Eusébio, o Pantera Negra

Avançado, (1942-01-25 - 2014-01-05),
Portugal
Equipa Principal: 15 épocas (1961-1975), 450 jogos (38623 minutos), 480 golos

Títulos: Campeonato Nacional (11), Taça de Portugal (5), Taça dos Campeões Europeus (1), AF Lisboa Taça de Honra 1ª Divisão (5)

Fever

Citação de: MikeSLB4Ever em 05 de Janeiro de 2014, 22:41
Citação de: pirolito1 em 05 de Janeiro de 2014, 22:37
Alguém me sabe dizer como se chama o documentário que esteve a passar na RTP1?

"Parabéns, Eusébio".

Emitido aquando dos 70 anos dele.

http://www.rtp.pt/play/p806/e71059/especial-informacao-parabens-eusebio

Não foi isso que esteve a dar.

Geovanni95

Citação de: luis.live em 05 de Janeiro de 2014, 22:39
Citação de: Geovanni95 em 05 de Janeiro de 2014, 22:33
Citação de: luis.live em 05 de Janeiro de 2014, 22:31
Citação de: Geovanni95 em 05 de Janeiro de 2014, 22:28
Citação de: luis.live em 05 de Janeiro de 2014, 22:23
Citação de: Geovanni95 em 05 de Janeiro de 2014, 22:18
Citação de: luis.live em 05 de Janeiro de 2014, 22:15
Citação de: Geovanni95 em 05 de Janeiro de 2014, 22:13
Citação de: Nick Valensi em 05 de Janeiro de 2014, 22:07
Este golo de livre ao Braga :drool:

Melhor que este é um remate em arco num Benfica - Sporting (4-1). Remate do lado esquerdo em arco quase do meio-campo. O Guarda-Redes ficou especado a ver a bola entrar (pensava que ia sair)

Penso que é nesse jogo que o Eusébio faz um golo de Penalty em que o guarda-redes do Sporting vai para dentro da baliza com a bola.

O Eusébio era diferente: o Eusébio era muito humilde e respeitava imenso e da mesma maneira qualquer adversário, quer que fosse o Manchester ou o Riopele.  Não sabia arranjar inimigos.

para o Rei não havia impossíveis, na Checoslováquia no jogo decisivo que nos dá o apuramento para Inglaterra 66, marca um golo com a bola a beijar a linha de fundo e ele  saca um pontapé brutal que o redes encostado ao poste nem a viu entrar...

Esse golo com a Checoslováquia é fantástico: a velocidade dele, o remate. Fabuloso. E o jogo estava muito difícil.

O Fernando Mendes (outro grande jogador português) parte uma perna e não mais jogou futebol. Jogamos com menos um porque não havia substituições. O Eusébio lá resolveu mais um jogo

o mítico golo de turim a 40 metros da baliza , onde o redes diz aos defesas que não queria barreira, é que nunca vi imagem!!!

Eu também nunca vi isso. Ganhamos 1-0. Na luz tínhamos vencido 2-0.

Benfica - Sporting de 1973. O Eusébio num livre indirecto na grande área, remata com tanta violência que o Damas nem vê a bola. A Bola bate no poste de trás da baliza e volta para a pequena área. 

O Damas agarra a bola a pensar que tinha batido no poste ou na barra. Depois o Damas repara no estádio aos saltos e com os jogadores do Sporting com o semblante carregado e percebeu que tinha sido golo.

final da taça de Portugal, SL BENFICA-sporting, jogo em vésperas de partir para o mundialito, inicio dos anos 70, resultado 2-2, livre á entrada da área contra o sporting, damas aproxima-se de Eusébio e diz-lhes: _" não vais marcar".

Eusébio:
_ vou sim, que temos que ir para o mundialito e não há tempo para fazer outro jogo"...

3-2...

E os duelos que ele tinha frente ao grande Damas. Às vezes o Benfica vencia por 4 ou por 5 e era o Damas o melhor em campo porque se fartava de defender.

intervalo do jogo Portugal-coreia do norte, otto glória irritado com os jogadores , Eusébio pede a palavra e vai falar, otto gloria interrompe e diz-lhe:
_ e tu agora deves ter a mania que és vedeta, marcaste uns golos e já pensas que és o maior, e vamos ser eliminados por uns gajos minorcas que não sabem dar um chuto na bola!...

o Eusébio diz , anos depois quando falou nisto,que quando entrou , estava com uma raiva que só queria mostrar ao otto glória quem era a "vedeta"...

Nesse jogo o Otto Gloria fartou-se de dizer palavrões.

Inicio dos anos 80. O Benfica condecora Ramalho Eanes. Durante a sua condecoração Ramalho Eanes diz: " Eu não mereço isto! A única pessoa que merece isto está nesta sala. Essa pessoa é o Eusébio" A Sala estava em silêncio durante o discurso do presidente da republica e logo a seguir encheu-se de aplausos.

AnotherDoom

Citação de: Geovanni95 em 05 de Janeiro de 2014, 22:41
Uma das pessoas do futebol que me deu mais arrepios para além do Simões, Toni, família do Eusébio, Chalana, etc... foi o Kenedy

Vocês podem achar estranho essa minha "escolha". Mas ele não foi bem "tratado" num Benfica (desorganizado) e estava de rastos. Completamente de rastos.

Fora do futebol:

O Rui Veloso e o Fernando Mendes também me meteram alguma impressão.

Isto mostra que o Eusébio conseguia fazer várias amizades. Grande homem

A cena do Kenedy também foi a que mais me impressionou.

Um gajo que tinha tudo para estar ressabiado com o Benfica a chorar como um bebé.

luis.live

Citação de: ponta de lança em 05 de Janeiro de 2014, 22:44
Mensagem à família de Eusébio e ao SL Benfica

A Direcção da AAC-OAF, vem por este meio, e no cumprimento de um indeclinável dever, na hora do falecimento do inolvidável Eusébio da Silva Ferreira, curvar-se mui respeitosamente perante a sua memória e protestar os mais sentidos pêsames, associando-se à dor de todos os familiares, benfiquistas e desportistas em geral.

Eusébio foi um desportista exemplar. Pela sua qualidade técnica verdadeiramente excepcional. Pela sua contagiante simplicidade. Pelo relacionamento que sempre manteve com os seus companheiros e adversários. Pelo desportivismo que emprestava às suas actuações. Pelo respeito e admiração que granjeou mundialmente com todos aqueles seus atributos.

Eusébio faz, também ele, parte também da história da Briosa, quando naquela célebre final da Taça de 1969 apareceu no final com a camisola da Briosa vestida num comovente preito de homenagem a uma equipa que tombara nos derradeiros momentos do jogo aos pés do seu inigualável talento e da sua genuína qualidade.

Paul Valery disse um dia "Morrem cedo aqueles que os deuses amam", mas nós, Associação Académica de Coimbra-OAF, atrevemo-nos a dizer que Eusébio venceu a morte, projectando-se no firmamento e na eternidade como uma incontornável referência do desporto português e do seu Benfica, muito em particular.

A ele a nossa gratidão pelos fabulosos momentos vividos na defesa das cores nacionais. A ele o nosso obrigado por tudo aquilo que representou para um país tão avaro em figuras de excelência.

artur Jorge...

JustMe

volt

Acabado de chegar do estádio, nunca me custou tanto lá ir como hoje.

Olha por nós, do alto do 4º anel do estádio da luz, descansa em paz, rei Eusébio.

pirolito1

Citação de: MikeSLB4Ever em 05 de Janeiro de 2014, 22:41
Citação de: pirolito1 em 05 de Janeiro de 2014, 22:37
Alguém me sabe dizer como se chama o documentário que esteve a passar na RTP1?

"Parabéns, Eusébio".

Emitido aquando dos 70 anos dele.

http://www.rtp.pt/play/p806/e71059/especial-informacao-parabens-eusebio
Hmmm.... Não era esse que estava a dar...

AnotherDoom

Citação de: nunoism em 05 de Janeiro de 2014, 22:42
Citação de: Benfiquismo em 05 de Janeiro de 2014, 22:40
Citação de: KRF em 05 de Janeiro de 2014, 20:46
Citação de: nunoism em 05 de Janeiro de 2014, 20:44
É brutal ouvir o Toni a contar estas estórias...

GRANDE

O nosso TONI respira Benfiquismo por todos os poros
Ainda me lembro quando ele foi despedido depois de ter sido campeão, deu uma entrevista e em direto chorou.

Também me lembro disso... das maiores injustiças que se fizeram no Benfica

Eu chorei nessa noite ao ver o Toni chorar.

BlankFile

Fui visitar o nosso Rei Eusébio ao Estádio. Cheguei agora e ainda é difícil acreditar que isto aconteceu.

Geovanni95

Citação de: AnotherDoom em 05 de Janeiro de 2014, 22:45
Uma das pessoas do futebol que me deu mais arrepios para além do Simões, Toni, família do Eusébio, Chalana, etc... foi o Kenedy

Vocês podem achar estranho essa minha "escolha". Mas ele não foi bem "tratado" num Benfica (desorganizado) e estava de rastos. Completamente de rastos.

Fora do futebol:

Um gajo que tinha tudo para estar ressabiado com o Benfica a chorar como um bebé.

Exatamente

happy one

Citação de: Pontus em 05 de Janeiro de 2014, 22:38
Condolências

Em nome de todos os sócios e simpatizantes, a Direção do Grupo Desportivo de Chaves e a Administração da SAD apresentam os votos de profundo pesar pela morte de Eusébio da Silva Ferreira, figura emblemática do futebol português e mundial.

Portugal perde um dos seus expoentes máximo, um dos seus ícones, um dos seus ídolos, um ser humano digno, humilde e dedicado. Eusébio, por diversas vezes, demonstrou-nos o significado do amor a uma causa, a um Clube e à Pátria.

Venerem-se e eternizem-se os feitos do nosso "Pantera Negra".

site do G. D. Chaves
É sempre bom ver o clube da minha terra estar aqui presente neste forum.

E a prestar condolencias ao KING.

Slayer

A quantidade de personalidades, instituições e afins, que estão a demonstrar as suas condolências neste momento, são a perfeita definição daquilo que o King representa.

paulomaia1972

Citação de: Saviolafication em Hoje às 22:26

Para pôr a coroa no funeral isto já tinha de estar em movimento, a única forma é alguém chegar-se à frente com o dinheiro e depois calmamente recolhe-se os donativos por aqui. Agora se todos dizem "eu contribuo" e mais nada, claro que não vai acontecer nada. Eu não posso mesmo, mas acredito que haja quem consiga.

Citação de: Paulomaia1972
já coloquei 2 post no tópico do Eusébio, ninguém pega nisto. Eu até não me importo de pagar na totalidade a coroa de flores.

Ninguém em Lisboa pode nos ajudar?

pirolito1

Citação de: AnotherDoom em 05 de Janeiro de 2014, 22:45

Fora do futebol:

Não é por estar ressabiado (ou não) com o Benfica que há-de deixar de gostar do homem.