Vítor Baptista

Avançado, (1948-10-18 - 1999-01-01),
Portugal
Main team: 7 seasons (1971-1978), 150 matches (11945 minutes), 64 goals

Titles: Campeonato Nacional (5), Taça de Portugal (1)

RedVC

Um dos mistérios da velha Catedral.

Mas onde raio está o brinco?!

Se calhar andamos a pisa-lo desde 1978...

RedVC

Segundo se conta aqui:
http://chamagloriosa.blogspot.pt/2012/10/spartak-moscovo-v-benfica-primeira-vez.html

a história do brinco começou por alturas dos atribulados jogos com o Torpedo de Moscovo.

RedVC

Poses típicas do Maior.

Este tipo tinha tudo para ser uma super estrela hoje. Talvez pudesse beneficiar de um efectivo apoio psicológico (ou psiquiátrico) mas também é verdade que as pressões mediáticas seriam brutalmente maiores com os pasquins que hoje existem.

Para além da sua classe e excentricidade o Maior era raçudo ao ponto de ele também dar pancada nos defesas. Podia levar mas as defesas contrárias também saiam com nódoas negras.

PedroMartins

Meu falecido pai, muito me falava do "Rapaz do Brinco".
Dizia-me muitas vezes que ele, poderia ter ficado no top dos jogadores que passaram pelo o Benfica, infelizmente acho que fora do campo e muitas vezes dentro do campo era um jogador bastante negativo e a sua atitude também não era a melhor.

Fundamentalista SLB

Quando era puto, no início dos anos 90, no dia da apresentação da equipa, era normal os sócios aglomerarem-se junto à porta principal para ver passar os jogadores e talvez ver passar algum craque novo. Numa dessas vezes andava por lá um tipo com mau aspeto que ia abordando os carros e alguns lá paravam e davam-lhe geralmente uma nota, esse tipo era o Vitor Baptista.

RedVC

Fonte: http://factorfutebol.blogspot.pt/
Vítor Manuel Ferreira Baptista
(Setúbal, 18 de Outubro 1948 - 1 de Janeiro 1999)

Genial, louco, glorioso, miserável, forte, frágil.
Inesquecível.

Descansa em Paz.

misteryeyes

Citação de: RedVC em 24 de Agosto de 2015, 23:45

Mas onde raio está o brinco?!

A cara do Toni é verdadeiramente priceless!  :rir:

RedVC

Eu pagava para ver a cara do Toni, Shéu, Bento e companhia naquele dia quando Vítor Batista chegou ao treino com um cão e amarrou a trela/corda a um poste de uma das balizas.  :2funny:

E como não fazer uma analogia (física) com James Douglas Morrison?

cromos:

https://www.facebook.com/media/set/?set=a.1004600449564685.1073741827.205998282758243&type=3

Godescalco

Génio!

O meu pai fala-me maravilhas dele!

RedVC

Citação de: Gottschalk em 03 de Novembro de 2015, 02:24
Génio!

O meu pai fala-me maravilhas dele!

Gostava imenso de ver um jogo completo dele. Temos jogos da década de 60 e um ou outro da década de 70 mas que me lembre nenhum com o "Maior" em jogo.

Ver um jogo completo do Glorioso com a linha avançada

Néné, Vitor Batista, Jordão, Artur Jorge e Eusébio seria obsceno! Seria delirante!

https://www.youtube.com/watch?v=kbmJUPvymqU

Pinguinha

Vitor batista foi o maior na Era pós woodstock em que os jogadores de futebol eram equiparados a Rockstars, ricos excentricos e mal comportados.

No outro dia vi um documentário que analisava o futebol como espetaculo ao longo dos anos e o seu mediatismo junto do grande público e se verem bem quem foram os grandes ídolos do futebol e os enquadrarem nas respectivas linhas do tempo, vão achar um paralelo com os valores da sociedade na altura. 

Hoje rimos com as histórias de Vitor Batista entre outros, da mesma maneira que rimos quando vamos ver um album de fotografias dos nossos pais , nos anos 70 .

Pinguinha

Douple post , desculpem foi um erro do sistema

podem apagar

van33

nunca percebi, nunca perceberei e aliás acho absurdo este atleta figurar como imortal...a não ser que as "historias" contadas acerca dele pelas proprias gentes que conviveram com ele e pelo "vitorias e patrimonio" sejam mentira, pq daquilo que já ouvi dele e "vi" pergunto e para chamar à baila um nome em "alta" em que é que o vitor batista como homem, companheiro, atleta que faz parte de UMA EQUIPA e tem de cumprir as regras como os outros difere por exemplo do taarabt??  e gostaria de ver alguem me explicar de uma vez por todas esta tara por um mau profissional como e volto a referir baseado nas historias dos ex-colegas dele.

Pinguinha

Amigo, a diferença entre o Vitor Batista e o Taarabt , são muitas:
A era em que jogaram futebol é totalmente diferente. 
- Fez 112 jogos pelo Benfica
- 11 jogos pela selecção
- 50 golos
- Foi 5 vezes campeão em 8 épocas
- ganhou uma taça de Portugal

Não queiras comparar o Futebol dos anos 70/80, para o futebol do politicamente correcto de hoje em dia.

RedVC

A mensagem do Pinguinha é bem elucidativa nos números.
Eu não vi jogar mas quem viu não deixa dúvidas.
O meu Pai teve essa sorte e ao mesmo tempo que salientava as histórias recambolescas também deixava bem claro que era Vítor Baptista um jogador genial.