Jorge Jesus

Treinador, 71 anos,
Portugal
Equipa Principal: 8 épocas (2009-2015, 2020-2021), 404 jogos (279 vitórias, 64 empates, 61 derrotas)

Títulos: Campeonato Nacional (3), Taça de Portugal (1), Supertaça (1), Taça da Liga (5)

Red Eyes

Citação de: Trezeguet em 07 de Outubro de 2014, 08:39
o problema do sistema, neste ano, é que ali pelo lado esquerdo passa o Katrina.
É mais a letra a seguir do abecedário porque o cheiro não engana. :-X

Aguiavareira

Citação de: policeMAN em 07 de Outubro de 2014, 18:39
Citação de: PAslb em 07 de Outubro de 2014, 18:08
Citação de: Trezeguet em 07 de Outubro de 2014, 18:07
isso só aconteceu em 1 ano...
Já viste que o Benfica em 2 épocas podia ter vencido 7 títulos?

faltou um treinador COMPETENTE!!!

Quem e que te garante que com outro treinador tinhamos ganho esses titulos todos ou sequer se teriamos possibilidade de os ganhar. :confused:

Vieri

Citação de: Çula em 07 de Outubro de 2014, 18:39
Citação de: Vieri em 07 de Outubro de 2014, 18:15
O Rui Bento era um jogador interessante, não tinha era cabedal para central.
No Boavista, a trinco, fez uma carreira engraçada e até foi campeão lá, se não estou em erro.

De uma coisa não se pode acusar o Erickson.
Ele quando via qualidades num puto da formação, apostava nele, sem medos.
Fosse o Paulo Sousa, o Rui Costa ou o Rui Bento em Londres (quando me lembro... eheh).
E só precisavam de nascer uma vez...
Agora os putos têm que nascer 10x, passar 10 etapas, ser emprestados a um bom clube europeu, e quando estão no ponto são vendidos a um amigo ou empresário ou fundo...

É muito mais complicado este "fut€bol" moderno...

Vieri, olha que se essas apostas fossem bem esmiuçadas ainda íamos chegar à conclusão (muito ao estilo SB) que essa rapaziada teve oportunidades (tirando o Rui Bento) fruto de necessidade do momento, logo não podiam ser chamadas de verdadeiras apostas.

Mas vamos deixar isso para outros carnavais.

Eu sei que tu gostas desses exercícios e eu não tenho capacidade nem memória para te acompanhar.
Mas eu tenho uma certeza tão certa como a morte: Se ao JJ só restasse o Rui Bento para central, ele nunca teria jogado. nunca.
Antes disso ele adaptava meia equipa ao lugar, a começar pelo Kulkov, talvez.

miniMilk

Citação de: Rikurveojmal em 07 de Outubro de 2014, 18:41
Citação de: cardosox em 07 de Outubro de 2014, 18:37
Citação de: Joaquim Ferreira Bogalho em 07 de Outubro de 2014, 18:24
Citação de: cardosox em 07 de Outubro de 2014, 18:13
O Benfica de 2009/10 tinha

Di Maria
Aimar
Saviola (ainda em bom estado)
Um GR fraquito, mas um GR
Javi Garcia
Ramires
Luisão
Amorim
Maxi
Cardozo
David Luiz
mais um punhado de jogadores com nível.

Dizer que o JJ agarrou num clube frágil, sim, mas com todas as condições e mais algumas para ser campeão. Fez algum milagre com este plantel?

Alguns que gostam mais do JJ podem falar do Quique e o caneco.
Porra o JJ está a léguas do Quique/koeman. Mal de nós trocarmos um JJ por um  treinador desse nível fdx.
Agora com estes recursos todos o jj podia ter feito mais. Eu acho que sim.

`
Épocas com grandes jogadores no Benfica que pouco ou nada ganharam há alguns exemplos...plantel do Baroti em 81-82...plantéis de Mortimore em 77-78 e 78-79...plantel de Toni em 92-93...plantel de Eriksson em 89-90. Vejam, também, que este Treinador perde dois campeonatos para os dois melhores campeonatos da história do rival da cidade do Porto. Nem tudo é preto e branco...
Pois não.
Com o JJ não faço preto e branco, embora com às vezes tenha aqueles ataques de raiva..
É um treinador que elevou a fasquia. Em termos de resultados e exibicionais.
Mas também nos deu algumas das maiores derrotas da nossa história.
Não é um treinador fácil de avaliar. MAs no excelente não está

Se for bi campeão nacional ( coisa que o Benfica o fez pela última vez no inicio dos anos 80 ou no fim dos anos 70) ser finalista em competições europeias e ganhar um triplete, não sei o que tem de fazer mais para ser excelente.
A não ser que queiras apenas catalogar de excelente o hungaro...
Está aí um "se".
E "se" não ganhar?
Vamos falar em ses porquê?

VitorPaneira7

Citação de: Çula em 07 de Outubro de 2014, 18:00
Citação de: Joaquim Ferreira Bogalho em 07 de Outubro de 2014, 17:53
Citação de: Çula em 07 de Outubro de 2014, 17:39
Citação de: Joaquim Ferreira Bogalho em 07 de Outubro de 2014, 17:35
Hão-de ter saudades de Jorge Jesus...a única constante do Benfica nos últimos onze anos é o Presidente e é este a imagem de um trabalho desportivo negativo. Goste-se ou não, o único Treinador que se elevou acima da incompetência deste Presidente para trazer títulos e colocar-nos, permanentemente, mais perto de ganhar, foi Jorge Jesus...devíamos ter ganho mais? Sim. Se era possível com outro Treinador? Duvido. Creio que, muito poucos treinadores, na situação em que se encontrava o Benfica em 2009 e em que esta direcção permanentemente coloca o Clube em termos desportivos, fariam melhor. Naturalmente, comete erros e tem alguns que chegam a enervar...mas, isso é com todos os treinadores...lembram-se de Eriksson quando resolveu que Samuel era o lateral direito do Benfica ou Toni quando apostou em Abel Xavier para essa posição? Já aqui coloquei várias vezes comparações com os melhores Treinadores do SLB e Jorge Jesus pela qualidade e, também, pela estatística tão apreciada por muitos, está nesse lote. No fim deste ano, pode ser o Treinador mais titulado de sempre...claro que, dirão que esteve no Benfica seis anos...mas, por favor, a situação quando chegou era pior (ou tão pior) do que a chegada de Otto Glória em 1954...

Esquerdo

Çula, creio que, a posição era na direita, tendo feito alguns jogos à esquerda. Até existe um célebre jogo na Luz em que o Samuel estava em dúvida e o Eriksson coloca-o (contra o Boavista, penso) faz uma corrida no corredor direito no primeiro minuto e sai lesionado. Mas, posso estar enganado, pois já passaram muitos anos.

Na volta estamos os dois certos, estando cada um a falar de uma situação diferente.

Eu referia-me à fase em que o Samuel começou a ser testado a lateral esquerdo (depois do amarelo ao Veloso no jogo contra o Marselha) para jogar a final da champions (quando haviam 3 laterais esquerdos de origem no plantel).

É possivel que também tenha havido uma fase em que o tentou testar à direita. Todos os treinadores têm a sua pancada.

Ainda assim a maior do Eriksson foi mesmo com o Rui Bento.
Nunca entendi aquele amor todo a um jogador pouco mais que banal.
E ainda lhe chamava pequeno Baresi.Mas como o Vieiri diz, Central faltava-lhe cabedal e a trinco fez parte de um bom Boavista e ainda foi titular no ultimo sporting campeão com Paulo Bento.

Tendo em conta a discussão é bem verdade todos os treinadores tem pancas, de lembrar que na época 2000-2001 Heynckes dispensou João Pinto e falou-se que recusou Paulo Bento, Rui Bento e Dimas , os três acabaram contrato esse ano com o Oviedo, Boavista e Fenerbahce. O namoro com Rui Bento até era do tempo que Simões foi director com Vale e Azevedo.Rumor ou não os três estiveram ligados a uma possivel entrada, especialmente os Bentos.

Çula

Citação de: Vieri em 07 de Outubro de 2014, 18:43
No Boavista, a trinco, fez uma carreira engraçada e até foi campeão lá, se não estou em erro.

Fosse o Paulo Sousa, o Rui Costa ou o Rui Bento em Londres (quando me lembro... eheh).
Agora os putos têm que nascer 10x, passar 10 etapas, ser emprestados a um bom clube europeu, e quando estão no ponto são vendidos a um amigo ou empresário ou fundo...

Vieri, olha que se essas apostas fossem bem esmiuçadas ainda íamos chegar à conclusão (muito ao estilo SB) que essa rapaziada teve oportunidades (tirando o Rui Bento) fruto de necessidade do momento, logo não podiam ser chamadas de verdadeiras apostas.

Eu sei que tu gostas desses exercícios e eu não tenho capacidade nem memória para te acompanhar.
Mas eu tenho uma certeza tão certa como a morte: Se ao JJ só restasse o Rui Bento para central, ele nunca teria jogado. nunca.

Se tivesse fezada no rapaz (tal como o sueco) metia-o a jogar, se não tivesse acho que fazia exactamente o que dizes.

Por exemplo, não tinha confiança no Miguel Vitor e por esse motivo simplesmente não o punha a jogar (até o Sidnei que não trabalhava com a equipa principal teve prioridade em alguns jogos da Taça). Por outro lado confiava no Roderick, e se achasse que o devia utilizar utilizava.

Strata

Citação de: cardosox em 07 de Outubro de 2014, 18:13
O Benfica de 2009/10 tinha

Di Maria
Aimar
Saviola (ainda em bom estado)
Um GR fraquito, mas um GR
Javi Garcia
Ramires
Luisão
Amorim
Maxi
Cardozo
David Luiz
mais um punhado de jogadores com nível.

Dizer que o JJ agarrou num clube frágil, sim, mas com todas as condições e mais algumas para ser campeão. Fez algum milagre com este plantel?

Alguns que gostam mais do JJ podem falar do Quique e o caneco.
Porra o JJ está a léguas do Quique/koeman. Mal de nós trocarmos um JJ por um  treinador desse nível fdx.
Agora com estes recursos todos o jj podia ter feito mais. Eu acho que sim.

Milagre fez o Domingos ao discutir o título connosco até à última jornada. O mesmo que na época a seguir leva o braga a uma final europeia depois de eliminar o Benfica nas meias.

pauliter

E agora é vê-lo a brilhar no Setúbal.
Conjunturas. Nesse ano tudo foi feito para que se prolongasse ao máximo a possibilidade do Braga ser campeão invés do Benfica.

magoslb

Citação de: Vieri em 07 de Outubro de 2014, 18:40
Citação de: magoslb em 07 de Outubro de 2014, 18:30

O Rui ainda foi emprestado, mas anda muito por ai. Sobretudo, a parte do futebol moderno. No espaço de poucos anos a entrada dos petroleiros no mundo do futebol inquinou tudo, acentuou ainda mais as diferenças entre ricos e remediados. Começou a puxar os clubes de países com mercados mais limitados, como o nosso, a ficarem tentados com jogadores de melhor nível que começaram a ficar com os passes na posse de fundos e empresários.

Tudo verdade, mas leva-nos a um ponto estranho.
Essa assimetria deveria levar a que se aproveitasse mais a formação do que nos anos 80/90, mas o que se constata é exactamente o contrário.

Eu não gosto desse futebol moderno que tu bem descreves, mas custa-me mais ainda constatar que o Benfica é um clube que está na linha da frente desse novo paradigma do futebol-negócio, para proveito de muitos, mas à custa do endividamento crescente do clube.

Concordo. Embora ache que comprar jogadores estrangeiros é inevitável, um Di Maria ou um Ramires são pérolas que não se encontram assim por dá cá aquela palha. Mas pelo menos tem de servir para possamos preencher o nosso plantel em vez de comprar Candeias e afins.

Somos um país pequeno, logo a nossa base de recrutamento é mais pequena que a de um Brasil ou uma Argentina, mas se levássemos a sério a formação, nunca seria contratado um Cortez, um puto dos nossos teria de ocupar esse lugar. Acho que a nossa  capacidade de avaliar jogadores, embora o nosso scouting já tenha tido bons "achados", tem de ter ainda um filtro mais apurado ou, pelo menos, a direção devia ser mais atenta e exigente, pq não sei se um Cortez ou Luís Felipe alguma vez foi aconselhado, se calhar foi mais uma chico-espertice.

Depois temos as entidades que mandam nisto tudo, a UEFA e FIFA, são pouco mais do que um grupo elitista e que gosta de favorecer os interesses dos que tem poder e dinheiro. Essa gente, se quisesse um futebol sério, obrigava a que todos os clubes tivessem de jogar com 6 jogadores nacionais formados no clube, e limitavam de novo o nº de estrangeiros permitidos. A ver se desta forma não acabavam os citys e psg desta vida, era em três tempos.

Sou a favor da democracia e da livre circulação de pessoas, mas cada actividade tem de ser vista consoante a sua especificidade e, a livre circulação no futebol, mais não faz do que criar um fosso de desigualdade.

Joaquim Ferreira Bogalho

Citação de: Vieri em 07 de Outubro de 2014, 18:43

O Eriksson chegou a adaptar o Kulkov a lateral direito...e este veio como central.

Strata

É engraçado que  o Jesus com tantos anos de carreira nunca tenha tido essa sorte de levarem os clubes que treinou ao colo para dificultar a vida ao Benfica. Nas meias da liga europa certamente que também foi coisas do Platini,só pode...

pauliter

Não, foi manifesta incompetência nossa. Do treinador por não ter sabido incutir na equipa o fulgor necessários, dos jogadores por não terem percebido que ali estava em disputa uma final da Liga Europa e não um jogo com o Braga.

O Braga pelo contrário deu tudo, fez tudo.

policeMAN

Citação de: Aguiavareira em 07 de Outubro de 2014, 18:42

Quem e que te garante que com outro treinador tinhamos ganho esses titulos todos ou sequer se teriamos possibilidade de os ganhar. :confused:

quem tem medo de mudar.. tem medo de aprender...

Joaquim Ferreira Bogalho

Citação de: Strata em 07 de Outubro de 2014, 19:06
É engraçado que  o Jesus com tantos anos de carreira nunca tenha tido essa sorte de levarem os clubes que treinou ao colo para dificultar a vida ao Benfica. Nas meias da liga europa certamente que também foi coisas do Platini,só pode...

Esse tipo de argumento nada contribuem...o Toni nunca ganhou nada em lado nenhum...no Benfica venceu dois campeonatos, uma Taça de Portugal e foi a uma final europeia...para além de ter ficado como o Treinador dos 6-3 ao sporting e do 4-4 em Leverkusen e do 5-2 na final da Taça com o Boavista.

Joaquim Ferreira Bogalho

Citação de: policeMAN em 07 de Outubro de 2014, 19:10
Citação de: Aguiavareira em 07 de Outubro de 2014, 18:42

quem tem medo de mudar.. tem medo de aprender...

Não há medo de mudar, não há pressa é de mudar, sobretudo, quando se pensa mais no que se quer mandar embora e não em quem se pode ter de melhor no banco de suplentes.