As Finanças do Benfica

celugofe

Citação de: lost_paradise em 26 de Novembro de 2015, 12:50
Pelas minhas contas, já temos garantida a seguinte verba nas competições europeias:

€12 M de prémio de participação;
€5 M de prize Money;
€5,5 M de qualificação para os oitavos-de-final;
€5 M de market pool (não sabemos os valores pagos esta época pela sporttv, nem o método de cálculo do market pool mas este ano o bolo é a dividir por 2 equipas, em vez das 3 do ano passado e o campeão nacional receber um valor ligeiramente superior que os restantes, pelo que estimo este valor considerando que a época passada recebemos €4 M de market pool).

total = €27,5 milhões. O ano passado recebemos €14,5 milhões pelo que já temos garantido um acréscimo de receitas  de €13 M esta época.

Aos quais podemos acrescentar mais 4/5 milhões da Emirates, menos 3 milhões com o salário do treinador e menos 6 milhões de custos financeiros do BSF

celugofe

Pelas minhas contas, já temos garantida a seguinte verba nas competições europeias:

€5 M de prize Money;
€5 M de market pool (não sabemos os valores pagos esta época pela sporttv, nem o método de cálculo do market pool mas este ano o bolo é a dividir por 2 equipas, em vez das 3 do ano passado e o campeão nacional receber um valor ligeiramente superior que os restantes, pelo que estimo este valor considerando que a época passada recebemos €4 M de market pool).

total = €27,5 milhões. O ano passado recebemos €14,5 milhões pelo que já temos garantido um acréscimo de receitas  de €13 M esta época.

Aos quais podemos acrescentar mais 4/5 milhões da Emirates, menos 3 milhões com o salário do treinador e menos 6 milhões de custos financeiros do BSF

CitriC

Citação de: celugofe em 26 de Novembro de 2015, 12:57

€5 M de prize Money;

EE mais 3.5M da international cup

lost_paradise

Citação de: Theroux em 25 de Novembro de 2015, 19:28
Champions: 12 (grupos) + 8 (MP)* + 5 (pontos) + 5.5 (oitavos, em principio) + 1.5M€ (bilheteira).

Total: 32M€ vs 15M€ (14/15) = +17M€

Aumento brutal de receitas operacionais que vai aliviar, e muito, a pressão para vender jogadores.

Contas de mercearia, na época passada foi necessário fazer 66M€ (líquidos) em vendas, o que com estes 17M€ baixava para 49M€, ou à volta de 45M€ com o novo patrocinador. E relembro que destes +-45M€ falta retirar as mais valias do Lima e Cavaleiro, que devem rondar os 15M€.

Portanto muito por alto faltam uns 30M€ líquidos em vendas para equilibrar as contas. Com a redução no investimento até deverá ser menos, no R&C trimestral será possível ter uma ideia mais concreta.

* Estimativa baseada nos valores de 14/15.
Eu estimei os valores de market pool por baixo em €5 milhões porque nestas coisas prefiro ser cauteloso e como não conheço a fórmula não tenho a certeza que a totalidade da verba da 3ª equipa da época passada que foi o Sporting seja entregue aos outros dois, mas esse valor estimado de market pool parece-me demasiado optimista.

Quanto às receitas de bilheteiras, não as contabilizei porque para já não andarão longe das da última época. Só facturamos a sério a partir dos oitavos-de-final e com um tubarão na luz que faça encher o estádio. De resto são os habituais 30/35 mil e com muitos destes adeptos com pack através do red pass que inclui os 3 jogos da fase de grupos.

lost_paradise

Citação de: celugofe em 26 de Novembro de 2015, 12:57

€5 M de prize Money;

a Emirates temos que esperar para ver, se bem que é expectável um aumento dos €4,5 milhões que recebíamos da PT.

Quanto aos custos com pessoal, estimo que esta época andarão pelos €55 milhões e a diferença para a época passada é precisamente o efeito treinador. Se por um lado substituímos alguns jogadores por outros bem mais baratos (Artur por Ederson, César por Lindelof, Maxi por Nélson Semedo, Ruben Amorim por Renato Sanches, temos que adicionar os salários do Jimenez, Mitroglou e Tarabt que superam largamente a saída do Lima e o aumento de custos através das renovações confirmadas ou esperadas de Julio César, Jonas, Gaitan e Jardel)

Theroux

Citação de: lost_paradise em 26 de Novembro de 2015, 13:05
Citação de: Theroux em 25 de Novembro de 2015, 19:28
Champions: 12 (grupos) + 8 (MP)* + 5 (pontos) + 5.5 (oitavos, em principio) + 1.5M€ (bilheteira).

Total: 32M€ vs 15M€ (14/15) = +17M€

Aumento brutal de receitas operacionais que vai aliviar, e muito, a pressão para vender jogadores.

Contas de mercearia, na época passada foi necessário fazer 66M€ (líquidos) em vendas, o que com estes 17M€ baixava para 49M€, ou à volta de 45M€ com o novo patrocinador. E relembro que destes +-45M€ falta retirar as mais valias do Lima e Cavaleiro, que devem rondar os 15M€.

Portanto muito por alto faltam uns 30M€ líquidos em vendas para equilibrar as contas. Com a redução no investimento até deverá ser menos, no R&C trimestral será possível ter uma ideia mais concreta.

* Estimativa baseada nos valores de 14/15.
Eu estimei os valores de market pool por baixo em €5 milhões porque nestas coisas prefiro ser cauteloso e como não conheço a fórmula não tenho a certeza que a totalidade da verba da 3ª equipa da época passada que foi o Sporting seja entregue aos outros dois, mas esse valor estimado de market pool parece-me demasiado optimista.

Quanto às receitas de bilheteiras, não as contabilizei porque para já não andarão longe das da última época. Só facturamos a sério a partir dos oitavos-de-final e com um tubarão na luz que faça encher o estádio. De resto são os habituais 30/35 mil e com muitos destes adeptos com pack através do red pass que inclui os 3 jogos da fase de grupos.

Sim, o valor acumula. Em 09/10 o porto, que era o único clube português nos grupos, recebeu 5,434M€. Se Portugal voltar a ter apenas um representante ele irá receber quase 20M€, tal como hoje o Olympiakos recebe 15M€.

red-dawn

Não, não receberá quase 20M, nem nada que se pareça. As TVs gregas sempre pagaram mais (e continuam a pagar mais) que as portuguesas. O market pool da Grécia na fase de grupos é de cerca de 15M, o de Portugal anda pelos 11M, que seria o que um único representante receberia.

Theroux

Citação de: red-dawn em 26 de Novembro de 2015, 16:53
Não, não receberá quase 20M, nem nada que se pareça. As TVs gregas sempre pagaram mais (e continuam a pagar mais) que as portuguesas. O market pool da Grécia na fase de grupos é de cerca de 15M, o de Portugal anda pelos 11M, que seria o que um único representante receberia.

O de Portugal ERA 11.6M€. Quanto ao valor dos gregos presumo que não faças a mínima ideia quanto ofereceram, e se há coisa que não abunda por lá é dinheiro.

Portanto sim, o mais natural é que o novo valor esteja mais próximo dos 20M€ que dos actuais 11.6M€. E isto não é especulação, foi confirmado um aumento do valor pelo próprio Benfica, que também participou no leilão.

red-dawn

Tendo em conta que o valor total a distribuir no market pool vai baixar 2%, de 492M para 482M/ano (o que aumenta muito são os restantes valores fixos), pois a fatia destinada ao market pool será 40% do total distribuído em vez de 45 como até aqui, e que em Portugal se calhar também não abunda dinheiro (muito menos nas operadoras de TV, todas a registar dimuição de lucros), boa sorte com essa previsão que o dinheiro destinado aos clubes portugueses aumentará quase 70%. Quando no próximo ano sairem os dados da UEFA, logo verificas se não se mantém ou não uma situação em tudo semelhante à dos últimos anos...

O dinheiro que as operadoras de TV pagaram a mais no novo quadro (em toda a Europa, certamente não foi só no riquíssimo Portugal do pós-troika que se atingiu valores mais altos...), vai para a parte fixa dos prémios, só assim se explica que o market pool, no global, até baixe ligeiramente.

Theroux

Citação de: red-dawn em 26 de Novembro de 2015, 18:14
Tendo em conta que o valor total a distribuir no market pool vai baixar 2%, de 492M para 482M/ano (o que aumenta muito são os restantes valores fixos), pois a fatia destinada ao market pool será 40% do total distribuído em vez de 45 como até aqui, e que em Portugal se calhar também não abunda dinheiro (muito menos nas operadoras de TV, todas a registar dimuição de lucros), boa sorte com essa previsão que o dinheiro destinado aos clubes portugueses aumentará quase 70%. Quando no próximo ano sairem os dados da UEFA, logo verificas se não se mantém ou não uma situação em tudo semelhante à dos últimos anos...

O dinheiro que as operadoras de TV pagaram a mais no novo quadro (em toda a Europa, certamente não foi só no riquíssimo Portugal do pós-troika que se atingiu valores mais altos...), vai para a parte fixa dos prémios, só assim se explica que o market pool, no global, até baixe ligeiramente.

Bessa Tavares admitiu apenas que as negociações "foram complexas e demoradas", que o canal teve concorrência na corrida por estes direitos e que o acordo foi fechado por valores "mais elevados" do que os do contrato assinado para o triénio 2012-2015. "São valores significativos."

Como já disse, é factual que o valor aumentou e tratam-se de valores "significativos", logo não há aqui nada para discutir.

A estimativa que fiz para esta época está na casa dos 15/16M€, dependendo do que o porto faça, o já cobre a redução de 5% no MP. Outra coisa são os quase 20M€, que é uma previsão para o médio prazo.

red-dawn

É ainda mais factual que o valor do market pool vai baixar de 492M para 482M, que a percentagem do bolo total destinada ao market pool vai baixar de 45 para 40%, e que as operadoras de tv por essa Europa também aumentaram os valores licitados. Tudo isto são factos onde também não há nada para discutir.
CitaçãoThis deal represents a meaningful increase over the current arrangement, which should translate into higher broadcasting revenues for the participating clubs.
Ed Woodward - Manchester United.
http://www.mirror.co.uk/sport/football/itv-show-champions-league-highlights-2794936

Não me vou dar ao trabalho de citar responsáveis espanhóis, alemães, franceses, italianos, etc, etc, etc, a indicar que pagaram mais pelos direitos de 2015-2018. TODOS pagaram mais, em muitos casos significativamente mais, não foram só as TVs portuguesas. Não sei qual é a dificuldade em entender isto.

A especulação reside em se achar que o montante para os clubes portugueses vai aumentar 30-40-50 ou até 70%, quando o montante no global VAI BAIXAR 2%. Já eu acho que se o valor global baixa ligeiramente, então o valor que cada país recebe andará pelos mesmos valores do ano passado, pois proporcionalmente o valor que cada país contribui no novo acordo será parecido ao até aqui.

E eu no meu 1º post falei só no market pool da fase de grupos, tal como tu falaste nele, ao mencionar precisamente os 15M que o Olympiakos recebe, ou os 11.6 de Portugal. Tudo isto são valores apenas e só da fase de grupos. Portanto o que o Porto faz, se se apura ou não, é irrelevante. Não vamos adulterar ainda mais o debate inicial, inventando-se novos argumentos, só porque os iniciais estão a ser colocados à prova.

É que nisto "Se Portugal voltar a ter apenas um representante ele irá receber quase 20M€" e nisto "Portanto sim, o mais natural é que o novo valor esteja mais próximo dos 20M€ " não está subentendido em lado algum que te referias ao "médio prazo". Acho que todas as pessoas leram "o novo valor" como sendo... O NOVO VALOR.

Também podias falar em valores próximos de 40M e dizer no post a seguir que te referias ao muito longo prazo, tipo daqui a 20 anos... Quando sairem os valores da UEFA logo confirmamos a situação.

Theroux

Pois, só que o valor do MP pode aumentar... dentro do mesmo contrato de 3 anos. E para Portugal ter 1 equipa na Champions no mínimo tem de esperar até à época 17/18, portanto como é óbvio nunca me poderia estar a referir ao imediato, porque é literalmente impossível isso acontecer já, e além disso estaria a contrariar a minha previsão inicial entre os 15/16, que claramente não são "quase 20M€". Pensava que tinha sido claro mas admito que não tenha sido esse o caso.

Mas limitei-me a expressar a minha opinião, não estava a enumerar factos, daí no post inicial ter feito questão de dizer que se tratava de uma "ESTIMATIVA".

Passando à frente, a vantagem do porto não passar à próxima fase é que em vez do Benfica receber 50% de 50% do MP passa a receber 57%, o que significa um encaixe extra entre 0.5 e 1M€, o que já é dinheiro.

red-dawn

Citação de: Theroux em 26 de Novembro de 2015, 19:52
Pois, só que o valor do MP pode aumentar... dentro do mesmo contrato de 3 anos.
Sim, tal como pode rebentar uma guerra na Europa e deixar de se disputar liga dos campeões nesses anos, e assim ninguém recebe nada. Não vou entrar no campo de cenários hipotéticos que não têm fundamentação actualmente. Até porque não foi a pensar neles que baseaste o teu argumento inicial, correcto? Pareceste-me muito seguro do que dizias, para agora ires pelo campo da especulação, tu que usaste expressões como "o mais natural é que o novo valor esteja...", "isto não é especulação...", "não há aqui nada para discutir".

É que se formos pela especulação, o MP também pode diminuir e até mesmo manter-se tal e qual como está acordado e amplamente divulgado pela UEFA para os próximos 3 anos, tendo em conta os contratos de venda de direitos que assinou para o mesmo período. Da minha parte prefiro assumir que este cenário é o mais provável de acontecer...
http://www.uefa.com/uefachampionsleague/news/newsid=1858497.html

Citação de: Theroux em 26 de Novembro de 2015, 19:52
E para Portugal ter 1 equipa na Champions no mínimo tem de esperar até à época 17/18, portanto como é óbvio nunca me poderia estar a referir ao imediato, porque é literalmente impossível isso acontecer já, e além disso estaria a contrariar a minha previsão inicial entre os 15/16, que claramente não são "quase 20M€".
É o meu último post sobre isto, pois já perdi a conta ao número de vezes que tentas desdizer o que textualmente disseste antes, misturando alhos com bugalhos pelo meio. Se achavas que a tua estimativa inicial não era assim tão sólida, era mais simples afirmar "pois, se calhar exagerei nos valores que disse, esqueci-me que o MP vai baixar, vamos então esperar para ver, etc", e já bem havia debate, vários posts atrás. Em vez de constantemente inventares novos argumentos (que contradizem os anteriores e vais cavando um buraco maior), que sinceramente já é estar a tomar os outros por tolos.

É irrelevante o número de clubes do país, o MP do país, como bem sabes, mantem-se igual. Portanto se no início disseste isto, em resposta ao meu post inicial:
Citação de: TherouxO de ---> Portugal <--- ERA 11.6M€. Quanto ao valor dos gregos presumo que não faças a mínima ideia quanto ofereceram, e se há coisa que não abunda por lá é dinheiro.
Portanto sim, o mais natural é que o novo valor esteja mais próximo dos 20M€ que dos actuais 11.6M€.
por favor não respondas agora falando em 1 clube a partir de 2017/2018, etc, porque isso é irrelevante para o que temos estado a falar. Apurando-se 1 clube ou 3 clubes, o MP total de Portugal não se altera. Foi isto que me levou a comentar, vou relembrar o meu 1º post:

"Não, não receberá quase 20M, nem nada que se pareça. As TVs gregas sempre pagaram mais (e continuam a pagar mais) que as portuguesas. O market pool da Grécia na fase de grupos é de cerca de 15M, o de ---> Portugal <--- anda pelos 11M, que seria o que um único representante receberia."

Resumindo: tu achas que o novo acordo providencia um valor próximo de 20M (que depois com um monte de contradições passou a ser para um hipotético "médio prazo", e agora a estimativa é 15-16M para esta época), a dividir pelos clubes portugueses, seja 1, 2 ou 3.
Eu acho que os valores vão andar longe disso e ficar bem mais próximos dos actuais, e listei os factos que me levam a fazer essa estimativa. É só isso, não vale a pena ligar o complicómetro.

Theroux

Acho que ficou claro quem é que ligou o complicómetro, portanto vamos concordar em discordar e avançar.

MALU15

Market pool da CL.

Ainda que não seja conhecido o novo valor do nosso país, embora tudo indique que ele aumentou de forma significativa, uma coisa é certa a alteração das regras vão favorecer o Benfica por ser o campeão e provavelmente por vir a fazer mais jogos, caso não se confirme a passagem aos oitavos do FCP.

Novas regras do MP (pag 4 e 5 deste documento):

http://www.rbkweb.no/filer/uefa-utbetalinger2015-16.pdf