João Teixeira

Médio, 31 anos,
Portugal
Equipa Principal: 2 épocas (2014-2016), 2 jogos (3 minutos), 0 golos

Equipa B: 4 épocas, 80 jogos, 6 golos

k1n0

Citação de: iSLBenfica em 03 de Fevereiro de 2014, 17:37
Este puto começa a merecer oportunidades na equipa principal.

Discutir o lugar com o Fejsa.
Talvez percamos um pouco de agressividade e capacidade defensiva, mas ganhamos muito maior capacidade de posse de bola e de sair a jogar. Taticamente também pouco ou nada fica a dever ao sérvio.

Afirmação perigosa essa. Fejsa é fortíssimo taticamente...

Tiago1982

Citação de: k1n0 em 03 de Fevereiro de 2014, 17:39

Talvez percamos um pouco de agressividade e capacidade defensiva, mas ganhamos muito maior capacidade de posse de bola e de sair a jogar. Taticamente também pouco ou nada fica a dever ao sérvio.

Também acho que, nesse ponto particular, o Fejsa é superior ao João Teixeira. Perde na capacidade técnica e de sair a jogar, mas ganha em tudo o resto.

k1n0

Citação de: Tiago1982 em 03 de Fevereiro de 2014, 17:42

Também acho que, nesse ponto particular, o Fejsa é superior ao João Teixeira. Perde na capacidade técnica e de sair a jogar, mas ganha em tudo o resto.

Pois. Mas o João não deixa de ser um miúdo com um potencial tremendo. Não nos podemos é esquecer que tem meia dúzia de jogos como profissional...

Tiago1982

Citação de: k1n0 em 03 de Fevereiro de 2014, 17:44
Citação de: Tiago1982 em 03 de Fevereiro de 2014, 17:42

Pois. Mas o João não deixa de ser um miúdo com um potencial tremendo. Não nos podemos é esquecer que tem meia dúzia de jogos como profissional...

Óbvio, nem eu disse o contrário.

Acho que é um jogador com características muito interessantes para o futebol moderno. É um médio muito completo... defende bem, tem muito boa técnica e naturalmente que vai crescer futebolísticamente.

Precisa de se tornar mais agressivo, precisa de crescer a nível táctico. Mas é um jogador muito interessante.

Espero que dê o salto quantitativo que lhe permita ser jogador de Equipa A.

iSLBenfica

Eu sei que sim. A afirmação que fiz foi um elogio à capacidade tática do João Teixeira.

É o chamado trinco moderno. Jogador inteligente taticamente, rápido, mais cerebral, que privilegia a capacidade de ler o jogo e agir em conformidade, em vez de ser aquele tipico trinco de força bruta, destruidor de jogo puro.

Maka

Fortíssimo? Discordo por completo. Já houve mais do que 1 jogo (até neste ultimo com o Gil) em que se percebia perfeitamente que era preciso que o Fejsa subisse 5 ou 10 metros e ocupasse um espaço mais adiantado no meio campo, no entanto ele continuava a jogar praticamente como 3º central. Ou seja não soube ler o jogo.
Podes dizer que ele é forte a defender, agora "fortíssimo tacticamente"? Não posso concordar. Acho até que demonstra algumas lacunas em ler o jogo e ver o que de melhor pode oferecer à equipa em diferentes momentos do jogo.

iSLBenfica

Tem momentos dos jogo que o Fejsa é irrepreensível taticamente.
E por exemplo, nessa situação que falas, não penso que tenha agido mal, pelo contrário. Ele é um jogador mais posicional, e sendo o Gil uma equipa que atua em contra-ataque, se o Fejsa se conteve na subida do terreno e manteve a posição à frente da defesa, significa que leu bem o jogo e não descurou a tarefa defensiva que lhe compete. Manteve o equilíbrio da equipa.

Puches

Citação de: iSLBenfica em 03 de Fevereiro de 2014, 19:52
Tem momentos dos jogo que o Fejsa é irrepreensível taticamente.
E por exemplo, nessa situação que falas, não penso que tenha agido mal, pelo contrário. Ele é um jogador mais posicional, e sendo o Gil uma equipa que atua em contra-ataque, se o Fejsa se conteve na subida do terreno e manteve a posição à frente da defesa, significa que leu bem o jogo e não descurou a tarefa defensiva que lhe compete. Manteve o equilíbrio da equipa.
Sim, também o considero excelente taticamente.
Aliás, no jogo com o Gil, vi-o, por diversas vezes, mais avançado do que, por exemplo, o Javi quando por aqui passou. Naturalmente, nas bolas paradas não consegue ter a presença que o Javi tinha (e o Matic). O Benfica perde muito nesse aspeto.

Maka

O problema é que o Gil é uma equipa que normalmente actua em contra-ataque, mas nesse jogo mal passava do meio campo, e ele não soube ler isso. Continuo a reservar um julgamento final, claro (o homem ainda agora chegou), mas não me parece esse portento táctico de que se fala.

iSLBenfica

Por eles mal passarem do meio-campo é que o Fejsa faz bem em salvaguardar o equilíbrio da equipa. Taticamente é sempre certinho e fiel àquilo que se lhe exige. O único problema dele é quando se sente apertado com a bola nos pés. Tem tendência para se sentir aflito e disparatar. Porém quando tem espaço, sem pressão, entrega bem a bola e sabe sair a jogar, seja em passe curto, ou longo.

É um dos únicos contras que vejo no Fejsa. Defensivamente, sem bola, ele é um monstro. Pela forma como pressiona e cai em cima do adversário, desarmando-o, ou pela maneira como lê o jogo e antecipa-se com grande veemência, intercetando as bolas. Se ele tivesse os pés e a capacidade de posse de bola em espaço curto e de progressão do João Teixeira, seria um trinco soberbo.

Maka

Agree to disagree. Não vejo nele esse monstr táctico.

iSLBenfica

Não disse que ele era um monstro tático. Mas que é bom taticamente, é.

Cumpre ao máximo aquilo que se lhe pede defensivamente. A nível posicional, de leitura, antecipação e eficácia no desarme é exímio.

Smile

já tinha dito, mas volto a dizer... este menino já não fica nada atrás do A.Gomes.

E no futuro será muito melhor.

Jerominho

Então se o Fejsa é assim tão bom tacticamente, porquê que não se coloca o João Teixeira na A, para ele aprender com o Fejsa já que o posicionamento táctico é o sector onde o João é menos bom? Ele assim aprendia com um jogador mais experiente, e continuava a jogar de vez em quando na B.

Vejo muitas vezes os jogos da B (alias mais do que os jogos da A a conta do palerma do Joelhos) e devo admitir que o João tem uma qualidade de passe muito boa e uma visão de jogo também de aproveitar. assim, era win-win.

iSLBenfica

Na minha opinião esse não é um dos pontos fracos do Teixeira, pelo contrário. É um miúdo com boa cultura tatica, inteligente, que se sabe posicionar no terreno. Falta-lhe sim maior capacidade defensiva, e não, não estou a falar de ganhar caparro.

O que ele podia aprender com o Fejsa era a eficácia no desarme e a conjugação de rapidez, força e pressing sobre o adversário. Essencialmente isso.