As Finanças do Benfica

Ricardo Cavalkante

Tecoteco e Malu15

Como percebem da matéria não querem fazer basicamente um resumo alargado e comparativo entre as contas actuais dos 3 grandes, para podermos comparar o que esta bem no gloriosos, e o que precisa de ser melhorado?

Abraço e desde já obrigado (se aceitarem o desafio).

Maldini

Citação de: MALU15 em 01 de Março de 2015, 13:28
Citação de: Maldini em 01 de Março de 2015, 10:47

O mais importante é que o Sr. presidente cumpriu mais uma promessa, começar a reduzir passivo.

Com as vendas que fizemos, com as receitas que tivemos e reduzimos o passivo em 20 milhões. Continuamos com um passivo brutal de 420 (+/-) milhões ... e siga para bingo ...

O SCP apresentou contas interessantes de analisar:

Lucro de 23 milhões ... não apresenta o passivo todo (o seu presidente disse na TV que o passivo era de 500 milhões e o regulador não pede satisfações), não apresenta despesas com jogadores apenas as vendas ... um investidor holdimo já tem 30% da SAD, mais um empréstimo, mais a incorporação do Estádio e sem uma referência ao passivo que daí resulta.

As contas do Porto são piores ainda ... pois têm saldo negativo... quem investo 160 milhões no futebol só pode ser desespero ... e arriscar o amanhã ... por exemplo: Danilo e Alex Sandro custaram 30 milhões ... agora pedem 40 milhões por Danilo ... um jogador que em janeiro pode assinar a custo zero o que pode levar a perder os melhores jogadores sem ganhar um tostão ...

A melhoria dos capitais próprios da SSAD só é devida à existência da figura dos VMOC`s
(128M) que na prática, se não forem reembolsados, implicarão a perda de domínio da SAD quando da sua conversão em capital, na sequência do processo de reestruturação financeiro aprovado com os bancos, e da fusão da SPM na SAD que originou um reforço dos activos por via de incorporação do direito de superfície do estádio no valor de 148M.

E isto para não falar da forma como alcançaram o resultado, via venda polémica do Rojo, pois há uma parte do proveito que tem uma grande probabilidade de ser reversível caso a decisão do TD seja favorável à Doyen.

BALANÇOS DA SSAD
                                                                           DEZ14     JUN14
Capital Próprio
Capital social                                                         67.000    39.000
Prémios de emissão de acções                                   6.500      6.500
Valores mobiliários obrigatoriamente convertíveis     127.925    47.925
Reservas e resultados acumulados                        (213.511) (211.823)
Resultado líquido do exercício                                 23.703          368
Total do Capital Próprio                                          11.617  (118.030)

Sim eu entendi isso tudo ...

A verdade é que o nosso relatório não apresenta novidade nenhuma ... passivo reduzido em 20 milhões quando faturamos 150 em jogadores, redução de custos com o plantel ...

A verdade é que continuo com enormes dificuldades em engolir um passivo de 420 milhões ... em continuar com um passivo financeiro monumental e sem um pequeno esforço em reduzi-lo ...

O que se passa nos outros não me incomoda nada ... são contas falsificadas mas é problema deles ... agora no Benfica ...

MALU15

Citação de: Maldini em 01 de Março de 2015, 17:09

O mais importante é que o Sr. presidente cumpriu mais uma promessa, começar a reduzir passivo.

Com as vendas que fizemos, com as receitas que tivemos e reduzimos o passivo em 20 milhões. Continuamos com um passivo brutal de 420 (+/-) milhões ... e siga para bingo ...

Lucro de 23 milhões ... não apresenta o passivo todo (o seu presidente disse na TV que o passivo era de 500 milhões e o regulador não pede satisfações), não apresenta despesas com jogadores apenas as vendas ... um investidor holdimo já tem 30% da SAD, mais um empréstimo, mais a incorporação do Estádio e sem uma referência ao passivo que daí resulta.

As contas do Porto são piores ainda ... pois têm saldo negativo... quem investo 160 milhões no futebol só pode ser desespero ... e arriscar o amanhã ... por exemplo: Danilo e Alex Sandro custaram 30 milhões ... agora pedem 40 milhões por Danilo ... um jogador que em janeiro pode assinar a custo zero o que pode levar a perder os melhores jogadores sem ganhar um tostão ...

A melhoria dos capitais próprios da SSAD só é devida à existência da figura dos VMOC`s
(128M) que na prática, se não forem reembolsados, implicarão a perda de domínio da SAD quando da sua conversão em capital, na sequência do processo de reestruturação financeiro aprovado com os bancos, e da fusão da SPM na SAD que originou um reforço dos activos por via de incorporação do direito de superfície do estádio no valor de 148M.

E isto para não falar da forma como alcançaram o resultado, via venda polémica do Rojo, pois há uma parte do proveito que tem uma grande probabilidade de ser reversível caso a decisão do TD seja favorável à Doyen.

BALANÇOS DA SSAD
                                                                           DEZ14     JUN14
Capital Próprio
Capital social                                                         67.000    39.000
Resultado líquido do exercício                                 23.703          368
Total do Capital Próprio                                          11.617  (118.030)

A verdade é que o nosso relatório não apresenta novidade nenhuma ... passivo reduzido em 20 milhões quando faturamos 150 em jogadores, redução de custos com o plantel ...

A verdade é que continuo com enormes dificuldades em engolir um passivo de 420 milhões ... em continuar com um passivo financeiro monumental e sem um pequeno esforço em reduzi-lo ...

O que se passa nos outros não me incomoda nada ... são contas falsificadas mas é problema deles ... agora no Benfica ...
Atenção que facturar não é receber. Mesmo assim em termos práticos a redução do passivo é da ordem dos 38M se considerares o valor da rubrica de factoring, por adiantamento do valor a receber de clientes. O passivo financeiro por mais que nos custe não vai ser reduzido de um dia para o outro, pois há que garantir o financiamento da actividade (exploração e investimento) sem estrangulamentos de tesouraria. Mesmo assim, considero positivo haver uma tendência de redução  dos custos financeiros (líquidos), o que pode significar que houve uma alteração da estrutura de endividamento, e com melhoria de taxas.

carvalho0407

não sou entendido nesta materia, mas se teco e malu tiverem tempo para explicar simples a coisa era fixe.
digo eu que sou leigo, mas o orçamento do benfica penso que foi de 170 milhoes, deve ser mais que logico que é preciso vender jogadores, porque a receita sem vendas não anda nem la perto, mas isto digo eu

MALU15

Citação de: carvalho0407 em 01 de Março de 2015, 18:13
não sou entendido nesta materia, mas se teco e malu tiverem tempo para explicar simples a coisa era fixe.
digo eu que sou leigo, mas o orçamento do benfica penso que foi de 170 milhoes, deve ser mais que logico que é preciso vender jogadores, porque a receita sem vendas não anda nem la perto, mas isto digo eu
Não é conhecido nenhum orçamento (exploração/investimento) da BSAD, só do clube, embora ele deva existir, não é divulgado.Mas é possível fazer uma projecção linear dos custos e estimar os proveitos com os dados conhecidos. Como já disse em anteriores posts, considerando as vendas já efectuadas, e as consequentes mais valias daí resultantes, para o exercício que vai findar em 30JUN14 já está garantido um resultado positivo.

Não quero dizer com isto que não se venham realizar mais vendas, pois como sabemos o mercado tem regras e  os timings de saída dos jogadores mais valorizados são ditados por ele.

tecoteco

Citação de: Ricardo Cavalkante em 01 de Março de 2015, 15:11
Tecoteco e Malu15

Como percebem da matéria não querem fazer basicamente um resumo alargado e comparativo entre as contas actuais dos 3 grandes, para podermos comparar o que esta bem no gloriosos, e o que precisa de ser melhorado?

a blogosfera costuma apresentar essas comparações exaustivas.

assim de repente lembro-me do blog guachos vermelhos e o blog geração benfica que publicam essas análises.

visitei agora os blogs e um desses blogues já publicou uma análise aos 3 grandes: http://geracaobenfica.blogspot.pt/2015/03/financas-os-3-grandes-1-semestre-de.html

a do guachos deve estar para breve.

Maldini

Citação de: pempitas em 01 de Março de 2015, 18:22
Citação de: Maldini em 01 de Março de 2015, 17:09

BALANÇOS DA SSAD
                                                                           DEZ14     JUN14
Capital Próprio

Mas ao menos leste o relatório antes de falar? Onde faturaste 150 milhoes? Estás só quase 100 milhoes a cima.

Já para não falar que estás a misturar tudo...

Vendas de activos têm influência no activo. Sai o passe do jogador do activo intangível e entra a dívida do cliente comprador. Qualquer parcela a pronto reforça os activos líquidos e pode ser utilizado para abater passivo, mas não há garantias disso.

Muitas vezes as vendas até aumentam o passivo. Por exemplo, tens uma conta de factoring na SAD, que significa que o banco antecipou o pagamento de um cliente, logo registas esse endividamento no passivo. Tens ainda comissoes e direitos de formação dos jogadores vendidos, que são passivo.

Mentaliza-te, os passivos não se pagam da noite para o dia, são processos lentos.

Importa é que se que condições para ter um orçamento excedentário todos os anos. Essa exploração sustentada é que reduz passivos...

Edit: tive a gastar o latim já o Malu tinha dito quase o mesmo  :)

Cada um com as suas competências ... Obrigado.

O nosso passivo não se paga nem lenta nem rapidamente pelos vistos .. ;)

Miklosf0rev3r

Se recuarmos 500 paginas atrás nunca ninguem diria que por esta altura ainda estivessemos de porta aberta.
Continuação do bom trabalho.

T1n0_SLB

Há uma dado bastante importante, os dois empréstimos obrigacionistas de 50M e 35M que terminaram em Dezembro e Outubro foram substituídos por um empréstimo bancário de 50M e emissão de papel comercial no valor de 30M, 5M a menos o que vem inverter a tendência que se verificava nos últimos tempos onde os empréstimos eram substituídos por outros empréstimos de maior valor.

tigerwoodss

Citação de: T1n0_SLB em 02 de Março de 2015, 15:34
Há uma dado bastante importante, os dois empréstimos obrigacionistas de 50M e 35M que terminaram em Dezembro e Outubro foram substituídos por um empréstimo bancário de 50M e emissão de papel comercial no valor de 30M, 5M a menos o que vem inverter a tendência que se verificava nos últimos tempos onde os empréstimos eram substituídos por outros empréstimos de maior valor.

Se isso é verdade é algo muito bom, só peca por vir um pouco tarde. Mas como diz o ditado "Mais vale tarde que nunca".
Espero que as condições de financiamento desses empréstimos sejam pelo menos iguais aos empréstimos obrigacionistas.

Cumprimentos

T1n0_SLB

Citação de: tigerwoodss em 02 de Março de 2015, 15:42

Se isso é verdade é algo muito bom, só peca por vir um pouco tarde. Mas como diz o ditado "Mais vale tarde que nunca".
Espero que as condições de financiamento desses empréstimos sejam pelo menos iguais aos empréstimos obrigacionistas.

Cumprimentos

Aparentemente sim pois pagamos menos em juros.

tecoteco

Citação de: tecoteco em 01 de Março de 2015, 18:57
Citação de: Ricardo Cavalkante em 01 de Março de 2015, 15:11
Tecoteco e Malu15

a blogosfera costuma apresentar essas comparações exaustivas.

assim de repente lembro-me do blog guachos vermelhos e o blog geração benfica que publicam essas análises.

visitei agora os blogs e um desses blogues já publicou uma análise aos 3 grandes: http://geracaobenfica.blogspot.pt/2015/03/financas-os-3-grandes-1-semestre-de.html

a do guachos deve estar para breve.

outra análise financeira ao 1º semestre da Benfica SAD:
http://guachosvermelhos.blogspot.pt/2015/03/1-semestre-de-201415-vamos-contas.html

J Pinto

Um "orçamento" não se resume a gastos com salários. Existem outras componentes:  Fornecimentos e serviços externos, contratações e outras.

No início da época, o FC Porto apresentou o orçamento para 2014/2015.
Previsão:
Receitas ordinárias: 89,2 (o R&C informou que se fixou nos 51,2 no primeiro semestre)
Vendas de jogadores: 66,5 ME (o R&C informou que se fixou nos 23,4 no primeiro semestre)
Despesas ordinárias: 114,1 ME (o R&C informou que se fixou nos 60 ME no primeiro semestre)
Contratações: 29,3 (o R&C informou que se fixou nos45 ME no primeiro semestre).

Logo, face a isto, pode prever-se que o FC Porto vá gastar cerca de 180 ME em 2014/2015?

E, com as receitas somadas até agora, terá, de novo, saldo negativo (prevejo a rondar os 30 ME), depois dos 40.7 ME negativos em 2013/2014?

Li, algures aqui, que o Porto tinha gasto em contratações 27,1 ME em 2013/2014.

Mas, num site que já nmãpo me recordo, lembro-me que se falava em 34 ME. Falo, recordo, de 2013/2014.

Porque, este ano, até agora, já s sabe que o Porto gastou 45 ME e o SLB 29,7

nightcrowler

Citação de: tigerwoodss em 02 de Março de 2015, 15:42

Cumprimentos

em principio sim.
os financiamentos bancários, por norma, têm juros bem mais baixos que empréstimos obrigacionistas

Theroux

Os custos financeiros em 6 meses baixaram 0.581M€.