As Finanças do Benfica

Aderito

Citação de: BenficaSetsFire em 17 de Dezembro de 2014, 09:59
Citação de: Flirt4ever em 17 de Dezembro de 2014, 01:34
Citação"Em cumprimento da obrigação de informação que decorre do disposto no artigo 248º, nº1 al. a) do Código dos Valores Mobiliários, a SPORTING CLUBE DE PORTUGAL - FUTEBOL, SAD (Sporting SAD) informa o seguinte:

Na presente data, a Sociedade procedeu à emissão de 80.000.000 (oitenta milhões) de Valores Mobiliários Obrigatoriamente Convertíveis em acções da sociedade ("VMOC"), escriturais e nominativos, ao valor nominal de 1 Euro cada, com prazo de 12 anos e com preço de subscrição de 1 Euro cada, totalizando o montante de Euro 80.000.000,00 (oitenta milhões de euros).

Os VMOC são obrigatoriamente convertíveis em acções ordinárias (Categoria B) da Sporting SAD a um preço de conversão de 1 Euro cada, com taxa de juro anual bruta condicionada de 4%, devida quando existam resultados distribuíveis pela Sporting SAD no exercício económico findo anterior à data de pagamento de juros.

A emissão foi efectuada mediante subscrição privada com realização em espécie, consistindo na conversão de créditos detidos sobre a Sporting SAD, pelo Novo Banco SA, no montante de Euro 24.000.000,00 (vinte e quatro milhões de euros) e pelo Banco Comercial Português, S.A., no montante de Euro 56.000.000,00 (cinquenta e seis milhões de euros).

A identificada emissão de VMOC conclui o processo de reestruturação financeira e societária do Grupo Sporting, nos termos informados ao mercado, designadamente por comunicados de 14 e 21 de Novembro de 2014.

Lisboa, 16 de Dezembro de 2014

O Conselho de Administração"

Em termos mais "leigos", quer dizer o quê ?

Basicamente, se ao fim de 12 anos o Sporting não conseguir pagar este tipo de empréstimo, os bancos ficam com uma parte ainda maior do capital do sporting.

Não, não, a intenção não é se quer pagar.. ou melhor, paga-se com as acções da SAD. As VMOC são, como o nome indica Obrigatoriamente Convertíveis, ou seja, no fundo é uma operação de venda a prazo de uma parte da empresa.

Quanto ao juro, é humor do bom... só têm que pagar (4%) se houver distribuição de dividendos, ou seja, nunca, eheh

Abraço

BenficaSetsFire

Citação de: Aderito em 17 de Dezembro de 2014, 11:03
Citação de: BenficaSetsFire em 17 de Dezembro de 2014, 09:59
Citação de: Flirt4ever em 17 de Dezembro de 2014, 01:34
Citação"Em cumprimento da obrigação de informação que decorre do disposto no artigo 248º, nº1 al. a) do Código dos Valores Mobiliários, a SPORTING CLUBE DE PORTUGAL - FUTEBOL, SAD (Sporting SAD) informa o seguinte:

Na presente data, a Sociedade procedeu à emissão de 80.000.000 (oitenta milhões) de Valores Mobiliários Obrigatoriamente Convertíveis em acções da sociedade ("VMOC"), escriturais e nominativos, ao valor nominal de 1 Euro cada, com prazo de 12 anos e com preço de subscrição de 1 Euro cada, totalizando o montante de Euro 80.000.000,00 (oitenta milhões de euros).

Os VMOC são obrigatoriamente convertíveis em acções ordinárias (Categoria B) da Sporting SAD a um preço de conversão de 1 Euro cada, com taxa de juro anual bruta condicionada de 4%, devida quando existam resultados distribuíveis pela Sporting SAD no exercício económico findo anterior à data de pagamento de juros.

A emissão foi efectuada mediante subscrição privada com realização em espécie, consistindo na conversão de créditos detidos sobre a Sporting SAD, pelo Novo Banco SA, no montante de Euro 24.000.000,00 (vinte e quatro milhões de euros) e pelo Banco Comercial Português, S.A., no montante de Euro 56.000.000,00 (cinquenta e seis milhões de euros).

A identificada emissão de VMOC conclui o processo de reestruturação financeira e societária do Grupo Sporting, nos termos informados ao mercado, designadamente por comunicados de 14 e 21 de Novembro de 2014.

Lisboa, 16 de Dezembro de 2014

O Conselho de Administração"

Em termos mais "leigos", quer dizer o quê ?

Basicamente, se ao fim de 12 anos o Sporting não conseguir pagar este tipo de empréstimo, os bancos ficam com uma parte ainda maior do capital do sporting.

Não, não, a intenção não é se quer pagar.. ou melhor, paga-se com as acções da SAD. As VMOC são, como o nome indica Obrigatoriamente Convertíveis, ou seja, no fundo é uma operação de venda a prazo de uma parte da empresa.

Quanto ao juro, é humor do bom... só têm que pagar (4%) se houver distribuição de dividendos, ou seja, nunca, eheh

Abraço

Mas não podem ser convertidos em obrigações em vez de acções? Tenho essa ideia.

Aguia_Rea1

obrigatoriamente convertivel em acções  O0

Aguia_Rea1

e se eu for ao novo banco e bcp e disser está aqui o meu carro ou a minha casa e a divida pra com voces nao pago, pago 4% (wtf) de juros se andar a dar lcd's a familiares sei lá e daqui a 12 anos senao pagar o que devia hoje  ;D ficam com o carro ou a casa.

belo negocio, tambem quero  :police:  depois fala o bruno em transparencia... e ir mamar na 5ª pata do cavalo não! pena que no clube nao se fale nisso.

Taliscão

Citação de: J Pinto em 12 de Dezembro de 2014, 11:03
O Benfica, na época passada, gastou, em salários, perto de 60 ME, mas o Benfica tem incluídos aqui os prémios de jogo (ganhamos 3 títulos e fomos a uma final europeia) e os ordenados da BTV.

O porto gastou, segundo o R&C, perto de 52 ME (e ganhou uma supertaça).

O porto já apresentou o orçamento para 2014/2015 (no total, o clube corrupto prevê gastar 162 ME!), o Benfica e o Sporting não se sabe.

Esta época, apenas conhecemos os números do primeiro trimestre.

Benfica (25,9 ME, sem contratações)
Gastos em contratações: 27,2
Gastos com pessoal: 14,4
Fornecimento e serviços externos: 8 ME

Salários:
Registe-se que a rubrica salários foi inflacionada neste trimestre pelas rescisões de Urreta e Martins, sobretudo a última. As saídas de Garay, Cardozo, Rodrigo, Siqueira e outros levou a que a massa salarial baixasse.
1,9 ME indmenixzaçoes

Talisca, por exemplo, recebem perto de 250 mil euros por ano. Adrien, do porto, está acima do 1,5 ME por ano.

porcos (28,5 ME em gastos, excluíndo contratações)
Contratações: 42,6 ME
Gastos com pessoal: 15,5 ME
Fornecimento e outros serviços externos: 11,6
Muito bom resumo.  O0

TROFAS

mas estes 80 m€ é dinheiro "fresco" que entra nos cofres ou foi divida do passivo que foi transformada em VMOC?

flsb

No fundo é transformar empréstimos em que tinham que pagar juros, em empréstimos a 12 anos sem qualquer juro .

BenficaSetsFire

Citação de: flsb em 17 de Dezembro de 2014, 14:07
No fundo é transformar empréstimos em que tinham que pagar juros, em empréstimos a 12 anos sem qualquer juro .

E ceder cada vez mais partes do capital. Sendo que os bancos não têm qualquer interesse em ficar accionistas de clubes de futebol, vão vender a quem quiser comprar. No fundo, o sporting está em fase pré-liquidação.

BenficaSetsFire

Citação de: TROFAS em 17 de Dezembro de 2014, 13:27
mas estes 80 m€ é dinheiro "fresco" que entra nos cofres ou foi divida do passivo que foi transformada em VMOC?

"consistindo na conversão de créditos detidos sobre a Sporting SAD, pelo Novo Banco SA, no montante de Euro 24.000.000,00 (vinte e quatro milhões de euros) e pelo Banco Comercial Português, S.A., no montante de Euro 56.000.000,00 (cinquenta e seis milhões de euros)."

flsb

Citação de: BenficaSetsFire em 17 de Dezembro de 2014, 14:11
Citação de: flsb em 17 de Dezembro de 2014, 14:07

E ceder cada vez mais partes do capital. Sendo que os bancos não têm qualquer interesse em ficar accionistas de clubes de futebol, vão vender a quem quiser comprar. No fundo, o sporting está em fase pré-liquidação.

E se for o sporting a comprar ao Banco no final dos 12 anos ?Fazem um empréstimo e recompram a parte do capital que foi convertido para o Banco .Entretanto viveram estes 12 anos sem pagar juros .

aquaris

Bancos que emprestam dinheiro ao Benfica, como acionistas de referencia dos lagartos...
Qual será o impacto no "spread" dos empréstimos feito ao Benfica? Não haverá interesse em fazer o Benfica pagar juros mais altos para beneficiar a SAD do clube do qual são acionistas de referencia? Áreas para alem do cinzento...

BenficaSetsFire

Citação de: aquaris em 17 de Dezembro de 2014, 14:19

Bancos que emprestam dinheiro ao Benfica, como acionistas de referencia dos lagartos...
Qual será o impacto no "spread" dos empréstimos feito ao Benfica? Não haverá interesse em fazer o Benfica pagar juros mais altos para beneficiar a SAD do clube do qual são acionistas de referencia? Áreas para alem do cinzento...

Não seja por aí, o Novo Banco é um dos principais accionistas do Benfica também...

MALU15

Citação de: TROFAS em 17 de Dezembro de 2014, 13:27
Não. Nesta operação não há cashs envolvidos. Há apenas uma conversão de créditos em VMOC`s e como consequência disso uma redução do passivo e aumento do capital próprio, pois as VMOC`s integram a rubrica de Capital. Sendo as VMOC`s um instrumento financeiro composto, tem sempre uma componente de passivo associado, pelo valor actual dos pagamentos futuros dos juros, ainda que neste caso o pagamento de juros está condicionado à distribuição de resultados.
Na prática, pelo menos daqui a 12 anos, ou antes, o capital social dos 39M (à data de 30JUN14) poderá passar para valores bastante elevados ficando uma boa parte (acções tipo B) na mão do Novo Banco e BCP. Bom, mas isso já é futuro, e já não será com o Bruno.

Após esta operação e com o aumento de capital tambem havido (salvo erro dos 20M) a situação líquida que a 30JUN14 era negativa da ordem dos 118M, já ficará pouco negativa (entre 10 e 15M).

pedromrm2

Resumindo e concluindo, pode-se dizer que é uma prenda para o Sporting?

Daqui a 12 anos arranja 80 milhões para "recomprar" e fica um empréstimo sem juros nenhuns (um empréstimo de 12 anos sem juros é quase o euromilhões).

Se estiver errado, corrijam-me.

O0

MALU15

Citação de: BenficaSetsFire em 17 de Dezembro de 2014, 14:24
Citação de: aquaris em 17 de Dezembro de 2014, 14:19

Não seja por aí, o Novo Banco é um dos principais accionistas do Benfica também...
São realidades incomparáveis. O Novo Banco tem apenas 7,97% da BSAD e esta posição accionista resultou  não de vontade própria mas sim "herdada" de um cliente do BES e não de relações de conversão de créditos da BSAD.