Petardos - Pirotecnia

Mittelstürmer

Citação de: Holmesreis em 01 de Dezembro de 2014, 20:22
Existe algo chamado meio-termo.

Identificar em questão de segundos os líderes dos prevaricadores e isolá-los.

Mas isso envolvia noções de Criminologia, algo que a nossa autoridade não domina.

AnotherDoom

CitaçãoDas cadeiras voadoras à carga policial

Uma grande noite de campeonato manchada por atitudes dispensáveis no futebol e sociedade.

Durante todo o jogo a policia teve vários pretextos para intervir junto à zona dos adeptos do Benfica. Desde a pirotecnia até a um ou outro momento mais agressivo entre alguns adeptos. Pretextos normais, usuais e sem gravidade ou motivo de destaque.

A verdade é que neste jogo estava a viver um dos melhores ambientes em jogos fora dos últimos tempos. E foi quando o ambiente estava no seu pico que a policia apareceu.
Apesar de estar junto à zona da primeira intervenção não consegui perceber o que a tinha originado.
Ainda hoje não consegui perceber o que despoletou aquilo mas a verdade é que durante todo o jogo aquela foi a zona mais exaltada entre os adeptos benfiquistas.

O resto foi fácil de adivinhar.

A polícia aparece.
Os adeptos insultam, uns com e outros sem razão. Uns porque querem ver o jogo e nada de mal fizeram e outros por pura estupidez anti-policia.
A polícia começa a recorrer à violência. Em alguns casos bem e noutros mal. Já se sabe que nestas situações se 5% faz porcaria são os restantes 95% que se arriscam a sofrer as consequências.
Alguns começam a atirar cadeiras à polícia.
E aí o óbvio nunca foi tão óbvio. Vai haver carga.

Já se sabe que é assim. Será este o melhor método de intervenção das forças de segurança? Mas como deverá a policia agir quando de um grupo de pessoas estão a saltar insultos, ameaças e principalmente cadeiras?

Uma coisa é certa. Aqueles que passaram o jogo todo a procurar confusão e que decidiram provocar a policia e atirar com as cadeiras num primeiro momento, foram os primeiros a desaparecer, a fugir com o rabinho entre as pernas, a ficar atrás dos inocentes a ladrar ao longe e depois muitos nem mais deram a cara.
Pelo meio quem nada fez, incluindo mulheres e pessoas com alguma idade, apanharam (ou estiveram em risco de) por culpa do comportamento de alguns vândalos e de um ineficiente e injusto processo de segurança.

Isto afasta muita gente dos estádios. Não aqueles que gostam de vandalizar e arranjar confusão mas sim aqueles que gostam de ver futebol e cantar para apoiar a sua equipa.

Quando será montado um sistema de vigilância através de câmaras?
Não seria muito melhor, em vez da carga policial, uma identificação dos prevaricadores através da memória e das imagens da câmaras, seguida de uma aproximação dos mesmos no final do jogo quando as portas ainda estão fechadas para a saída dos adeptos visitantes?
Uma aproximação pacifica obviamente. Se 3 ou 4 polícias se aproximarem calmamente dos adeptos não há tumultos. Mas se forem 30 ou 40 polícias preparados para a confusão... aí há uma reacção imediata das massas.
Portanto, aproximação aos adeptos identificados nas imagens e memória, recolha do número de identificação e caso resolvido. (...)

Ontem Vi-te....

Tão óbvio.

Os que passaram o jogo a atirar petardos, foram os primeiros a lançar cadeiras quando a bófia chegou ás bancadas e quando eles fazem a carga policial, foram os primeiros a fugir e foram os primeiros a cantar insultos de longe.

SLusoB

Citação de: cardosox em 01 de Dezembro de 2014, 16:28
Eu nos jogos da LC oiço o bacano do megafone a ameaçar porrada a quem lance um petardo. E a coisa corre bem.

Secalhar é fazer isso mais vezes  :-X

É dificil controlar uma multidão. Há muitos que estão lá por estar e para colocar fotos no Facebook. Outros estão pelo Benfica. É a diferença. Dá pena eu sei, mas qualquer canalha se veste e arma-se em bandido, quando de Bandidos, a claque não quer nada. Ponto.

slbenfica_croft

às vezes fico parvo.

muitas vezes dou por mim durante o jogo a desfrutar do ambiente que as claques proporcionam. Há momentos excelentes dos no name, com músicas do BENFICA, bom ambiente...

mas depois lá vêm os petardos. Parece que não aprendem.

se se comportassem de forma civilizada seria caso para lhes tirar o chapéu. Tenho pena que tantas e tantas vez se esqueçam disso.

Pablo_8

"ha pessoas que se dedicam à claque e gastam muitas horas para apareceram uns ótarios de vez em quando a estragar tudo, canta, apoia o teu clube, participa"

"honra aos verdadeiros"

pguerreiro

Aí havia liderança, mais que não fosse pelo exemplo, e com problemas bem mais graves do que temos hoje, com a extrema-direita a bombar forte no seio das claques.

ShevNN

Só para nao confundir a ordem cronologica da situaçao, a carga policial começou bem antes de começarem a chover cadeiras em cima da bofia!

luis.live

Citação de: ShevNN em 01 de Dezembro de 2014, 21:32
Só para nao confundir a ordem cronologica da situaçao, a carga policial começou bem antes de começarem a chover cadeiras em cima da bofia!

e os petardos a rebentar começaram quando?

Aguiavareira

Citação de: SLusoB em 01 de Dezembro de 2014, 20:59
Citação de: cardosox em 01 de Dezembro de 2014, 16:28
Eu nos jogos da LC oiço o bacano do megafone a ameaçar porrada a quem lance um petardo. E a coisa corre bem.

Secalhar é fazer isso mais vezes  :-X

É dificil controlar uma multidão. Há muitos que estão lá por estar e para colocar fotos no Facebook. Outros estão pelo Benfica. É a diferença. Dá pena eu sei, mas qualquer canalha se veste e arma-se em bandido, quando de Bandidos, a claque não quer nada. Ponto.

Bom mas se as claques não querem bandidos é facil quando isso acontecer e identificar e entregar o inegrume que faz isso as autoridades e não pactuar com tais actos.
:bah2: 

FP3

O que origina os confrontos nunca interessa, é só: lançaram se merdas e a policia interviu. Antes disso, nunca ng quer saber.

Confusão entre adeptos,? Se não querem esperar que aquilo se resolva por si, não me parece que o CI seja a melhor autoridade para o fazer. A polícia não é para manter a ordem e a zelar pela integridade do cidadão?  Logo gajos com kevlar e de bastão (e às vezes shotgun) na mão sejam os melhores para cumprir.

Mas sa lixe, já se sabe como são estas situações e como as pessoas as julgam.

RedStar1982

Eu vejo aqui malta que pelos vistos anda por aqueles "meios" e diz cada coisa....

Enfim, pobre dos inocentes... e um pena para os 200\300 que vão a todo lado para apoiar o Benfica de forma ativa, digna e fervorosa!!!

A policia??? Tem muita culpa...por falta de capacidade.

ShevNN

Citação de: luis.live em 01 de Dezembro de 2014, 21:45

e os petardos a rebentar começaram quando?

Antes do jogo, durante o jogo e depois do jogo.

Não vejo é a relação para o que está a ser discutido. Mas eu é que tou a fazer offtopic, eu sei!

rac

Como benfiquista, espero que a Liga faça como a Uefa: mais pertardos, jogos à porta fechada!

Até esse dia, vai ser esta palhaçada de meninos de escola em época de carnaval!

ShevNN

Citação de: FP3 em 01 de Dezembro de 2014, 21:50
O que origina os confrontos nunca interessa, é só: lançaram se merdas e a policia interviu. Antes disso, nunca ng quer saber.

Confusão entre adeptos,? Se não querem esperar que aquilo se resolva por si, não me parece que o CI seja a melhor autoridade para o fazer. A polícia não é para manter a ordem e a zelar pela integridade do cidadão?  Logo gajos com kevlar e de bastão (e às vezes shotgun) na mão sejam os melhores para cumprir.

Mas sa lixe, já se sabe como são estas situações e como as pessoas as julgam.

Na 1º parte houve tambem uma 1º confusao ao pe dos Diabos, os spotters aproximaram da bancada e tiveram 2/3 min a ver o que se passava. A confusão passou e não foi preciso intervençao.