João Alves

Médio, 73 anos,
Portugal
Equipa Principal: 4 épocas (1978-1979, 1980-1983), 142 jogos (11694 minutos), 32 golos

Títulos: Campeonato Nacional (2), Taça de Portugal (2), Supertaça (1)

Zlatan


FrEsMa



RedVC


RedVC



Alves nos seus tempos de Montijo a disputar um lance com o "Garoupa".
Lá longe outro Vítor. O "Maior".

zappendrix


Eurico, Nené, António Bastos Lopes, Toni, José Luís e António Fidalgo.
Chalana, Pietra, Humberto Coelho, Alberto e Shéu.

RedVC


Meddler

#97
Depois de José Bastos, outra lenda albergariense do Benfica. :)

Em relação ao pai do luvas pretas, Carlos Alves, foi jogador e funcionário do Sport Club Alba. Mas a grande influência para o João Alves foi o seu avô, cujo nome também era Carlos Alves. Foi no Alba que se iniciou na carreira de treinador.

O Alba ficou conhecido recentemente pelo jogo frente ao Sporting para a Taça de Portugal, mas, apesar de ser um clube modesto, é um dos clubes em Portugal que tem das mais riquíssimas histórias! A nível local (Albrgaria-a-Velha) é, mais que um clube de futebol, um fenómeno social.

Um clube que todos devemos procurar conhecer.

Para abrir o apetite, um artigo no Público sobre os primórdios da Alba: http://www.publico.pt/sociedade/noticia/esta-empresa-foi-um-estadoprovidencia-1675210


Só para corrigir um parágrafo desse artigo:

O Sport Clube Alba surgiu em 1941 pelas mãos da família Martins Pereira. O clube teve várias modalidades: futebol, basquetebol, hóquei em patins e foi pioneiro no futebol feminino. Os atletas que se portassem bem dentro das quatro linhas tinham direito a bilhetes para o cineteatro. Não era todos os dias que uma empresa investia no desporto. Carlos Alves, conhecido como "luvas pretas", antigo jogador da selecção nacional e do Benfica, treinou a equipa nos anos 1960. O seu neto João Alves, internacional do Benfica e do Boavista, capitão da selecção nacional, deu os primeiros pontapés no Alba e chegou a ser presidente do clube.

Obviamente que o jornalista, por desconhecer a história do desporto português, escreveu 'Benfica' na parte do Carlos Alves. Este nunca representou o Benfica, mas sim o Porto e apenas durante uma época.


O João Alves foi, de facto, presidente do Alba (entre 1984 e 1987). E foi no Alba que deu os primeiros passos no futebol. Depois foi para S. João da Madeira onde começou a representar a Sanjoanense. Só em júnior foi para o Benfica porque era o seu clube do coração. Esta parte ouvi da boca do próprio em 2007, quando assisti a uma intervenção dele numa sessão de conversas com antigos desportistas promovida pela Câmara Municipal de Albergaria-a-Velha e que decorreu nas instalações das piscinas municipais.


Voltando ao seu avô, este foi o pioneiro das luvas pretas. Devido à influência do avô, João Alves seguiu-lhe as pisadas.


Nesta foto pode ver-se o avô do João Alves:




E aqui está a prova do uso das luvas pretas ainda na década de 1920.

Carlos Alves foi 18 vezes internacional português e representou o nosso país nos Jogos Olímpicos de Amsterdão em 1928.

pcssousa

João Alves foi para o Benfica ainda juvenil.

Joaquim Ferreira Bogalho

Citação de: pcssousa em 05 de Maio de 2015, 10:16
João Alves foi para o Benfica ainda juvenil.

Também tinha essa ideia.

pcssousa

Já fiz uma posta acerca disso no tópico das melhores fotos do Benfica, ilustrado com fotos do Alves ainda sem luvas, da razão das luvas, da razão da primeira saída do Benfica, da volta e de como rejeitou o Real Madrid para cumprir o sonho de jogar na equipa principal do Benfica.

RedVC


Selecção Nacional de 1928. Carlos Alves é inconfundível.


Godescalco


Elvis the Pelvis

Chegou a ser considerado o melhor 10 estrangeiro em Espanha. Era um craque de todo o tamanho.