas menos pensamento num lance rápido que poderia causar problemas. Ou seja: menos mudanças de movimentações e acções, menos tendência ao erro. Mas tem um grande se não: é que desprotegia a zona da baliza. No caso de haver uma bola para trás, ninguém se posicionava para defender a zona central da área atrás da linha defensiva. E esse teria de ser ou o Interior, ou o Extremo do lado contrário (Ola John). A outra coisa que poderia ter feito era ficar no sítio onde ficou "protegendo" o seu espaço. Contudo, quanto a mim, é a par de Nolito, quem mais errou no lance. Porque os princípios dizem que se deve defender o jogador mais próximo da baliza e que mais possibilidade tem de rematar. Isto em teoria diz que ele defendendo o jogador dele, o Maxi teria podido defender o jogador que fez golo, e no caso da bola sobrar para a entrada da área, já dava tempo para qualquer coisa: um ressalto, um fora-de-jogo, um remate falhado, etc.

andre_04_SLB

Citação de: Frank James em 02 de Agosto de 2012, 19:49
Não revi o lance com a devida atenção, mas o Nolito deixou o Luisinho numa situação de 2 para 1?

Quando há a abordagem do extremo da Juve ao Luisinho que tem de sair na bola, abre espaço no corredor central. O Nolito estava próximo e deveria ter-se posicionado numa cobertura. O que fez foi correr para a frente e deixar o Luisinho sem cobertura defensiva = espaço para progredir e cruzar. Nolito é o erro principal deste lance: foi a sua origem.

TJSF

Andre, treinas alguma equipa?

Fenómeno

Citação de: andre_04_SLB em 02 de Agosto de 2012, 19:52

É como o digo, se o erro do posicionamento do Nolito não tem acontecido, não estávamos aqui a falar do posicionamento do Witsel. A realidade é que ele tem de se adaptar e quanto a mim tem 2 opções: acompanhar o jogador e permitir aos colegas menos pensamento num lance rápido que poderia causar problemas. Ou seja: menos mudanças de movimentações e acções, menos tendência ao erro. Mas tem um grande se não: é que desprotegia a zona da baliza. No caso de haver uma bola para trás, ninguém se posicionava para defender a zona central da área atrás da linha defensiva. E esse teria de ser ou o Interior, ou o Extremo do lado contrário (Ola John). A outra coisa que poderia ter feito era ficar no sítio onde ficou "protegendo" o seu espaço. Contudo, quanto a mim, é a par de Nolito, quem mais errou no lance. Porque os princípios dizem que se deve defender o jogador mais próximo da baliza e que mais possibilidade tem de rematar. Isto em teoria diz que ele defendendo o jogador dele, o Maxi teria podido defender o jogador que fez golo, e no caso da bola sobrar para a entrada da área, já dava tempo para qualquer coisa: um ressalto, um fora-de-jogo, um remate falhado, etc.
Repara no Javi.

Mal o Luisinho foi pressionado, o Javi foi logo apoiar o lateral esquerdo! É esta leitura de jogo que dava jeito ao Witsel aprender.

Joga Bonito

É só catedráticos.

Assim percebo como vai o jorjus no seu 4º ano.

Edu

Citação de: andre_04_SLB em 02 de Agosto de 2012, 19:52

Precisamente por os princípios dizerem que se deve defender o jogador mais próximo da baliza é que o ziegler não é chamado para a conversa. Mas sobre o Ola John, vou rever o lance todo e depois melgo-te no face. ;)

Agora, sobre o Witsel, no papel de treinador, ilibava-o. Porque fica para a segunda bola, numa zona em que possivelmente pode vir alguém e rematar dali. Ok, no futebol, cada caso é um caso, e neste, o Witsel não tinha ninguém nas costas. Aceito que se pense que poderia acompanhar o adversário. Mas não o repreendia por isso.

InsurgentDrums

Mas ainda em relação ao Ola John, deixai-me dizer-vos: quem diz que é um flop, ou fala sem ter visto nada do que o jogador fez na Holanda ou percebe zero de futebol. ZERO. Tão simples quanto isto.

Na Holanda jogava a extremo de 4-3-3 (que é praticamente um avançado) e aqui tem de jogar a médio-ala com preocupações tácticas que não tinha nem sequer conhecia até agora. Posição completamente diferente, para a qual não estava preparado. Isso está a impedi-lo de jogar aquilo que sabe, e que é MUITO. Reforço aqui a parte do MUITO.

Acho mesmo que colocar em causa o seu valor futebolístico é um atestado de ignorância que os críticos passam a si mesmos.

Meddler

Citação de: Joga Bonito em 02 de Agosto de 2012, 19:57
É só catedráticos.

Mas quem é que recebe 200.000 euros por mês para treinar uma equipa?

Joga Bonito

Citação de: Meddler em 02 de Agosto de 2012, 19:59
É só catedráticos.

The Lord.

Aos que culpam o Maxi, ele fez o que o luisinho não fez no 2º golo do Gil Vicente há dias. Fechar por dentro.

Fenómeno

Citação de: Meddler em 02 de Agosto de 2012, 19:59
É só catedráticos.

333 mil euros!

sergio19azb

a culpa é da equipa que a 4 min do fim devia de ter defendido o resultado de outra maneira. Não há nem salvadores nem culpados, foi um lance como tantos outros rapaziada !

Machibombo

Citação de: andre_04_SLB em 02 de Agosto de 2012, 19:43
Citação de: Edu em 02 de Agosto de 2012, 19:39
Em todo o caso, para mim, a culpa é do Luisinho. Não tinha nada que perder a bola daquela forma.

Isto de apontar culpas é sempre relativo pois no futebol joga-se em função da bola, e em organização defensiva, dos posicionamentos e acções dos colegas. O primeiro erro que na minha visão afecta e compromete todo o movimento colectivo é do Nolito. Ele procurou fechar a linha para o lateral direito da Juve, quando o que deveria ter feito era fechar o espaço interior e deixar aberto o espaço que fechou: a possibilidade de rodar por fora. Acontece que obrigou todos a desposicionarem-se: Javi a ter de entrar numa cobertura que desprotege o corredor central. Garay a ser obrigado a largar a marcação para fazer cobertura ao Javi. Luisão a deixar um jogador só nas costas para defender cobertura do Garay. Maxi a ter de aproximar-se e defender o jogador mais próximo da baliza. O que o Jesus queria? Que o Ola John viesse lá de trás defender o jogador que o máxi largou? É bem pensado, mas impossível pela distância a que ele estava do lance. Falta 1 jogador para acertar o posicionamento e organização defensiva e esse jogador foi o erro do Nolito.
Percebo e concordo parcialmente com a responsabilidade do Nolito, apesar de o Javi ter feito a cobertura como lhe competia, tendo aqui o avançado o mérito de ter feito um belo cruzamento. Agora, azelhices à parte, e analisando o momento  do jogo, e focando o caso no Ola John, ele está mal posicionado: na minha leitura ( e isto depende de cabeça para cabeça) os medio ala tem que estar muito mais proximo dos médios centros, e quase  em linha, não sendo aconselhável um grande distanciamento em relação ao lateral e aos médios centros. O que aconteceu é que a equipa estava toda balanceada para a esquerda, e o Ola John está para além do lateral direito adversário. Isto acontece porque nem todos se adaptam a um 4-4-2, sendo muito mais facil assimilar o 4-3-3...agora é preciso dar tempo ao rapaz de aprender estes principios.

jpcafe

É um lance perfeitamente normal, se falhasse nem tavamos a falar disto. Falharam parecidos na 1ª parte. O Luisinho é que foi displicente e pôs-se a fintar, aliás, como já tinha feito 2 ou 3 vezes nesse jogo.

Far(away)

Tem que crescer, tem de ter tempo para isso.