Lima

Avançado, 42 anos,
Brasil
Equipa Principal: 3 épocas (2012-2015), 144 jogos (10282 minutos), 70 golos

Títulos: Campeonato Nacional (2), Taça de Portugal (1), Supertaça (1), Taça da Liga (2)

Far(away)

Temos uma forma diferente de ver as coisas. Lá por o Lima aparecer mais vezes noutras áreas, não quer dizer que não tenha sido a referência atacante do Braga. Apenas que jogava de uma outra forma, noutro esquema que se calhar, beneficiava mais as suas características. Mas o futebol também é bonito porque se podem chegar a conclusões diferentes sobre o mesmo assunto.

xMAXx

Citação de: trainmaniac em 28 de Novembro de 2013, 20:37
O Lima não ultrapassou a ideia de ver o Cardozo voltar e ser logo titular. Só pode ser isso.

"pensa comigo, ele o ano passado marca golos, este ano na pré época marca golos, o seu "companheiro" Cardozo, está encostado por empurrar o treinador. Como o clube não o consegue despachar, o malvado do Cardozo tem que ser valorizado e volta à equipa, sem fazer a pré época, verdade seja dita que relegando o Lima para o banco...Queres que ele fique como? Contente e realizado? Obviamente que já viu o filme todo... (sem tirar o mérito ao Cardozo, que de vilão virou herói e é um grande jogador)" há um amigo meu que partilha dessa ideia looool

iSLBenfica

Lógico. Mas mantenho que já no Braga ele foi sempre um jogador que nunca estava na área. O Braga tinha era um ataque onde trocavam a bola com uma grande qualidade e depois aparecia lá sempre ou Lima, ou Paulo Cesar, ou Alan, ou Mossoro, ou Meyong,..

Ora, no Benfica, em 4-3-3, com 3 jogadores direccionados para a baliza, aí sim o Lima poderia resultar na frente, tal como resultou em Braga.

Num esquema onde o Benfica vive de uma referência (Cardozo) no ataque, jogar com Lima aí, é normal que a equipa se desoriente porque procuram-no e ele simplesmente não está lá. E depois, se não é ele que está lá para encostar no ultimo defesa, não vai ser o Nico, o Markovic, Ola John ou quem quer que seja que vai aparecer lá.

Far(away)

Citação de: iSLBenfica em 28 de Novembro de 2013, 20:58
Lógico. Mas mantenho que já no Braga ele foi sempre um jogador que nunca estava na área. O Braga tinha era um ataque onde trocavam a bola com uma grande qualidade e depois aparecia lá sempre ou Lima, ou Paulo Cesar, ou Alan, ou Mossoro, ou Meyong,..

Ora, no Benfica, em 4-3-3, com 3 jogadores direccionados para a baliza, aí sim o Lima poderia resultar na frente, tal como resultou em Braga.

Num esquema onde o Benfica vive de uma referência (Cardozo) no ataque, jogar com Lima aí, é normal que a equipa se desoriente porque procuram-no e ele simplesmente não está lá. E depois, se não é ele que está lá para encostar no ultimo defesa, não vai ser o Nico, o Markovic, Ola John ou quem quer que seja que vai aparecer lá.

Vou seguir o teu ponto de vista, para dizer o seguinte. Mesmo assim, tem que fazer melhor. Já nem digo muito melhor que era o que devia acontecer.

JackWhite

Não tenho palavras para o jogador que joga com o nome 'Lima' nas costas este ano. No jogo de ontem protagonizou uma triangulação em que parecia uma versão menos tecnicista do Karadas.
Ou recupera rapidamente a confiança ou tem de ir definitivamente para o banco.

iSLBenfica

Citação de: Far(away) em 28 de Novembro de 2013, 21:00Vou seguir o teu ponto de vista, para dizer o seguinte. Mesmo assim, tem que fazer melhor. Já nem digo muito melhor que era o que devia acontecer.

Ele faz o que pode. Se o Jesus meter o Matic a 8 e ele não tirar um bom rendimento, tal como nos habituou a 6, vais culpabiliza-lo a ele por estar a jogar mal, numa posição onde todos nós sabemos que não foi aí que ele mostrou toda a qualidade que tem?

Com o Lima passa-se o mesmo. Tu viste o Lima despontar no Benfica como 2º avançado, ao lado do Cardozo. Quantas vezes vimos o Lima jogar este ano com o Cardozo? Quase nunca.

JPSilva

O Benfica não sabe jogar para o Lima quando está sozinho. Jogam para a área como se fosse o Cardozo.

Far(away)

Citação de: iSLBenfica em 28 de Novembro de 2013, 21:16
Citação de: Far(away) em 28 de Novembro de 2013, 21:00Vou seguir o teu ponto de vista, para dizer o seguinte. Mesmo assim, tem que fazer melhor. Já nem digo muito melhor que era o que devia acontecer.

Ele faz o que pode. Se o Jesus meter o Matic a 8 e ele não tirar um bom rendimento, tal como nos habituou a 6, vais culpabiliza-lo a ele por estar a jogar mal, numa posição onde todos nós sabemos que não foi aí que ele mostrou toda a qualidade que tem?

Com o Lima passa-se o mesmo. Tu viste o Lima despontar no Benfica como 2º avançado, ao lado do Cardozo. Quantas vezes vimos o Lima jogar este ano com o Cardozo? Quase nunca.

Não consigo e vou utilizar a palavra "desculpabilizar" o Lima dessa forma. Não consigo. Acho muito redutor. Queira Deus que tenhas razão sobre a sua qualidade e que volte a entrar nos eixos, já que para mim ele é um "one hit wonder". Mas se for para jogar com dois avançados, no caso Cardozo e Lima, digo-te já que não quero ver isso. Porque penso que não é a melhor forma de aproveitar o plantel que temos. Estou fartinho desse sistema. Jogando com um homem na frente, não vejo onde mais ele possa jogar.

RuiCosta_10

Citação de: Far(away) em 28 de Novembro de 2013, 21:20

Não consigo e vou utilizar a palavra "desculpabilizar" o Lima dessa forma. Não consigo. Acho muito redutor. Queira Deus que tenhas razão sobre a sua qualidade e que volte a entrar nos eixos, já que para mim ele é um "one hit wonder". Mas se for para jogar com dois avançados, no caso Cardozo e Lima, digo-te já que não quero ver isso. Porque penso que não é a melhor forma de aproveitar o plantel que temos. Estou fartinho desse sistema. Jogando com um homem na frente, não vejo onde mais ele possa jogar.

Far, acreditas mesmo que um "one hit wonder" é capaz de marcar 30 golos numa época? Quantos "one hit wonders" tivemos nós nos últimos... 20 anos?

iSLBenfica

Sabes que é a verdade, Far(away). Não se tratam de desculpas, mas sim de algo verídico. O Lima este ano quase nunca jogou com o Cardozo na frente. Todo o rendimento que ele teve naquele ano passado, não tenhas a mínima dúvida que aconteceu devido à influência que o Cardozo tinha quando jogava ao seu lado.

O Lima sozinho, neste esquema tatico, nunca terá um bom rendimento. Ele abre até à linha, depois "procura o Cardozo" e não está lá ninguém.

Não vejo o Lima como o principal responsável pelo seu fraco rendimento. O Jesus, na minha opinião, e é isso que estou a tentar fazer ver, é que não está a conseguir tirar o melhor rendimento dele.

Far(away)

Citação de: RuiCosta_10 em 28 de Novembro de 2013, 21:23

Far, acreditas mesmo que um "one hit wonder" é capaz de marcar 30 golos numa época? Quantos "one hit wonders" tivemos nós nos últimos... 20 anos?

"one hit wonde" no caso para ser justo "two hits wonder", no sentido de achar que não conseguirá manter a mesma regularidade. Podemos agora é discutir as causas para isso. o iSLBenfica por exemplo acha que tem a ver com a forma como não jogamos, ou seja, que devia ser segundo avançado e que o seu rendimento sobe consideravelmente com Cardozo ou lado. Eu acho que a coisa vai um pouco além disso, não estou a dizer que estou correcto, apenas a dar o meu ponto de vista.

O que temos de visto do Lima e se reparem aos pormenores, não tem a ver com a posição que ocupa. Más recepções, passes errados, ausência de criatividade, má leitura de jogo, penso eu, que não tem a ver muito neste caso com a posição que ocupa. Podes dizer-me que está em má forma e que em breve voltará ao seu nível, ou perto disso. Assim o espero.

Mas penso mesmo que temos que ir ao mercado em busca de um ponta.

Far(away)

Citação de: iSLBenfica em 28 de Novembro de 2013, 21:26
Sabes que é a verdade, Far(away). Não se tratam de desculpas, mas sim de algo verídico. O Lima este ano quase nunca jogou com o Cardozo na frente. Todo o rendimento que ele teve naquele ano passado, não tenhas a mínima dúvida que aconteceu devido à influência que o Cardozo tinha quando jogava ao seu lado.

O Lima sozinho, neste esquema tatico, nunca terá um bom rendimento. Ele abre até à linha, depois "procura o Cardozo" e não está lá ninguém.

Não vejo o Lima como o principal responsável pelo seu fraco rendimento. O Jesus, na minha opinião, e é isso que estou a tentar fazer ver, é que não está a conseguir tirar o melhor rendimento dele.

Esse teu último parágrafo até posso concordar, mas há casos mais flagrantes.

Que o Jesus não tem unhas para esta guitarra, já todos sabemos.

RuiCosta_10

Citação de: Far(away) em 28 de Novembro de 2013, 21:31
Citação de: RuiCosta_10 em 28 de Novembro de 2013, 21:23

"one hit wonde" no caso para ser justo "two hits wonder", no sentido de achar que não conseguirá manter a mesma regularidade. Podemos agora é discutir as causas para isso. o iSLBenfica por exemplo acha que tem a ver com a forma como não jogamos, ou seja, que devia ser segundo avançado e que o seu rendimento sobe consideravelmente com Cardozo ou lado. Eu acho que a coisa vai um pouco além disso, não estou a dizer que estou correcto, apenas a dar o meu ponto de vista.

O que temos de visto do Lima e se reparem aos pormenores, não tem a ver com a posição que ocupa. Más recepções, passes errados, ausência de criatividade, má leitura de jogo, penso eu, que não tem a ver muito neste caso com a posição que ocupa. Podes dizer-me que está em má forma e que em breve voltará ao seu nível, ou perto disso. Assim o espero.

Mas penso mesmo que temos que ir ao mercado em busca de um ponta.

Se continuar assim também estou de acordo, deve sair. Mas que algo de estranho se passa, passa. O Lima este ano é a fotocópia exacta do Saviola: grande primeira época; segunda época miserável em que parecem perder até faculdades básicas de recepção e passe. Mas o incrível é que nós sabemos que eles tem essas qualidades. O Lima simplesmente tem menos fama, porque tivesse o Saviola o mesmo percurso do Lima, e teríamos dito que foi um "one hit wonder". Não esquecendo ainda o facto de que, apesar de o Saviola ter feito uma grande primeira época, a do Lima conseguiu ser superior.

Quanto à opinião do iSLBenfica, gostava de acreditar que era só isso, mas acho estranha principalmente a forma física do Lima. No entanto a análise dele acho que faz sentido, porque na minha opinião, essa é mesmo a melhor arma do Lima. Quando o vi ao vivo, fiquei surpreendido precisamente por isso, pela forma como ocupava os espaços todos na frente, abrindo muitas vezes a defesa para o Cardozo com as suas movimentações. Achei fabuloso! E sempre fui da opinião que quando joga Lima e Rodrigo ao mesmo tempo, as posições deviam ser trocadas, com Lima atrás e Rodrigo à frente. E nesta época já jogaram juntos algumas vezes, mas nunca assim.

Strata

O Lima, com ou sem Cardozo, chegou a fazer grandes jogos e a facturar. Aliás, tanto se fala que ele precisa do Cardozo e desde que este regressou ainda foi pior. O Lima das poucas vezes que marcou esta época foi precisamente sem o Cardozo em campo. Eu acho que mais do que jogar aqui ou ali, das questões tácticas em si e das invenções do mestre, a maior causa está a nível psicológico/motivacional do próprio Lima.

iSLBenfica

Citação de: Far(away) em 28 de Novembro de 2013, 21:32
Citação de: iSLBenfica em 28 de Novembro de 2013, 21:26

Esse teu último parágrafo até posso concordar, mas há casos mais flagrantes.

Que o Jesus não tem unhas para esta guitarra, já todos sabemos.

Pronto, aí concordamos. O Jesus, muitas das vezes, não consegue tirar o melhor rendimento de um jogador.

Na minha opinião é isso que está a acontecer com o Lima, e até o Matic. Estão os dois fora de posição. Isto para não falar no Markovic que, tirando ontem, é a mesma situação.

E até mesmo o Enzo ele está a tentar amarrá-lo à direita. Para abrir um lugar no meio ao Fejsa, já que ele é casmurro (e burro?) e não sabe que é possível conciliar os 3 no meio-campo, sem ter de abdicar de um extremo direito.