Luciano Teixeira (Equipa B)

Médio, 32 anos,
Guiné-Bissau
Equipa B: 1 época, 33 jogos, 0 golos

Slb23

O Matic é um todo o terreno, 6/8/10, o meio campo é dele. Esperemos é que aguente assim o ano todo...

André Sousa

Citação de: Slb23 em 29 de Novembro de 2012, 01:06
Depende da forma como vês o jogo e da forma como joga a equipa. No Benfica atual não resultaria por exemplo. A Juve e muito bem construiu a equipa em torno dele, arranjou uma boa muleta (duas na tua opinão) e é dar-lhe a bola que ele faz a equipa jogar.

Eu não sei porque não resultaria. Se o Matic, que é um jogador com um estilo de jogo semelhante, qual é a razão para não resultar com o Pirlo?

A questão é se não haveria melhor forma de o utilizar, e isso sim. Agora que ofereceria rendimento... Pá, o Pirlo tem lugar em qualquer equipa do Mundo.

TEXAS_1904

Citação de: André Sousa em 29 de Novembro de 2012, 01:04
Citação de: TEXAS_1904 em 29 de Novembro de 2012, 01:03
Claro que da e nao deixa de ser um 6 por nao dobrar os laterais... foi a minha interpretaçao do "falso 6" que o slb23 falava e que eu ate o compreendo porque seria dificil ver o Pirlo (com a idade que tem) tratar de uma equipa que jogasse como nos jogamos

E o nosso 6... Será que é um 6 convencional, como disseram por aí?
Neste momento o nosso 6 nao é um 6 "convencional" mas é um 6 que nao sendo convencional vai tendo capacidade fisica para  apagar fogos atrás e ter chegada até à frente. Concordarás que o Pirlo actual nao teria essa capacidade e tao pouco estou a fazer comparações

André Sousa

Citação de: TEXAS_1904 em 29 de Novembro de 2012, 01:08
Neste momento o nosso 6 nao é um 6 "convencional" mas é um 6 que nao sendo convencional vai tendo capacidade fisica para  apagar fogos atrás e ter chegada até à frente. Concordarás que o Pirlo actual nao teria essa capacidade e tao pouco estou a fazer comparações

Não teria essa capacidade, mas teria, claramente, outra leitura de jogo, que seria, também, proveitosa. Acabaria por encontrar dificuldades, mas não é impossível, como estão a fazer crer.

Anyway, o próprio Matic também poderia ser potenciado de outra forma, mas isso são outros quinhentos.

Slb23

Claro que tem André mas irias ter um buraco enorme cá atrás. Ele é top mas não corre por 2 como o que temos cá.

André Sousa

Citação de: Slb23 em 29 de Novembro de 2012, 01:10
Claro que tem André mas irias ter um buraco enorme cá atrás. Ele é top mas não corre por 2 como o que temos cá.

Não estás a perceber. O que faz o Pirlo ser um trinco diferente daquilo que tu idealizas é isso mesmo. A noção do jogo que ele tem. O homem sabe mais do jogo do que 99% dos jogadores. Se iria dar buracada? Iria. E hoje ainda dá buracada. E com o Javi ainda mais buracada houve.

TEXAS_1904

Citação de: André Sousa em 29 de Novembro de 2012, 01:08
Citação de: Slb23 em 29 de Novembro de 2012, 01:06
Depende da forma como vês o jogo e da forma como joga a equipa. No Benfica atual não resultaria por exemplo. A Juve e muito bem construiu a equipa em torno dele, arranjou uma boa muleta (duas na tua opinão) e é dar-lhe a bola que ele faz a equipa jogar.

Eu não sei porque não resultaria. Se o Matic, que é um jogador com um estilo de jogo semelhante, qual é a razão para não resultar com o Pirlo?

A questão é se não haveria melhor forma de o utilizar, e isso sim. Agora que ofereceria rendimento... Pá, o Pirlo tem lugar em qualquer equipa do Mundo.
Claro que tem e a titular obviamente... é preciso é que o treinador adapte a equipa à qualidade que ele pode dar ao jogo. É ver o Pirlo no campeonato da Europa, teve fenomenal e "fresquinho" para pôr aquela equipa a jogar e sendo mais um dos que ajuda sem bola embora com um raio de acçao mais pequeno.

O.Guerreiro.Da.Luz

O futebol é algo tão mas tão global e generalista que não se pode ter esse tipo de considerações estereotipadas slb23.

A posição "6" depende de modelo de jogo e dos jogadores que tens à disposição.

A Juventus, pode ter um Pirlo versão "quarterback", que sentado na sua cadeirinha vai lançando e controlando o jogo ofensivo da sua equipa, porque tem jogadores à sua frente com características para isso. Por exemplo, não é à toa que a equipa do Pirlo prefira jogar com avançados móveis do que com um poste lá na frente. Porquê? Porque os jogadores móveis sabem aproveitar os passes longos em diagonal que o Pirlo tão bem sabe fazer... daí que pareça um "quarterback".

Por outro lado, tens um "6" como o Busquets que é fundamental para formar um trio defensivo no Barcelona. Algo que o Pirlo não necessita porque a Juve joga com três defesas na maioria dos casos.

Já agora, o Busquets não precisa de ser um "quarterback", porque o estilo do jogo do Barcelona é diferente e baseado na troca de bola com Xavi, Iniesta, Fabregas, Messi,...

E poderia continuar a noite toda com casos completamente diferentes uns dos outros, mas todos eles "6".

abar85

Citação de: André Sousa em 29 de Novembro de 2012, 01:11
Citação de: Slb23 em 29 de Novembro de 2012, 01:10

Não estás a perceber. O que faz o Pirlo ser um trinco diferente daquilo que tu idealizas é isso mesmo. A noção do jogo que ele tem. O homem sabe mais do jogo do que 99% dos jogadores. Se iria dar buracada? Iria. E hoje ainda dá buracada. E com o Javi ainda mais buracada houve.

O problema é que tudo o que o Pirlo sabe de futebol ia valer de pouco a defender, porque a área a cobrir neste Benfica seria enorme! É o que me parece!

Agora que bem encaixado numa equipa pode ser médio defensivo em qualquer lado! Não tenho dúvidas.

cheguevara

Até doi estarem a falar do Pirlo no tópico do Luciano.

TEXAS_1904

Citação de: André Sousa em 29 de Novembro de 2012, 01:09

Não teria essa capacidade, mas teria, claramente, outra leitura de jogo, que seria, também, proveitosa. Acabaria por encontrar dificuldades, mas não é impossível, como estão a fazer crer.

Anyway, o próprio Matic também poderia ser potenciado de outra forma, mas isso são outros quinhentos.
Dar dava, nao digo que nao mas com um Maxi era dificil

O.Guerreiro.Da.Luz

Citação de: André Sousa em 29 de Novembro de 2012, 01:09

Acho que muitas vezes o Matic poderia usar a sua excelente qualidade de passe longo, mais vezes... por exemplo.

O.Guerreiro.Da.Luz

Citação de: cheguevara em 29 de Novembro de 2012, 01:14
Até doi estarem a falar do Pirlo no tópico do Luciano.

Podemos falar do Pogba... :whistle2:

Slb23

André o Pirlo é um 10 escondido num 6, é um regista como dizem os italianos. Qualidade tem a rodos mas duvido muito seriamente que resulte em outro campeonato de todo que não o italiano. E não digo isto no sentido negativo, é pela forma como o futebol é jogado e visto lá. O Carlo tentou fazer o mesmo ao Rui e deu buraco...

É um jogador único, sabe ler e jogar mas tem de ser bem enquadrado.

TEXAS_1904

Citação de: O.Guerreiro.Da.Luz em 29 de Novembro de 2012, 01:13
O futebol é algo tão mas tão global e generalista que não se pode ter esse tipo de considerações estereotipadas slb23.

A posição "6" depende de modelo de jogo e dos jogadores que tens à disposição.

A Juventus, pode ter um Pirlo versão "quarterback", que sentado na sua cadeirinha vai lançando e controlando o jogo ofensivo da sua equipa, porque tem jogadores à sua frente com características para isso. Por exemplo, não é à toa que a equipa do Pirlo prefira jogar com avançados móveis do que com um poste lá na frente. Porquê? Porque os jogadores móveis sabem aproveitar os passes longos em diagonal que o Pirlo tão bem sabe fazer... daí que pareça um "quarterback".

Por outro lado, tens um "6" como o Busquets que é fundamental para formar um trio defensivo no Barcelona. Algo que o Pirlo não necessita porque a Juve joga com três defesas na maioria dos casos.

Já agora, o Busquets não precisa de ser um "quarterback", porque o estilo do jogo do Barcelona é diferente e baseado na troca de bola com Xavi, Iniesta, Fabregas, Messi,...

E poderia continuar a noite toda com casos completamente diferentes uns dos outros, mas todos eles "6".
Concordo