As Finanças do Benfica

Theroux

Citação de: paulomaia1972 em 20 de Setembro de 2012, 19:33
Citação de: Theroux em 20 de Setembro de 2012, 19:28
Citação de: peter_slb em 20 de Setembro de 2012, 19:23
Citação de: Theroux em 20 de Setembro de 2012, 19:09
Citação de: BenficaSetsFire em 20 de Setembro de 2012, 19:05
É muito giro congratularem-se com o aumento das receitas quando as despesas já rebentaram o tecto.

É mais fácil descer despesas ou subir receitas?

Ainda por cima quando se vê tanto pessoal afirmar que existe muito desperdício, logo cortar não significaria menos competitividade.

os 20 milhões de prejuízo financeiro não é fácil cortarem ou sequer evitarem que suba, nos fse também não dá para cortar muito, sobram as amortizações dos passes (fácil cortar a médio/longo prazo) e os gastos com o pessoal, também fácil de cortar a médio/longo prazo, o problema é que a linha de gestão seguida não indicia que o queiram fazer e os cortes nessas áreas já têm de ser substanciais só para equilibrar o défice estrutural existente, défice esse que é agravado a cada ano que passa sem ser feita a mudança de política.

Eu fiz uma análise em abstracto, sem levar em conta as acções da actual direcção.

Isto porque desejo que apareça uma alternativa mais competente a todos os níveis em Outubro e não vejo a continuidade desta direcção como uma fatalidade.
Esperemos todos que tenhas razão, mas os sinais são de que estamos a caminho de ficar numa situação financeira como o sporting, que acarreta que os resultados desportivos sofram um decréscimo, o que até em ambos os casos não é nada preocupante, entre ganhar muito pouco e não ganhar nada...

O sporting esta época teve menos de METADE dos nossos proveitos operacionais, excluíndo transacções com jogadores.

O Benfica não precisa de investidores para sobreviver, como o sporting, precisa de uma gestão mais eficiente a todos os níveis.

paulomaia1972

Citação de: Theroux em 20 de Setembro de 2012, 19:40
Citação de: paulomaia1972 em 20 de Setembro de 2012, 19:33
Citação de: Theroux em 20 de Setembro de 2012, 19:28
Citação de: peter_slb em 20 de Setembro de 2012, 19:23
É muito giro congratularem-se com o aumento das receitas quando as despesas já rebentaram o tecto.

Ainda por cima quando se vê tanto pessoal afirmar que existe muito desperdício, logo cortar não significaria menos competitividade.

os 20 milhões de prejuízo financeiro não é fácil cortarem ou sequer evitarem que suba, nos fse também não dá para cortar muito, sobram as amortizações dos passes (fácil cortar a médio/longo prazo) e os gastos com o pessoal, também fácil de cortar a médio/longo prazo, o problema é que a linha de gestão seguida não indicia que o queiram fazer e os cortes nessas áreas já têm de ser substanciais só para equilibrar o défice estrutural existente, défice esse que é agravado a cada ano que passa sem ser feita a mudança de política.

Eu fiz uma análise em abstracto, sem levar em conta as acções da actual direcção.

Isto porque desejo que apareça uma alternativa mais competente a todos os níveis em Outubro e não vejo a continuidade desta direcção como uma fatalidade.
Esperemos todos que tenhas razão, mas os sinais são de que estamos a caminho de ficar numa situação financeira como o sporting, que acarreta que os resultados desportivos sofram um decréscimo, o que até em ambos os casos não é nada preocupante, entre ganhar muito pouco e não ganhar nada...

O sporting esta época teve menos de METADE dos nossos proveitos operacionais, excluíndo transacções com jogadores.

O Benfica não precisa de investidores para sobreviver, como o sporting, precisa de uma gestão mais eficiente a todos os níveis.
Disse que estamos a caminhar para a situação do sporting, exemplos apesar de terem feito 20 e tal milhões na champions tiveram de vender javi e Witsel, estamos neste momento em falência técnica, as últimas compras de jogadores foram feitas com ajuda de fundos ou empresários, Witsel só tinhamos 80%, Ola só temos 20%.
O prejuizo médio de exploração nos últimos 10 anos foi de 35 milhões, valores que no futuro não se podem repetir, ora vão ter que investir menos, ou comprar menores percentagens de passes, e temos que continuar a vender os nossos melhores. Se a isto tudo juntarmos a falta de vitórias, parece-me que estamos cada vez mais próximos dos nossos vizinhos do que do rival do norte.
Esta direcção já deu 10 anos de que a competência, o rigor, resultados desportivos são uma fórmula ainda desconhecida.

Theroux

Se a isto tudo juntarmos a falta de vitórias, parece-me que estamos cada vez mais próximos dos nossos vizinhos do que do rival do norte.

_______

Bem, é uma opinião. Eu vejo as coisas exactamente ao contrário.

Ao contrário dos outros, nós ainda temos os direitos de transmissão para negociar. Só aí estão mais uns largos milhões por época.

O Sporting para fazer 40M€ como nós fizemos com o Witsel tinha de vender metade do plantel, e mesmo assim era complicado.

Podia continuar, tantas são as diferenças actuais e de trajectória com o Sporting, mas acho que não vale a pena.

paulomaia1972

Citação de: Theroux em 20 de Setembro de 2012, 19:53
Se a isto tudo juntarmos a falta de vitórias, parece-me que estamos cada vez mais próximos dos nossos vizinhos do que do rival do norte.

_______

Bem, é uma opinião. Eu vejo as coisas exactamente ao contrário.

Ao contrário dos outros, nós ainda temos os direitos de transmissão para negociar. Só aí estão mais uns largos milhões por época.

O Sporting para fazer 40M€ como nós fizemos com o Witsel tinha de vender metade do plantel, e mesmo assim era complicado.

Podia continuar, tantas são as diferenças de actuais e de trajectória com o Sporting, mas acho que não vale a pena.

Para mim, as diferenças são mais aparentes do que reais, o Sporting é hoje um clube em falência técnica, sem independência financeira, sem capacidade de per si definir uma política desportiva, necessita de fundos ou empresários amigos, as prestações desportivas sendo piores que as do Benfica em títulos são praticamente iguais.

Para mim, as grandes diferenças são algo externas a esta direcção, que são a grande massa adepta, 250 mil sócios e a história do Benfica.

Americano69

Citação de: Theroux em 20 de Setembro de 2012, 19:20
Citação de: CPA em 20 de Setembro de 2012, 19:14
Citação de: BenficaSetsFire em 20 de Setembro de 2012, 19:11

Depende de caso para caso. No historial do Benfica vês muitos milhões de despesas perfeitamente evitáveis, logo cortar na despesa não é difícil.
Depende mesmo.

Exemplo: como cortas com os gastos anuais associados às amortizações dos passes dos jogadores? Só vendendo / despachando. Em muitos casos, isso significaria assumir perdas muitos relevantes, porque temos uns quantos que ninguém lhes pega.

Muito facilmente se cortava na despesa.

Se deixares de comprar poupas uns 15 a 20M€ (uma estimativa da média de compra dos últimos anos) por época.

Depois era vender os excedentários ao primeiro clube que fizesse uma proposta.

Com uma boa venda e sem comprar pagava-se o que falta dos jogadores que estão para trás.

Se eu tivesse 10€ por cada vez que referi que era isso que se tinha que fazer, estava rico. Claro que há uns anos quando eu defendia isso muitos gozavam, agora abrem os olhos...

Achor81

E relativamente aos custos operacionais?

BlankFile

O que fazer para amenizar esta situação?

- Contratar com mais critério e para as posições mais necessitadas do plantel;

- Comprar barato e vender caro activos valiosos e compensar devidamente essas saídas com antecipação e critério;

- Apostar nos jovens mais talentosos que saem da equipa B, onde ganham mais experiência competitiva;

- Desafogar os quadros do Benfica. Temos demasiados jogadores com contrato, sem a mínima qualidade para jogar no Benfica;

- Encontrar uma solução para valorizar os direitos televisivos do clube, indo de encontro ao real valor da marca Benfica e às audiências que geram os seus jogos de futebol;

TJSF

O Vieira já é Presidente a 10 anos, qual cortar despesa, não sabe e não consegue. Vamos é aumentar receitas, por isso entretanto sai a renovação com a Olivedesportos. Isto é a minha previsão.

franciscoafonso

Os direitos televisivos são um valor insignificante para o tamanho do problema. Tem de se reduzir, começando na redução de salários ao nível da Sad e do plantel da equipa principal, idealmente para um esquema por objectivos. Quem não quiser que tenha a porta aberta para ir embora.

E reduzir os jogadores sob contrato a nível profissional (ou seja, entre equipa A, B e emprestados) para um máximo de 50, já no limite.

VodkaBoy

Citação de: Americano69 em 20 de Setembro de 2012, 20:12
Citação de: Theroux em 20 de Setembro de 2012, 19:20
Citação de: CPA em 20 de Setembro de 2012, 19:14
Citação de: BenficaSetsFire em 20 de Setembro de 2012, 19:11

Depende de caso para caso. No historial do Benfica vês muitos milhões de despesas perfeitamente evitáveis, logo cortar na despesa não é difícil.
Depende mesmo.

Exemplo: como cortas com os gastos anuais associados às amortizações dos passes dos jogadores? Só vendendo / despachando. Em muitos casos, isso significaria assumir perdas muitos relevantes, porque temos uns quantos que ninguém lhes pega.

Muito facilmente se cortava na despesa.

Se deixares de comprar poupas uns 15 a 20M€ (uma estimativa da média de compra dos últimos anos) por época.

Depois era vender os excedentários ao primeiro clube que fizesse uma proposta.

Com uma boa venda e sem comprar pagava-se o que falta dos jogadores que estão para trás.

Se eu tivesse 10€ por cada vez que referi que era isso que se tinha que fazer, estava rico. Claro que há uns anos quando eu defendia isso muitos gozavam, agora abrem os olhos...
Folgo em ver-te de novo por aqui amigo.
:amigo:

O que disseste reforço. Algum dia terá de chegar à direcção do clube. (a esta ou a outra)

VodkaBoy

Citação de: Achor81 em 20 de Setembro de 2012, 20:19

:-X
Não faças isso.

Achor81

Citação de: VodkaBoy em 20 de Setembro de 2012, 20:39
Citação de: Achor81 em 20 de Setembro de 2012, 20:19

:-X
Não faças isso.

Faço, estou farto de ler floreados...

Americano69

Abraço Vodka!

Não é um regresso, só uma espreitadela  :)

filipe.abra

Boas, alguem consegue tirar  me um conjunto de duvidas?

a primeira:

O Benfica vendeu a 10-02-2010 20% do passe do Cardozo por 4M de Euros. Se o benfica nao o vender, o fundo perde pura e simplesmente o dinheiro ?

Vendeu 40% do passe do schaffer por 1.4M... etc .

O que acontece nesses casos ? Dispenso palpites, teorias da conspiracao sobre o LFV ou pro-LFV. Pergunto se alguem sabe ?

filipe.abra

Para ter ideia:

David Simão 30.09.2009 25% 375.000
Javi Garcia 30.09.2009 20% 3.400.000
Leandro Pimenta 30.09.2009 25% 375.000
Miguel Vítor 30.09.2009 25% 500.000
Nélson Oliveira 30.09.2009 25% 2.000.000
Roderick Miranda 30.09.2009 25% 2.000.000
Rúben Amorim 30.09.2009 50% 1.500.000
Shaffer 30.09.2009 40% 1.400.000
Urretaviscaya 30.09.2009 20% 1.200.000
Yartey 30.09.2009 25% 375.000