John Mortimore

Treinador, (1934-10-17 - 2021-01-26),
Reino Unido
Equipa Principal: 5 épocas (1976-1979, 1985-1987), 208 jogos (146 vitórias, 40 empates, 22 derrotas)

Títulos: Campeonato Nacional (2), Taça de Portugal (2), Supertaça (1), AF Lisboa Taça de Honra 1ª Divisão (3)

VitorPaneira7

Jesus já tem o seu nome inscrito na história , o palmarés comprova-o, agora isso não significa que não tenha de ser criticado pelas suas decisões. Há , infelizmente, exageros de ambas as partes da barricada. Não é Deus nem o diabo, tem o seu mérito e falhas.Eu admito sou um critico e gostaria de ver outra figura no comando, agora sei que não posso tapar os olhos ao seu palmarés, ele venceu e os troféus estão lá.
Já está a ser reconhecido tanto que no último livro lançado pelo Benfica, onde não concordo com a decisão, foi escolhido para figurar ao lado de Guttman e Eriksson, em deterimento de Glória  e outros como Hagan. A forma como mexeu em 2009 no Benfica foi importante, ele ajudou a equipa a aproximar-se do Porto e obrigou estes a fazer maiores investimentos, contudo a sua teimosia não tem permitido o passo seguinte.
A manter-se, bicampeão espero eu, teria que mudar muito a forma como pensa se quer ultrapassar o Porto de vez e ter menos falhas na taça de portugal e champions. O passivo, a crise financeira, o fim dos fundos e  necessidade de melhor gestão dos recursos irão-lhe obrigar a isso.
Desses 4 anos só nos ultimos dois houve investimento forte, lembrar que entre 2005-2007 houve muito aperto das contas tanto que os maiores investimentos foram 3 milhões em Kikin Fonseca e para garantir Katsouranis o Benfica deu 2 milhões de euros e um jogo. Miccoli e Karagounis foram garantidos no ultimo dia após muita negociação.Entre 2007-2009 já houve um forte investimento, Jesus provou que conseguia fazer melhor que os seus antecessores de 2007-09 tendo as mesmas condições.

KKK24

Citação de: VitorPaneira7 em 23 de Dezembro de 2014, 17:05
Citação de: KKK24 em 23 de Dezembro de 2014, 16:54
Não se esqueçam que foi com Mortimore que o Benfica começou a perder a hegemonia do futebol português
A hegemonia começou-se a perder quando se decidiu investir o dinheiro ganho com Chalana, Stromberg e Eriksson no fecho do 3º anel e desinvestindo no futebol com apostas em jogadoes baratos como Oliveira,  Nunes, Wando para os substituir e em Csernai para substituir Eriksson. O tapar de olhos ao que Pinto da Costa fazia apesar dos avisos de João Rocha também nãoa judou.
O golpe final veio nos verões quentes de 93,94 e 95 em que se destruiu uma equipa campeã e permitiram a ascensão de Pinto da Costa, Valentim Loureiro e outros comparsas na liga. A partir daí dividas atrás de dividas, contratações de jogadores de qualidade duvidosa e desinvestimento nas modalidades.
Por muito que se diga o contrário, aquele bi-campeonato dos porcos começou a equilibrar as coisas. Este senhor, na altura, apanhou um Benfica no topo e deixou-se apanhar. Já o JJ as coisas passaram-se ao contrário, foi com ele que o Benfica começou a equilibrar as coisas com o Porto. Só que um já passou pelo Benfica há quase 30 anos, outro é o actual treinador do Benfica. Já imaginaste o que se escreveria aqui se houvesse o serbenfiquista no tempo do Mortimore? Infelizmente as pessoas só dão o devido valor às pessoas passado muito tempo. Até aí só sabem criticar, minimizando os seus exitos.

arodrigues84

Citação de: VodkaBoy em 19 de Novembro de 2014, 15:33
Citação de: Dandy em 19 de Novembro de 2014, 13:04

Como já escrevi em tempos... Mortimore deve ter sido o único treinador do Benfica a perder três campeonatos na última jornada.

Disputados até à derradeira jornada, foram os três para o Porco.
Se em cinco anos chegou em todos eles à ultima jornada com hipoteses de ser campeao, é obvio que era um excelente treinador.
Se em cinco anos acabou dois campeonatos sem derrotas é obvio que era um excelente treinador.

JJ dos anos 80  :angel:

VitorPaneira7

Ele era criticado em pleno estádio.Não continuou após 87, erro ainda por cima por Skovhdal, nunca perdoaram o titulo de perdido em 85-86 e o 7-1, mesmo depois de ter respondido com uma dobradinha. Curiosamente também era criticado pelas campanhas europeias medianas que fazia.Concordo com o tempo Jesus será apreciado pelo que fez e como se aproximou do Porto nestes anos ajudou.Após o 7-1 até chamaram cancro ao Toni.

Mas a hegemonia já se perde quando Fernando Martins decide antes investir no fecho do 3ºanel . Foi-se correr atrás do prejuízo entre 87-91 com 2 finais e dois campeonatos e investimento forte em Mozer, Ricardo, Valdo, Thern,Magnusson e regresso de Eriksson.Contudo o  mal estava feito e depois o próprio Benfica inicia a sua autodestruição Eriksson regressa de férias em 91 e não tem nem Ricardo, Valdo ou o prometido Geraldão para lutar pela vitória na taça dos campeões europeus e liga. A equipa enfraquecida e com Rui Bento- Paulo Madeira a centrais perde para o Porto. Tenta-se novamente ir atrás do prejuizo investe-se em Helder, Mozer e Futre, o dinheiro escassa e perdemos um dos campeonatos mais roubados, dá-se o verão de 1993.
A perda da hegemonia e competitividade do Benfica deve-se a muitos factores mas não começa com Mortimore, começa quando se facilita aquele titulo de 84-85 e quando fecha-se os olhos ao que se passava dentro de campo, Fernando Martins nunca deveria ter permitido alguma proximidade com Pinto da Costa. Mas sim Mortimore também é um factor, o titulo de 85-86 que originaria a taça dos campeões de 87 foi um dos factores determinantes para a ascensão do Porto e diminuição do dominio do Benfica. A sua saída também contribuiu , com o investimento feito em 87 teria mais capacidades de ser campeão que skovhdal.Relembrar que foi o homem que teve de apostar em Dito e Edmundo para centrais e lançar Tueba, Nunes para o meio campo. Soube criar uma equipa operária à volta de Shéu, Carlos Manuel, Bento e Diamantino nessa ultima dobradinha.

KKK24

Citação de: VitorPaneira7 em 23 de Dezembro de 2014, 17:46
Ele era criticado em pleno estádio.Não continuou após 87, erro ainda por cima por Skovhdal, nunca perdoaram o titulo de perdido em 85-86 e o 7-1, mesmo depois de ter respondido com uma dobradinha. Curiosamente também era criticado pelas campanhas europeias medianas que fazia.Concordo com o tempo Jesus será apreciado pelo que fez e como se aproximou do Porto nestes anos ajudou.Após o 7-1 até chamaram cancro ao Toni.

Mas a hegemonia já se perde quando Fernando Martins decide antes investir no fecho do 3ºanel . Foi-se correr atrás do prejuízo entre 87-91 com 2 finais e dois campeonatos e investimento forte em Mozer, Ricardo, Valdo, Thern,Magnusson e regresso de Eriksson.Contudo o  mal estava feito e depois o próprio Benfica inicia a sua autodestruição Eriksson regressa de férias em 91 e não tem nem Ricardo, Valdo ou o prometido Geraldão para lutar pela vitória na taça dos campeões europeus e liga. A equipa enfraquecida e com Rui Bento- Paulo Madeira a centrais perde para o Porto. Tenta-se novamente ir atrás do prejuizo investe-se em Helder, Mozer e Futre, o dinheiro escassa e perdemos um dos campeonatos mais roubados, dá-se o verão de 1993.
A perda da hegemonia e competitividade do Benfica deve-se a muitos factores mas não começa com Mortimore, começa quando se facilita aquele titulo de 84-85 e quando fecha-se os olhos ao que se passava dentro de campo, Fernando Martins nunca deveria ter permitido alguma proximidade com Pinto da Costa. Mas sim Mortimore também é um factor, o titulo de 85-86 que originaria a taça dos campeões de 87 foi um dos factores determinantes para a ascensão do Porto e diminuição do dominio do Benfica. A sua saída também contribuiu , com o investimento feito em 87 teria mais capacidades de ser campeão que skovhdal.Relembrar que foi o homem que teve de apostar em Dito e Edmundo para centrais e lançar Tueba, Nunes para o meio campo. Soube criar uma equipa operária à volta de Shéu, Carlos Manuel, Bento e Diamantino nessa ultima dobradinha.
Grande post, é sempre bom aprender com pessoas que têm mais anos de Benfica que eu, apesar de se poder ter algumas diferenças de opinião.

VitorPaneira7

Opiniões diferentes e o mesmo amor Benfica.
O muito que sei vivi, mas também devo o que conheço ao meu pai e aos mais velhos aqui do site, o Bola7 já postou aqui muitas histórias .

Kura

Também adorei ler o post. Sou de 1990 e o que sei, dos períodos posteriores ao meu nascimento, passa pelo que leio, vejo e pesquiso. E é bom ver gente que, apesar da divergência de opinião, é flexível e capaz de ter uma discussão produtiva e enriquecedora.

E Pluribus Unum.

pcssousa

O Mortimore era para lá de criticado. As equipas eram resultadistas e o futebol praticado pouco espectacular. Ganhou o campeonato de 87 graças a uma grande união de grupo, pois o plantel não era o melhor de Portugal e porque os jogadores responderam bem ao 7-1 com uma vitória caseira contra o porto com o hat-trick do Águas. Beneficiou ainda do porto se ter focado na TCCE. Aquele título era visto a certa altura quase como um milagre e o descontentamento para com Mortimore custou a eleição a Fernando Martins.
Acerca da vitória contra o porto, grande resposta da massa adepta Benfiquista que encheu a antiga Luz.

Não posso escamotear as 4 (e não 5) taças da liga ganhas por Jesus, mas a verdade é que Mortimore não as podia ganhar.

Kura

Citação de: pcssousa em 23 de Dezembro de 2014, 19:31
O Mortimore era para lá de criticado. As equipas eram resultadistas e o futebol praticado pouco espectacular. Ganhou o campeonato de 87 graças a uma grande união de grupo, pois o plantel não era o melhor de Portugal e porque os jogadores responderam bem ao 7-1 com uma vitória caseira contra o porto com o hat-trick do Águas. Beneficiou ainda do porto se ter focado na TCCE. Aquele título era visto a certa altura quase como um milagre e o descontentamento para com Mortimore custou a eleição a Fernando Martins.
Acerca da vitória contra o porto, grande resposta da massa adepta Benfiquista que encheu a antiga Luz.

Não posso escamotear as 4 (e não 5) taças da liga ganhas por Jesus, mas a verdade é que Mortimore não as podia ganhar.

Eu referi 5 fazendo a suposição que a deste ano é ganha.

A meu ver, se o Jesus ganhar campeonato e taça da liga, parece-me pouco explicável que não seja inserido na mesma categoria do Mortimore.

pcssousa

Meu caro, nada está ganho antes de estar ganho. Há muitos, muitos, muitos anos, o Benfica de Mortimore aprendeu-o de uma forma bem dura e há ano e meio, o Benfica de Jesus recordou-o de uma forma bem amarga.

A nível de resultados, sim, tens razão. Mas a outros níveis nem por isso.

Kura

Citação de: pcssousa em 23 de Dezembro de 2014, 20:40
Meu caro, nada está ganho antes de estar ganho. Há muitos, muitos, muitos anos, o Benfica de Mortimore aprendeu-o de uma forma bem dura e há ano e meio, o Benfica de Jesus recordou-o de uma forma bem amarga.

A nível de resultados, sim, tens razão. Mas a outros níveis nem por isso.

Claro que não. E eu reforcei esse ideia há pouco no tópico do Jesus. Estava apenas a fazer uma suposição. Se os nossos desejos se concretizarem, e ganharmos o título e a Taça da Liga, o Jesus têm que ser visto com um dos 5 melhores treinadores da história do Benfica.

Para mim, e disse-o na época anterior, se temos tido a felicidade de ganhar a Liga Europa, que merecíamos, o Jesus só seria superado pelo Guttmann. Infelizmente a sorte não nos sorriu, como tu me afiançaste na altura.

VitorPaneira7

O titulo de 85-86, acho que era só ganhar ao Sporting na Luz...falhamos, depois era só ganhar ao Boavista, falhamos.....
Mas também ganhamos um titulo no ultimo minuto de um

Belenenses -Sporting golo de Martins no 1º titulo de Otto Glória em 54-55 e o mais perto que Matateu teve de ser campeão...

Uma correcção, Bento foi gr em 85-86, a equipa da dobradinha o gr era Silvino. Bento partiu a perna no mundial de 86, num treino, a jogar a avançado.....que raio de azar.

Pelo menos nestes ultimos dois factos é o que o livro 50 anos da bola diz.

pcssousa

É. Bento partiu a perna exactamente dessa forma e foi Silvino a tomar o seu lugar.
De cabeça, e sem certezas, terá sido nessa época que Neno enterrou forte e feio com o porto para a Supertaça na Luz.

VitorPaneira7

https://www.youtube.com/watch?v=g6NWRanjzlQ

Também tivemos amargos de boca nas competições europeias, especialmente este com o Praga, destaque para Platini a comentar o jogo para a Rai do nosso Benfica.
O Benfica eliminou a Sampdoria, se tivesse o mesmo sorteio do Dukla apanhava o Kiev nas meias. Será que tinhamos equipa ganhar e chegar à final?

pcssousa

Difícil de dizer. O Dínamo tinha uma das melhores equipas da Europa. Na época seguinte foram eliminados pelo porto nas meias da TCCE numa eliminatória em que correu tudo bem aos andrades.