As Finanças do Benfica

SLB É O REI DO MUNDO

Citação de: Aguia_Rea1 em 26 de Julho de 2014, 11:11
uma pergunta pros experts em finanças do clube. Vendemos 100M compramos 20M (mais coisa menos coisa), posso depreender que o passivo bancário vai baixar 80M no proximo relatório ou estou a sonhar alto demais?

Não podes depreender isso assim.

220373

Citação de: tiagocc em 26 de Julho de 2014, 11:14
Citação de: abar85 em 25 de Julho de 2014, 12:21
Citação de: o_bEnFiQuIsTa em 25 de Julho de 2014, 11:58
Não percebo nada de economia e essa sempre foi uma questão que nunca consegui entender.

Se nos empréstimos obrigacionistas a oferta é tão escassa para a procura que há, então por que é que pedimos emprestado com juros tão altos?

Por os juros serem tão altos e mais atrativo e a procura e maior.
Mas também quer dizer que quem definiu essa taxa de juro foi incompetente porque poderia ter tido a procura suficiente a juros mais baixos.

Oh pá, puseram a definir isso um gajo que ainda só ia no capítulo 2 do "Economia para Totós", depois dá nisto...

abar85, o facto de se usarem métodos empíricos para fazer PREVISÕES não faz com que a Economia deixe de ser uma ciência social, não é possível ter 100% de certezas daquilo que se prevê. Obviamente, as pessoas encarregues de definir essa taxa fizeram uma previsão e, por não serem incompetentes e terem presente a necessidade de precaução, aumentam a taxa face a essa previsão, para atenuar o risco de não haver procura suficiente.

esta explicação mata a possibilidade de incompetência

usando a mesma lógica juros a 20 ou 30% podem ser sempre justificados como "para atenuar o risco de não haver procura suficiente"

eu a mim também me faz confusão haver procura 2 a 3x superior à oferta
(alguém refere esta proporção num post atrás)

peter_slb

uma pergunta pros experts em finanças do clube. Vendemos 100M compramos 20M (mais coisa menos coisa), posso depreender que o passivo bancário vai baixar 80M no proximo relatório ou estou a sonhar alto demais?

sem se saber prazos de pagamento e de recebimento dos valores que estão no balanço e destas compras e vendas, não é possível responder a isso com rigor, apesar de como o SLB É O REI DO MUNDO disse, só com esses dados, não podes depreender isso.

Deixo aqui uma análise sem rigor (pelo tal desconhecimente das condições de pagamento/recebimento) que fiz há uns dias, quando se falava na necessidade de ter de pagar os 2 empréstimos obrigacionistas que se vencem em Outubro e Dezembro.

Citação de: peter_slb em 22 de Julho de 2014, 13:09
Citação de: diogo32 em 22 de Julho de 2014, 12:11
Citação de: peter_slb em 22 de Julho de 2014, 06:38
O que os fundos querem é rentabilidade e o risco do Benfica não aumentou significativamente este ano para estas obrigações deixarem de ser um bom investimento, por isso, o mais provável é que aconteça a estas obrigações o mesmo que aconteceu nos últimos anos, ou seja, que o empréstimo obrigacionista seja renovado. Quanto às contas que faltava só vender x ou y para pagar estes valores, para pagar isto sem recorrer a outros empréstimos, o Benfica tinha de vender a equipa quase toda. O cash flow da época passada, em que já estavam incluídos 40 dos 70 milhões em vendas, feitos em Dezembro, vai ser negativo.

peter_slb a realidade é que estamos a vender mesmo quase todos os jogadores. aliás desconfio que com um bom o valor de mercado só ficará o salvio...é triste, mas é verdade.

o Benfica no último relatório trimestral, excluindo empréstimos, tinha um excedente monetário na ordem dos 15 milhões, no curto prazo, vamos assumir que esse excedente se concretizou no imediato e que ficou em dinheiro nas contas do Benfica, ou seja, que para pagar os 85 milhões de empréstimos obrigacionistas até final do ano, já tínhamos esse valor, depois vamos assumir que todas as vendas foram pagas a pronto e que tal só aconteceu em 25% das compras, isso dizia-nos que neste momento poderíamos ter um excedente monetário de 40/45 milhões, a estes temos de retirar cerca de 5/10 do dinheiro que gastamos a mais do que recebemos no último trimestre do ano, ficamos com 35 milhões, a estes teremos de retirar mais uns 10 milhões que iremos gastar a mais no primeiro semestre do próximo no e ficamos com 25 milhões de excedente, ou seja, para os 85 dos empréstimos obrigacionistas ficariam a faltar uns 60 milhões cash, sem contar com possíveis compras que o Benfica poderá ainda fazer e sem contar com outras amortizações de empréstimos que o Benfica está obrigado a fazer.

Esta análise não tem rigor, mas foi feita de forma a aumentar o dinheiro liberto que o Benfica poderia ter, por forma a demonstrar que vender Enzo e Gaitán não chega para pagar os 85 milhões em empréstimos obrigacionistas e se juntasse aqui os 64 milhões que devemos ao BES e que não me admiraria que esses sim tivessem de ser pagos, vender a equipa toda, literalmente, não iria chegar para pagar esses 150 milhões, por isso esqueçam a idéia que o Benfica vai pagar estes empréstimos obrigacionistas com as vendas, eu acredito que eles serão renovados, mas senão forem terão de ser emprestados por alguém, ao contrário do que o Vieira diz, ele não pode vender a equipa toda e pagar o passivo, porque a equipa toda vale muito menos que a dívida remunerada.

JoaoPedroLopes

Se fosses um gajo correcto sabias que no próximo R&C isso será impossível. Se fosses um gajo serio sabias que isso só poderá acontecer no R&C referente ao 1º Trimestre da época 2014/2015.

Mas como dai não espero seriedade.

E sei disso sem ser nenhum expert.

manuel amaro

Agora, aqui, até a palavra "próximo R&C" é motivo de discórdia e quase ofensa....
assim não vamos lá...

Os técnicos????

Mas foram os técnicos que levaram Portugal à bancarrota...

E que têm os Grandes Clubes na situação em que estão...

Aguia_Rea1

Citação de: peter_slb em 26 de Julho de 2014, 12:21

sem se saber prazos de pagamento e de recebimento dos valores que estão no balanço e destas compras e vendas, não é possível responder a isso com rigor, apesar de como o SLB É O REI DO MUNDO disse, só com esses dados, não podes depreender isso.

pronto ok, 100% de razão

mas o que queria saber era se o valor dos 80M vai exclusivamente pra abater o passivo? o que acham?

parras_bs

se o Di Maria sair para o PSG por 65M€ recebemos alguma % ?

miniMilk

Citação de: Aguia_Rea1 em 26 de Julho de 2014, 18:15

pronto ok, 100% de razão

mas o que queria saber era se o valor dos 80M vai exclusivamente pra abater o passivo? o que acham?
ha que ter esperança que tudo isto tenha uma lógica por trás

matavelhos

pronto ok, 100% de razão

E para pagar despesa corrente já que temos sido constantemente deficitários.

T1n0_SLB

Mas Peter, os empréstimos obrigacionistas vão ser renovados, queres apostar?

ppfinder

Citação de: matavelhos em 26 de Julho de 2014, 18:44

pronto ok, 100% de razão

E para pagar despesa corrente já que temos sido constantemente deficitários.

Se esse defice é histórico deve estar refletido no crescimento do passivo, logo estás a pagar passivo. A questão é se é para aguentar o barco atual e evitar novos defices operacionais. No entanto parece-me que os salários tb devem ter baixado.

matavelhos

Mais ou menos... O que eu quis dizer é que o Benfica não consegue pagar as despesas correntes sem recorrer a vendas de jogadores, logo parte dos € dessas vendas serão para pagar despesa corrente, logo não irá para abater o passivo.

Aguia_Rea1

Citação de: matavelhos em 26 de Julho de 2014, 18:53
Mais ou menos... O que eu quis dizer é que o Benfica não consegue pagar as despesas correntes sem recorrer a vendas de jogadores, logo parte dos € dessas vendas serão para pagar despesa corrente, logo não irá para abater o passivo.

sim é verdade, o buraco anual é prai 30M dai termos de vender todos os anos. Nem me lembrava disso

ppfinder

Citação de: Aguia_Rea1 em 26 de Julho de 2014, 18:57
Citação de: matavelhos em 26 de Julho de 2014, 18:53

sim é verdade, o buraco anual é prai 30M dai termos de vender todos os anos. Nem me lembrava disso

Diria que se o nosso defice for de 30M / ano e que já inclui juros, mas não inclui vendas de jogadores, teria-se de ter mais valias superiores a 30M para começar a amortizar passivo. As contas parecem simples se pararmos a empresa, mas com esta em continuidade as coisas não são tão lineares

Seixalcosta

Citação de: T1n0_SLB em 26 de Julho de 2014, 18:49
Mas Peter, os empréstimos obrigacionistas vão ser renovados, queres apostar?
Com o BES ?