João Teixeira

Médio, 31 anos,
Portugal
Equipa Principal: 2 épocas (2014-2016), 2 jogos (3 minutos), 0 golos

Equipa B: 4 épocas, 80 jogos, 6 golos

Fernando Ferreira

Eu acho esta discussão absolutamente pífia. Para já porque não há modelos iguais (um 4x4x2 do Jesus não é um 4x4x2 do Marco Silva). E interessa-me muito pouco que a equipa B jogue no mesmo sistema da equipa principal, nem acho, ao contrário do que dizem, que beneficiaria os jogadores da B jogarem no mesmo sistema da equipa principal.

Quanto mais tácticas experimentarem, mais aptos e completos poderão estar como jogadores, nesse prisma. É igual para as posições: não me choca nada que jogadores, durante o processo de formação e equipa B inclusive, vão experimentando outros lugares no terreno de jogo. Interessar-me-ia muito mais que a equipa B tivesse um treinador com um modelo de jogo bem definido, que fosse competente do ponto de vista táctico, e que ajudasse os miúdos que chegam dos juniores nesta fase de transição do que se o sistema é igual.

Tiago1982

Citação de: Pedro Nunes 28 em 20 de Janeiro de 2015, 14:54
Citação de: Tiago1982 em 20 de Janeiro de 2015, 14:37
Citação de: Velazquez em 20 de Janeiro de 2015, 14:21
Eu gostava era que a equipa A mudasse,muito menos quero ver a B a fazer a mesma coisa

Provavelmente jogaram assim no domingo e viu-se o resultado.Não são jogadores talhados para isso

São opiniões. Eu gosto de ver o 4-4-2 do Jesus. Quando engrena é uma táctica completíssima e muito difícil de parar, como aliás se tem visto.

Não vi o jogo de Domigo da Equipa B por isso não consigo opinar sobre isso em particular.

No entanto, a Equipa B não deve ter por objectivo principal ganhar.

Deve ter por objectivo formar jogadores que possam ser úteis à Equipa A.

E por isso deve seguir o mesmo modelo de jogo. Porquê? Para que os jogadores quando estiverem "prontos" não tenham que ir para a A aprender processos antes de poderem começar a dar o seu contributo.
A Champions tem provado o quão maravilhosa é a tactica do Sr Jorge Jesus...

Isto é a sério?

Enfim...

Tiago1982

Citação de: Velazquez em 20 de Janeiro de 2015, 14:52
Não acho que seja uma tactica completissima.É dificil de parar sim por equipas de menor qualidade

Vou dar-te um exemplo de outra equipa que ainda ai noutro dua diziam que jogam em 4-4-2.Ás vezes jogam mas de maneira diferente

O Real Madrid.Quando jogam em 4-4-2 jogam com o Isco e o James nas alas.São interiores,não são extremos.Não é com o Bale e o Ronaldo

Agora no Benfica jogar com 2 médios centro e o Gonçalo e o Helder Costa nas alas.É muito complicado,não são jogadores para isso

E depois a equipa A só vai jogar assim com o JJ.A equipa B deve mudar sempre que o treinador da equipa principal sair?E as camadas jovens?

Quando contratarem um treinador para a equipa A já deveria ser a pensar em aplicar um modelo e sistemas já definidos para todas as equipas.Nos que os jogadores estejam mais confortaveis e mais familiarizados

Já responderam por mim... o 4-4-2 do Jesus é uma táctica muito específica, diferente das restantes.

Até porque quando constrói (em processo ofensivo) muitas vezes se desdobra num 3-5-2.

Mas adiante.

Eu estabeleço uma diferença entre Equipa B e restante formação. E depois entre cada escalão de formação entre si.

Não consigo conceber que se trabalhe na Equipa B como se trabalha nos júniores, juvenis e por aí fora.

São processos e momentos de formação diferentes onde, em cada momento, os jogadores vão assimilando novos conehcimentos e capacidades.

Acho sim que a Equipa B deveria estar articulada em termos de sistema de jogo com a Equipa A.

E sim, quando o treinador sair e chegar um novo deverá ser feita novamente essa articulação.

Nos júniores, juvenis e afins é diferente. E admito que não tenho conehcimentos para aprofundar o que fazer na formação de base.

Agora numa equipa b? Essa, para mim, tem de ser a antecamara da equipa principal.

Vieri

Independentemente de concordar com muito do acima dito, acho que não faz sentido jogadores da B que estão "perto" da A, terem que "aprender a jogar de outra forma" como disse o JJ do Fonte.
Até porque o Fonte tem uns 24 anos já, não é um miúdo saído dos juniores.
Isto para mim não faz grande sentido e revela pouca articulação entre a A e a B.

enzogaitan

Eu gostava era que a equipa A mudasse,muito menos quero ver a B a fazer a mesma coisa

Provavelmente jogaram assim no domingo e viu-se o resultado.Não são jogadores talhados para isso

São opiniões. Eu gosto de ver o 4-4-2 do Jesus. Quando engrena é uma táctica completíssima e muito difícil de parar, como aliás se tem visto.

Não vi o jogo de Domigo da Equipa B por isso não consigo opinar sobre isso em particular.

E por isso deve seguir o mesmo modelo de jogo. Porquê? Para que os jogadores quando estiverem "prontos" não tenham que ir para a A aprender processos antes de poderem começar a dar o seu contributo.
hater

Tiago1982

Citação de: Vieri em 20 de Janeiro de 2015, 15:05
Independentemente de concordar com muito do acima dito, acho que não faz sentido jogadores da B que estão "perto" da A, terem que "aprender a jogar de outra forma" como disse o JJ do Fonte.
Isto para mim não faz grande sentido e revela pouca articulação entre a A e a B.

Foi exactamente esse exemplo que me veio à cabeça.

Fernando Ferreira

Isso é o português do Jesus a fazer das suas. O que ele quer dizer é que lhe vai pedir coisas diferentes daquelas que ele oferece na B, porque vê nele capacidade para jogar como segundo avançado. E portanto, dentro do modelo dele, e durante a semana, no treino, terá de aprender coisas novas. Como teria de aprender como qualquer outro treinador que tivesse algo de novo para lhe ensinar.

Dias13

O Lima tb joga de forma diferente do que fazia no Braga...não é por aí.

As equipas não têm de jogar de forma igual, têm é de criar condições para os jogadores "crescerem" e atingirem outros patamares.

Pedro Nunes 28

Citação de: enzogaitan em 20 de Janeiro de 2015, 15:06

hater
Nop realista mesmo...a tactica do Sr Jorge Jesus serve para Portugal contra as equipas mais fracas e não serve para a Champions como facilmente se pode comprovar. Mas que ganhe o BI...

enzogaitan

Citação de: Pedro Nunes 28 em 20 de Janeiro de 2015, 17:26
Citação de: enzogaitan em 20 de Janeiro de 2015, 15:06

hater
Nop realista mesmo...a tactica do Sr Jorge Jesus serve para Portugal contra as equipas mais fracas e não serve para a Champions como facilmente se pode comprovar. Mas que ganhe o BI...
percebes muito de bola tu tou a ver...

A táctica não tem rigorosamente nada a ver com o falhanço da Champions. Tem a ver com a adaptação dos jogadores novos que chegaram (muitos), tem a ver com a obsessão com o bi relegando a Europa para segundo plano, tem a ver com a qualidade dos adversários... Se o Jesus podia usar mais 1 médio nos 6 jogos da Champions? Podia, mas não ia mudar nada... Talvez até jogássemos pior.

Velazquez

Citação de: enzogaitan em 20 de Janeiro de 2015, 17:46
percebes muito de bola tu tou a ver...

A táctica não tem rigorosamente nada a ver com o falhanço da Champions. Tem a ver com a adaptação dos jogadores novos que chegaram (muitos), tem a ver com a obsessão com o bi relegando a Europa para segundo plano, tem a ver com a qualidade dos adversários... Se o Jesus podia usar mais 1 médio nos 6 jogos da Champions? Podia, mas não ia mudar nada... Talvez até jogássemos pior.
Isso foi este ano?E nos outros anos?

sergio19azb

Bruno Varela
- É um belo guarda redes que leva 2 anos de equipa B, tem potencial e pode começar a ter minutos nas taças.
Fábio Cardoso
- Apresenta qualidades que aprecio muito num central, tem fibra e mística de Benfica. Precisa de um tutor que o faça melhorar no capitulo da concentração. Para 4º central penso que serve na perfeição. Jogador para lançar nas taças, sem grandes pressões.
João Cancelo
- Vai acabar por ter algumas oportunidades no Valência uma vez que o Barragan se lesionou e espero por isso que evolua defensivamente. Ofensivamente é muito bom. Tem qualidade para jogar na equipa A. Se serve para o Valência serve para o Benfica.
João Teixeira
- Não há grande coisa a dizer, é um craque! Precisa de começar a jogar com alguma regularidade na A. Pode vir a ser o nosso próximo Manuel Fernandes, ainda que fisicamente não seja tão potente, tem visão e muito futebol nos pés.
Bernardo Silva
- Um futuro grande nº 10. Titular no Mónaco, jogue na direita, na esquerda ou no meio, joga bem e só pode dar jogador. Se cabe no sistema? Tem que caber, seria um desperdício não aproveitar um jogador destes. Para ser lançado com regularidade até conquistar o lugar.
Gonçalo Guedes
- Craque, fisicamente um bicho, tecnicamente um prodigio! Não tem que ser titular mas em vez de termos Bebé, Jara ou Sulejmani como reserva, podemos ter o Gonçalo Guedes. Gaitan e Ola John, Salvio e Guedes, seria mais do que suficiente!
Ivan Cavaleiro
- O Ivan pode muito bem ser o substituo do Jonas no plantel, tem potencia física, técnica e vai chegar muito mais maduro ao Benfica. Jonas e Mitrovic na frente, Ivan Cavaleiro e Jonathan Rodriguez (se vai ser contratado é natural que faça parte dos planos) no banco, isto seria um sonho para mim!

Todos estes jovens da formação deverão estar no plantel A da próxima época!

Vieri

Citação de: Dias13 em 20 de Janeiro de 2015, 15:14

As equipas não têm de jogar de forma igual, têm é de criar condições para os jogadores "crescerem" e atingirem outros patamares.

Não percebi. O Lima veio da nossa equipa B?
O que digo é que a equipa B existe para fazer a transição dos jovens e para lançar jogadores para a A, nem que seja por necessidade pontual, como aconteceu com o André Gomes, Cavaleiro, etc.

Visto isso, não me parece fazer sentido o Rui Fonte jogar SEMPRE como PL quando o JJ o vê como 2º avançado e diz que agora terá de jogar de outra maneira.
Como não faria muito sentido o JJ ver um 8 no João Teixeira e ele jogar na B sempre a 6, por exemplo...
Só isso!

GlennStrombergh

Gostava que estivesse nos convocados e se a oportunidade se proporcionasse...

Dias13

Citação de: Vieri em 20 de Janeiro de 2015, 18:29
Citação de: Dias13 em 20 de Janeiro de 2015, 15:14

Não percebi. O Lima veio da nossa equipa B?
O que digo é que a equipa B existe para fazer a transição dos jovens e para lançar jogadores para a A, nem que seja por necessidade pontual, como aconteceu com o André Gomes, Cavaleiro, etc.

Visto isso, não me parece fazer sentido o Rui Fonte jogar SEMPRE como PL quando o JJ o vê como 2º avançado e diz que agora terá de jogar de outra maneira.
Como não faria muito sentido o JJ ver um 8 no João Teixeira e ele jogar na B sempre a 6, por exemplo...
Só isso!

Mas o facto de o Fonte jogar a PL na B não invalida que não dê um bom segundo avançado. Daí o exemplo do Lima, jogava sozinho no Braga e no Benfica com 2 PL jogou ainda melhor.

Mesmo que a B jogasse com 2 avançados, o Fonte teria sempre de se adaptar porque as circunstâncias são diferentes, a forma de jogar seria diferente, e porque os jogadores e teinadores são diferentes...é óbvio!

Um jogador por jogar em 4-4-2 não fica mais preparado, para mim ficará mais preparado se se conseguir fazê-lo evoluir em todos os sentidos, individual e táctico, independentemente da táctica.

A uniformização para além de impossível, não implica que torne a adaptação dos jogadores à equipa A mais fácil.

Quanto ao papel da B, a minha opinião é diferente...para mim a B serve para fazer crescer os jogadores e torná-los melhores, até do ponto de vista individual (ainda), e não para "facilitar transições". Isso acontece de forma natural

Um jogador melhor estará sempre melhor preparado!