Eusébio, o Pantera Negra

Avançado, (1942-01-25 - 2014-01-05),
Portugal
Equipa Principal: 15 épocas (1961-1975), 450 jogos (38623 minutos), 480 golos

Títulos: Campeonato Nacional (11), Taça de Portugal (5), Taça dos Campeões Europeus (1), AF Lisboa Taça de Honra 1ª Divisão (5)

tmvf

felizmente ainda existem sportinguistas.. acabado de receber de um:

Andris

Ah, ok! Assim fico mais descansado. :buck2:

O_OZORIO

Citação de: tmvf em 15 de Janeiro de 2014, 05:01

O pontapé dele era realmente fenomenal, uma imagem de marca.

Hoje em dia seria um caso sério de popularidade, ainda muito mais do que aquilo que foi estou em crer.

KRF

Citação de: O_OZORIO em 15 de Janeiro de 2014, 10:47
Citação de: tmvf em 15 de Janeiro de 2014, 05:01

O pontapé dele era realmente fenomenal, uma imagem de marca.

Hoje em dia seria um caso sério de popularidade, ainda muito mais do que aquilo que foi estou em crer.
Imagem fabulosa

JLourenco

Citação de: Andris em 15 de Janeiro de 2014, 10:33

Ah, ok! Assim fico mais descansado. :buck2:

Bem me parecia que o Eduardo Barroso anda meio fora dos campos de futebol, agora parece que anda na totalidade...

Trata lá de fazer um transplante à cidadania....vá pede a um assistente para fazer a operação...Esse cérebro anda todo cirrótico...

pexim

Não sei se já puseram isto aqui, mas li e tenho que partilhar. História lindíssima.

Link: http://www.jn.pt/revistas/nm/interior.aspx?content_id=3629081

«Se o pantera negra marcar mais um, dou-te um beijo. Foi o que disseste no intervalo. E eu, mortinha que me desses um beijo, só queria que ele marcasse. Mais um, mais dois, mais três. Os que fossem. Andavas a convidar-me para sair há três meses e há pelo menos dois que eu queria um beijo teu. Rai's parta, nunca tinha ido ao futebol. Ao menos que a primeira vez fosse para lembrar.

E no fim do jogo, quando tu já roías as unhas e olhavas para o relógio, com medo que o Sporting empatasse, o Eusébio fez aquilo. Não deve haver muitos casais que podem ver, sempre que quiserem, um vídeo do momento que antecedeu o primeiro beijo. E nós vimos aquilo umas.. quê... dezenas? Centenas de vezes? Quando os miúdos nos ofereceram o DVD com a gravação do jogo até choraste, mas nada chega à cassete que nos arranjou o teu primo que trabalhava na RTP. Já tinha a fita estragada, de tanto rodar. Na televisão parece ainda mais espectacular do que foi. Consegue-se ver o que ele fez com os pés, os defesas pelo caminho, as fintas à boca da área, a maneira como vira o corpo, a perna esticada, o tiro... mas no estádio... no estádio, Fernando... Eu levantei-me para gritar «golo», mas eu queria é outra coisa. As pernas tremiam-me. Tu ainda estavas aos pulos e aos gritos, tive de perguntar duas vezes: «Então e o meu beijo?». Agora é aquele momento em que os filhos começam a bater palmas, cada vez que ouvem isto. Acho que todos os nossos amigos conhecem a história, mas nunca me canso de a contar. E nunca me cansei de ta ouvir. Tinha mais piada contada por ti.

A coisa até podia ter ficado por ali, que eu já estava satisfeita com a ideia de sair do estádio da Luz de mão dada contigo, mas ele ainda marcou mais um. O penalty. Estava imparável, o homem. Mais um golo, mais um beijo. E eu não parava de sorrir. Fomos à Mexicana comer um pastel de nata e depois levaste-me para a Fonte Luminosa, onde me falaste da primeira vez que tinhas visto o Eusébio a jogar. Que nem davas muito por ele, mas que ele te convenceu pelos golos, pelas corridas, por nunca desistir. Disseste que choraste no Mundial de 66. E eu fiquei a gostar ainda mais de ti, por me dizeres aquilo. Sabes, Fernando, naquela tarde tu podias ter falado do que quisesses. Fosse a primeira vez que vista o Eusébio ou a primeira vez que andaste de bicicleta, fosse o Benfica ou a fórmula química do azoto, eu nesse dia ouvia tudo o que tu dissesses.

Se fosse só por nós, eu ainda desconfiava. Se fossem só os beijos e o namoro, eu queria acreditar mas teria ficado sempre com a pulga atrás da orelha. Mas como meteu Benfica, eu sei que o 8 de Outubro de 1972 foi mesmo o dia mais feliz da tua vida. «Comecei a namorar com a vossa mãe no dia em que o Eusébio espetou quatro batatas ao Sporting.» Quantas vezes disseste isso?

Faz hoje um mês que me morreste. E faz hoje uma semana que o Eusébio se foi. Sim. Fernando, morreu o Eusébio. Uma paragem cardiorespiratória. Estava em casa, e de repente... Tenho saudades tuas, vou ter ainda mais e tenho um buraco cá dentro que me leva o ar todo, mas tenho tanta pena que não tenhas visto o que aconteceu esta semana. O que lhe fizeram ia deixar-te feliz. Todos os clubes, todos os responsáveis, de toda a parte vieram condolências. Sportinguistas, portistas... Até do estrangeiro. Levaram o corpo para o estádio e foi uma romaria que nem imaginas. Os teus filhos foram à Luz, no dia do funeral, para assistir ao último desejo do Pantera Negra: uma volta ao relvado. Foi bonito. Telefonaram-me de lá, a chorar, a dizer que estavam a homenagear dois grandes homens. Espero que agora, aí em cima, o possas conhecer finalmente.

Sempre tua,

M

Messi87

Esta quarta-feira, dia 15
Delegação do Qatar na Luz para homenagear o "Pantera Negra"

A delegação do Qatar, liderada pelo presidente da Federação de Futebol do país, Sheikh Hamad Bin Khalifa Bin Al Thani, chegou esta quinta-feira, 15 de Janeiro, ao Estádio da Luz para prestar a sua homenagem ao "Pantera Negra".

Foi  a primeira federação estrangeira a pisar o Estádio da Luz para homenagear a lenda do futebol nacional e mundial, desaparecida no passado dia 5 de Janeiro, aos 71 anos.

Desde o relvado, ao Museu Benfica – Cosme Damião, cada canto do Estádio da Luz foi paragem obrigatória, sem esquecer, naturalmente a estátua de Eusébio da Silva Ferreira.

Para receber a comitiva do Qatar estiveram presentes Rui Gomes da Silva, vice-presidente do Sport Lisboa e Benfica; Domingos Soares de Oliveira, administrador-executivo da Sport Lisboa e Benfica – Futebol, SAD; Miguel Bento, director comercial e marketing, e Bernardo Faria de Carvalho, director de vendas e expansão Internacional do Benfica.

http://www.slbenfica.pt/noticias/detalhedenoticia/tabid/2788/ArticleId/33904/language/pt-PT/Delegacao-do-Qatar-na-Luz-para-homenagear-o-Pantera-Negra.aspx

Theroux

Sheikh Hamad Bin Khalifa Bin Al Thani... O homem que durante o seu reinado investiu mais de 100 mil milhões de euros fora do Catar, incluíndo muitas centenas de milhões em clubes, nomeadamente no patrocínio ao Barcelona.

Não veio ver o Primeiro-Ministro, nem o Presidente da República, veio prestar homenagem ao Eusébio...

O DSO até deve ter ficado tonto quando o recebeu ahah

Bekambol

Citação de: Messi87 em 15 de Janeiro de 2014, 13:09

A delegação do Qatar, liderada pelo presidente da Federação de Futebol do país, Sheikh Hamad Bin Khalifa Bin Al Thani, chegou esta quinta-feira, 15 de Janeiro, ao Estádio da Luz para prestar a sua homenagem ao "Pantera Negra".

Foi  a primeira federação estrangeira a pisar o Estádio da Luz para homenagear a lenda do futebol nacional e mundial, desaparecida no passado dia 5 de Janeiro, aos 71 anos.

Desde o relvado, ao Museu Benfica – Cosme Damião, cada canto do Estádio da Luz foi paragem obrigatória, sem esquecer, naturalmente a estátua de Eusébio da Silva Ferreira.

Para receber a comitiva do Qatar estiveram presentes Rui Gomes da Silva, vice-presidente do Sport Lisboa e Benfica; Domingos Soares de Oliveira, administrador-executivo da Sport Lisboa e Benfica – Futebol, SAD; Miguel Bento, director comercial e marketing, e Bernardo Faria de Carvalho, director de vendas e expansão Internacional do Benfica.

http://www.slbenfica.pt/noticias/detalhedenoticia/tabid/2788/ArticleId/33904/language/pt-PT/Delegacao-do-Qatar-na-Luz-para-homenagear-o-Pantera-Negra.aspx

Muito Digno E Muito Bonito.

vcart31

Citação de: BEKAMBOL em 15 de Janeiro de 2014, 13:29
Citação de: Messi87 em 15 de Janeiro de 2014, 13:09

Muito Digno E Muito Bonito.

mas hoje dia 15/01 é quarta feira e não quinta...

San Lucas

Não sei se já foi postado ou se ficava melhor na parte do audiovisual, de qualquer forma acho que vale a pena partilhar também aqui.

[Channel] : Sky Sports HD
[Source] : DVB-S
[Language-1] : English
[video] : 10 Mbps/h.264 ts/25fps
[Audio] : 384 Kbps/AC3/6 channels
[Duration] : 30min
[size] : ~2,5GB
[Release] : HD 1080i Documentary

Link: http://ul.to/x833evjj

O0  :slb2:

desinstala

Barracuda

Citação de: desinstala em 15 de Janeiro de 2014, 14:57
http://loja.slbenfica.pt/DetalheProduto/tabid/894/ChildProductID/6519/VODKA-PRETA-EUS%C3%89BIO.aspx

Alguém já viu isto? Vodka Eusébio?!

Já aqui foi falado há algumas páginas. Acho bem, mas pessoalmente não sou grande fã de vodka.

janete94