Época 2013/2014 - Todos os escalões

André Sousa

Citação de: andre_04_SLB em 19 de Abril de 2014, 02:33
Mas a equipa B também deve servir para isso. Depende das ideias dos clubes.

Aqui o importante é discutirmos em relação à formação e às oportunidades dadas a Juniores de estarem num patamar competitivo superior.

E isso o Porto mostrou que não é obra do acaso a aposta no Rafa, André Silva, Ivo e Tomás. O Rafa e o André começaram a época nos Juniores e agora baixaram, normal. Os outros 2 não. E aí o Porto ganhou muitos pontos.

Lá está. Não faz parte da minha ideologia montar uma equipa B com o Fabiano na baliza, o Reyes e o Zé António na defesa, o Mikel à frente da linha de quatro, juntamente com o Herrera e o Carlos Eduardo no meio campo, para apoiar um ataque com Ricardo, Kelvin e Kléber.

Da mesma forma que acho que se substituirmos o Tomás pelo Mikel e o Ivo pelo Kelvin, não estaremos a ver a big picture ao elogiar as apostas nos portugueses.

andre_04_SLB

Citação de: brankinho_gaspar em 19 de Abril de 2014, 02:38
O Rafa do Braga, por exemplo. Acho-o bom jogador, mas não sei como ia caber nos nossos quadros.

Top. Tem tudo para marcar a diferença nos próximos anos em termos de jogadores portugueses.

André Sousa

Citação de: andre_04_SLB em 19 de Abril de 2014, 02:38
O Ruben Alves foi titular 12 vezes na 2ª B. É algo diferente. E o Porto aposta mais  no Ivo do que nele, para o mesmo lugar. Portanto parece-me normal um estar na 2ª Liga e o outro nos Juniores.

Foi titular na 2ª B com 17 anos. E a 2ª B oferece um nível de competitividade superior ao Nacional de juniores. Qual é o sentido de ir buscá-lo e metê-lo a disputar o Nacional de juniores?

brankinho_gaspar

Citação de: andre_04_SLB em 19 de Abril de 2014, 02:40
O Rafa do Braga, por exemplo. Acho-o bom jogador, mas não sei como ia caber nos nossos quadros.

Top. Tem tudo para marcar a diferença nos próximos anos em termos de jogadores portugueses.
Mas a jogar na ala não ia ter hipótese de jogar na nossa equipa, e para o meio há o Bernardo...

André Sousa

Não estava a falar desses em concreto, estava só a dar exemplos. Estava a perguntar-vos se viram alguém que achem que pode dar esse salto.

O Rafa é o único que queria aqui. E disse-o no ano passado, depois de o ter visto a partir tudo na Luz, na altura jogava pelo Feirense.

Isto se retirarmos os "impossíveis" pelo facto de jogarem nos rivais. O João Mário e, sobretudo, o Iuri, de quem sou fã desde os iniciados, caíam que nem ginjas. Gostava de ter o Ivo, que também me conquistou na fase final de juvenis na altura pelo Padroense, juntamente com o Graça, que é um exemplo de jogador que já podia ter jogado pela equipa B. Mas isto já é formação.

Ah! E o Rúben Ferreira é horrível. Bom exemplo da tesão do mijo que por vezes acontece quando um tipo português dá dois toques numa bola e conquista o lugar a titular numa equipa nacional.

OmarLittle

Andre, essa imagem do Goncalo e de que torneio?

brankinho_gaspar

Iuri Medeiros?

E o outro Rafa, do Porto? É lateral esquerdo não é?

andre_04_SLB

Citação de: André Sousa em 19 de Abril de 2014, 02:39
Citação de: andre_04_SLB em 19 de Abril de 2014, 02:33
Mas a equipa B também deve servir para isso. Depende das ideias dos clubes.

Aqui o importante é discutirmos em relação à formação e às oportunidades dadas a Juniores de estarem num patamar competitivo superior.

E isso o Porto mostrou que não é obra do acaso a aposta no Rafa, André Silva, Ivo e Tomás. O Rafa e o André começaram a época nos Juniores e agora baixaram, normal. Os outros 2 não. E aí o Porto ganhou muitos pontos.

Lá está. Não faz parte da minha ideologia montar uma equipa B com o Fabiano na baliza, o Reyes e o Zé António na defesa, o Mikel à frente da linha de quatro, juntamente com o Herrera e o Carlos Eduardo no meio campo, para apoiar um ataque com Ricardo, Kelvin e Kléber.

Da mesma forma que acho que se substituirmos o Tomás pelo Mikel e o Ivo pelo Kelvin, não estaremos a ver a big picture ao elogiar as apostas nos portugueses.

Isso é circunstancial. Foi assim em alguns momentos.

O Ivo tem 1347 minutos.

O Tomás tem 731.

O Rafa 734.

O André Silva 441.

As equipas B não é para ter 20 jogadores sub-21. O Porto se conseguir apostar realmente nestes 4/5 jogadores faz um trabalho formidável. Olhamos para outras equipas B só com portugueses e jogadores jovens e poucos ou nenhuns chegam lá acima. Isso é que é preocupante.

No Benfica também há Jardel, Steven, Carlos Martins, Urreta, Funes Mori. Mas o mais grave é 0 Juniores.

André Sousa

andre_04_SLB

Citação de: OmarLittle em 19 de Abril de 2014, 02:43
Andre, essa imagem do Goncalo e de que torneio?

Torneio do Tenente Valdez de Escolas A. Já lá vão quase 10 anos.

andre_04_SLB

Citação de: André Sousa em 19 de Abril de 2014, 02:40
Citação de: andre_04_SLB em 19 de Abril de 2014, 02:38
O Ruben Alves foi titular 12 vezes na 2ª B. É algo diferente. E o Porto aposta mais  no Ivo do que nele, para o mesmo lugar. Portanto parece-me normal um estar na 2ª Liga e o outro nos Juniores.

Foi titular na 2ª B com 17 anos. E a 2ª B oferece um nível de competitividade superior ao Nacional de juniores. Qual é o sentido de ir buscá-lo e metê-lo a disputar o Nacional de juniores?

A competitividade é maior mas não por isso melhor, atenção. Foram buscá-lo e têm melhor. Se erraram foi na contratação, não no processo.

OmarLittle

Obrigado, tava com essa duvida, eles ainda continuam com pelado?

Eu so joguei uma vez no torneio e nessa altura ainda era pelado.

André Sousa

Citação de: andre_04_SLB em 19 de Abril de 2014, 02:44
Isso é circunstancial. Foi assim em alguns momentos.

O Ivo tem 1347 minutos.

O Tomás tem 731.

O Rafa 734.

O André Silva 441.

As equipas B não é para ter 20 jogadores sub-21. O Porto se conseguir apostar realmente nestes 4/5 jogadores faz um trabalho formidável. Olhamos para outras equipas B só com portugueses e jogadores jovens e poucos ou nenhuns chegam lá acima. Isso é que é preocupante.

No Benfica também há Jardel, Steven, Carlos Martins, Urreta, Funes Mori. Mas o mais grave é 0 Juniores.

Da mesma forma que também será preocupante se o Ivo, o Tomás, o Rafa e o André Silva não chegarem lá acima.

E, repito: A base da minha ideia, é essa mesmo. O tentar não deixar cair ninguém, invés da ideia de apostar em dois ou três e passar os outros para segundo plano. Mesmo aceitando e concordando que será mais fácil um jogador singrar no meio de jogadores tarimbados.

Sobre os zero juniores, nada a dizer. Até porque foi algo que vim falando ao longo do ano, quando o Rojas e o Markovic jogavam, ou o Steven e o Jardel faziam dupla de centrais, com o Mitrovic à espreita.

André Sousa

andre_04_SLB

Citação de: OmarLittle em 19 de Abril de 2014, 02:46
Obrigado, tava com essa duvida, eles ainda continuam com pelado?

Eu so joguei uma vez no torneio e nessa altura ainda era pelado.

Já têm sintético. Hoje em dia em Lisboa está quase tudo bem equipado.