As Finanças do Benfica

lonstrup

Tem de ser um ponto assente e temos de reforçar isto:

o discurso recente do Presidente é o assumir do próprio que este mandato falhou. nós não estávamos nesta posição de ter de vender, cortar salários etc, antes deste mandato.

houve uma decisão, apostar em comprar jogadores, gastar dinheiro, para a equipa ganhar campeonatos. Se no fim do mandato os campeonatos resumem-se a 1, e somos obrigados a reduzir os ordenados de tal modo que até possam retirar competitividade, isto é o reconhecimento que aposta falhou, o plano falhou, o mandato falhou.

Achor81

Citação de: 1entremilhoes em 23 de Setembro de 2012, 15:14
E quando não conseguirmos vender jogadores pelos 20 a 40 milhoes, tal como vendemos agora?
E se a bola vai à barra a a Liga dos Campeões não gera as receitas que precisamos?
Estamos dependentes dos "ses", isto é inconcebivel depois de anos de gestão e de planos desportivos e mais não sei o quê.
A situação anterior era má, construirmos um centro de estágio, um estádio mas qual foi o preço?
A fuga para a frente?
Isto é indesculpável, temos vivido MUITO acima das nossas possibilidades, aquilo que se fala agora já devia ter sido feito

Esse é um dos principais problemas, eles gerem o clube a contar com o ovo no cú da galinha...quando a galinha não põe ovo  :-X

O Benfica tem de viver daquilo que gera de forma corrente...tudo o que é extraordinário tem de ser encaminhado para reforço da equipa ou abatimento de passivo ou ainda de ambos.

MALU15

Citação de: CPA em 23 de Setembro de 2012, 02:01
Citação de: MALU15 em 23 de Setembro de 2012, 00:56
Citação de: CPA em 23 de Setembro de 2012, 00:10

MALU15,

se soubesses qual é a minha profissão, não tentavas dar-me lições de contabilidade e consolidação. E não, não sou TOC, nem contabilista.

Sei perfeitamente que o exercício de consolidação de contas é mais do que somar passivos. Sei que clube e SAD são entidades legais diferentes. Mas ninguém quer consolidar o passivo do Clube e da SAD. A ideia era tentar perceber quais as obrigações presentes das duas entidades. Só isso.

A minha informação está errada?! Diz-me onde! Quantifica. Explica. Para além da anulação dos saldos intra-grupo queres anular mais coisas do passivo? Se sim, diz quais. O passivo do Clube e da SAD são mais ou menos de 500 M Euros?

Garantes e tal mas já percebi que não fazes ideia.

Poupa-te ao trabalho de atirar areia para os olhos de gente menos informada. Se estiver por aqui, desmarcarar-te-ei sempre que o fizeres.
A tua informação está errada porque só elimina uma parcela (5,8) que realmente deve ser eliminada.
Não há elementos no relatório que permitam efectuar outras anulações de saldos que certamente existirão entre o universo das empresas da SAD e o clube e outras empresas só do universo do clube (BSGPS; ...)
Embora não haja suficiente detalhe da rubrica de provisões (45,5m) que compôem o passivo será expectável considerar que uma grande parte deste valor está relacionado com a SAD e outras empresas, pelo que será incorrecto somar integralmente esta parte do passivo.
Convirá tambem ter presente as %s de capital do clube na SAD (cerca de 63%) o que pode limitar a responsabilidade do clube  na perda do capital da SAD bem como no seu passivo.
Em termos de situação líquida, tambem será necessário considerar o ajustamento da participação na SAD (-54M) se se pretender apresentar ainda que de uma forma grosseira, um valor consolidado SAD+Clube.

Não querendo desmascarar ninguem, pois cada um é responsável pelas opiniões que emite no forum, aqui fica a minha opinião e esperemos que amanhã o CM nos possa informar sobre o verdadeiro passivo, embora duvide que o faça.

(desconhecia as contas do Clube e tive de ir ler a parca informação financeira disponibilizada)

Vamos por partes:

- como referes, não existe informação / detalhe suficiente sobre os 45M Euros de provisões do Clube que constam do passivo. Serão relativos a perdas em participações financeiras detidas na esfera do Benfica? Quase de certeza. Ainda assim, essas perdas são responsabilidade do Clube. Num exercício de consolidação fictício seriam capitais próprios negativos dessa entidade "fictícia" (ainda que não fossem, de facto, um passivo). Deverá ser considerado a totalidade deste montanate na lógica do "passivo consolidado do Clube + SAD"? Entendo que não, mas não há dúvida de que devem ser considerados na análise da falência técnica (ie, capitais próprios negativos) do Clube + SAD.

- não existem outros saldos a anular entre empresas do universo da SAD e o Clube, basta  consultar a nota de partes relacionadas no RC da SAD. Existem saldos entre o Clube e outras empresas do universo Benfica (fora da SAD), não é possível concluir sobre o montante. Mas são passivos.

- a limitação da responsabilidade do Clube nos 63% detidos na SAD está implícita na apropriação dos resultados da SAD via método de equivalência patrimonial. Não é tema.

Em resumo, retiro o que disse sobre ser um exercício de somar e subtrair ao alcance de uma criança de 10 anos. Seria, se houvesse informação suficiente disponível. Não existe, há que reconhecê-lo.

Contudo, sai reforçada a ideia de que as contas do Benfica, como um todo, são absolutamente calamitosas.

E Vieira reconhece, no útlimo discurso, tudo o que os "profetas da desgraça" aqui vêm dizendo há anos.
Antes de mais felicito-te, por reconheceres que afinal os valores, se quisermos ser rigorosos, não podem ser apresentados assim tão de ânimo leve.
Ainda sobre isto, e sem querer alimentar muito mais polémicas, pois tambem reconheço que a materialidade dos valores será sempre muito relevante ( não calimitosa, porque não estamos perante nehuma calamidade) e deve ser objecto de reflexão por parte dos benfiquistas que se preocupam com o clube, como eu já o fiz em post anteriores neste tópico.
Assim, uma leitura mais atenta do R&C do clube ainda nos permite concluir:

1. Ainda que a aplicação do MEP tenha reduzido a zero o valor de participação da SAD, por força da SAD ter entrado em SL negativa, por via da constiuição da provisão que afectou os resultados do clube, tambem é verdade que o valor da participção a valores de mercado ainda é positiva (10,2M), o que só por si antecipa a reversibilidade da situação e consequente anulação da provisão agora reforçada.

2. Para alem de outros saldos que possam existir, tambem estão referidas dívidas a empresas do grupo em fornecedores no  valor de 4,1M que devem ser objecto de tratamento na tal determinação do Passivo consolidado (SAD+Clube).

3. Na parte que dizes que não exitem outros saldos, como se pode ver na nota das partes relacionadas, não sei a que relatório te referes pois na informação sobre as contas de 19SET não consigo ver nenhum detalhe sobre isso, o que jlgo só virá a acontecer no R&C a divulgar no final de Outubro.

4. Quanto à parte da %(63) detida pelo clube e que dizes que não é tema, continuo a não ser dessa opinião, pois a aplicação do MEP poderia implicar a criação de provisões para alem dos 63%, uma vez que a SL é negativa, mas como não há detalhe suficiente sobre isso, é uma questão que pode não estar fechada.

E é tudo.

lonstrup

Malu15

desculpa abusar da tua boa vontade,

mas qual é o numero mínimo de acções da SAD que se tem de ter para ter direito a participar e votar em Assembleias da SAD?

ivodaniello

Citação de: lonstrup em 23 de Setembro de 2012, 15:37
Malu15

mas qual é o numero mínimo de acções da SAD que se tem de ter para ter direito a participar e votar em Assembleias da SAD?

Pois, também é uma coisa que gostava de saber.

Chefe

O próximo será "O mandato do optimismo não cego"

Redady

Citação de: ivodaniello em 23 de Setembro de 2012, 15:47
Malu15

50 acções=1voto. Já podes participar.
http://www.slbenfica.pt/Portals/0/Documentos/Convocatoria/2_02-03-2011.pdf

Endless

Malu15

Edit: o Redady já colocou a informação...

Chefe

"Vá fica bem" it's the new black

luis.live

Malu15

100 papeis...

luis.live

pensava que era 100 acçoes...

lonstrup

já agora, quantas acções constituem a SAD?

luis.live

Citação de: lonstrup em 23 de Setembro de 2012, 16:08
já agora, quantas acções constituem a SAD?

nao tenho a certeza mas acho que sao 30 milhoes...  mas só uma pequena parte está no mercado, porque "o clube sport lisboa e benfica" tem a maioria do capital, logo tem mais de 15 milhoes... se juntares mais uns quantos institucionais que estao no papel e nao vendem, devem sobrar umas 2 milhoes de acçoes que estao no mercado de capitais...

SLBCARLOS

alguem sabe aonde e que o Benfica gastou 120M??   (acho que ai nao estao incluidas $ da venda de jogadores). 

obrigado

pguerreiro

Citação de: Chefe em 23 de Setembro de 2012, 15:49
O próximo será "O mandato do optimismo não cego"
O mote do «desportivo» em 2009 foi o do «não ao desinvestimento». É estranho o DSO não ter percebido os sintomas da economia mundial que haviam chegado um ano antes. Agora apertamos o cinto.