As Finanças do Benfica

Aderito

Citação de: João Norte em 02 de Novembro de 2015, 14:29
Citação de: P∑T∑7 em 02 de Novembro de 2015, 02:15
As alineações no exercício findo a 30 de junho de 2015:

- Enzo Perez: 25 milhões de euros, que gerou um ganho de 18.783 milhares de euros;
- Oblak: 16 milhões de euros, que gerou um ganho de 9.456 milhares de euros;
- Markovic: 25 milhões de euros, que gerou um ganho de 6,8 milhões de euros;
- Cardozo: 5  milhões  de euros,  que  gerou  um  ganho  de  2.074  milhares  de  euros;

As alineações no exercício findo a 30 de junho de 2014:

- Rodrigo: 30 milhões de euros, que gerou um ganho de 12.642 milhares de euros;
- André Gomes: 15 milhões de euros, que gerou um ganho de 9.513 milhares de euros;
- Garay: 6 milhões de euros, que gerou um ganho de 317 milhares de euros;

- Kardec: 5 milhões de euros,  que  gerou  um  ganho  de  1.004  milhares  de  euros;

Conclusão: as pessoas quando enfiam os milhões na boca, deviam ler estas passagens do R&C para abrirem os olhos de uma vez por todas. Uma grande maioria não tem a mínima noção de como são feitos os negócios e qual é a realidade dos números e os verdadeiros ganhos para o Clube. Temos aqui negócios que são vergonhosos e ruinosos! As vendas de Oblak, Markovic, Cardozo, Rodrigo, André Gomes e Garay são perfeitamente escandalosas.

Para além de destruírem o capital de recursos humanos do plantel de futebol (activo), não têm a devida compensação financeira, porque uma significativa parte do valor dos seus passes ou já tinha sido alienada em forma de receita antecipada ao Benfica Stars Fund, ou pertencia a um qualquer empresário ou outro tipo de fundo.

Miserável este tipo de gestão. Mas o poveco está-se borrifando para isto. É até um dia...
Para confirmar.  Por "ganho" entende-se o valor que entra de facto nas contas do clube?

Não! Por "ganho" entende-se a mais-valia contabilística reconhecida.

O que "entra de facto no clube" é aquilo que é facturado e pago pelo cliente. São coisas diferentes. Eu posso receber 10 milhões em cash... que afectam positivamente a minha tesouraria nos mesmos 10 milhões e ainda assim ter uma mais-valia bem menor do que isso e até posso, por absurdo, ter que registar um prejuízo.

A mais-valia é a diferença contabilística entre o que entra (ou seja, pago pelo cliente) e aquilo que sai. Seja em comissões e outros encargos na venda, seja o valor que foi pago pelo jogador, acrescido de comissões e encargos na compra e eventuais custos de renovação de contrato.

Resumindo: A mais-valia é a diferença do que "entra" (venda - comissões e encargos na venda) com o valor contabilístico do jogador.

O valor contabilístico é o custo total que se teve com o jogador (excepto salários), diluído pelo número de anos de contrato decorridos (amortizações).

Abraço

Aderito

Citação de: P∑T∑7 em 02 de Novembro de 2015, 03:15
Como nota de rodapé, observei os maiores accionistas da SAD do Clube (exceptuando o próprio clube e a sua SGPS):

Novo Banco, SA
José da Conceição Guilherme
Somague - Engenharia, SA
Luís Filipe Ferreira Vieira
Olivedesportos, SGPS, SA

Temos aqui uma ligação horripilante entre todos eles.

Um desafio: pesquisem sobre José da Conceição Guilherme.

Exactamente os mesmos de há tantos anos. Dois deles (Somague e Olivedesportos) podemos agradecer a um antigo presidente hoje em dia sacristão da paróquia da Carregueira, os outros 3 (Vilarinho/BES, agora Novo Banco; Zé Guilherme e LFV) porque simplesmente o mercado não absorveu a totalidade das acções dispersas em bolsa no aumento de capital realizado e alguém teve que se chegar à frente... se calhar até devíamos estar agradecidos.

Ligações entre eles? Estamos num país enorme...

Mas, já agora, apetece-nos fazer contas a quanto cada está a perder com essas posições?

Falar é mais fácil...

abraço

iloy

Citação de: NicolasTeixeira em 02 de Novembro de 2015, 13:56
Citação de: Ramiro Lopes em 02 de Novembro de 2015, 10:37
«Durante a presente época, a Benfica SAD investiu 49,6 milhões de euros no plantel de futebol, os quais incluem contratações de atletas realizadas para a época 2014/2015, reforços para a próxima temporada e encargos com renovações de atletas.»

Se há coisa que este relatório vem pôr a nu é que não há falta de dinheiro para contratar. Há sim uma falta gritante de critério para o fazer.

17 jogadores mais utilizados esta época
Guarda-redes: Júlio César;
Defesas: Nelson Semedo, André Almeida, Jardel, Luisão, Lisandro, Eliseu, Sílvio;
Médios: Gonçalo Guedes, Samaris, Fejsa, Pizzi, Talisca, Gaitán;
Avançados: Jonas, Mitroglou, Jimenez.

Destes 17, 9 representaram um custo reduzido na contratação e 2 deles foram investimentos avultados mas que se estão a justificar:
- Júlio César, Nelson Semedo, André Almeida, Jardel, Luisão, Sílvio (empréstimo), Gonçalo Guedes, Jonas e Mitroglou (empréstimo): 10 M€;
- Gaitán + Samaris: 20 M€;

30 milhões bem gastos.

Os restantes 6 jogadores dos mais utilizados + os que que ainda estão nos quadros mas não jogam:
- Lisandro (4M€), César (2,2M€ por 50%), Eliseu (1,2M€), Fejsa (5,2M€), Cristante (5,3M€), Pizzi (6M€ por 50%), Talisca (4,75M€), Carcela (3,4M€), Taarabt (2,9M€), Fariña (3,5M€), Djuricic (6M€), Mukhtar (1,1M€), Ola John (9M€), Víctor Andrade (4M€), Bebé (3M€ por 50%), Derley (3M€), Jonathan (2,7 M€ por 40%), Raúl Jiménez (9M€ por 50%).

Se a estes juntarmos outros investimentos mais baixos como Marçal, Steven Vitória, Luis Felipe, Pelé, Diego Lopes, Rojas, Candeias, Djaló, Lolo Plá, Murillo, Bilal, etc, os valores devem rondar os 80M€.

80M€ de euros em jogadores que (ainda) não estão a render. Acredito que alguns ainda poderão render desportiva/financeiramente como Cristante, Carcela e Jiménez (apesar ter sido sobrevalorizado como é praxe nos negócios com o Atlético) mas ainda assim...

Eu bem sei que não dá para acertar em todos... mas porra! Estamos a falar de um plantel que custou no total cerca de 130M€.

Podíamos ter 11 Gaitáns a custar 10 milhões cada, completar o plantel com jogadores de baixo custo (que não significa baixa qualidade, leia-se Júlio César, Nelson Semedo, Gonçalo Guedes, Jonas, etc) e ainda dava para meter os dirigentes continuar a comer caviar nos camarotes...

É uma falácia quando dizes que Eliseu, Pizzi, Talisca não renderam.

E o Fejsa só não rende porque tem estado lesionado.

porque achas que eliseu, pizzi e talisca renderam? oh meu deus

cristao69

Mais um exercicio com resultados positivos.

Bom trabalho.

heart_slb

«Durante a presente época, a Benfica SAD investiu 49,6 milhões de euros no plantel de futebol, os quais incluem contratações de atletas realizadas para a época 2014/2015, reforços para a próxima temporada e encargos com renovações de atletas.»

Se há coisa que este relatório vem pôr a nu é que não há falta de dinheiro para contratar. Há sim uma falta gritante de critério para o fazer.

Defesas: Nelson Semedo, André Almeida, Jardel, Luisão, Lisandro, Eliseu, Sílvio;

Destes 17, 9 representaram um custo reduzido na contratação e 2 deles foram investimentos avultados mas que se estão a justificar:
- Júlio César, Nelson Semedo, André Almeida, Jardel, Luisão, Sílvio (empréstimo), Gonçalo Guedes, Jonas e Mitroglou (empréstimo): 10 M€;

30 milhões bem gastos.

Os restantes 6 jogadores dos mais utilizados + os que que ainda estão nos quadros mas não jogam:
- Lisandro (4M€), César (2,2M€ por 50%), Eliseu (1,2M€), Fejsa (5,2M€), Cristante (5,3M€), Pizzi (6M€ por 50%), Talisca (4,75M€), Carcela (3,4M€), Taarabt (2,9M€), Fariña (3,5M€), Djuricic (6M€), Mukhtar (1,1M€), Ola John (9M€), Víctor Andrade (4M€), Bebé (3M€ por 50%), Derley (3M€), Jonathan (2,7 M€ por 40%), Raúl Jiménez (9M€ por 50%).

Se a estes juntarmos outros investimentos mais baixos como Marçal, Steven Vitória, Luis Felipe, Pelé, Diego Lopes, Rojas, Candeias, Djaló, Lolo Plá, Murillo, Bilal, etc, os valores devem rondar os 80M€.

80M€ de euros em jogadores que (ainda) não estão a render. Acredito que alguns ainda poderão render desportiva/financeiramente como Cristante, Carcela e Jiménez (apesar ter sido sobrevalorizado como é praxe nos negócios com o Atlético) mas ainda assim...

Eu bem sei que não dá para acertar em todos... mas porra! Estamos a falar de um plantel que custou no total cerca de 130M€.

Podíamos ter 11 Gaitáns a custar 10 milhões cada, completar o plantel com jogadores de baixo custo (que não significa baixa qualidade, leia-se Júlio César, Nelson Semedo, Gonçalo Guedes, Jonas, etc) e ainda dava para meter os dirigentes continuar a comer caviar nos camarotes...
Só te vou dizer isto, Talisca = 8 J = 8G, Se não fosse os golos dele nunca mais ganhávamos o campeonato!!! Se calhar, se não fosse ele no ano passado teríamos sido campeões! (E isto, também ajudou o JJ a esconder o mau arranque!!!! mas vamos a números)

Jornada 4 V Setubal 0 Benfica 5 Talisca = 3 golos!   Com talisca 3 pontos  Sem talisca 0-2 3 pontos
Jornada 6 Estoril Praia 2 Benfica 3 Talisca=2 golos! Com talisca 3 pontos Sem talisca 2-1! 0 PONTOS!
Jornada 7 Benfica 4 Arouca 0 Talisca=1 golo! com talisca 3 pontos Sem talisca 3-0 3 pontos
Jornada 8 Braga 2-Benfica 1 Talisca=1 golo! com talisca 0 pontos sem talisca 2-0! 0 pontos
Jornada 9 Benfica 1 - Rio Ave 0 Talisca=1 golo! com talisca 3 pontos sem talisca 0-0! 1 ponto!

Em resumo, O Benfica perdeu 5 pontos até a 9ª jornada! Sem talisca, teria perdido 5+3+2=10 Pontos! Por isso se não fosse o Talisca no ano passado não tinhas sido campeão! E JJ teria perdido até a 9 Jornada mais pontos(10 pontos) que o RV este ano (9 Pontos, Sem contar UM)!!

Gosto do Talisca? Não! Mas tenho olhos! E sei que ele foi a salvação do JJ no ano passado!

abar85

E eu só digo isto. Bernardo Silva, melhor jogador que o Talisca. Com os melhores estamos sempre mais perto de ganhar.

abar85

E eu só digo isto. Bernardo Silva, melhor jogador que o Talisca. Com os melhores estamos sempre mais perto de ganhar.

|OnE|

abar85

Citação de: |OnE| em 02 de Novembro de 2015, 17:30
Mas bastava teres dito uma vez.

Hoje anda sempre a aparecer erro quando mando mensagem, depois quando dá certo aparecem 2.

abar85

Citação de: |OnE| em 02 de Novembro de 2015, 17:30
Mas bastava teres dito uma vez.

Hoje anda sempre a aparecer erro quando mando mensagem, depois quando dá certo aparecem 2.

abar85

CLX

Citação de: heart_slb em 02 de Novembro de 2015, 17:17

30 milhões bem gastos.

Só te vou dizer isto, Talisca = 8 J = 8G, Se não fosse os golos dele nunca mais ganhávamos o campeonato!!! Se calhar, se não fosse ele no ano passado teríamos sido campeões! (E isto, também ajudou o JJ a esconder o mau arranque!!!! mas vamos a números)

Jornada 4 V Setubal 0 Benfica 5 Talisca = 3 golos!   Com talisca 3 pontos  Sem talisca 0-2 3 pontos
Jornada 6 Estoril Praia 2 Benfica 3 Talisca=2 golos! Com talisca 3 pontos Sem talisca 2-1! 0 PONTOS!
Jornada 7 Benfica 4 Arouca 0 Talisca=1 golo! com talisca 3 pontos Sem talisca 3-0 3 pontos
Jornada 8 Braga 2-Benfica 1 Talisca=1 golo! com talisca 0 pontos sem talisca 2-0! 0 pontos
Jornada 9 Benfica 1 - Rio Ave 0 Talisca=1 golo! com talisca 3 pontos sem talisca 0-0! 1 ponto!

Em resumo, O Benfica perdeu 5 pontos até a 9ª jornada! Sem talisca, teria perdido 5+3+2=10 Pontos! Por isso se não fosse o Talisca no ano passado não tinhas sido campeão! E JJ teria perdido até a 9 Jornada mais pontos(10 pontos) que o RV este ano (9 Pontos, Sem contar UM)!!

Gosto do Talisca? Não! Mas tenho olhos! E sei que ele foi a salvação do JJ no ano passado!

Epa isso parece a nossa contabilidade, uma ginastica do crl...

Bryan.

GengisKhan

Esta direcção é bipolar em termos de resultados. Futebol e o resto.

Ramiro Lopes

Citação de: heart_slb em 02 de Novembro de 2015, 17:17

Não precisavas de te dar a esse trabalho. Não nego, pelo contrário, a importância que ele teve no início da época passada.

Mas como já disse:
Citação de: Ramiro Lopes em 02 de Novembro de 2015, 14:18
O Talisca teve aquela fase onde até com o cú marcava mas depois desapareceu. Para mim, ainda não justificou os quase 5 milhões investidos nele.

Aquele período é o que eu espero de um jogador que custa 5 milhões de euros ao Benfica. A partir daí foi sempre a descer. Hoje não justifica sequer um lugar no banco. E nós não nos podemos dar ao luxo de ter 1 jogador (se fosse só 1...) que custou 5 milhões na bancada.

Mas a minha crítica é geral. Uns vão achar que o Talisca já valeu os 5 milhões, outros vão achar que o Eliseu foi uma pechincha. Eu refiro-me ao seu todo, à quantidade de milhões mal empregues que poderiam fazer com que o Benfica fosse uma super equipa.