Robert Enke

Guarda-redes, (1977-08-24 - 2009-11-10),
Alemanha
Equipa Principal: 3 épocas (1999-2002), 93 jogos (8304 minutos), 0 golos

Shoky

Citação de: Mathayus em 09 de Novembro de 2012, 13:50
Citação de: |-3m1n3m-| em 09 de Novembro de 2012, 12:59
A depressão atinge muito mais facilmente aqueles que se preocupam não só consigo, mas também com os outros. O medo de errar, de deixar alguém desiludido, o medo de uma perda poder mudar a imagem que os nossos mais chegados têm de nós, são coisas que não afectam todos. Afectam os perfeccionistas, aqueles que não se contentam com o ser bom, têm de ser os melhores.

E aquilo que guardo do final de vida do Robert, é que ele vivia numa agorafobia mental que só quem passa por ela é que percebe: o medo de revelar aos outros que também somos humanos e também temos fraquezas. A fraqueza do Robert era não querer reconhecer perante os outros que a morte da filha o tinha deixado devastado, e esse fechar para o Mundo foi o que o consumiu.

Um enorme abraço para aquele quarto anel, a bancada mais bem composta da Luz. Sempre presentes!

Um dos melhores posts de sempre do fórum...

Concordo...
Já tive uma pequena depressão...e digo pequena porque nunca chegou ao estado a que já chegou a minha mãe ou um dos meus melhores amigos...que infelizmente só se lembra de quem é mesmo amigo dele quando está na lama, mas isso é outra história.

Já senti isso na pele...a nossa cabeça parece um mundo à parte, só desgraça, só tristeza, baixissima auto-estima. Nada vale a pena, tudo é horrível e todos praticamente nos querem mal.
Não aconselho a ninguém entrar nesse estado e sair dele é muito complicado.

No meu caso, acho que não escalou para nada de maior porque me apercebi de tudo que estava mal, dei uma volta de 180º na minha vida e ao fim de umas semanas parecia outro.

Acabei por me dispersar, era só para dizer que o meu coração chora com casos como o do Enke, e quando soube que ele se matou...fiquei desolado. Lembro-me de quando abri o fórum e vi o tópico. Fdx...
E concordo, quem só pensa em si mesmo, quem é egoísta e egocêntrico...não sente depressões.

RicardoSR

Citação- Atendendo ao que aconteceu depois é inevitável pensar em termos de «e se...». Acredita que se tivesse ficado mais tempo em Portugal Enke teria sido uma pessoa mais feliz?
- Olhando para trás e sabendo o que se seguiu, sim. O próprio Robert, durante a primeira depressão, em Barcelona, escreveu no diário, depois de ver fotografias de jogos no Benfica: «tenho vontade de dar estalos em mim próprio, por que raio fui sair de Lisboa?». Mas, como digo, essa é uma construção que fazemos agora. Porque lembro-me de visitar Robert em Lisboa, em 2001, no seu último ano de Benfica, e encontrá-lo muito infeliz com o clube.

cipri_slb

Só gostava que tivesse apanhado o Benfica numa altura melhor...

Edu

"é muito difícil a pessoas que sofrem de depressão falarem da doença"

http://www.maisfutebol.iol.pt/videos/video/13738021/1

Orgulhosamente_SLB

Enorme!

Descansa em paz e olha por nós!

Ettelbreck

O Benfica teve jogadores que vieram na pior fase da nossa historia. Jogadores, como o Enke, o Pobersky, o Van Hooijdonk... tudo jogadores que mereciam um Benfica melhor...

Ainda me lembro de ver as cerimonias fúnebres no estado do Hannover... foi triste. Este fim-de-semana a ver se compro o livro...

Que descanse em paz, ao lado dos outros grandes que nos representaram...

PS: Já agora... acho que o Benfica deveria ter um mural no estádio, com o nome e uma imagem de todos os grandes (jogadores, dirigentes, atletas de modalidades, etc.) que passaram pelo Benfica... seria mais um motivo para ir ao estádio... não sei, é apenas uma ideia...

mjohnson

Num período tenebroso, Enke era uma Luz no campo. Amigo, não te esquecemos. Até um dia

melo7

Acredito que como muita gente aqui, joguei em puto no Benfica. Era GR e quando la estive o Enke era o GR titular da equipa principal. Eu era um puto de 10 anos e tinha o como referência. Tive a sorte de o conhecer num dia de jogo e desde aí virou uma referência para mim! Fiquei chocado com a sua morte e até hoje é algo de que não gosto lembrar.. Paz à sua alma e onde quer que esteja, esteja melhor e que esteja a tomar conta da sua filha!
:flagglorioso:

brankinho_gaspar

MilkGlorioso

as  :cry2:
continuam

até sempre Campeão...

Sintraboy

Muita saudade deixou :'(

Para quando uma merecida homenagem pelos 3 anos?

hotshot

Tinha 8/9 anos quando o Enke foi nosso GR, tinha uma adoração por ele
Já se passaram 3 anos, parece que foi ontem, custa mais pela forma que foi...

Estará sempre na nossa memória