[Eleições 2012] Debate sobre o candidato Rui Rangel

MarceloSilva@92

Citação de: King 7 em 16 de Outubro de 2012, 22:21
Discurso do Candidato a Presidente do Sport Lisboa e Benfica, Rui Rangel, no dia de lançamento da sua candidatura :


Benfiquistas,

Falar para os melhores adeptos do Mundo e para o maior clube do Mundo:

Agradecer aos Benfiquistas, à juventude, ao meu mandatário e à minha equipa que em mim confiou.

É um gosto voltar a este espaço simbólico, onde há três anos, apresentámos o Movimento Benfica Vencer Vencer.

Estivemos, estamos e estaremos sempre do mesmo lado. É caso para dizer que a agua passou duas vezes debaixo da mesma ponte, metaforicamente representada nesta sala. A isto chama-se amor, lealdade, princípios, ética, honestidade, transparência, verticalidade, coluna vertebral. O que faltou a outros, que se esqueceram de tudo isto e que, pasme-se, se fizeram soldados aos 60 anos. Só deram pelo Benfica há três anos, quando esta grande instituição existe há mais de um século – a instituição de Cosme Damião e de Borges Coutinho, referências do Benfica dos valores, do humanismo e da mística.

Eu fiquei deste lado. E aqui estou para vos dizer, olhos nos olhos, que apesar de muitas insistências por ofertas de lugares e por um acordo de união falso...sim, sou candidato à Presidência do Benfica!

Porque esta candidatura marca o fim da unicidade no pensamento, o tempo da lista única, a ausência de debate, a escassez de esclarecimento, a era da opacidade e as zonas obscuras.

E porque, por outro lado, promove o pensamento plural e o debate pelas ideias. E ainda a elevação e respeito, sentimentos que são honrados pelo aparecimento desta lista.

Nada mais será como antes: assim teremos um Benfica respeitado e credível.

Não vou dar vida fácil à outra lista. Eles vão precisar, e terão a obrigação, de se explicar.

Tenho uma vida pública de 30 anos ligada à justiça, à cidadania, à luta por uma sociedade mais justa, mais leal e fraterna; mais solidária e honesta.

Nunca fui sócio do nosso rival do Norte, nem do adversário da Segunda Circular.

É um orgulho, é um enorme gosto, é uma paixão e nunca um sacrifício servir o Benfica, ao lado dos melhores sócios e entre as melhores claques do mundo.

Nunca invocarei o sacrifício, meu ou da minha família, como argumento para legitimar qualquer atitude.

A composição da minha lista: ANEXO

Tudo na vida tem um tempo. O tempo desta Direcção chegou ao fim.

O tempo de uma Direcção que há dez anos anda sempre a pedir mais tempo, mais compreensão, porque agora é que vai ser, agora é que é o momento, etc., etc., etc..
A actual Direcção, sobretudo no seu primeiro mandato, até fez – admito , admitimos todos – um trabalho positivo. Justiça lhes seja feita, e eu, que sou um homem de justiça, faço-o com fé e verdade.

Os sócios, durante estes dez anos, cumpriram tudo quanto lhes foi pedido e deram o seu suor, sofrimento e lágrimas à Direcção que agora cessa funções. Deram um capital de confiança único, deram paz, deram compreensão.Deram condições para que eles fizessem um trabalho sereno, sério e para que criassem uma equipa ganhadora.

Meus amigos,

Não foram os sócios que falharam!

Já não é mais possível nem leal pedirem outro mandato de quatro anos. Para acabarem o quê? Um projecto que não existe? Uma liderança que agora é mais fraca por ser bicéfala?

Todos sabemos que uma liderança a duas mãos, com duas cabeças a disputar o mesmo espaço, meus amigos, só pode dar (um) mau resultado.

A actual direcção é especialista em explicar hoje a razão porque se enganou ontém nas previsões para o dia seguinte.

O que os adeptos queriam era tão simples: uma equipa de vitórias, ganhadora e que não se tivesse transformado o Benfica numa empresa de compra e venda de jogadores sem critério e, acima de tudo, sem resultados.

Apesar do muito dinheiro desperdiçado, outros ganham, o Benfica não!

O Sport Lisboa e Benfica é demasiado grande para ficar nas mãos desta liderança bicéfala que, perigosamente, nos é oferecida pela outra lista concorrente.

Quem manda, quem lidera qual o rosto, Vieira ou Moniz? Este, o soldado tardio que não deveria ter virado as costas, mas que se esqueceu do Movimento e que não cuidou da lealdade. A lealdade é uma prática de vida e não uma circunstância de conveniência. E, como se sabe, "rei fraco faz fraca a forte gente".

Ameaçador, o mundo dos negócios e dos interesses aproxima-se e ronda o nosso Benfica.

Os interesses pela luta dos direitos televisivos (cá está!!) e respectiva renegociação são demasiado tentadores para ficarem nas mãos de pessoas que gostam mais do negócio e menos do Benfica! Comigo iremos sempre à procura da melhor oferta respeitando as responsabilidades contratuais existentes. Segundo consta existe um direito de preferência. No entanto, se esse direito de preferência for exercido os superiores interesses do Benfica estarão salvaguardados.

Dez anos, dois campeonatos e um estádio lindo que o líder da Direcção não queria construir, porque queria um estádio municipal partilhado com outro clube. Dez anos, sempre atrás do nosso principal rival.
Dez anos com equipas que se fazem e desfazem de um ano para o outro. Dez anos de promessas não cumpridas de uma equipa para liderar a Liga e a Champions.

Dez anos sempre com a mesma desculpa reativa aos árbitros que não deixam o Benfica ganhar – o que às vezes foi verdade mas que não pode caucionar tudo!

Dez anos e um número elevado de aquisição de jogadores. O Benfica não pode ter sob contrato mais de noventa jogadores, uma autêntica loucura face à inerente carga de massa salarial.

Dez anos de jogadores a mais, que estão emprestados a outros clubes.

Dez anos de uma liderança sem estratégia, sem organização e sem capacidade e competência para vencer.

Dez anos sem apostar na formação, não deixando espaço para os novos talentos e jogando com onze estrangeiros: o Braga já tem mais jogadores convocados para a selecção do que o Benfica.

Dez anos de crescimento galopante do passivo que ascende aos 500 milhões de euros. Ou seja, obra feita mas por pagar. Custos financeiros na ordem dos 17 milhões de euros por ano que consomem na totalidade o esforço feito pelos sócios no pagamento das quotas e do red pass. Um passivo fora do balanço que consta no Stars Fund e que nos empurra para uma plataforma sem autonomia financeira. Um conflito de interesses evidente entre um participante do fundo, a Ongoing, e um candidato a vice presidente.

O Benfica não tem estabilidade financeira nem uma equipa de futebol ganhadora. Mas tem muitos negócios. Existem zonas nebulosas e um balanço escondido na gestão das contas.

Não é ao telefone que se lidera esta grande e respeitada instituição, nem com uma liderança mais ausente do que presente.

A marca Benfica é muito pouco se não tiver associado o seu principal conteúdo que é o futebol ganhador e líder de sempre.

A valorização da marca afunda-se, sem uma cultura permanente de vitória.

Ora esta cultura é a que persistir e existir com as mesmas pessoas, com o mesmo sistema que, há dez anos, tudo prometeram tudo e pouco cumpriram.

Para quê então mais quatro anos de uma direcção que está afectada na sua legitimidade democrática e nos valores da ética, quando as suas contas foram chumbadas de forma tão clara e inequívoca pelos sócios?

Sim, porque este chumbo das contas foi um chumbo à liderança da actual direcção.

Com uns estatutos que, de forma inédita, não prevê qualquer consequência pela rejeição das contas, pergunto: deveriam ter estas mesmas pessoas, responsáveis pelo chumbo das contas, legitimidade e moral para se apresentarem a votos? Imperativo voltar em matéria estatutária à nossa matriz original. Com uma diferença, ter em conta as dificuldades socias e financeiras que o país atravessa, particularmente dos jovens e dos reformados, protegendo o associativismo, não deixando cair nenhum sócio por dificuldades supervenientes provocadas pelo efeito da crise.

Cansada e esgotada, esta é a Direcção que matou o associativismo com prepotência e à revelia dos valores democráticos, que retiraram o Benfica aos sócios, que fizeram uma reforma dos estatutos contrários à matriz, à genética e à mística deste clube de dimensão mundial.

Estatutos estes que exigem mais para ser Presidente do Benfica do que para ser Presidente de Portugal. Queremos uns estatutos democráticos, transparentes e que não excluam os sócios da vida activa do clube. Uns estatutos em que a última palavra é dos sócios.

A minha candidatura tem líder, tem independência e tem valores que me acompanham sempre na vida pública.Tem projecto e uma estrutura forte, quer na parte financeira, quer na parte desportiva.

É uma candidatura de coragem e de princípios que comigo só pode ter um rumo: servir o Benfica, e não servir-se do Benfica.

Honestidade, rectidão, rigor e exemplaridade nas contas serão, comigo, o único caminho da verdade e da transparência.

Lutar por uma equipa ganhadora é reconstruir a alma benfiquista.

Comigo, este é o caminho em que não será necessário comprar tantos jogadores, apostando forte na formação, até porque o tempo em que se ganhavam eleições com apresentação de jogadores de primeira linha acabou por causa da crise financeira e da situação de quase bancarrota do País.

Os sócios e o Benfica merecem. A maior associação desportiva do mundo agradece.

Quem são os aventureiros?

Aqueles que estão há dez anos sempre com promessas não cumpridas, a adiar soluções, a desequilibrar financeiramente o clube, a ter uma equipa que luta pelo segundo lugar?

Ou aqueles, benfiquistas de sempre e só do Benfica, que têm um novo e eficaz perfil de gestão; que têm um rosto único de líder; que querem ter uma palavra na vida do clube? Que querem lutar contra o sistema instalado e que apresentam um projecto credível, ganhador e sustentado.

Aventureiro é quem aposta sempre no cavalo errado, nas lideranças para a liga e para a federação, e depois queixa-se, que ninguém ouve o Benfica. Comigo não retirarei o apoio a um candidato benfiquista a um órgão do desporto para depois o convidar para a minha Comissão de Honra. Aventureiros são os que se preocupam mais com o adversário do Norte, esquecendo o que é essencial, para esconder fraquezas e debilidades de gestão do produto futebol e das contas.

Aventureiros são aqueles, esses, que conduziram o clube a uma situação de falência técnica, onde o estádio nem sequer se encontra pago e que vivem da quotização dos sócios.

De forma séria, elevada e responsável, é urgente discutir e debater o Benfica.

É urgente esclarecer os sócios de todos os dossiers, de todos os contratos que estão negociados e a serem renegociados.

É, assim, urgente discutir democraticamente o programa das duas listas. Mas de forma aberta, e não sem truques ou passes de mágica. É urgente acabar com o secretismo que existe no futebol e nas contas.

Viemos a jogo para esclarecer tudo o que houver para esclarecer.

Exigimos conhecer os dossiers, os contratos, o que está negociado no campo dos direitos de televisão. Impomos saber se já há acordo ou não com a Oliveira desportos, ou com outro canal; ou se é o Benfica que vai produzir e transmitir os conteúdos do futebol.
Exigimos saber os montantes exactos dos valores que entraram no clube sobre os passes do Javi e do Witsel; a situação do fundo de investimento; os dossiers com a responsabilidade financeira do clube.

Só assim estaremos na liderança pela mudança dos vícios do sistema, pela liderança num projecto global para o desporto nacional e não só para o futebol.

Estamos prontos para o debate, queremos esclarecer os sócios e lançamos o repto ao líder da outra lista para debater comigo publicamente tudo isto. Aqui fica o convite.

No Benfica, que tem na águia o seu símbolo primeiro, tudo é grande, pelo número dos que os amam e pelo voo triunfal dos que o representam nas competições desportivas.

Todos os benfiquistas querem que o Benfica volte, de forma regular, às vitórias no campeonato e a uma participação de excelência na Champions. A dimensão da nação benfiquista e a sua grandeza não são compatíveis com a irregularidade nos campeonatos, nem com as derrotas.

O Benfica nasceu, há muitos anos, para liderar o futebol e para ganhar. E não para andar atrás. A cultura de derrota não pode tomar conta das camisolas dos jogadores que envergam o jersey fundado por Cosme Damião.

Um dia perguntaram a Bella Guttman o que era a mística do Benfica. E respondeu:

CHOVE? FAZ FRIO? FAZ CALOR? QUE IMPORTA,

NEM QUE O JOGO SEJA NO FIM DO MUNDO,

ENTRE AS NEVES DAS SERRAS OU NO MEIO DAS CHAMAS DO INFERNO...

POR TERRA...POR MAR...OU PELO AR, ELES AÍ VÃO, OS ADEPTOS DO BENFICA ATRÁS DA EQUIPA.

GRANDE...INCOMPARÁVEL...
EXTRAORDINÁRIA...MASSA ASSOCIATIVA!

Viva o Benfica da Mística vencedora!
Viva os adeptos do Benfica!
Viva o Glorioso!




http://www.youtube.com/watch?v=dBQwLfPrYb0

Música e Letra : Luís Piçarra / Paulino Gomes Júnior

( Cantada em apoteose pelos mais de 500 benfiquistas presentes na sala )

Grande Discurso.


Ao vivo foi arrepiante, ver uma pessoa que gosta mesmo do Benfica com possibilidades de liderar o clube.

P∑T∑7

Citação de: Tsoukalos em 16 de Outubro de 2012, 21:48
Citação de: P∑T∑7 em 16 de Outubro de 2012, 21:18
Isto consegue ser doentio.

Uma época já preparada (embora mal!), todo um conjunto de situações definidas e programadas, uma indemnização pornográfica por pagar...

E queriam que o Dr. Rangel dissesse que o Jesus ia já pá rua e fosse anunciado um substituto a meio da época?

Vocês não existem!
tb acho que apesar do péssimo trabalho do "mestre" ele não deve saír a meio da época... mal por mal que fique até ao fim e depois até nunca...

Exactamente.

Acho que o reinado do JJ já terminou no final da sua 2ª época. Foi tudo mau demais para ser verdade.

Se era para despedir que fosse nessa altura.

Para todos os efeitos... esta época está perdida.

Zlatan

Isto nem se vai saber, a CS ignora. Importante era o Dr. Rangel ter conhecimento disto.

Tsoukalos

Citação de: Zlatan em 16 de Outubro de 2012, 22:36
Isto nem se vai saber, a CS ignora. Importante era o Dr. Rangel ter conhecimento disto.
O0

Saviolafication

Citação de: luis.live em 16 de Outubro de 2012, 22:33
Citação de: Saviolafication em 16 de Outubro de 2012, 22:32
Citação de: luis.live em 16 de Outubro de 2012, 22:22
Citação de: Trezeguet em 16 de Outubro de 2012, 22:19
Citação de: luis.live em 16 de Outubro de 2012, 22:17
Citação de: Trezeguet em 16 de Outubro de 2012, 22:16
Citação de: luis.live em 16 de Outubro de 2012, 22:12
Citação de: Trezeguet em 16 de Outubro de 2012, 22:08
foi em 2005

agora repara quem tem quotas em atraso desde 2005 , e 25 anos de sócio nao recebe a aguia de prata, certo?   mas como nao houve actualizaçao desde essa altura, "esse" sócio agora por exemplo paga as quotas em atraso e mantem o mesmo numero de 2005 sem ter o tal /1.  depois deixa novamente de pagar e fica mais uma vez impedido de receber a aguia de prata e assim sucessivamente...  espero que agora tenham percebido o meu argumento que só é possivel provar falcatrua se ficar provado uma actualizaçao do numero de sócio durante o periodo em que o LFV deixou de pagar quotas...
a actualização para o emblema não é relevante atenção

sim, eu sei, mas ter quotas em dia é? certo?
certo

entao pronto se quiserem tirar o LFV do poder é melhor mesmo que o façam nas urnas...

Para quê, se o LFV nem pode chegar às urnas? Não podem ignorar isto.

tu ainda acreditas no pai natal...

Eu acredito em leis. E regras. E nas regras diz que ele não pode, tão simples quanto isto.

fmb

O discurso do Rangel foi simplesmente BRUTAL. Ao vivo, então, foi mesmo uma dose de benfiquismo impressionante. À muito tempo que não ouvia um discurso com tanto benfiquismo!!!

Jakub

Fico muito contente por existir pessoas como o luis.live, que pararam para pensar, no que se estava a passar e vinha passando, contra a ideia globalizada e reflectindo, percebeu que com Luis Filipe Vieira não vamos a lado nenhum.

Tinha pena e sentia algum inconformismo por haver Benfiquistas sem interesses pessoais a ainda acreditar e valorizarem LFV, mas ao ler as ultimas paginas e verificar o seu sentido de voto, fiquei extremamente contente.

Ao contrário de outros, ele valia a pena e daí alguma da minha frustação em certos posts que lhe dirigi.

fmb

Citação de: Jakub em 16 de Outubro de 2012, 22:51
Fico muito contente por existir pessoas como o luis.live, que pararam para pensar, no que se estava a passar e vinha passando, contra a ideia globalizada e reflectindo, percebeu que com Luis Filipe Vieira não vamos a lado nenhum.

Tinha pena e sentia algum inconformismo por haver Benfiquistas sem interesses pessoais a ainda acreditar e valorizarem LFV, mas ao ler as ultimas paginas e verificar o seu sentido de voto, fiquei extremamente contente.

Ao contrário de outros, ele valia a pena e daí alguma da minha frustação em certos posts que lhe dirigi.
Vai votar Vieira...  :D :huh:

luis.live

Citação de: fmb em 16 de Outubro de 2012, 22:53
Citação de: Jakub em 16 de Outubro de 2012, 22:51
Fico muito contente por existir pessoas como o luis.live, que pararam para pensar, no que se estava a passar e vinha passando, contra a ideia globalizada e reflectindo, percebeu que com Luis Filipe Vieira não vamos a lado nenhum.

Tinha pena e sentia algum inconformismo por haver Benfiquistas sem interesses pessoais a ainda acreditar e valorizarem LFV, mas ao ler as ultimas paginas e verificar o seu sentido de voto, fiquei extremamente contente.

Ao contrário de outros, ele valia a pena e daí alguma da minha frustação em certos posts que lhe dirigi.
Vai votar Vieira...  :D :huh:

;D


Aakeonan

#1554
Uma das coisas que mais gosto no Rangel, e isto são pequenas coisas que mostram o que vai na alma das pessoas, é que não diz eu.eu.eu,eu,eu,eu,eu...que é um discurso comum a LFV e Vale, apresentam-se às pessoas como salvadores.

Gosto do facto de o Rangel dizer mais a palavra Benfica do que "eu".

Como disse ontem, não gosto de Messias nem de salvadores, nem de presidentes popularuchos, isso é para a malta dos corruptos.

Gosto de gente trabalhadora, competente, honesta, de valores vincados, gosto de gente que se esconde e deixa ser o Benfica a brilhar.

Chefe

Citação de: luis.live em 16 de Outubro de 2012, 22:54
Citação de: fmb em 16 de Outubro de 2012, 22:53
Citação de: Jakub em 16 de Outubro de 2012, 22:51
Fico muito contente por existir pessoas como o luis.live, que pararam para pensar, no que se estava a passar e vinha passando, contra a ideia globalizada e reflectindo, percebeu que com Luis Filipe Vieira não vamos a lado nenhum.

Tinha pena e sentia algum inconformismo por haver Benfiquistas sem interesses pessoais a ainda acreditar e valorizarem LFV, mas ao ler as ultimas paginas e verificar o seu sentido de voto, fiquei extremamente contente.

Ao contrário de outros, ele valia a pena e daí alguma da minha frustação em certos posts que lhe dirigi.
Vai votar Vieira...  :D :huh:

;D
Mais um enganado  :disgust:

Aakeonan

Citação de: fmb em 16 de Outubro de 2012, 22:53
Citação de: Jakub em 16 de Outubro de 2012, 22:51
Fico muito contente por existir pessoas como o luis.live, que pararam para pensar, no que se estava a passar e vinha passando, contra a ideia globalizada e reflectindo, percebeu que com Luis Filipe Vieira não vamos a lado nenhum.

Tinha pena e sentia algum inconformismo por haver Benfiquistas sem interesses pessoais a ainda acreditar e valorizarem LFV, mas ao ler as ultimas paginas e verificar o seu sentido de voto, fiquei extremamente contente.

Ao contrário de outros, ele valia a pena e daí alguma da minha frustação em certos posts que lhe dirigi.
Vai votar Vieira...  :D :huh:

No caso dele, não importa, que escolha em consciência. Sempre se portou como um senhor, que apenas tem uma opinião diferente (pelo menos do fórum).

Comporta-se bem melhor que eu, por exemplo, que me passo com facilidade neste tema.  :ashamed:  ;D

Tapion


luis.live

Citação de: Chefe em 16 de Outubro de 2012, 22:55
Citação de: luis.live em 16 de Outubro de 2012, 22:54
Citação de: fmb em 16 de Outubro de 2012, 22:53
Citação de: Jakub em 16 de Outubro de 2012, 22:51
Fico muito contente por existir pessoas como o luis.live, que pararam para pensar, no que se estava a passar e vinha passando, contra a ideia globalizada e reflectindo, percebeu que com Luis Filipe Vieira não vamos a lado nenhum.

Tinha pena e sentia algum inconformismo por haver Benfiquistas sem interesses pessoais a ainda acreditar e valorizarem LFV, mas ao ler as ultimas paginas e verificar o seu sentido de voto, fiquei extremamente contente.

Ao contrário de outros, ele valia a pena e daí alguma da minha frustação em certos posts que lhe dirigi.
Vai votar Vieira...  :D :huh:

;D
Mais um enganado  :disgust:

se me lembrar tiro uma foto do momento do voto para postar aqui no forum... O0

fmb

Citação de: luis.live em 16 de Outubro de 2012, 22:54
Citação de: fmb em 16 de Outubro de 2012, 22:53
Citação de: Jakub em 16 de Outubro de 2012, 22:51
Fico muito contente por existir pessoas como o luis.live, que pararam para pensar, no que se estava a passar e vinha passando, contra a ideia globalizada e reflectindo, percebeu que com Luis Filipe Vieira não vamos a lado nenhum.

Tinha pena e sentia algum inconformismo por haver Benfiquistas sem interesses pessoais a ainda acreditar e valorizarem LFV, mas ao ler as ultimas paginas e verificar o seu sentido de voto, fiquei extremamente contente.

Ao contrário de outros, ele valia a pena e daí alguma da minha frustação em certos posts que lhe dirigi.
Vai votar Vieira...  :D :huh:

;D
Não vais??? Pareceu-me do que li nos últimos dias...

ps: Estás mais no que direito de votar em Vieira. Os votos são teus e ninguém tem porra nenhuma a ver com isso!!!