As Finanças do Benfica

SLB É O REI DO MUNDO

Citação de: oscar-cardozo em 26 de Novembro de 2013, 22:02
O Oliveirinha deixa de ser o accionista maioritário da Controlinveste, espero que isso se reflicta no critério editorial de O Jogo, JN, DN e TSF.

Quanto à SportTV penso que é isto: Oliveirinha-50% ; PT-25% ; ZON-25% ; certo?

Duvido que façam uma alteração drástica à gestão dos jornais.

Rei

Se o Benfica estiver mesmo aflito acaba por vender 2 ou 3 jogadores. Veremos em Janeiro se andamos mesmo aflitos.

Loki The Glorious

Citação de: tecoteco em 26 de Novembro de 2013, 21:35
Hoje foi anunciado que a Controlinveste de Joaquim Oliveira muda de "mãos":

Três jornais diários e uma estação de rádio mudam de mãos

A Controlinveste é um dos maiores grupos de media em Portugal, controlando um diverso número de publicações, como dois jornais diários generalistas, um desportivo e uma estação de rádio de informação.

"O Jogo", "Diário de Notícias", "Jornal de Notícias", TSF são alguns dos títulos detidos pela empresa, que conta ainda no seu portfólio com várias publicações regionais, como o "Açoriano Oriental", "Diário de Notícias da Madeira", "Jornal do Fundão", bem como as revistas "Volta ao Mundo" e "Evasões". A empresa detém ainda a SportTV que fica de fora deste negócio com António Mosquito.

A empresa "nasceu" em 1984, no grupo Olivedesportos, de Joaquim Oliveira. A primeira incursão nos media aconteceu nesse ano com a compra do desportivo "O Jogo". O passo de gigante nesta área de negócio surge só em 2005, quando Joaquim oliveira comprou a Lusomundo Serviços à Portugal Telecom.

Após este negócio, de valor superior a 300 milhões de euros, a Controliveste passou a deter dois diários generalistas (DN e JN) e uma das rádios mais ouvidas em Portugal (TSF).

A crise no sector dos media levou os bancos a pressionarem Joaquim Oliveira a vender a empresa, num negócio que conhece agora o desfecho, com a entrada de António Mosquito e Luis Montez.

http://www.jornaldenegocios.pt/empresas/detalhe/antonio_mosquito_compra_67_da_construcoes_soares_da_costa_e_entra_na_controlinveste.html

Joaquim Oliveira passa a deter apenas 27,5% do grupo empresarial.
António Mosquito (Angola) 27,5%
Luis Montez 15%
BCP 15%
BES 15%

Isto pode ser bom?

Paspalho

Citação de: Rei em 26 de Novembro de 2013, 23:15
Se o Benfica estiver mesmo aflito acaba por vender 2 ou 3 jogadores. Veremos em Janeiro se andamos mesmo aflitos.

Aflito está de certeza, a questão que se porá em Janeiro é a mesma que se pôs no final da época - não aparece ninguém para comprar qualquer jogador!

Aderito

Citação de: Paspalho em 26 de Novembro de 2013, 15:03
Interessantíssimo o artigo sobre as finanças do clubes que hoje vem no Público.
Mostra bem a incompetência que mina o Benfica!!!

Não me leves a mal e nem pretendo escamotear a situação difícil em que nos encontramos, mas Incompetência (com I grande) é de quem escreveu o artigo.

Não se podem comparar situações incomparáveis... Onde anda o resto do passivo (e dívida) do Porto? Ou só a SAD tem dívida? É verdade que tiveram muitas borlas com o estádio, mas não teve que ser feito endividamento na mesma? onde anda ele? enfim, mais uma vez alguém sem conhecimentos (seja de conhecimento teórico de saber o que são contas ou apenas falta de informação. Mas se existir falta de informação, manda a ética jornalística - onde anda?- que não se escreva) a escrever artigos que não retratam a verdade como ela é.

Não é a primeira vez que estes artigos surgem. Se querem analisar as contas, façam-no de forma individual. Se querem comparar, têm que usar o mesmo critério para todos, não?

Num cenário hipotético: Se eu tiver um restaurante, 2 carros, uma casa de habitação e outra de férias não será expectável que tenha mais dívida (para os pagar) do que outro que tenha herdado a casa onde vive e apenas tem um carro (do mesmo valor que um dos meus)?

Já aqui foi dito e redito, a dívida por si só não pode fazer o quadro todo.

PS: Volto a frisar que não estou a escamotear a nossa situação que a meu ver é preocupante e sem dúvida que deveríamos ter como prioridade baixar a dívida remunerada (juros).

PS2: Desculpa ter-te citado, nada contra ti. Mas este é o tipo de artigo sujo que só polui a mente das pessoas.

É preciso comparar o que é comparável!

Abraço,

Chefe

Citação de: Paspalho em 27 de Novembro de 2013, 00:22

Aflito está de certeza, a questão que se porá em Janeiro é a mesma que se pôs no final da época - não aparece ninguém para comprar qualquer jogador!
Eu acredito que apareceu, mas não pelos valores que pretendíamos. No máximo uns 15m€

Chefe

Citação de: oscar-cardozo em 26 de Novembro de 2013, 22:02
O Oliveirinha deixa de ser o accionista maioritário da Controlinveste, espero que isso se reflicta no critério editorial de O Jogo, JN, DN e TSF.

Quanto à SportTV penso que é isto: Oliveirinha-50% ; PT-25% ; ZON-25% ; certo?
Queres uma cadeira?

peter_slb

quem é que o Benfica tem vendável que faça dinheiro a sério? É que a meio da época só se vende se isso resolver realmente alguma coisa, senão é hipotecar a época sem resolver nada e neste momento só Matic e, talvez, Gaitán, valem dinheiro a sério, de resto, com a lesão do Salvio e pelo facto de só termos 50% de jogadores como Markovic e Garay, não temos mais ninguém com quem fazer várias dezenas de milhões de euros, este plantel já não está cheio de jogadores que valem muito dinheiro como há uns anos tínhamos David Luiz, Coentrão, Di Maria, Ramires, Cardozo e Luisão com menos uns anos, Javi.

Não tenho grandes dúvidas que o Benfica está mesmo aflito, mas daqui a 3 dias poderemos ver qual é o impacto da Benfica Tv nas contas e depois discutir qual o nível de aflição.

Paspalho

Citação de: Aderito em 27 de Novembro de 2013, 10:03

Não me leves a mal e nem pretendo escamotear a situação difícil em que nos encontramos, mas Incompetência (com I grande) é de quem escreveu o artigo.

Não se podem comparar situações incomparáveis... Onde anda o resto do passivo (e dívida) do Porto? Ou só a SAD tem dívida? É verdade que tiveram muitas borlas com o estádio, mas não teve que ser feito endividamento na mesma? onde anda ele? enfim, mais uma vez alguém sem conhecimentos (seja de conhecimento teórico de saber o que são contas ou apenas falta de informação. Mas se existir falta de informação, manda a ética jornalística - onde anda?- que não se escreva) a escrever artigos que não retratam a verdade como ela é.

Não é a primeira vez que estes artigos surgem. Se querem analisar as contas, façam-no de forma individual. Se querem comparar, têm que usar o mesmo critério para todos, não?

Num cenário hipotético: Se eu tiver um restaurante, 2 carros, uma casa de habitação e outra de férias não será expectável que tenha mais dívida (para os pagar) do que outro que tenha herdado a casa onde vive e apenas tem um carro (do mesmo valor que um dos meus)?

PS: Volto a frisar que não estou a escamotear a nossa situação que a meu ver é preocupante e sem dúvida que deveríamos ter como prioridade baixar a dívida remunerada (juros).

PS2: Desculpa ter-te citado, nada contra ti. Mas este é o tipo de artigo sujo que só polui a mente das pessoas.

Abraço,

Sobre as comparações, nem sequer acho isso relevante, com o mal dos outros posso eu bem...
A única incompetência que eu vejo em quem escreveu o artigo, é que se baseou nos dados fornecidos pelo Benfica, que não tenho a mínima dúvida que não são verdadeiros!

SLB É O REI DO MUNDO

Citação de: Aderito em 27 de Novembro de 2013, 10:03

Abraço,

Outro erro grave que aponto a este tipo de artigos é isolarem a análise financeira, como se de uma empresa normal se tratasse. Entendo a intenção mas acaba por ser outro erro. É preciso entender a natureza específica da actividade de um clube. Num clube de futebol o principal objectivo não é maximizar o lucro mas sim maximizar as vitórias. Desligar a parte financeira da componente desportiva parece-me um pouco estúpido, pois todas as estratégias financeiras dos clubes de futebol têm como principal objectivo potenciar o seu produto desportivo.

Posto isto, dei uma vista de olhos pelo artigo e parece-me que o que falta é precisamente isto que disse: enquadrar a estratégia financeira na performance desportiva, enquadrar os gastos com pessoal na quantidade de jogadores sob contrato, enquadrar os valores recebidos/pagos das transferências ao tipo de jogador comprado/vendido (se era do plantel principal/se veio para o plantel principal), etc etc etc.

Paspalho

Tenho sérias dúvidas que no actual panorama de entreposto de jogadores, que está claramente reservado aos clubes portugueses, a vertente desportiva seja assim tão relevante...

oscar-cardozo

http://web3.cmvm.pt/sdi2004/emitentes/docs/PCT47764.pdf

Os lagartos estão a começar a recuperar, tiveram um lucro de 7 milhões €.

Hocuspocus

Citação de: oscar-cardozo em 29 de Novembro de 2013, 22:41
http://web3.cmvm.pt/sdi2004/emitentes/docs/PCT47764.pdf

Os lagartos estão a começar a recuperar, tiveram um lucro de 7 milhões €.

Mas não deve ter sido à custa do aumento de receitas.

pec

Deve ter sido pela venda do Illori e Bruma.

HJDK

Citação de: pec em 29 de Novembro de 2013, 22:55
Deve ter sido pela venda do Illori e Bruma.
Ganda barrete espetado ao 'Pool.