As Finanças do Benfica

ivodaniello

Citação de: tecoteco em 26 de Setembro de 2013, 20:26
Citação de: Theroux em 26 de Setembro de 2013, 20:19
Citação de: tecoteco em 26 de Setembro de 2013, 20:15
Citação de: Theroux em 26 de Setembro de 2013, 18:24
Que eu saiba os clubes ingleses estão proibidos de possuir % de passes...

Se não é o chelsea alguém tem 15% do Matic desde o início.

Pág. 112, r&c 2012/2013.

Na próxima seria positivo referires apenas o que vem no R&C, para não se espalharem informações incorrectas entre quem lê.

Se alguma percentagem foi vendida, então teria de ser comunicada no R&C ;)

Tal não aconteceu. É referido que o Matic foi contratado... e surge a informação de que o Benfica tem 85%.

Se o Benfica comprou 100% e depois vendeu 15% isso é algo que não está no R&C!

O que está no R&C 2010/2011 e seguintes é que o Benfica comprou Matic ao Chelsea, e surgem 85% de direitos económicos na lista de jogadores.

Negociatas obscuras no Benfica? Não posso...

Theroux

Pág. 112, r&c 2012/2013.

Na próxima seria positivo referires apenas o que vem no R&C, para não se espalharem informações incorrectas entre quem lê.

Tal não aconteceu. É referido que o Matic foi contratado... e surge a informação de que o Benfica tem 85%.

O que está no R&C 2010/2011 e seguintes é que o Benfica comprou Matic ao Chelsea, e surgem 85% de direitos económicos na lista de jogadores.

A informação que passaste está incorrecta, pois não é o Chelsea que detém os 15%. Tivesses dito que o Benfica tem 85% e ninguém te poderia contrariar, pois é um facto.

ivodaniello

Portanto tinha razão no meu post inicial quando coloquei "Chelsea" entre aspas

tecoteco

Citação de: Theroux em 26 de Setembro de 2013, 20:31

Pág. 112, r&c 2012/2013.

A informação que passaste está incorrecta, pois não é o Chelsea que detém os 15%. Tivesses dito que o Benfica tem 85% e ninguém te poderia contrariar, pois é um facto.

Como não existe informação de nenhuma venda de percentagem do Matic, e surge a compra do passe, e no mesmo R&C a percentagem de 85%... não existe forma absoluta de comprovar se a informação é correcta ou errada.

Se tivesse existido uma venda ela teria de ter sido comunicada no R&C. Se há alguém em risco de prestar "informações incorrectas" não sou eu ;)

ivodaniello

Não se chateiem Benfiquistas. É preciso união...

Theroux

Epá, já coloquei a informação que foi prestada à CMVM aquando da venda do David Luiz.

O Chelsea não tem 15% do Matic, nunca teve e nunca terá.

Ramiro Lopes

Citação de: Theroux em 26 de Setembro de 2013, 19:48
EDIT

Mais se informa que o referi do acordo prevê ainda a cedência a título definitivo da totalidade dos direitos económicos e desportivos do atleta internacional Nemanja Matic.
E num relatório seguinte, o Benfica informa que só tem 85% dos direitos económicos do Matic. Só posso garantir que não sou eu que tenho os outros 15%...

ivodaniello

Citação de: Ramiro Lopes em 26 de Setembro de 2013, 20:36
EDIT

Mais se informa que o referi do acordo prevê ainda a cedência a título definitivo da totalidade dos direitos económicos e desportivos do atleta internacional Nemanja Matic.
E num relatório seguinte, o Benfica informa que só tem 85% dos direitos económicos do Matic. Só posso garantir que não sou eu que tenho os outros 15%...

É o Bola7. Por isso é que fugiu do fórum, na iminência de se tornar EuroMilionário

Aderito

Citação de: Theroux em 26 de Setembro de 2013, 20:36
Epá, já coloquei a informação que foi prestada à CMVM aquando da venda do David Luiz.

O Chelsea não tem 15% do Matic, nunca teve e nunca terá.

Aderito

EDIT

Tanto quanto se sabe, os 15% são do próprio Matic/empresário e julgo que sejam um prémio de assinatura.

abraço,

tecoteco

Citação de: Aderito em 26 de Setembro de 2013, 20:40
EDIT

Tanto quanto se sabe, os 15% são do próprio Matic/empresário e julgo que sejam um prémio de assinatura.

abraço,

Então isso tinha de estar no R&C ;)

Tal como a situação do Nelson Oliveira que também não é clara. Existem 30% que ninguém sabe a quem pertencem.

Aderito

Citação de: Aderito em 26 de Setembro de 2013, 12:59
Citação de: Puches em 26 de Setembro de 2013, 00:02
A questão das amortizações é muito importante na determinação do Ativo, como já aqui foi realçado por vários utilizadores (se bem que me faça muita confusão amortizar uma pessoa, como se fosse um computador ou uma peça de mobiliário).

No caso do Benfica, muitos do jogadores já foram completamente ou bastante "amortizados" dado que se tentou manter os elementos mais importantes da equipa. Exemplo:
O Matic vai entrar no seu 3º ano de contrato. Não faço ideia da duração do contrato inicial, mas imagino que seja à volta de 5 anos. Se a aquisição foi contabilizada em 6 milhões, o valor deste ativo será de 2,4 milhões. Vale seguramente 15 vezes esse montante;
O Garay a mesma coisa;
O Luisão, o Rodrigo, o Maxi, o Cardozo, devem estar refletidos a zero no ativo.
O Gaitan deve andar pelos 1,5 a 2 milhões.
Mas eu pergunto: quando se renova o contrato não há nenhum impacto no ativo?
Outra dúvida: sendo o passivo mais a situação líquida que financiam o ativo (num determinado ano), caso os jogadores fossem avaliados ao seu valor de mercado qual seria a situação líquida do Benfica (ativo-passivo)?
Por fim, tomemos o Bernardo como exemplo:
Custo de aquisição zero;
Se estiver no Fundo uma percentagem do passe (o valor de mercado), a venda reflete um proveito num determinado ano. Mas há um valor teórico ainda em posse do Benfica.
No ativo vale zero?
Se alguém dotado para estas coisas das finanças tiver paciência, seria um exercício engraçado basear-nos no valor efetivo de mercado dos jogadores do Benfica para determinar um Balanço imaginário.

Em primeiro lugar, nenhum jogador vale zero no activo. Isso significaria que não tinham contrato com a SAD. Nesse sentido, mesmo os jogadores oriundos da formação, têm que ter um valor (o que a SAD "paga" ao clube pela passagem dos direitos de formação para atletas profissionais) ainda que residual. O mesmo se passa com os jogadores contratados a "custo zero". Na realidade não ha custos zero. Sempre recebem um prémio de assinatura e outras despesas decorrentes da transferência (comissões p empresários ou custos a pagar ao clube formador, por exemplo). Esse valor é então o valor pelo qual o jogador é avaliado originalmente no activo. (tal e qual como as trsnferencias "normais").

O exemplo do Matic:
O Matic foi registado originalmente ao valor de 2 milhões (comprovado no relatório de contas. Não 6 como dizes, não 5 como disseram os jornais). Fazendo um exercício especulativo do seu valor actual no balanço, será mais ou menos isto:
- Foi "contratado" em Janeiro de 2011 e assinou por 5,5 anos. Assim, podemos assumir uma amortização de 180 mil euros por semestre (excluo aqui eventual prémio de assinatura).
- Em Janeiro de 2013, renovou por 5,5 anos (ate 2018). Vamos assumir um encargo com a renovação de, digamos 1 milhão de euros, o que faria que Matic valesse cerca de 2,3 milhões.
Tendo passado 2 semestres após essa renovação (à razão de 210 mil euros por semestre), e assumindo todos estes valores como correctos, eu diria que agora está avaliado em cerca de 1,85 milhões de euros.

Em relação ao fundo:
O proveito feito pela SAD por uma venda de uma parte de um jogador ao fundo, é contabilizado nas contas da SAD com base linear durante o contrato do jogador com a SAD (como se faz com as amortizações, mas aqui registado como proveito).

Exemplo: Foi agora recentemente vendido ao fundo 20% do passe de Djuricic por 2 milhões. Tendo em conta que ele tem contrato válido p 5 anos, esses 2 milhões, serão reconhecidos como proveitos nas contas da SAD, não no imediato (independentemente de podermos ou não ter recebido o dinheiro já, a pronto), mas à razão de 400 mil/ano.

Agora, imaginemos que vendemos o Djuricic daqui a 2 anos (sem renovar contrato), por 20 milhões. Nessa altura, o proveito contabilistico que iremos registar é:

Valor pelo qual vendemos o jogador - Valor no activo [(Custo de aquisição + Custos transferencia) - amortização feita. no caso seriam 2 anos de amortização (20%/ano), portanto ele valeria no activo 60% do valor original]  + o valor que recebemos da venda ao fundo (2 milhões - 800 mil, entretanto ja reconhecidos nos primeiros 2 anos de contrato, ou seja, 1,2 milhões) - as percentagens que teriamos que entregar ao fundo (20%), aos clubes formadores (5%) e eventuais comissões e outros prémios de trasnferência assumidos.

Resumidamente:
Proveito contabilistico de uma venda = Valor da Venda - Valor no Activo do jogador + Venda Fundo - Partilha de direitos - Comissões e outros encargos.

Existe mais valia se este valor a registar, for superior ao valor pelo qual está registado no momento da operação o jogador.

Se por outro lado, o valor a registar como proveito for inferior ao valor no activo, tem que se registar uma perda, ou imparidade. (por exemplo, o Roberto, que agora foi vendido por 6 milhões tinha sido registada a sua venda por 8,6 ha 2 anos. ou seja, temos que registar uma imparidade com esta operação).

Desculpem o testamento, mas espero ter ajudado a compreender melhor esta socisas que podem ser complexas.

Abraço

ivodaniello

EDIT

abraço,

Excelente negócio então. Só vem a comprovar que estávamos mesmo seguro do valor inequívoco do Matic, quando o aceitámos no negócio do David Luiz

Ramiro Lopes

EDIT

abraço,
O que significa "tanto quanto se sabe"?

ivodaniello

Citação de: Ramiro Lopes em 26 de Setembro de 2013, 20:47
EDIT

abraço,
O que significa "tanto quanto se sabe"?

Não vão pedir o "comprovativo" ao Adérito, como fizeram ontem com o PAslb não? :D