Antiga Sede do Benfica Restauradores

sardao

Citação de: Megaphone em 16 de Janeiro de 2013, 17:52
eu apostava na criação de uma casa do Benfica de Lisboa, mas com uma vertente mais turistica

Acho boa ideia. A maior parte dos turistas anda a passear pelo centro da cidade e podia funcionar como "montra" para dar a conhecer algo mais do nosso clube a quem está apenas de passagem e provavelmente não tem planeado visitar o Estádio.

fyure

Houve tempos em que ter a sede neste estado seria uma vergonha para qualquer dirigente, e seria ultrajante para o nome do Benfica que tivessemos a NOSSA sede neste estado de actualmente. Houve direcções que se empenharam em espalhar o nome do Benfica pelo mundo, abrindo novas delegações, procurando que estas tivessem sempre os apoios necessários para serem não só, uma bandeira do Benfica, mas um estímulo para a comunidade e motivo de orgulho. Casas e filiais que não tinham apenas o nome do Benfica mas também os valores éticos, morais e sociais do nosso clube, sendo importantes na base de muita comunidade por este Portugal fora e no mundo, ou não fossem as Casas do Benfica tão importantes nas comunidades portuguesas que estão um pouco por toda a parte do planeta.

Hoje em dia isso não é bem assim, inauguram-se casas, fazem-se discursos pomposos e se for preciso, nunca mais se quer saber daquilo para nada, a não ser os votos que de lá se obtêm. Há casas que já fecharam, outras com enormes dívidas e outras que não prestam serviço nenhum de jeito à comunidade, mas o que interessa isso ao Benfica de hoje em dia ? Se for preciso, daqui a 4 anos inauguram-se mais meia dúzia delas e está tudo tranquilo...

O que se pede nestes caso é um pouco mais de... humanismo, porque estas casas são feitas de pessoas, de Benfiquistas, e o Benfica deve tentar procurar o melhor para os seus adeptos, por isso não entendo como se pode menosprezar os adeptos que "faziam" a sede do clube. Adeptos de Lisboa, mas não só.

Do mesmo modo não consigo compreender como temos tanta casa revigorada, tanta casa de show off e depois vamos ao Porto e temos uma casa que está tão... enfim, sem chama...

O Benfica devia ter uma representação mais forte no que toca a estes assuntos, pois por vezes uma casa do Benfica é a única coisa encarnada nas redondezas, e significa muito para quem é do Benfica. Do mesmo modo, a sede, que é o que o nome indica mesmo, deve estar de acordo com aquilo que os adeptos merecem, que é um edifício de convívio e confraternização em condições para todos nós.

Spooner®

Citação de: _Benfiquista_ em 16 de Janeiro de 2013, 18:53
No antigo Estádio da Luz, havia um local muito bom de confraternização e convívio Benfiquista.

Era o antigo Ponto Vermelho(creio que era assim que se chamava), mesmo ao lado da Loja do Benfica.

Eu cheguei a ir lá a dias de semana e estava sempre cheio.

No actual, só se for a Catedral da Cerveja, mas suponho que não tenha o mesmo movimento...

no actual tens uma coisa parecida no restaurante da area comercial, o "3º anel". mas o espaço édeveras pequeno mas costuma estar sempre cheio...

4ever Red Devil

Citação de: fyure em 16 de Janeiro de 2013, 19:03
Houve tempos em que ter a sede neste estado seria uma vergonha para qualquer dirigente, e seria ultrajante para o nome do Benfica que tivessemos a NOSSA sede neste estado de actualmente. Houve direcções que se empenharam em espalhar o nome do Benfica pelo mundo, abrindo novas delegações, procurando que estas tivessem sempre os apoios necessários para serem não só, uma bandeira do Benfica, mas um estímulo para a comunidade e motivo de orgulho. Casas e filiais que não tinham apenas o nome do Benfica mas também os valores éticos, morais e sociais do nosso clube, sendo importantes na base de muita comunidade por este Portugal fora e no mundo, ou não fossem as Casas do Benfica tão importantes nas comunidades portuguesas que estão um pouco por toda a parte do planeta.

Hoje em dia isso não é bem assim, inauguram-se casas, fazem-se discursos pomposos e se for preciso, nunca mais se quer saber daquilo para nada, a não ser os votos que de lá se obtêm. Há casas que já fecharam, outras com enormes dívidas e outras que não prestam serviço nenhum de jeito à comunidade, mas o que interessa isso ao Benfica de hoje em dia ? Se for preciso, daqui a 4 anos inauguram-se mais meia dúzia delas e está tudo tranquilo...

O que se pede nestes caso é um pouco mais de... humanismo, porque estas casas são feitas de pessoas, de Benfiquistas, e o Benfica deve tentar procurar o melhor para os seus adeptos, por isso não entendo como se pode menosprezar os adeptos que "faziam" a sede do clube. Adeptos de Lisboa, mas não só.

Do mesmo modo não consigo compreender como temos tanta casa revigorada, tanta casa de show off e depois vamos ao Porto e temos uma casa que está tão... enfim, sem chama...

O Benfica devia ter uma representação mais forte no que toca a estes assuntos, pois por vezes uma casa do Benfica é a única coisa encarnada nas redondezas, e significa muito para quem é do Benfica. Do mesmo modo, a sede, que é o que o nome indica mesmo, deve estar de acordo com aquilo que os adeptos merecem, que é um edifício de convívio e confraternização em condições para todos nós.

Tudo dito.

Boa ideia a da casa mais turística também, seja a dos Restauradores ou outra.

fyure

Citação de: _Benfiquista_ em 16 de Janeiro de 2013, 18:53
No antigo Estádio da Luz, havia um local muito bom de confraternização e convívio Benfiquista.

Era o antigo Ponto Vermelho(creio que era assim que se chamava), mesmo ao lado da Loja do Benfica.

Eu cheguei a ir lá a dias de semana e estava sempre cheio.

No actual, só se for a Catedral da Cerveja, mas suponho que não tenha o mesmo movimento...
a catedral da cerveja é uma cena muito franchise e que é apenas um restaurante, nada a ver com a forma como funciona uma casa do Benfica ou a sede de um clube. Penso assim pelo menos. Quando falo num local de convívio para todos os dias, creio que estar no centro de Lisboa será melhor em termos de local de encontro e estar ali na baixa a beber uma imperial e a ver o Benfica ou a falar do Benfica é uma coisa óptima ;)

Basta ver o pessoal que vai à casa do Alentejo para fazer isso mesmo ! Mas isto, atenção, teria que ser algo com preços convidativos e nada de imperiais a 3 euros... É que no estádio é tudo caríssimo, e isso não convida à permanência do pessoal. O que eu gostava que a sede fosse, era um local onde todos pudessem ir conviver conforme se convivia numa bancada desses estádios antigos. Nada de grandes comodismos, mas sim um local para os sócios, para o povo. Onde se pudesse jogar bilhar e beber um jarro de imperial, onde se visse o Benfica quando não se pudesse ir ao estádio e onde se falasse do clube. Uma coisa bem direccionada aos Benfiquistas, o que temos no estádio está longe de ser assim...

_Benfiquista_

Há Casas que efectivamente, para além do seu papel nº 1, que é expandir e divulgar o Benfiquismo, têm igualmente um grande papel a nível comunitário.A todos os níveis.

Mas depois também me faz imensa confusão haver reinaugurações e mais reinaugurações de Casas que já existiam(sendo que algumas são até da mesma Casa) e depois para a Sede não há tempo nem dinheiro...

_Benfiquista_

Não me estava a lembrar do "3º anel"...pois mas é diferente.

Obviamente que a Catedral da Cerveja é apenas um ponto de encontro, não têm nem é suposto ser ou ter os mesmos fundamentos que uma Casa têm.

Os propósitos são diferentes,mas sempre dá para as pessoas se reunirem em Lisboa.

Porque o que aqui está em questão é mesmo issio: Em Lisboa, sem ser o Estádio da Luz e sua a área comercial, não existe mais nada.

O que contradiz um bocado a nossa génese, porque foi em Lisboa que nascemos fisicamente e onde está o nosso Estádio.Aliás o nome do nosso Clube demonstra-o.Somos um Clube Universal, com Origem em Lisboa.

Se existem Casas em todo o lado, então porque é que em Lisboa, que é onde fisicamente estamos sediados e fomos fundados, não existe nada?

A Sede iria colmatar essa ausência, a meu ver.Até porque como afirmam e bem, está sediada mesmo no Centro da Cidade.

fyure

Se a sede abrisse ao público novamente, concerteza que seria algo óptimo para os turistas também. Podiam descobrir um pouco o que é o nosso clube sem ter que sair da área de "conforto" deles que é a baixa e zona histórica de Lisboa. E nem seria preciso estar com muitas coisas, bats ver que na loja da adidas que há lá ao pé da sede, entram muitos turistas à procura dos nossos produtos, pena que depois lá dentro seja só reais madrids, alemanhas e ac milans, mas eles vão atrás do nosso símbolo e isso significa que se houvesse um restaurante/café na sede, eles iriam também. E conviviam com Benfiquistas...

Eu acho que isso é importante também, trata-se de certa forma, de ser uma maneira do clube receber pessoas. Eu sei que neste século XXI isto de as pessoas se darem umas com as outras é uma coisa estranha. As manifestações não são o que eram, os putos cada vez têm menos amigos, as pessoas não saem de casa... Mas cabe-nos a nós, enquanto pessoas, darmos a volta a isso e trabalhar para uma comunidade melhor e mais saudável. E quem pode muito bem ser o porta-estandarte de uma melhoria de vivência em comunidade ? Uma estrutura forte e de peso na região, algo como o Benfica.

Benfica com sede activa, será sempre mais Benfica. Um Benfica mais perto daquilo que foi em tempos. Um Benfica das gentes e dos sócios, para todos !

pcssousa

Sinceramente, alguém ainda se espanta com isto?
Há já muitos anos que a sede histórica foi secundarizada e depois maltratada, não é desta direcção, nem da anterior nem sequer da outra anterior a essa nem da outra anterior. É pena, sim, claro... defendo até, perdoem-me este quase desabafo, que se é para isto mais vale vender pois embora os imoveis estejam hoje em dia invariávelmente desvalorizados está ali um bastante valioso e se é para não tomarmos conta dele mais vale assim.

Anda-se há meses a questionar o que farão aos cerca  de 21 mil trofeús que não serão expostos no futiuro museu... pois bem, ali, naquela mesma sede, já houve uma sala de troféus em que estavam expostos 11 ou 12 mil, todos os que tinhamos na altura... não sei se me estou a fazer entender.
Podia ainda, claro, ser um polo aglutinador de benfiquistas bem ali no centro da cidade.

_Benfiquista_

Pois, mas o que eu acho é que por vezes na ênfase de alargar horizontes em tantos locais do País e do Mundo(e bem a meu ver, atenção), descura-se a Cidade onde fomos fundados e onde estamos fisicamente...descura-se criar na própria Cidade meios de divulgarmos ainda mais o nosso Clube...

Uma coisa não invalida a outra.Pode-se e deve-se vincar o Benfiquismo em toda a parte do Mundo, mas não se deve descurar Lisboa...Até por respeito ao nome do nosso Clube, que têm Lisboa e um dos seus Bairros Históricos, no seu nome.Aliás, é pelo nome do Bairro de Benfica, que somos chamados e conhecidos.

Mais: Se não fosse recentemente um grupo de Benfiquistas a relembrar e a criar uma Placa em Belém no local onde fomos fundados(Farmácia Franco), a nossa Direcção não fazia nada...aliás hoje em dia aquilo é um Banco...

E isso é triste também.Por desrespeito aos Benfiquistas Lisboetas, mas também à própria Memória Histórica do Clube.

Atenção, com isto não quero estar a vincar nenhum discurso sectário ou regionalista, até porque acho isso uma idiotice.

fyure

Citação de: _Benfiquista_ em 16 de Janeiro de 2013, 19:10
Há Casas que efectivamente, para além do seu papel nº 1, que é expandir e divulgar o Benfiquismo, têm igualmente um grande papel a nível comunitário.A todos os níveis.

Mas depois também me faz imensa confusão haver reinaugurações e mais reinaugurações de Casas que já existiam(sendo que algumas são até da mesma Casa) e depois para a Sede não há tempo nem dinheiro...
Também a mim me faz muita confusão, até porque algumas dessas casas foram de estranha forma à falência, e voltaram com a mesmíssimo direcção... E para além disso, a maioria das que fecharam não estavam a fazer um grande trabalho na comunidade, e isso é uma lacuna quando se trata de uma casa do Benfica.

Em Torres Novas por exemplo, não houve nenhuma reinauguração, não houve grande visitas, a não ser da Benfica TV, e o espaço está praticamente ianlterado desde a sua fundação em 1995. Eu não me queixo, e o pessoal que a frequenta também não. É uma casa bem gerida, tem lucros e ainda tem um papel importante na comunidade. Realizam eventos solidários se necessário, criaram uma escolinha de futebol, uma de ginástica e basicamente, com isso, tiraram muitos putos da rua. Acho que têm tido um trabalho excelente. No entanto, não ouvi sequer a hipótese de ser reabilitada, ao contrário de outras que foram à falência e que pouco faziam nas suas zonas... E isso também me faz confusão.

Do mesmo modo, não compreendo como não se pretende reformular a casa do Benfica no Porto, que até está excelentemente localizada, mas que depois me parece que não tem grandes condições quando comparada com outras...

E por fim, o absurdo dos absurdos, é não reabilitar a sede... É que fora o estádio da Luz, não há mesmo nada. Eu por exemplo não me sinto bem na zona comercial da Luz, acho que aquilo não é bem o que se pretende para convívio e reunião diária dos Benfiquistas, até porque muitos trabalham mais perto dos restauradores que da Luz... E isso pode ser um factor interessante para a existência da sede. Imaginem um tipo trabalhar na baixa e lembrar-se "é pá, ó pessoal, e se fossemos almoçar à sede do Benfica ?". Tão a ver ? Eu cá gostava de ter esta hipótese. Aliás, retomando à casa do Benfica do Torres Novas, quantas vezes eu e os meus amigos e até professores almoçamos lá !!! (aquilo é mesmo à beira da escola secundária onde eu andava)

_Benfiquista_

Mas esse é o papel que uma Casa deve ter, no caso a de Torres Novas.

Falaste e bem na Casa do Benfica no Porto...

Essa sim, deveria ser bem acarinhada pela nossa Direcção, sem nunca descurar as outras claro está...

Os porcos em Lisboa têm sabido gerir a casa deles bem...e isso também é um meio de divulgar um Clube e logo numa "cidade inimiga"...nisso são espertos...

Mas verdade seja dita, só o fazem também porque não passam de um clube regional e tem a necessidade de beliscar Lisboa com isso.

Nós deveríamos fazer o mesmo, mas noutra vertente.Da de divulgar e dizer bem alto o nome do nosso Clube na Cidade do Porto.E ser um local de convívio e confraternização dos Benfiquistas Portuenses.Nem que implantássemos a Casa num arranha-céus para não haver vandalismo.

Quanto ao pcssousa: Não sabia que mais antigas Direcções tinham descurado tanto a Sede...aliás nem sei há quanto tempo está assim inactiva de todo.

fyure

Citação de: pcssousa em 16 de Janeiro de 2013, 19:26
Sinceramente, alguém ainda se espanta com isto?
Há já muitos anos que a sede histórica foi secundarizada e depois maltratada, não é desta direcção, nem da anterior nem sequer da outra anterior a essa nem da outra anterior. É pena, sim, claro... defendo até, perdoem-me este quase desabafo, que se é para isto mais vale vender pois embora os imoveis estejam hoje em dia invariávelmente desvalorizados está ali um bastante valioso e se é para não tomarmos conta dele mais vale assim.

Anda-se há meses a questionar o que farão aos cerca  de 21 mil trofeús que não serão expostos no futiuro museu... pois bem, ali, naquela mesma sede, já houve uma sala de troféus em que estavam expostos 11 ou 12 mil, todos os que tinhamos na altura... não sei se me estou a fazer entender.
Podia ainda, claro, ser um polo aglutinador de benfiquistas bem ali no centro da cidade.
espantar não espanta, gostava era de ficar espantado se alguma coisa se fizesse. Aliás, falas e bem dos troféus e eu imagino o que seria levar um filho meu à sede do Benfica, e assim que ele me perguntasse o quão grande era o Benfica eu virava-me para ele e dizia, "olha aquelas vitrinas, o Benfica é maior que qualquer uma daquelas taças, é maior que qualquer número de taças que ali esteja" e depois apontando para a multidão apinhada na sede "o Benfica é isto, esta massa fulgurante, este povo imenso, a grandeza sem igual".

Isto, era o que eu queria para uma sede... Uma coisa para os Benfiquistas, para se enaltecer o Benfiquismo e para nos lembrarmos sempre do que é o Benfica !

luis.live

grandes noites que lá passei a jogar bilhar com um amigo , tipo para aí há uns 25 anos!!!  :cry2:

fyure

Citação de: _Benfiquista_ em 16 de Janeiro de 2013, 19:34
Mas esse é o papel que uma Casa deve ter, no caso a de Torres Novas.

Falaste e bem na Casa do Benfica no Porto...

Essa sim, deveria ser bem acarinhada pela nossa Direcção, sem nunca descurar as outras claro está...

Os porcos em Lisboa têm sabido gerir a casa deles bem...e isso também é um meio de divulgar um Clube e logo numa "cidade inimiga"...nisso são espertos...

Mas verdade seja dita, só o fazem também porque não passam de um clube regional e tem a necessidade de beliscar Lisboa com isso.

Nós deveríamos fazer o mesmo.Nem que implantássemos a Casa num arranha-céus e não houvesse vandalismo.

Quanto ao pcssousa: Não sabia que mais antigas Direcções tinham descurado tanto a Sede...aliás nem sei há quanto tempo está assim inactiva de todo.
Totalmente de acordo. Os porcos têm sabido manter a sua casa e não passa despercebida numa das mais importantes avenidas de Lisboa. Nós temos uma casa a meia dúzia de passos dos Aliados e está da maneira que está, podia e devia, ser um espaço muito melhor aproveitado, nem que tivesse a fachada em barras de aço por prevenção ;D Mas não seria um caso de beliscar nada nem ninguém, seria simplesmente um espaço onde os Benfiquistas do Porto se poderiam reunir, que era o mais importante.

A dos porcos aqui em Lisboa até pode estar às moscas, mas ao menos tem uma imagem bem implantada e marca a presença deles aqui, já a nossa no porto... Mas disso os portuenses deste forum podem falar melhor.