Eusébio, o Pantera Negra

Avançado, (1942-01-25 - 2014-01-05),
Portugal
Equipa Principal: 15 épocas (1961-1975), 450 jogos (38623 minutos), 480 golos

Títulos: Campeonato Nacional (11), Taça de Portugal (5), Taça dos Campeões Europeus (1), AF Lisboa Taça de Honra 1ª Divisão (5)

kangaroo

"Homenagem da Legiones Sur (Mérida) ao nosso Eusébio"
"

Geovanni95

Rui Costa com a família de Eusébio.

Pedro_ElMago_10

Citação de: Mestre30 em 05 de Janeiro de 2014, 19:25
Citação de: Pedro_ElMago_10 em 05 de Janeiro de 2014, 19:24
Olha o Rui Costa, já estão contentes? (alguns)
Mas alguém duvidava que o Rui ia la estar?!

Li aqui comentários pouco simpáticos. Mas pronto eu sabia que ele ia estar lá.

Puches

O meu pai, moçambicano, jogou nos juniores do Sporting Clube Lourenço Marques (SCLM), quando por lá andava, no mesmo escalão, mas um ano mais novo, o Eusébio.

Pouco dado ao futebol (preferia o basquetebol, muito forte em moçambique), fazia uns treinos como guarda-redes logo após o final da época de basquetebol.

Durante os jogos, como suplente, passava o tempo, no banco, a falar com o treinador.

Lembra-se, ainda hoje falámos sobre isso, de que, logo no primeiro jogo, o treinador do clube lhe ter dito: está a ver aquele miúdo? Vai ser um grande jogador de futebol.

Efetivamente, depois dessa primeira vez que o viu a jogar, o meu pai contou-me que o Eusébio costumava descascar uma laranja e dar toques com a casca; que marcava golos do meio-campo; que o viu marcar um golo por detrás da baliza(?). Que quando arrancava, ninguém o agarrava, mesmo os miúdos do atletismo, tal era a força física dele.
O Eusébio foi para o SCLM porque era um clube aberto, sem tiques elitistas e racistas (qualquer semelhança com o original da metrópole, naquele tempo, era pura coincidência). Todos podiam entrar e jogar.
Já o clube que se dizia ser a filial do Benfica em Lourenço Marques (que eu, sinceramente, não sei o nome) era bastante elitista, aceitando mestiços e indianos, mas não negros (pode ter havido exceções).
É mais uma história.

Fake Blood

PudimDanone

O meu pai desde que soube só se levantou do sofá para almoçar.. de resto tem lá estado a ver a BenficaTV.

Jotenko

Citação de: joaonunes em 05 de Janeiro de 2014, 19:24
Citação de: rlaranjeiro em 05 de Janeiro de 2014, 19:20
Citação de: nikas em 05 de Janeiro de 2014, 19:19
Citação de: brankinho_gaspar em 05 de Janeiro de 2014, 19:18
É a primeira vez que vejo o LFV emocionado. Acredito que ele gostava genuinamente do Eusébio.

Também me pareceu realmente genuíno.

Vocês também têm uma ideia do homem...

Realmente, independentemente de não ter sido o presidente que todos gostávamos parece que alguns estão a falar de um montro quando falam do homem ...

Esta conversa só pode ter um desfecho interessante. Embora não seja tópico para tal.

Amsterdam Vallon

Vi agora na bola Old Trafford. Incrível

10Baggio

Alg tem imagens da homenagem em Old Trafford?

rac

O Eusébio foi o único craque que vi ir dar os parabéns aos guarda-redes adversários sempre que lhe defendiam um dos seus pontapés magistrais... Era um fora de série, era um homem humilde, com um fair-play e desportivismo que só têm aqueles que amam verdadeiramente o futebol. Não o dinheiro, nem a glória, não a fama nem o orgulho. Eusébio amava a bola desde os tempos em que a fazia com trapos, Eusébio amava o relvado e a baliza que gostava de ver receber os seus golos. Era feliz naquele rectângulo e mesmo em sofrimento fez a sua parte sempre que lhe pediram.
Respeitou o jogo, os colegas - o seus e os adversários - e os adeptos, porque Eusébio amava o futebol. É por isso que hoje é lembrado e chorado também por eles.
Amava o Benfica e Portugal, mas era maior que os dois.

Por isso ele é amado. Eusébio.

fgsilva

Só de pensar que há coisa de uma semana estava a mudar de avatar para meter este do Eusébio.

Sabem se amanhã de manhã o Estádio estará aberto para ir despedir-me do REI?

fred_cardozo7