Petardos - Pirotecnia

Pontix

 No ano passado, fui ver a este mesmo estádio um jogo entre a ACadémica e o V. Guimarães e vi um polícia agredir gratuitamente e sem qualquer razão um rapaz que subia a rua, tendo-lhe partido a cana do nariz. Não vi o jogo, não sei se houve alguma razão para qualquer carga, mas não duvido que possa ter sido exagerada e sem olhar a quem.

poliban

É bom jogador este Petardos?

mojo_j0jo

#227
Citação de: Pontix em 01 de Dezembro de 2014, 02:14
No ano passado, fui ver a este mesmo estádio um jogo entre a ACadémica e o V. Guimarães e vi um polícia agredir gratuitamente e sem qualquer razão um rapaz que subia a rua, tendo-lhe partido a cana do nariz. Não vi o jogo, não sei se houve alguma razão para qualquer carga, mas não duvido que possa ter sido exagerada e sem olhar a quem.

Também é conhecimento geral, que os polícias aproveitam estas situações para carregarem nas pessoas, e nem precisamos de falar unicamente de futebol, tudo q é organizações de pessoas em eventos e há policia de choque por perto, ao minimo é pretexto para eles começarem a bater em tudo q mexe.

Muitas vezes, estamos a falar de oficiais q passam as semanas todas trancados a treinar para estes eventos, e mal os lançam, são q nem cães sem verem luz á dias, ficam todos loucos.

ZICKLER

Petardos, infelizmente há em todos os jogos do Benfica.

A novidade hj, foi terem-se sucedido uns atrás dos outros,  quase que a provocar os assobios dos nossos adeptos.

Quanto à carga policial,  quem lá esteve, saberá melhor o motivo para aquilo

pereira9

#229
Estive no jogo e relativamente perto do local onde decorreram os desacatos... "simplesmente" aconteceu o seguinte, por baixo da bancada estavam uns adeptos que acenderam uma 4/5 tochas e uns 3/4 petardos, de seguida a policia (que estava a cerca de 5/10 metros) no interior do estadio lançou uma ofensiva e esses mesmos adeptos lançaram sobre eles mais duas tochas e 3 petardos dobre eles.... depois foi o que se viu.
para mim é simples, a lei é clara:
"Artigo 86.º
«Detenção de arma proibida e crime cometido com arma
«1 – Quem, sem se encontrar autorizado, fora das condições legais ou em contrário das prescrições da autoridade competente, detiver, transportar, importar, transferir, guardar, comprar, adquirir a qualquer título ou por qualquer meio ou obtiver por fabrico, transformação, importação, transferência ou exportação, usar ou trouxer consigo:
«a) Equipamentos, meios militares e material de guerra, arma biológica, arma química, arma radioactiva ou susceptível de explosão nuclear," arma de fogo automática,"explosivo civil,' engenho explosivo ou incendiário improvisado"' é punido com pena de prisão de 2 a 8 anos;
«(...)»

classificação do petardo («bomba de arremesso», artefacto carregado de substâncias ou produtos explosivos e destinado a rebentar com estrondo por contacto físico ou choque provocado por anterior arremesso à distância, de fabrico em princípio não permitido nos termos do disposto na alínea e do artigo 15º do Regulamento sobre o Fabrico, Armazenagem, Comércio e Emprego de Produtos Explosivos aprovado pelo Decreto-Lei n° 376/84, de 30/NOV/1984, e de fabrico, venda e lançamento apenas excepcionalmente autorizável, sujeito a licenciamento prévio e para uso restrito à realização de fins não lúdicos, designadamente na defesa de produções agrícolas ou florestais ou, ainda, para o exercício autorizado da caça de batida, em locais projectados que não impliquem perigo ou prejuízos para terceiros e em quantidades devidamente justificadas, nos termos das disposições conjugadas dos artigos 22°, n° 6, e 31º, n° 6, do mesmo Regulamento – e não, manifestamente, «foguete.. de pirotecnia» - peça de fogo de artificio, integrada por uma cana, à qual estão ligadas bombas ou outras matérias explosivas, e dotado de um pavio para iniciar a combustão, cujo início provoca a ascensão do engenho, que após a mesma explode violentamente no ar) em causa como integrando a previsão das alíneas m e n do n° 5 do artigo 2° da Lei n° 5/2006, de 23/FEV relativa a "Engenho explosivo civil" - "...artefactos que utilizem produtos explosivos cuja importação, fabrico e comercialização está sujeito a autorização concedida pela autoridade competente" e a "Engenho explosivo...improvisado" - "...aqueles que utilizem substâncias ou produtos explosivos...de fabrico artesanal não autorizado",

artigos 89°, da mesma Lei n° 5/2006, e e 3°, alínea m, 31° e 35°, da Lei n° 39/2009, de 30/JUL) a previsão das disposições conjugadas da alínea n do mesmo n° 5 daquele artigo 2°, da alínea a do n° 1 do artigo 86° e da alínea a do n° 1 do artigo 91°, do mesmo diploma, relativa à detenção e uso, não autorizado, fora das condições legais, em contrário das prescrições da autoridade competente e em recinto desportivo («espaço criado exclusivamente para a prática de desporto, com carácter fixo e com estruturas de construção que lhe garantam essa afectação e funcionalidade, dotado de lugares permanentes e reservados a assistentes, após o último controlo de entrada»), de explosivo civil ou engenho explosivo improvisado...."

uma incriminação pelo art.º 86.º, n.º 1, al. a) da Lei n.º 5/2006, de 17/02, a que corresponde a moldura penal de dois a oito anos de prisão, sendo certo que na referida alínea se prevê e pune a detenção de armas proibidas tais como: material de guerra, armas biológicas, armas químicas e armas radioactivas (...). Este mero enunciado remete-nos para o mais elevado grau de perigo, com menção de armas cuja utilização corresponde por regra, ainda que não necessariamente, a actividades de alta violência, que, no plano criminal se associam a crime organizado e terrorismo. Sobretudo se se pensar que apenas na alínea c), dos mesmos número e artigo, surge a generalidade das armas de fogo – exceptuam-se as de guerra e as automáticas – a cujo uso e detenção correspondem pena de prisão até cinco anos ou pena de multa até 600 dias.
Donde, partindo da figura do "legislador prudente" nos causa, prima facie, certa estranheza o enquadramento da detenção e uso de "petardos", no âmbito da previsão da al. a) do art.º 86.º, em causa, a coberto das expressões "explosivo civil" ou "engenho explosivo ou incendiário improvisado".
Posto isto.
Como já dissemos, o regime jurídico das armas e suas munições – Lei n.º 5/2006, de 06/05 – não classifica petardos como armas. Daqui resulta que a designação "petardo" é, em si mesma, irrelevante para efeito da incriminação da detenção de um objecto como tal designado, com relação do referido normativo. É pelas características do objecto em causa, que se poderá subsumi-lo a qualquer das previsões do diploma em causa.
Ora, do elemento objectivo dos tipos p. e p. na al. a) do art.º 86.º da Lei n.º 5/2006, de 06/05, por referência a explosivo civil e a engenho explosivo ou incendiário improvisado faz parte, quanto ao primeiro, que os fabrico, comércio, transferência, importação e utilização da substância ou produto explosivo estejam sujeitos a autorização pela entidade competente (art.º 2.º, n.º 5, al. l)) e, quanto ao segundo, que nele se utilizem substâncias ou produtos explosivos ou incendiários de fabrico artesanal não autorizado (art.º 2.º, n.º 5, al. n)).

Sou a favor de tochas com organização antes do espectaculo... (acho brutal o ambiente que dão). da forma que isto está, sou completamente contra, pois as crianças que choraram quando da carga policial são as mesmas que choram com o fumo e o barulho dos petardos....  :slb2:

Anarquista

Era metê-los todos lá no meio!

g13

Por vezes sinto que dou o exemplo do Basel demasiadas vezes mas nisto era meter os olhos no que eles fizeram ainda no outro dia falei disso noutro topico e vou buscar esse post

Citação de: g13 em 26 de Novembro de 2014, 08:23
Existem males que vem por bem depois disto a segurança na Suiça tambem melhorou muito

https://www.youtube.com/watch?v=EMaEXDJ9oRk

Para ver abriri no Youtube ja so se ve a parte final mas da para perceber o que se passou

Para quem nao sabe foi em 2006 Basel contra Zurique ultima jornada 1° e 2° a maior rivalidade do Futebol Suiço o Zurique ganha 2-1 e os Adeptos do Basel como é obvio nao os deixaram festejar invasao de campoe  atacaram os jogadores do Zurique e tentaram atacar os adeptos tambem precisou entrar a Policia de choque e correr tudo a mocada e canhoes de agua

Depois disso houve muitas medidas implementadas especialmente tendo em conta o Euro 2008 e a Direçao do Basel Baniu a claque Hooligan do Estadio quase 4 Mil Adeptos e hoje em 2014 tem quase 7 Mil Adeptos banidos de entrar no Estadio

O Benfica tem de começar a fazer o mesmo  e se preciso as mesmas medidas acabar com a claque NN nao é ter medo de perder adeptos pelo contrario as medias do Basel subiram desde essa altura e cada vez mais uma pessoa se sente segura a ir la ver os jogos

Black Skulls

Fds a sério que o clube não vai tomar uma medida na nossa casa pelo menos?

Há cerca de meio ano coloquei 8 câmaras de vídeovigilância de 2MP e uma box/gravador de 2 TB por menos de 2000€ aqui em casa.

O Benfica não tem 2000€ para colocar câmaras desta qualidade nas zonas mais criticas do Estádio? A sério?

Com a iluminação existente em dia de jogo, caso sejam estrategicamente colocadas, só não apanham quem fez isso se não quiserem. Dá para identuficar perfeitamente.

RoYal_EaGle_2004

Citação de: Superga1949 em 01 de Dezembro de 2014, 01:32
Greis, Quem é que pensa sequer levar uma mulher gravida para o meio de uma claque ?

Têm todos razão, deixem de ir ao futebol pelos petardos, usem como desculpa "as famílias" , as claques, esses terrores de vocês não porem lá os pés... Sim porque onde elas costumam estar é num rectangulo, o resto do estádio não interessa porque a culpa é das claques e dos petardos.

Brilhante a acção da policia, parabéns.

No dia que ficarmos com o estádio interdito , vão aparecer todos aqueles Benfiquistas que fazem o favor de não encher o estádio em sábados as 17h da tarde, mas que enchem os Benficas barcelonas.

Em todos os jogos rebentam petardos TODOS, e sempre nos mesmos sitios. tirar a pessoa do estadio e seguir em frente....

Adeptos do Benfica são muita bons a justificar a sua nao ida ao futebol a um sabado as 17h.

Sabado o Campeão joga, apareçam e deixem se de merdas.

( ah e para nao falar no estádio, direcçao , Bilhetes , e a forma como muitos adeptos sao ali recebidos, essa merda ninguem quer saber que se foda, e ja agora o JESimoes que se foda também )


Que post mais estúpido.

carvalho0407

foram os nn? não sei, ja estive ao pe dos diabos e foi nessa zona que rebentavam, mas seja quem for, começa a ser ridiculo.

Ramdown


aguia1

Citação de: Black Skulls em 01 de Dezembro de 2014, 04:07
Fds a sério que o clube não vai tomar uma medida na nossa casa pelo menos?

Há cerca de meio ano coloquei 8 câmaras de vídeovigilância de 2MP e uma box/gravador de 2 TB por menos de 2000€ aqui em casa.

O Benfica não tem 2000€ para colocar câmaras desta qualidade nas zonas mais criticas do Estádio? A sério?

Com a iluminação existente em dia de jogo, caso sejam estrategicamente colocadas, só não apanham quem fez isso se não quiserem. Dá para identuficar perfeitamente.
simples.

costapequeno

Mais cedo ou mais tarde havera jogo europeu á porta fechada.

Bola7

Citação de: costapequeno em 01 de Dezembro de 2014, 09:28
Mais cedo ou mais tarde havera jogo europeu á porta fechada.
e a culpa morrerá solteira...

costa83

É identificar esse pessoal e impedi-los de entrar no estádio durante uns bons anos. Se chegar ao ponto de jogos á porta fechada, temos pena... principalmente por aqueles que estão sempre batidos no estádio, mas que não fazem estas borradas