Jorge Jesus

Treinador, 71 anos,
Portugal
Equipa Principal: 8 épocas (2009-2015, 2020-2021), 404 jogos (279 vitórias, 64 empates, 61 derrotas)

Títulos: Campeonato Nacional (3), Taça de Portugal (1), Supertaça (1), Taça da Liga (5)

Android1974

Citação de: 20simao1 em 19 de Março de 2014, 02:43
Citação de: Android1974 em 19 de Março de 2014, 02:37
Citação de: 20simao1 em 19 de Março de 2014, 02:34
Fazer pior?

Então mas mais alguém, excepto o Quique, teve planteis como o do jesus?

Foda-se..

Já voltou o "o jesus ou o caos", oh que crl :estrelas:

Olhem lá os bancos (jogadores) que os treinadores anteriores tinham.
Fazias era um grande favor ao pessoal se fosses ler as páginas anteriores.

Quantas queres que leia, 10?

Se te referes à potencialização, que está umas páginas atrás, mantenho o que disse. Ou o jesus ia conseguir "potencializar" o amoreirinha, o moretto, ou o joão coimbra?
Mais.. em minha opinião só houve duas grandes adaptações antes desta época. Coentrão e Enzo. Não estou a contar com o Fejsa, "começou agora", claro porque o Matic só agora saiu. Se bem que o Fejsa não é adaptação.
Javi, Rodrigo eram jogadores com muito mais potencial, em particular o Rodrigo. Aliás, o Rodrigo demorou que temos a aparecer. Agora finalmente apareceu.

E o número de jogadores que com o jesus não renderam nada, não contam?
(e já em tempos  muita gente fez posts com uma imensa lista de Francos Jaras que não evoluiram, e com contratações falhadas etc)

Devemos ver isto "para os 2 lados"
Não, não devemos. Porque os dois lados não são iguais. Serão sempre desequilibrados, muito mais numeroso o daqueles que se espera que dêem jogador para um clube do topo europeu, muito menos os que confirmam essa esperança. Sem falar que compramos jogadores para os formar ou desenvolver para os outros, o que ainda aumenta mais esse número.

Sandokan90

Citação de: Android1974 em 19 de Março de 2014, 02:45
Citação de: Sandokan90 em 19 de Março de 2014, 02:41
Os que tem esse medo, em caso, de novo fracasso, mantinham o JJ?
Mas nem os mais ferverosos apoiantes do Jesus (como eu e outros por aqui) defendiam a sua continuidade no verão! O que, a correr tudo bem, demostra o carácter quase visionário da decisão do Vieira.
Então e o facto dele conseguir potenciar jogadores, manter uma equipa competitiva, jogar constantemente na Champions? Aí já não havia medo de o Vieira ir buscar um treinador que fizesse pior? Não entendo.

the.lowlight

Então e um Benfica com Quim, Maxi, Luisão, David Luiz, Leo, Katsouranis, Aimar, Di Maria, Reyes, Cardozo e Suazo. Fraquinho... vejam o que jogava, e o que o JJ pôs a jogar acrescentando o Javi Garcia e o Saviola na pre época. O 'rolo compressor' apareceu ainda antes da competição a sério. E logo se viu a diferença.

É muito fácil dizer agora que temos um grande plantel. Pois, mas eu sei lá se o Gaitan não seria outro Di Maria, o Matic nem no banco sentava, o Enzo Perez jogava o que joga, etc... grande parte dos jogadores que se destacam no SLB são dispensados, jovens promissores de outros continentes... parece que o Javi Garcia, o Matic, o Coentrão eram vedetas ou mesmo Witsel, Enzo, Garay, Markovic eram garantidamente reforços de primeira linha. Actualmente jogadores de clubes de topo europeu em perspectiva...

Temos um grande plantel porque, por muitos defeitos que o JJ tenha, sabe espremer a qualidade que os jogadores tem (a grande parte das vezes). E a prova disso é que muitos dos que ele trabalhou vingam em clubes de topo mas não os vemos com um futebol muito superior ao que praticavam aqui (mesmo tendo, em teoria, melhores companheiros e mais competição para evoluirem).

O Benfica teve planteis acima dos adversários muitas vezes...mas concretizar esse potencial poucos treinadores fizeram nos ultimos anos... Vão ver os campeonatos que o Porto ganhou, e as equipas que tinham, muitas vezes. Ainda me lembro do Benfica ser sempre o campeão do defeso...

Sylar

Citação de: Sandokan90 em 19 de Março de 2014, 02:49
Mas nem os mais ferverosos apoiantes do Jesus (como eu e outros por aqui) defendiam a sua continuidade no verão! O que, a correr tudo bem, demostra o carácter quase visionário da decisão do Vieira.
Então e o facto dele conseguir potenciar jogadores, manter uma equipa competitiva, jogar constantemente na Champions? Aí já não havia medo de o Vieira ir buscar um treinador que fizesse pior? Não entendo.

Mas porque é que os fãs do Jorge Jesus põem sempre como prioridade a potenciação (que nem sequer existe na esmagadora maioria dos casos) dos jogadores?

Dá cabo dos meus nervos.

Android1974

Não entendes porque não leste com suficiente atenção. O que, pelo menos eu, disse é que se se confirmar que o raio do homem tem uma incapacidade psicológica para vencer, é evidente que tem de ser corrido. Agora, o facto de existirem regularmente esses elementos que referes faz com que se tenha podido arriscar mais uma época com ele. No fundo é a história do copo meio vazio ou meio cheio. Para mim, está meio cheio ou a caminho de o estar. Para muitos aqui, àquela primeira época, aquele campeonato, o bom futebol, a potenciação, a Liga dos Campeões, são gotinhas de água apenas no fundo.

Sandokan90

Mas ele tem mérito em valorizar jogadores, acho que ninguém lhe tira isso, apesar de beneficiar de um Benfica com maior capacidade de investimento. Mas isso não chega, assim como estar constantemente na Champions por via do.....2º lugar. Um clube como o Benfica vive de títulos e 1 campeonato em 4 anos, não é positivo, dêem as voltas que quiserem..

maxi04

Esta coisa de ler pessoal que isto sem Jesus é o caos, e vamos para lama dá-me náuseas.

Fdx parece que o homem é o supra sumo da metodologia do treino, e o resto é tudo uma valente bosta. É mesmo à tuga.

20simao1

Citação de: the.lowlight em 19 de Março de 2014, 02:50
Então e um Benfica com Quim, Maxi, Luisão, David Luiz, Leo, Katsouranis, Aimar, Di Maria, Reyes, Cardozo e Suazo. Fraquinho... vejam o que jogava, e o que o JJ pôs a jogar acrescentando o Javi Garcia e o Saviola na pre época. O 'rolo compressor' apareceu ainda antes da competição a sério. E logo se viu a diferença.

É muito fácil dizer agora que temos um grande plantel. Pois, mas eu sei lá se o Gaitan não seria outro Di Maria, o Matic nem no banco sentava, o Enzo Perez jogava o que joga, etc... grande parte dos jogadores que se destacam no SLB são dispensados, jovens promissores de outros continentes... parece que o Javi Garcia, o Matic, o Coentrão eram vedetas ou mesmo Witsel, Enzo, Garay, Markovic eram garantidamente reforços de primeira linha. Actualmente jogadores de clubes de topo europeu em perspectiva...

Temos um grande plantel porque, por muitos defeitos que o JJ tenha, sabe espremer a qualidade que os jogadores tem (a grande parte das vezes). E a prova disso é que muitos dos que ele trabalhou vingam em clubes de topo mas não os vemos com um futebol muito superior ao que praticavam aqui (mesmo tendo, em teoria, melhores companheiros e mais competição para evoluirem).

O Benfica teve planteis acima dos adversários muitas vezes...mas concretizar esse potencial poucos treinadores fizeram nos ultimos anos... Vão ver os campeonatos que o Porto ganhou, e as equipas que tinham, muitas vezes. Ainda me lembro do Benfica ser sempre o campeão do defeso...

É como digo, esse era o plantel do Quique...
O Benfica começou a investir muito mais nesse ano. Parece que as pessoas estão esquecidas disso.

Que o jesus é muito melhor que o quique?
Sem dúvida, nem tem comparação.

Android1974

Citação de: the.lowlight em 19 de Março de 2014, 02:50

Só não concordo com os últimos exemplos: Witsel, Garay, Markovic são exemplos mais recentes de compras (ou empréstimos) de outro nível, possibilitados precisamente pela confiança que se tem na equipa e no treinador.

Sylar

Citação de: Sandokan90 em 19 de Março de 2014, 02:55
Mas ele tem mérito em valorizar jogadores, acho que ninguém lhe tira isso, apesar de beneficiar de um Benfica com maior capacidade de investimento. Mas isso não chega, assim como estar constantemente na Champions por via do.....2º lugar. Um clube como o Benfica vive de títulos e 1 campeonato em 4 anos, não é positivo, dêem as voltas que quiserem..

Valoriza um e outro jogador e desvaloriza uma carrada deles.

Sandokan90

Citação de: Android1974 em 19 de Março de 2014, 02:53
Não entendes porque não leste com suficiente atenção. O que, pelo menos eu, disse é que se se confirmar que o raio do homem tem uma incapacidade psicológica para vencer, é evidente que tem de ser corrido. Agora, o facto de existirem regularmente esses elementos que referes faz com que se tenha podido arriscar mais uma época com ele. No fundo é a história do copo meio vazio ou meio cheio. Para mim, está meio cheio ou a caminho de o estar. Para muitos aqui, àquela primeira época, aquele campeonato, o bom futebol, a potenciação, a Liga dos Campeões, são gotinhas de água apenas no fundo.
Quem dera os outros terem o tempo que este teve. Talvez a maior sorte do JJ foi ter sido campeão na 1ª época.

Android1974

Citação de: Sandokan90 em 19 de Março de 2014, 02:55
Mas 2 em 5 (mais as participações europeias), se tivermos em conta o domínio quase avassalador do Porto na última década, para mim, começa a ser positivo. Aliás, pode ser o começo da perda do domínio do Porto no futebol português.

Android1974

Citação de: Sandokan90 em 19 de Março de 2014, 02:59
Citação de: Android1974 em 19 de Março de 2014, 02:53
Quem dera os outros terem o tempo que este teve. Talvez a maior sorte do JJ foi ter sido campeão na 1ª época.
Chama-lhe sorte...

PésDeCoentrão

Citação de: Gog em 19 de Março de 2014, 02:47
Citação de: PésDeCoentrão em 19 de Março de 2014, 02:42
Citação de: Gog em 19 de Março de 2014, 02:25
@Pes

Tacticamente fenomenal quando ate há bem pouco tempo era um buraco enorme no meio campo, com jogos aos repelões, com correrias loucas para a frente e para trás....

Sempre a deixar subs para os 90m quando se vé que é necessário o reforçar do meio campo!

Quando se está a ganhar num jogo imptt e me tira um medio para por avancados e acaba por perder e empatar o jogo ( porto e az respectivamente)!

Fenomenal acho uma palavra muito forte!

Ora aí estão os mitos.

1. Javi vs Mundo / Matic vs Mundo

è das coisas mais escritas (ou era...) por aqui. O Benfica acabou de vencer em Londres a jogar com 2 PL e 2 médios. Já jogou assim e venceu Porto e Sporting sem espinhas. E já o havia feito variadíssimas vezes e com outros nomes (Matic & Enzo, por ex). Não subscrevi e continuo a não subscrever essa teoria, a táctica vai muito além disso.

2. a substituição de Aimar por Rodrigo

o Aimar lesiona-se, o Benfica vivia os melhores minutos do jogo após ter virado o 0-1 para 2-1 ameaçando o terceiro. Coloca Rodrigo para fazer aquilo que ele faz hoje em dia: recuar, colocar-se entre linhas, vir buscar jogo ao meio-campo e ser o primeiro tampão para o médio-defensivo adversário. Disse-o na altura: a substituição é bem feita. E isso redunda em dois outros aspectos: não foi essa substituição que marcou um golo em offside no último minuto ou não assinalou uma falta perigosa sobre Witsel que resultaria no empate.

E por fim outro mito recorrente aqui (e falacioso na minha opinião): que JJ tem medo do Porto.

Eu nunca vi a equipa com medo nos clássicos, mas se tirasse Aimar e metesse, sei lá, um trinco, não era incutir medo à equipa ?
Não é mito nenhum, hoje em dia controladas muito mais o tempo e a circulacao de bola do que anteriormente! E concedo-te o facto de jogarmos com 2 medios na mesma a diferença é que os 2 avançados esta época defendem mais eficaZmente!

Sair Aimar e entrar Rodrigo é completamente diferente mesmo que os ponhas na mesma exacta posição em campo! Um tem chip de médio e outro de avançado, um vai circular a bola e o outro vai correr para a baliza!! Estavas a ganhar, tinhas o momentum do jogo e foi-se...

Tirando um medio ofensivo colocas outro ou até podes por um de maior contenção estilo amorim ou andre gomes não precisa ser trinco!

Lembraste-me de outro erro de JJ!! Roderick?!?! Um trinco aos 65m?! Um gajo com 1/2 jogos feitos?!

Tive que fazer login.

André Gomes não fazia parte desse plantel (e acho que Amorim também não), salvo erro além de Rodrigo estava Matic no banco. Um Matic que ninguém dava nada por ele. Mas quer dizer, tu aí defendes uma substituição mais conservadora (e para mim o mais próximo do perfil e sobretudo das funções ofensivas de Aimar era Rodrigo) e num jogo que decidia o título contestas a entrada desse médio mais conservador ?

Quando o Roderick entra eu achei que, aí sim, estava a dar um sinal de recuo para a equipa. Curiosamente, os melhores minutos do Benfica em todo o jogo foram esses últimos 20. Se não tivesse havido o momento Kelvin (que foi isso, um momento, porque o Porto estava manietado e não conseguiu de forma alguma combater tacticamente o Benfica nessa altura) o Jesus teria sido genial (não sei quantos jogos tinha o Roderick, nem quem estava no banco).

Grande post do lowlight, é exactamente o que penso.

the.lowlight

Android1974, claro que o nível é distinto! Completamente de acordo. Se bem que o Witsel e Markovic ainda tinham que provar o seu real valor num campeonato mais competitivo.
Não deixa de ser verdade que o Benfica nos ultimos 20 anos comprou muito jogador com nome e não conseguiram confirmar o seu potencial aqui. Posso ir buscar exemplos...