Triatlo do Sport Lisboa e Benfica

hugo1904

Bom regresso e boa prestação do João Pereira.

Honrosa estreia por parte de Hugo Ventura.

Messi87

Triatlo de Oeiras - 9 de Junho, Domingo, 11:00

No sector masculino o pelotão também apresenta enorme qualidade. Depois de há uma semana atrás ter estado na etapa de Madrid do Campeonato do Mundo de Triatlo, o atleta brasileiro do CD "Águias" de Alpiarça, apresenta-se em Oeiras como candidato às primeiras posições. A par dele estarão Pedro Mendes (Sport Lisboa e Benfica) que recentemente foi 5º na Taça da Europa de Banyoles, Vasco Pessoa (CD "Águias" de Alpiarça), Gil Maia (Clube dos Galitos), João Ferreira, João Curado (ambos do Sporting Clube de Portugal) e ainda os mais jovens Ricardo Calado, Ricardo Jorge (ambos do CD "Águias" de Alpiarça) e Luis Pedro Ferreira (Sport Lisboa e Benfica).

Em termos da classificação do Nacional de Clubes de Triatlo, a liderança pertence ao CD "Águias" de Alpiarça, com 1020 pontos, seguido do Sport Lisboa e Benfica, com 950, e Sporting Clube de Portugal com 910 pontos.

http://www.federacao-triatlo.pt/index.php?option=com_content&task=view&id=1706&Itemid=1

Messi87

#212
Pâmella Oliveira e Gil Maia vencem Triatlo de Oeiras           

A Praia da Torre e a Estrada Marginal acolheu esta manhã a 5ª etapa do Campeonato Nacional de Clubes de Triatlo. Uma competição para a qual o C.D. "os Águias" de Alpiarça partia como líder e que, mercê de boas prestações dos seus atletas, resultou em nova vitória coletiva, com o consequente aumento de vantagem para os perseguidores imediatos: Garmin Olímpico de Oeiras e Sporting Clube de Portugal no sector feminino, e Sporting Clube de Portugal e Sport Lisboa e Benfica, no masculino.

Em termos indíviduais, a vitória masculina coube a Gil Maia, que já na corrida da prova conseguiu bater Vasco Pessoa e Ricardo Calado (ambos do CD "os Águias" de Alpiarça). No sector feminino, Pâmella Oliveira esteve quase sempre isolada na frente, mas no segmento de corrida chegou a ter a companhia da sua colega de equipa Ana Filipa Santos, para no final se voltar a isolar a vencer a terceira prova nacional na temporada 2012. Katarina Larsson (Sporting CP) completou o pódio feminino.

O programa desta 26ª edição arrancou com a disputa do chamado Oeiras TriChallenge Sport Life, uma prova disputada na distância Super-Sprint (300 metros de natação, 10Km de ciclismo e 2500 metros de corrida), na qual participaram cerca de três centenas de atletas.

A prova teve duas partidas distintas para que os atletas dos escalões de Juvenis e Cadetes tivessem a oportunidade de competir lado-a-lado, pela Seleção Nacional Youth que estará no Europeu de Holten, a disputar no final do mês de Junho. Cinco minutos depois da primeira partida, lançaram-se os demais atletas à àgua para cumprir este Oeiras TriChallenge Sport Life.

Considerados os tempos dos atletas dos atletas de ambas as partidas, a vitória coube à dupla Luísa Condeço e David Luís (ambos do CD "os Águias" de Alpiarça). Nos lugares imediatos do pódio ficaram Vera Vilaça (Teleperformance - "os Belenenses") e Ana Ramos (CAPGE). Nos masculinos, Alexandre Nobre e Francisco Machado completaram o pódio.

Refira-se que, considerando apenas os atletas Juvenis e Cadetes (a primeira partida) os três primeiros classificados foram: Luísa Condeço, Vera Vilaça e Alexandra Santos (CD "os Águias" de Alpiarça). Nos rapazes, o primeiro a cruzar a linha de meta foi Miguel Cassiano (CD "os Águias" de Alpiarça), seguido de João Ferreira Pereira (GDR Manique de Cima) e José Felício (CN Rio Maior).

A 5ª etapa do Nacional de CLube de Triatlo

A partida para a quinta ronda do Campeonato Nacional de Clube de Triatlo foi dada pelas 11.00, pela mão do Dr. Paulo Vistas, Presidente da Câmara Municipal de Oeiras. À àgua, para cumprir os 750 metros de natação desenhados na Praia da Torre, lançaram-se mais de 300 atletas que proporcionaram uma imagem única para o muito público, que apesar da chuva, se concentrava junto ao Passeio Marítimo.

No final do primeiro segmento surgia na frente Bruno Matheus (CD "os Águias" de Alpiarça), logo seguido pelos seus colegas de equipa Vasco Pessoa, Diego Paz e Ricardo Calado. Na frente estavam também João Amorim, Gil Maia (Clube dos Galitos) e Nuno Laurentino (SL Benfica).

O segmento de ciclismo, levou os atletas até Algés, ajudando a definir melhor os candidatos ao triunfo mas, ainda assim, a definição do vencedor só aconteceria num emocionante final a três: Gil Maia, Vasco Pessoa e Ricardo Calado.
Apesar de ter cumprido os 5.000 metros de corrida quase sempre na frente, Gil Maia ainda encontrou mais um andamento que lhe permitiu distanciar-se de Vasco Pessoa na última curva do percurso. Com mais uma boa prestação, Ricardo Calado, completou o pódio. 

No sector feminino, Pâmella Oliveira distanciou-se da concorrência logo no segmento de natação. No entanto, a atleta brasileira que vem de uma vitória na Taça do Mundo de Huatulco, acabou por ficar sozinha ao longo dos 20Km de ciclismo, permitindo que o grupo perseguidor se aproximasse dela. Nesse grupo estavam as suas colegas de equipa Ana Filipa Santos e Sara Tenrinho e ainda a sportinguista Katarina Larsson.

Desta forma, tal como nos homens, a decisão da vencedora feminina também só aconteceu nos últimos metros. Ana Filipa Santos isolou-se na segunda posição e juntou-se à sua colega de equipa na frente da prova. Já no final Pâmella Oliveira voltou a acelerar, cruzando a meta com 4 segundos de vantagem sobre a colega de equipa. Katarina Larsson completou o pódio feminino.

http://www.federacao-triatlo.pt/index.php?option=com_content&task=view&id=1710&Itemid=1

Resultados absolutos:

http://federacao-triatlo.pt/gestao/adm/provas/615/resultados/ABS.pdf

Resultados por equipas:

http://federacao-triatlo.pt/gestao/adm/provas/615/resultados/EQUIPAS_MASC.pdf

Messi87

#213
Em Coruche
Júnior Rafael Domingos é o Campeão Nacional de Aquatlo

Coruche recebeu esta segunda-feira o Campeonato Nacional de Aquatlo, onde o triatleta Júnior Rafael Domingos que obteve o título de Campeão Nacional Júnior de Aquatlo 2013.

Numa prova composta por 750 metros de natação e 5 quilómetros de corrida, Rafael Domingos (00:27:23) efectuou uma excelente prova, com a marca de 27s23.

Em termos absolutos, Rafael Domingos conquistaria o Bronze no Nacional de Aquatlo, batido apenas pelo sénior, Vasco Pessoa e do Sub-23, João Ferreira.

Com o título nacional obtido, Rafael Domingos atinge um dos seus principais objectivos individuais para a época de 2013.

http://aovivo.slbenfica.pt/Noticias/DetalhedeNoticia/tabid/790/ArticleId/30017/language/pt-PT/Junior-Rafael-Domingos-e-o-Campeao-Nacional-de-Aquatlo.aspx

Messi87

Convocatória Campeonato Europa Elite - Alanya, Turquia - 15 de Junho:

João Pereira, Bruno Pais, Miguel Arraiolos, Hugo Ventura

Convocatória Campeonato Europa Júnior - Alanya, Turquia - 15 de Junho:

Francisco Machado, Alexandre Nobre, Pedro Gaspar

Messi87

#215
Campeonato da Europa Júnior - Alanya, Turquia

Junior Men | Finish (Run Last Lap)

1.   DORIAN CONINX   FRA   00:52:40
2.   RAPHAEL MONTOYA   FRA   +00:19
3.   MARC AUSTIN   GBR   +00:25
4.   GORDON BENSON   GBR   +00:29
5.   DAVID LUIS   POR   +00:31
6.   GRANT SHELDON   GBR   +00:34
7.   ANTONIO SERRAT SEOANE   ESP   +00:43
8.   ILYA PRASOLOV   RUS   +00:48
9.   LASSE NYGAARD-PRIESTER   GER   +00:49
10.   BENCE BICSã¡K   HUN   +00:50
11.   FRANCISCO MACHADO   POR   +00:50
...
44.   ALEXANDRE NOBRE   POR   +03:28
54.   PEDRO GASPAR   POR   +04:33

amalia

#216
Elite Men | 2nd Transition

12. JOAO PEREIRA POR +01:46
25. MIGUEL ARRAIOLOS POR +01:55
36. HUGO VENTURA POR +04:02
37. BRUNO PAIS POR +04:03

http://www.triathlon.org/live

Messi87

#217
Campeonato da Europa Elite - Alanya, Turquia

Elite Men | Finish (Run Last Lap)

1.   IVAN VASILIEV   RUS   01:42:09
2.   ALESSANDRO FABIAN   ITA   +00:07
3.   MARIO MOLA   ESP   +00:13
4.   MAXIMILIAN SCHWETZ   GER   +00:33
5.   VINCENT LUIS   FRA   +00:39
6.   PIERRE LE CORRE   FRA   +00:48
7.   DMITRY POLYANSKIY   RUS   +01:20
8.   JOAO PEREIRA   POR   +01:22
9.   DANYLO SAPUNOV   UKR   +01:34
10.   DAVIDE UCCELLARI   ITA   +01:41
...
13.   MIGUEL ARRAIOLOS   POR   +02:07
29.   HUGO VENTURA   POR   +06:15
36.   BRUNO PAIS   POR   +09:21

Messi87

David Luís 5º no Europeu de Triatlo Júnior           

O segundo dia do programa dos Europeus de Triatlo Júnior arrancou com a disputa da prova de juniores masculinos. Portugal esteve representado por quatro atletas.

Tendo integrado o restrito grupo da liderança que se formou a partir do segmento de natação, David Luís abriu caminho para uma prestação de grande nível, fazendo uma corrida ao nível dos melhores que lhe valeu o 5º lugar. No numeroso grupo perseguidor que chegou à segunda transição estavam integrados Francisco Machado e Pedro Gaspar. Igualmente com um bom segmento de corrida, Francisco Machado foi 11º. Seguiu-se Alexandre Nobre no 44º lugar e Pedro Gaspar no 54º posto.

À semelhança do que, com frequência, acontece nas provas de Elite, também na prova Júnior masculina o segmento de natação foi determinante na definição do resultado. Ao cabo dos 750 metros de natação, o pelotão era liderado pelos checos Kocar e Cervenka. Com um excelente segmento de natação, David Luís integrou um grupo que acabou reduzido a 8 unidades, entre os quais os favoritos Delian Stateff (Itália), os franceses Dorian Coninx, Raphael Montoya e ainda os britânicos Marc Austin e Gordon Benson.

Alguns segundos depois entravam no parque de transição Pedro Gaspar, Francisco Machado e Alexandre. Este último, devido a uma falsa partida acabou penalizado em 15 segundos, ficando relegado para um segundo grupo.

Desta forma, o grupo da frente entrou na segunda transição com 25 segundos de vantagem sobre um numeroso grupo perseguidor (cerca de 40 unidades), com Machado e Gaspar. Já a perto de 2 minutos da frente chega o grupo de Alexandre Nobre.

Uma vez no 5Km de corrida finais, foram dois ingleses (Gordon e Austin) e dois franceses (Montoya e Coninx) quem discutiu entre si os lugares de pódio. Com uma excelente ponta final, Dorian Coninx sagrou-se Campeão da Europa, logo seguido por Raphael Montoya (o vencedor da Taça da Europa de Triatlo Júnior de Quarteira) e Marc Austin. Com uma corrida ao nível dos melhores, David Luís concluiu a prova no 5º lugar.

Em bom plano esteve também Francisco Machado que terminou no 11º lugar. Por seu turno, Alexandre Nobre ainda conseguiu recuperar terreno na corrida final, terminando na 44ª posição. Pedro Gaspar foi 54º.

http://www.federacao-triatlo.pt/index.php?option=com_content&task=view&id=1725&Itemid=119

Messi87

João Pereira 8º no Europeu de Triatlo           

João Pereira terminou esta tarde o Campeonato da Europa de Triatlo Elite na 8ª posição. Depois de uma natação de bom nível, Pereira integrou um grupo de 14 unidades de onde saíriam os dois primeiros classificados. No entanto, o segmento de ciclismo mais técnico fê-lo perder metros preciosos que rapidamente se alargaram, resultando num atraso para o grupo líder. Pereira acabou absorvido pelo grupo perseguidor onde vinham Miguel Arraiolos e, até certa altura, Hugo Ventura. Bruno Pais perdeu algum terreno na natação e acabou por ver comprometidas as suas aspirações a um bom resultado.

No segmento de corrida final, Pereira voltou a ter um registo ao nível dos melhores cruzando a meta no 8º lugar. Quem também exibiu um bom grupo de corrida foi Miguel Arraiolos que alcançou o seu melhor registo em Campeonatos da Europa, com o 13º lugar. Seguiram-se Hugo Ventura em 29º e Bruno Pais em 36º.

Sem surpresa, o ritmo imposto por Richard Varga (Eslováquia) ao longo dos 1500 metros de natação foi intenso e tinha por objectivo afastar corredores do nível de Mário Mola (Espanha) e João Pereira. Com Varga na frente do pelotão colocavam-se o italiano Alessandro Fabian, os russos Ivan Vasiliev e Dmitry Polyanskiy, o francês (filho de pai português) Vicent Luís e ainda também João Pereira, que desta forma cumpria o objectivo de integrar o grupo da liderança.

Alguns segundos depois também Miguel Arraiolos entrou no Parque de Transição, seguido de perto por Hugo Ventura. Mais atrasado surgia Bruno Pais que integrou um terceiro grupo.

Uma vez no ciclismo, rapidamente o grupo se entendeu e impôs um andamento frenético por entre os muitos obstáculos urbanos que o percurso oferecia e que ia mesmo colocando em dificuldade alguns dos elementos desse grupo, como foi o caso de João Pereira e de Dmitry Polyanskiy. Desta forma, o duo acabou absorvido pelo grupo perseguidor onde o espanhol Mário Mola encabeçava um grupo perseguidor onde estavam Arraiolos e Ventura.

Apesar dos esforço e mesmo com um forte contigente espanhol no grupo, o grupo de Mola, Pereira e Arraiolos (Ventura entretanto também deixou de integrar este grupo) ia perdendo 10 segundos volta para os 8 homens da frente, uma tendência que apenas se inverteu na fase final da prova.

Ao cabo dos 40Km de ciclismo e com mais de 1 minuto e 44 segundos de vantagem, muito dificilmente o vencedor não seria um dos (agora) 8 homens da frente. Logo desde arranque para os 10.000 metros de corrida, Ivan Vasiliev mostrou-se o mais forte dos 8, deixando Fabian e Schwetz (alemanha) para trás. Do grupo perseguidor, saíam rapídissimos Mário Mola e João Pereira.

Volta após volta a diferença ia diminuindo e por pouco (ficou a 13 segundos da vitória) Mola não roubava a Prata ou o Ouro, respectivamente a a Ivan Vasiliev e a Alessandro Fabian. Mola correu os 10Km em impressionantes 29 minutos e 5 segundos e João Pereira (30'14'') voltou a mostrar que é um dos melhores corredores a nível mundial, já que ele, Mola e Polyanskiy foram os únicos a conseguir alcançar atletas que estavam a 1:44 no arranque para a corrida.

Por seu turno, no seu terceiro Europeu Elite (caiu em Pontevedra 2011 e foi 45º em Eliat 2012), Miguel Arraiolos conseguiu um grande resultado ao terminar na 13ª posição. Na estreia entre a elite, Hugo Ventura terminou a prova na 29ª posição. Após o segmento de natação menos conseguido, Bruno Pais viu-se impedido de alcançar um resultado à altura dos seus pergaminhos, concluindo a prova no 36º lugar.

http://www.federacao-triatlo.pt/index.php?option=com_content&task=view&id=1726&Itemid=1

hugo1904

Bons resultados do João Pereira, Miguel Arraiolos e Francisco Machado.

Universo Benfica


Messi87

Convocatória Campeonato Europa de Triatlo Sub23 - Holten, Holanda - 29 de Junho:

Pedro Mendes


Messi87

No encontro Nacional
Vários pódios da Escola de Triatlo do Benfica

O encontro Nacional de Escolas de Triatlo correu bem para a Escola de Triatlo do Sport Lisboa e Benfica, pois logrou o 3.º lugar em Duatlo.

A juntar a esse facto colectivo, registam-se vários pódios a nível individual:
- Francisco Protásio: 1.º no Aquatlo e no Duatlo;

- João Pedro Ganhão: 3.º no Aquatlo e 7.º no Duatlo;

- Bernardo Galinha: 5.º no Duatlo;

- Carolina Campos: 3.ª no Duatlo;

- Beatriz Lavado: 4.ª no Duatlo;

- Rafael Farinha: 2.º no Aquatlo e 4.º no Duatlo;

- Bárbara Galinha: 3.ª no Duatlo;

- Carolina Ganhão: 6.ª no Duatlo;

- João Rafael: 10.º no Duatlo;

- Tomás Campos: 7.º no Duatlo

http://aovivo.slbenfica.pt/Noticias/DetalhedeNoticia/tabid/790/ArticleId/30128/language/pt-PT/Varios-podios-da-Escola-de-Triatlo-do-Benfica.aspx

Messi87

Campeonato da Europa de Triatlo
João Pereira e o 8.º lugar: "Foi alcançado com muito trabalho"

Decorreu em Alanya, na Turquia, o Campeonato da Europa de Triatlo e na componente Elite, os quatro atletas que representaram a Selecção Nacional conseguiram prestações antagónicas. O destaque vai para o 8.º lugar de João Pereira que assumiu à Benfica TV já esperar um resultado positivo.

"Depois de cinco semanas a treinar em altitude estava com as expectativas altas e de fazer uma boa prova e foi o que acabou por acontecer. Foi algo alcançado com muito trabalho", frisou.

O triatleta vai competir na Alemanha e pretende continuar o bom desempenho. "A próxima prova será em Hamburgo e quero fazer, de novo, uma boa performance. Vou continuar a trabalhar", garantiu.

João Pereira ocupa o 2.º posto do ranking mundial e mostrou-se orgulhoso pelo feito. "Estar próximo do João Silva é muito bom. É um atleta que respeito muito. Estamos os dois nos melhores lugares do ranking e estamos os dois no Benfica. Isso só pode trazer coisas boas para o Clube", afirmou.

Também Miguel Arraiolos estava satisfeito pelo resultado obtido na Turquia. "Acho que acabou por ser uma prestação positiva. Eu e o João Pereira integrámos o melhor grupo, mas, no fundo, considero que as sensações foram boas e o que importa é que estamos bem para continuarmos o resto da época e obter bons resultados", analisou à Benfica TV.

O triatleta do Benfica apontou o segmento em que se sentiu melhor: "A parte final da corrida. Fiz uma boa parte final da corrida e consegui um bom resultado final."

Hugo Ventura estreou-se na componente Elite e destacou o resultado da equipa. "Foi muito bom. O resultado colectivo foi bastante bom. Foi o meu primeiro Campeonato da Europa na Elite e senti-me bem e foi uma boa estreia", admitiu.

O capitão da equipa de Triatlo do Sport Lisboa e Benfica, Bruno Pais, esperava mais de si em termos individuais, mas gostou da prestação colectiva. "A nível colectivo foi positivo. Quero destacar as prestações do João Pereira e do Miguel Arraiolos. Eu e o Hugo Ventura ficámos num grupo mais atrasado, não conseguimos recuperar. A prova foi muito rápida", apontou.

Bruno Pais elogiou, ainda, o treino em grupo: "Treinar em grupo é benéfico e traz vantagens, porque puxamos uns pelos outros."

Convém recordar que João Pereira terminou em 8.º lugar, Miguel Arraiolos em 13.º, Hugo Ventura na 29.ª posição e Bruno Pais no 36.º lugar.

http://aovivo.slbenfica.pt/noticias/detalhedenoticia/tabid/790/articleid/30131/language/pt-pt/joao-pereira-e-o-8-%C2%BA-lugar-foi-alcancado-com-muito-trabalho.aspx