Análise da Concorrência

MSAM

Citação de: third ring em 02 de Março de 2014, 11:14
Citação de: MSAM em 02 de Março de 2014, 11:07
A tábua de salvação da sportv será uma nova proposta ao Benfica sobre os seus direitos, nunca inferior a 35-40M ano

Seria criminoso aceitá-la...

Estimo que a Cosmos vá ao fundo, se depender da mesma!
Eu aceitava, mas nunca menos que 50M

peter_slb

Citação de: 218219 em 02 de Março de 2014, 09:57
Citação de: third ring em 01 de Março de 2014, 18:10
Aqui vai a actualização da extrapolação com base no RC da Benfica SAD relativo ao 1.º Semestre de 2013/14.

Peter: este estudo na minha visão é complementar relativamente ao anterior... Eu explico porquê:
1- no estudo anterior o third ring partiu dos dados relativos a todo o universo Cosmos, e dessa forma procurou perceber se a BTV fosse ocupar um determinado espaço, percentagem desse espaço quanto poderia, valer ... naturalmente estava a comparar um projecto no seu inicio com outro com anos de monopolio e esse dado talvez devesse ter ter sido mais evidenciado, no entanto atravês das suas achegas o Third Ring foi dizendo isso mesmo...
2- Se os dados de partida e referente ao Universo Cosmos TV estiverem correctos continua a ser um trabalho valido e o futuro, os proximos 3 anos, demonstrará ou não a sua validade...

Outra coisa é extrapolar no curto prazo e com base nos sucessivos relatórios e contas qual será o resultado neste 1º ano da BTV... Como parece ser o objectivo deste estudo e por isso digo complementar do anterior! abraço...

mesmo que os dados da sporttv estejam correctos, a Benfica Tv nunca será directamente comparável com a sporttv, o objetivo não é o mesmo, os recursos não são os mesmos, a estratégia não pode ser a mesma, nem o mercado é o mesmo. O ceiling da Benfica Tv será sempre inferior ao ceiling dum canal desportivo independente, nós somos mais, mas não somos todos, por isso teremos sempre uma limitação que a sporttv não tinha no seu auge (antes dos Benfiquistas a verem como um adversário).

Third ring, esta projecção não corresponde ao valor mínimo para 307.872 assinantes, como a que fizeste para o primeiro trimestre, utilizando exactamente a mesma base, não correspondia ao valor mínimo para 300 mil assinantes... os números que tu utilizas não te permitem concluir isso. Apesar de não sabermos como foram feitos os contratos, as tuas contas teriam mais suporte se retirasses ao valor que usas para calcular os efeitos do aumento de assinaturas, os 4.8 milhões que estão nos rendimentos diferidos, assumindo que os contratos de distribuição foram feitos em função do tempo (como passaram 6 meses assumia-se que o valor já reconhecido é o mesmo) e que foram todos iniciados a 1 de Julho. Isto continuaria a não estar correcto, porque ainda temos as vendas dos jogos para o estrangeiro que não são afectadas pelo número de assinantes e não temos forma de saber como foram feitos os contratos, mas já estaria mais próximo do tal valor mínimo. Já agora, desta forma, utilizando os teus dados (excepto o ramp-up de 10 de Fev, que me deu ligeiramente menos que 8% arrendondados, deu 7,43%), o valor semestral era 14.600.715, o que daria uma receita anual extrapolada de 29.201.430.

third ring

Citação de: peter_slb em 02 de Março de 2014, 11:55
Aqui vai a actualização da extrapolação com base no RC da Benfica SAD relativo ao 1.º Semestre de 2013/14.

Peter: este estudo na minha visão é complementar relativamente ao anterior... Eu explico porquê:
1- no estudo anterior o third ring partiu dos dados relativos a todo o universo Cosmos, e dessa forma procurou perceber se a BTV fosse ocupar um determinado espaço, percentagem desse espaço quanto poderia, valer ... naturalmente estava a comparar um projecto no seu inicio com outro com anos de monopolio e esse dado talvez devesse ter ter sido mais evidenciado, no entanto atravês das suas achegas o Third Ring foi dizendo isso mesmo...
2- Se os dados de partida e referente ao Universo Cosmos TV estiverem correctos continua a ser um trabalho valido e o futuro, os proximos 3 anos, demonstrará ou não a sua validade...

Outra coisa é extrapolar no curto prazo e com base nos sucessivos relatórios e contas qual será o resultado neste 1º ano da BTV... Como parece ser o objectivo deste estudo e por isso digo complementar do anterior! abraço...

mesmo que os dados da sporttv estejam correctos, a Benfica Tv nunca será directamente comparável com a sporttv, o objetivo não é o mesmo, os recursos não são os mesmos, a estratégia não pode ser a mesma, nem o mercado é o mesmo. O ceiling da Benfica Tv será sempre inferior ao ceiling dum canal desportivo independente, nós somos mais, mas não somos todos, por isso teremos sempre uma limitação que a sporttv não tinha no seu auge (antes dos Benfiquistas a verem como um adversário).

Third ring, esta projecção não corresponde ao valor mínimo para 307.872 assinantes, como a que fizeste para o primeiro trimestre, utilizando exactamente a mesma base, não correspondia ao valor mínimo para 300 mil assinantes... os números que tu utilizas não te permitem concluir isso. Apesar de não sabermos como foram feitos os contratos, as tuas contas teriam mais suporte se retirasses ao valor que usas para calcular os efeitos do aumento de assinaturas, os 4.8 milhões que estão nos rendimentos diferidos, assumindo que os contratos de distribuição foram feitos em função do tempo (como passaram 6 meses assumia-se que o valor já reconhecido é o mesmo) e que foram todos iniciados a 1 de Julho. Isto continuaria a não estar correcto, porque ainda temos as vendas dos jogos para o estrangeiro que não são afectadas pelo número de assinantes e não temos forma de saber como foram feitos os contratos, mas já estaria mais próximo do tal valor mínimo. Já agora, desta forma, utilizando os teus dados (excepto o ramp-up de 10 de Fev, que me deu ligeiramente menos que 8% arrendondados, deu 7,43%), o valor semestral era 14.600.715, o que daria uma receita anual extrapolada de 29.201.430.

Percebo o que tentas alertar e agradeço a intenção.

Contudo, em contabilidade há um princípio "sagrado" em razão da veracidade e comparabilidade da informação que é o da "especialização dos exercícios".

De acordo com este princípio contabilístico, se obtens uma receita antecipada não a podes reconhecer no teu resultado antes de chegar o período ao qual ela corresponde.

Exemplificando: Não podes reconhecer proveitos (resultados) relativos à venda de bilhetes para o último jogo do campeonato antes do último relatório e contas, isto, mesmo que os tenhas efectivamente vendido no jogo de abertura do campeonato (em pack por exemplo).

peter_slb

eu sei, mas todos os contratos de distribuição foram assinados no início da época, se o Benfica diz que a 31 de Dezembro, tem 4.8 milhões para reconhecer desses contratos de distribuição, imagino que os contratos sejam anuais e por isso eu assumiria, se quisesse fazer esse tipo de projecções que nos 11,372 milhões de proveitos reconhecidos até agora, estão outros 4,8 milhões, provenientes dos primeiros 6 meses destes contratos de distribuição, o que iria de encontro ao que se falou na altura de recebermos cerca de 10 milhões anuais dessa fonte de proveitos. O modelo da forma que o tens vai sempre atribuir mais importância ao número de assinantes do que eles têm, no primeiro trimestre isso notava-se muito mais, porque o crescimento do número de assinantes era muito maior e o peso dos outros proveitos (que não entram neste modelo) nas contas também era muito maior, mas mesmo agora terás aí uma diferença relevante na extrapolação, por não retirares do valor base, que utilizas para calcular o efeito do aumento do número de assinantes, os proveitos que não são afectados pelo aumento do número de assinantes.

BERNA_1961

Citação de: MSAM em 02 de Março de 2014, 11:29
A tábua de salvação da sportv será uma nova proposta ao Benfica sobre os seus direitos, nunca inferior a 35-40M ano

Com uma condição: retirar do contrato com o FCP aquela cláusula inaceitável dos tais 80%.
Ou seja, ao aceitarmos 50M, o FCP tinha imediatamente 40M.
ISSO NUNCA.
Estamos bem assim.

third ring

Citação de: peter_slb em 02 de Março de 2014, 12:25
eu sei, mas todos os contratos de distribuição foram assinados no início da época, se o Benfica diz que a 31 de Dezembro, tem 4.8 milhões para reconhecer desses contratos de distribuição, imagino que os contratos sejam anuais e por isso eu assumiria, se quisesse fazer esse tipo de projecções que nos 11,372 milhões de proveitos reconhecidos até agora, estão outros 4,8 milhões, provenientes dos primeiros 6 meses destes contratos de distribuição, o que iria de encontro ao que se falou na altura de recebermos cerca de 10 milhões anuais dessa fonte de proveitos. O modelo da forma que o tens vai sempre atribuir mais importância ao número de assinantes do que eles têm, no primeiro trimestre isso notava-se muito mais, porque o crescimento do número de assinantes era muito maior e o peso dos outros proveitos (que não entram neste modelo) nas contas também era muito maior, mas mesmo agora terás aí uma diferença relevante na extrapolação, por não retirares do valor base, que utilizas para calcular o efeito do aumento do número de assinantes, os proveitos que não são afectados pelo aumento do número de assinantes.

Dois aspectos importantes:

1. Ao considerar os 11M€ na base desta extrapolação alternativa, estou a considerar todo o tipo de proveitos, provenientes de todo o tipo de rubricas (assinaturas, direitos, publicidade, estrangeiro, etc...). Este valor, engloba todo o tipo de contratos que a BenficaTV efectivamente assinou, sendo que os proveitos correspondentes ao 1.º semestre são 11M€, nem mais nem menos.

2. Seguindo o critério lógico desta extrapolação, que parte dos resultados parciais obtidos, não faz sentido considerar o que é referido como proveitos não reconhecidos, isto porque, tal como afirmas, só podemos imaginar os seus termos e não os conhecemos. Desconhecemos os planos de facturação dos contratos, os pagamentos à cabeça, as clausulas de ajustamento, vigência, etc...

Não quero com isto dizer que a informação dos diferimentos é inútil, de todo.

A utilização do n.º de assinantes para estimar o efeito de ramp-up deve-se ao facto que considero ser o melhor indicador conhecido até ao momento para o fazer.

218219

Citação de: peter_slb em 02 de Março de 2014, 11:55

Nós somos mais mas não somos todos , dizes com verdade... mas tb não podes negar um alargar do mercado Premium com a Benfica tv...e porventura esse facto poderá equilibrar o tua argumentação...Olha o meu caso,será igual a tantos outros, nunca tive cosmostv, e nunca terei, mas tenho BTV desde a 1ª hora, por compreender a sua importância...Portanto o que quero argumentar é que o universo da BTV sendo diferente, em termos numéricos pode ser semelhante ou maior do máximo alguma vez atingido pela cosmos...motivo pq a comparação me parece valida e aliás a única que pode ser feita! toma atenção aos termos da sondagem efectuada onde esses dados têm particular relevância.

Kyoto

o que o 218219 refere é importante.

conheço muita gente que nunca subscreveu um canal mas uma vez que a BenficaTv tinha um preço atractivo (9,90E/mes) e bons conteúdos (Benfica+ EPL) acabaram por a subscrever. penso que este é um universo de clientes bastante significativo

Dandy

Citação de: MSAM em 02 de Março de 2014, 11:29

Jamais.

bcool973

Eu acho interessante estimarem as receitas mas queria deixar aqui uma notas.

1 - Estão a olhar só para as receitas e nunca para as despesas. A essa receita de 11 milhões, contrapõe-se uma despesa no mesmo semestre de pelo menos 5 milhões de euros (não se sabe ao certo, pois o Benfica não desagrega as contas por empresa), ou seja, o que se deve comparar é a receita líquida da despesa e não só a receita em si

2 - Nas contas iniciais, notei que contabilizaram o valor de 8,05 euros, quando se esquecem da margem do operador, ou seja, nunca o Benfica receberá os 8,05 euros, mas 75 a 80% desse valor.

3 - Estão a olhar apenas para o universo dos benfiquistas, quando a Btv tem também como universo a hotelaria e restauração, independentemente da filiação contabilística dos donos dos negócios, ou seja, pode haver casos de acumulação de operadores, seja a STV total com a Btv, seja a Stv Live com a Btv.

4 - Dificilmente haverá quem assuma que mantém a Stv sendo benfiquista, em especial num forum de benfiquistas, pelo que o efeito exposto no número anterior é mais acentuado.

Espero que estas notas sirvam para fazer uma correcção ao modelo, pois parece-me ter sido um trabalho interessante, porém acho que ficou um pouco incompleto pela não inclusão dos pontos que adiantei.

third ring

Citação de: bcool973 em 02 de Março de 2014, 16:13

1 - Estão a olhar só para as receitas e nunca para as despesas. A essa receita de 11 milhões, contrapõe-se uma despesa no mesmo semestre de pelo menos 5 milhões de euros (não se sabe ao certo, pois o Benfica não desagrega as contas por empresa), ou seja, o que se deve comparar é a receita líquida da despesa e não só a receita em si

2 - Nas contas iniciais, notei que contabilizaram o valor de 8,05 euros, quando se esquecem da margem do operador, ou seja, nunca o Benfica receberá os 8,05 euros, mas 75 a 80% desse valor.

3 - Estão a olhar apenas para o universo dos benfiquistas, quando a Btv tem também como universo a hotelaria e restauração, independentemente da filiação contabilística dos donos dos negócios, ou seja, pode haver casos de acumulação de operadores, seja a STV total com a Btv, seja a Stv Live com a Btv.

4 - Dificilmente haverá quem assuma que mantém a Stv sendo benfiquista, em especial num forum de benfiquistas, pelo que o efeito exposto no número anterior é mais acentuado.

Espero que estas notas sirvam para fazer uma correcção ao modelo, pois parece-me ter sido um trabalho interessante, porém acho que ficou um pouco incompleto pela não inclusão dos pontos que adiantei.

1- Verdade. O exercício está baseado em receitas porque a previsão de despesas foi tornada pública pelo DSO.

2- Foi feito esse exercício.

3- Todo o universo está considerado. O que se fez foi entender o comportamento específico dos benfiquistas em relação à Cosmos.

4- Penso que as respostas são anónimas e, mesmo que não sejam, anda por aí muito user que se gaba de continuar a sustentar a Corrupção.

bcool973

Citação de: third ring em 02 de Março de 2014, 16:29

1- Verdade. O exercício está baseado em receitas porque a previsão de despesas foi tornada pública pelo DSO.

3- Todo o universo está considerado. O que se fez foi entender o comportamento específico dos benfiquistas em relação à Cosmos.

4- Penso que as respostas são anónimas e, mesmo que não sejam, anda por aí muito user que se gaba de continuar a sustentar a Corrupção.

ok, então sou eu que não conheço a previsão do DSO, se me puderes informar, agradeço. Quanto ao resto se foram tomados em conta esses pressupostos, pois parecia-me que não tinham sido, não tenho mais questões

third ring

Citação de: bcool973 em 02 de Março de 2014, 17:00
Citação de: third ring em 02 de Março de 2014, 16:29

ok, então sou eu que não conheço a previsão do DSO, se me puderes informar, agradeço. Quanto ao resto se foram tomados em conta esses pressupostos, pois parecia-me que não tinham sido, não tenho mais questões

http://economico.sapo.pt/public/uploads/DE_5754.pdf

Dandy

Citação de: Dandy em 11 de Fevereiro de 2014, 11:58

Oficioso:

BenficaTV com 319 mil assinantes.

Oficioso a 10 de Março:

326 mil clientes.

Ou seja, supostamente, a maior parte dos dragartos que contrataram a BTV somente para ver os clássicos já terá cancelado a subscrição.

Ainda assim... conseguimos não somente não descer o número de assinantes como aumentá-lo.

MALU15

Para onde vai o mercado das transmissões televisivas desportivas?

Filipe Faria *  20/03/2014 - Jornal Público

Direitos televisivos

No final de Fevereiro a Autoridade da Concorrência (AdC) decidiu novamente aprofundar a sua investigação do projectado negócio de aquisição do controlo conjunto da Sport TV pela Controlinvest, ZON e PT.

A operação foi inicialmente notificada em Janeiro de 2013 e estava já em fase de investigação aprofundada quando foram solicitadas pelas empresas notificantes alterações essenciais ao projecto inicial, decorrentes da fusão da Optimus com a ZON.

A decisão da AdC faz na prática prolongar, pelo menos por mais noventa dias úteis, o prazo para apreciação da operação.

Entretanto, corre no Tribunal de Concorrência, Regulação e Supervisão (TRCS) processo através do qual as empresas pedem o reconhecimento de aprovação tácita por decurso do prazo inicial, que é contestado pela AdC.
Em causa estão vários potenciais entraves significativos à concorrência nos mercados de direitos de transmissão televisiva de conteúdos desportivos premium, de canais de acesso condicionado com conteúdos desportivos premium, de conteúdos desportivos premium para internet e telefonia móvel, assim como nos mercados a jusante destes.

Em particular, a Autoridade da Concorrência receia que a operação:

- Torne difícil ou impossível a entrada no mercado de novos concorrentes da Sport TV e venha a prejudicar o único seu concorrente actual - a Benfica TV -, por os novos accionistas da Sport TV serem os proprietários das principais redes de distribuição de televisão.

- Elimine uma hipótese importante de futura concorrência com a Sport TV, por a PT passar a ser sua accionista.

- Reforce ainda mais o poder de mercado da Sport TV, com prejuízo dos clubes proprietários dos direitos de transmissão televisiva.

- Reforce o poder de mercado da ZON e PT, por controlarem em conjunto os direitos de transmissão televisiva de conteúdos desportivos premium, reconhecidos como um must have para qualquer seu concorrente actual ou potencial.

Perante este cenário, provavelmente a única forma de o negócio se manter na sua configuração inicial será através de aprovação tácita se esta for declarada pelo TRCS. Caso contrário, face às preocupações que a AdC revela, apenas se afiguram possíveis a proibição da operação ou a sua aprovação com alterações significativas. Sobretudo, que garantam o acesso em condições não discriminatórias às redes de distribuição de televisão da ZON e PT por parte da Benfica TV e novos potenciais concorrentes da SportTV e garantam o acesso por parte de concorrentes actuais ou potenciais da ZON e PT aos conteúdos da Sport TV.

*Consultor da ABBC - Sociedade de Advogados. Área de Direito do Desporto.