João Teixeira

Médio, 31 anos,
Portugal
Equipa Principal: 2 épocas (2014-2016), 2 jogos (3 minutos), 0 golos

Equipa B: 4 épocas, 80 jogos, 6 golos

LFVL

O ideal para o Teixeira era ser emprestado a um clube da primeira liga onde pudesse evoluir jogando...

magiconumero10

Citação de: abar85 em 27 de Janeiro de 2016, 13:00
Citação de: magiconumero10 em 26 de Janeiro de 2016, 21:19
Citação de: Sr_Benfiquista_91 em 26 de Janeiro de 2016, 14:59
Citação de: magiconumero10 em 26 de Janeiro de 2016, 14:16
Emprestar o João Teixeira só porque o João Mário também foi emprestado... epá. Sem comentários!

Argumentação = 0!
Não é por o João Mario ter sido emprestado, é porque já não esta a fazer nada na equipa B, tem que ter outros estímulos competitivos que o obriguem a evoluir.

Isso dizes tu! Não é com Joãos Carvalhos que vamos lá esta temporada. Aliás, é um crime deixar a equipa B entregue aos miúdos ex-júniores. A equipa B não pode ser vista como uma espécie de Júniores v2.0.

A equipa B precisa de experiência. O João Teixeira é neste momento um dos mais experientes do meio-campo. Tem é de ficar.

É um crime para quem acha que não têm qualiade suficiente para isso.
Para mim um crime é continuar a prejudicar a evolução de um jogador qualquer para mascarar a incompetência desde o treinador até parte da estrutura.

Sinceramente, podes ser mais claro sobre o porquê de achares que é um crime. Talvez assim possa tentar explicar-te o que acontece de facto.

abar85

Citação de: magiconumero10 em 27 de Janeiro de 2016, 15:57
Emprestar o João Teixeira só porque o João Mário também foi emprestado... epá. Sem comentários!

Argumentação = 0!
Não é por o João Mario ter sido emprestado, é porque já não esta a fazer nada na equipa B, tem que ter outros estímulos competitivos que o obriguem a evoluir.

Isso dizes tu! Não é com Joãos Carvalhos que vamos lá esta temporada. Aliás, é um crime deixar a equipa B entregue aos miúdos ex-júniores. A equipa B não pode ser vista como uma espécie de Júniores v2.0.

A equipa B precisa de experiência. O João Teixeira é neste momento um dos mais experientes do meio-campo. Tem é de ficar.

Para mim um crime é continuar a prejudicar a evolução de um jogador qualquer para mascarar a incompetência desde o treinador até parte da estrutura.

Sinceramente, podes ser mais claro sobre o porquê de achares que é um crime. Talvez assim possa tentar explicar-te o que acontece de facto.

O que queres que te explique? Acho que fui claro. A evolução do Teixeira está a ser prejudicada por estar na B e a B está a ser prejudicada pela incompetência da estrutura e não porque os jogadores são jovens e seja preciso experiência, não para a manutenção na 2a liga.

O que acontece de facto? Isto são opiniões, para ti a tua é verdade, para mim é a minha.

magiconumero10

Citação de: abar85 em 27 de Janeiro de 2016, 16:12

Argumentação = 0!

O que queres que te explique? Acho que fui claro. A evolução do Teixeira está a ser prejudicada por estar na B e a B está a ser prejudicada pela incompetência da estrutura e não porque os jogadores são jovens e seja preciso experiência, não para a manutenção na 2a liga.

O que acontece de facto? Isto são opiniões, para ti a tua é verdade, para mim é a minha.

Continuo a não perceber. Está a ser prejudicada porquê ao certo? Preciso de saber ao certo os motivos porque achas que ele está a ser prejudicado. Dizer apenas que é por estar na equipa B é muito, muito mesmo, vago. Exprimido não diz nada.

Isto não tem nada a ver com eu defender uma verdade e tu outra. Isto é um espaço de opinião e também de debate. E, sinceramente estou interessado em desmistificar um pouco essa estória dos empréstimos, como se fosse a salvação dos problemas.

abar85

Citação de: magiconumero10 em 27 de Janeiro de 2016, 16:17

Argumentação = 0!

Continuo a não perceber. Está a ser prejudicada porquê ao certo?

Porque tem um treinador fraco
Porque o coletivo é fraco
Porque é o 4o ano de B depois de ter começado na principal esta época e vê jogadores com menos tempo de B na principal e isto naturalmente desmotiva o jogador que acha que podia ser ele.
Porque edtá à demasiado tempo  no mesmo nível, onde mostrou qualidade, e só se evolui com novos estímulos.
Porque o Vitória não parece apreciar o jogador...
E porque na minha opinião tem qualodade a mais para estar na B, tem que estar noutro  nível.
Podem arranjar-se muitos motivos.

E está ele e estão os colegas a ser prejudicados.

abar85

Citação de: magiconumero10 em 27 de Janeiro de 2016, 16:17

Argumentação = 0!

Continuo a não perceber. Está a ser prejudicada porquê ao certo? Preciso de saber ao certo os motivos porque achas que ele está a ser prejudicado. Dizer apenas que é por estar na equipa B é muito, muito mesmo, vago. Exprimido não diz nada.

Isto não tem nada a ver com eu defender uma verdade e tu outra. Isto é um espaço de opinião e também de debate. E, sinceramente estou interessado em desmistificar um pouco essa estória dos empréstimos, como se fosse a salvação dos problemas.

Então não digas que me queres explicar o que acontece de facto.
Os empréstimos não são a solução para tudo nem para todos. Agora o que se tem visto é que quanto mais tempo na B pior. E tens muitos exemplos de jogadores que mehoraram com eles, e não estou a dizer que todos adquiriram nível para o Benfica. Mas a melhoria foi clara.

Podes começar pelo André Gomes o Cancelo ou o Bernardo que tiveram que sair com uma mehoria brutal.
Podes falar do Cafu, do Bruno Gaspar, do Guzzo, do Fábio Cardoso.

Se há quem deva ou possa ficar na B porque não mostrou que tem nível superior, um jogador como o Teixeira que quanto a mim já mostrou nível superior, tem que jogar num nível superior. Se confirma ou não o valor depois se verá.

abar85

E quanto aos argumentos, o teu argumento foca-se apenas no rendimento da B e esquece o Teixeira, individualidade.
Qual o beneficio para ele em ficar, também não  o mostraste

afsantos

Às vezes quem sabe se não precisava só de um jogo pela A para se fazer o click..... never knows

magiconumero10

Ora bem, então vou tentar dar-te a minha opinião ponto-a-ponto:

Citação de: abar85 em 27 de Janeiro de 2016, 16:23
Porque tem um treinador fraco -> Se fosse fraco não teria feito o bom trabalho que fez na época passada com a equipa B. Ontem estavam 4 jogadores que na época passada foram trabalhados pelo Hélder Cristóvão: Guedes, Lindelöf, Semedo e Sanches. Mais a mais, a equipa B do Benfica até tem um futebol apoiado e com bons princípios de jogo. Não é de todo uma equipa de contra-ataque e gosta de dominar e gerir os ritmos de jogo. Tacticamente, a equipa está organizada em campo e cria imensas ocasiões de golo.

Porque o coletivo é fraco -> E por isso mesmo queres retirar o melhor médio que lá temos da equipa? Não entendo essa perspectiva. E depois, não acho o colectivo fraco. Acho-o sim muito imaturo. E essa é para mim a maior crítica que tenho a fazer ao Hélder e à estrutura do Benfica, pois estão a transformar a equipa B numa equipa de júniores v2.0, quando não se pode fazê-lo.

Porque é o 4o ano de B depois de ter começado na principal esta época e vê jogadores com menos tempo de B na principal e isto naturalmente desmotiva o jogador que acha que podia ser ele. -> Isso está muito mal contado. Em primeiro lugar o JT começou esta temporada na equipa principal. Portanto, se está na equipa B só se deve a ele próprio, porque não soube aproveitar as oportunidades. Em segundo lugar, se é desprestigiante para um puto que ainda mal deu os primeiros passos no futebol profissional ficar numa equipa B e liderá-la num campeonato competitivo com o da 2ª liga, então mais vale nem seguir esta carreira, pois mais tarde ou mais cedo vai repetir o mesmo tipo de atitudes disparatadas e lixar-se como gente grande (imagina-o a fazer birrinhas numa equipa principal por não ser convocado... lol!) Em terceiro lugar, o João Teixeira nem sequer está a dominar os ritmos de jogo de uma 2ª liga nacional, como pode pensar que já está pronto para a 1ª liga? Não esquecer que ele desceu por algum motivo foi!

Porque edtá à demasiado tempo  no mesmo nível, onde mostrou qualidade, e só se evolui com novos estímulos.  -> Só se evolui com novos estímulos? Isso é partir do pressuposto que ele realmente já evoluiu. Mas, o que vemos na 2ª liga é puramente o contrário. Aliás, o que eu vejo é o jogador com muitas dificuldades em ser o elemento mais maduro dum meio-campo e continuar a jogar de forma imatura como ele sempre jogou, tirando um ou outro jogo. Por outras palavras, na época passada ele foi beneficiado pelos elementos que compunham o meio-campo, tudo jogadores mais maduros que esta temporada. Isso libertava-o para continuar a jogar como ele sempre jogou: relação ele e bola e pouco mais. Esta temporada joga a 8, com um polaco ainda imaturo a 6. O que estamos a assistir são as tais dores de crescimento que ele terá sempre, porque faz parte da evolução. Só se evolui errando e corrigindo.

Porque o Vitória não parece apreciar o jogador... -> Se o Vitória não apreciasse o jogador ele já teria sido emprestado à muito. E se fosse emprestado seria mais um David Simão desta vida, pois não teria a evolução necessária para jogar num clube de topo como o Benfica. Repara que o JT a jogar a 8 na equipa B, num modelo de meio-campo muito semelhante ao da equipa principal no que se refere a rotinas com e sem bola, está a preparar-se para jogar na equipa principal. Noutro clube emprestado, jogaria a 10 ou a interior num modelo e sistema de jogo completamente diferente daquele que está a ser imposto a ele.

E porque na minha opinião tem qualodade a mais para estar na B, tem que estar noutro  nível. -> Como podemos dizer que tem qualidade a mais para a equipa B e ela continuar no fim da tabela da 2ª liga? Alguma coisa não está correcta e devemos ser honestos sobre o real valor dele e não o seu potencial, que toda a gente sabe que é elevado.

Podem arranjar-se muitos motivos. -> Quais?

E está ele e estão os colegas a ser prejudicados. -> Acho que estejam a ser prejudicados pelo seguinte motivo: para os putos de 18 anos evoluirem mais rapidamente, precisam de ser incorporados em equipas com gente mais madura, para lhes transmitirem por exemplo como devem estar. Por mais que um treinador com a metodologia de treino mais avançado, eles evoluem muito rapidamente com jogadores mais experientes. Basta ver a evolução meteórica de Semedo, Sanches e Guedes na equipa principal. É verdade que são jogadores de topo, mas se não houvesse um Luisão, um Gaitán, um Fejsa, um Jonas,... as coisas seriam bem mais lentas. Aliás, basta ver o sucesso das anteriores equipas Bs do Benfica. Recordo por exemplo, e bem, da equipa do Norton de Matos que tinha muitos miúdos em conjunto com jovens já experientes como o Miguel Rosa. Ou da geração de miúdos super inteligentes do Bernardo Silva e companhia que formavam um grupo muito unido. Lembras-te de o Jardel e o Sidnei irem para a B fazer jogos? Isso ajudou e de que maneira a equipa a estabilizar em termos de resultados e de fluidez de jogo. Pois esse pessoal mais experiente acaba por camuflar a quantidade exorbitante de erros que os miúdos fazem em campo. Desde passes errados, a posicionamentos defensivos errados, passando pelas péssimas tomadas de decisão.

Eu não quero que aceites a minha opinião como a verdadeira ou cena do género. Apenas gostava que ao menos lesses e procurasses ver se não haverá num fundo uma certa razão no que estou a escrever.

abar85

E eu leio.
Como já se viu não concordo é com muita coisa.
Aliás acho que te contradizes um bocado.
Em primeiro não vejo esse trabalho todo na B, e não é por nada que defensivamente não vês jogadores a mostrarem grande nível, e aí é onde é preciso mais trabalho de um treinador no contexto Benfica onde os jovens na formação passam o jogo a atacar pela superioridade que têm, seria onde o trabalho seria mais visível. Não vejo qualidade no treinador.
Vejo sim, e nisso dou-lhe mérito, coragem para os colocar em campo, e com a qualidade dos atletas, o que acontece com naturalidade, ofensivamente (e é nisso que mais se destacam todos os que subiram ou foram falados para subir), é que eles vão evoluindo ao adquirirem o ritmo sénior.

O ano passado tinhas um grupo melhor de jogadores, tinhas um grupo menos volumoso, fechado à principal, mais estável e isso notou-se. Também nem todo o incucesso é responsabilidade do Hélder.

Depois quanto ao Teixeira, subiu à B, era suplente do Luciano Teixeira, uma vergonha, começou a ser titular e foi mostrando valor. O JJ chama-o à pré época onde foi um destaque, mas era o JJ. Volta à B e mantém o nível começando depois a cair, o que se prolonga esta época depois de uma utilização minima por parte do Vitória na pré época. Outros a jogar uma mediocridade foram mais utilizados. Como podes dizer que não evoluiu. Evoluiu e agora está a involuir.
E é aí que quanto a mim tens a maior contradição no que disseste. Quando falas na evolução mais rápida num nível superior com jogadores superiores. Isso é verdade e é o motivo para pedirem o empréstimo do Teixeira. Então o Teixeira deve ficar porquê quando falas dessa forma?
É que o Teixeira já não tem que fazer adaptação ao futebol sénior, já o fez, tem é que ver se passa a outro nível.

A B não tem que ter uma perspetiva resultadista, e com um bom trabalho e boa organização, a manutenção é fácil com a qualidade que existe mesmo sem o Teixeira ou o Pawel. A B serve como primeiro impacto com o futebol sénior. O passo seguinte não é para ser dado na B, para aqueles que têm mais valor, ou é dado para o plantel principal ou empréstimo a um nível superior à B.

Falaste no David Simão apenas, eu dei-te 5 ou 6 exemplos, falaste no exemplo mais antigo de quando se trabalhava pior.

Eu também não te peço que aceites tudo o que digo e por isso é que não digo que te quero "explicar o que contece de facto".

magiconumero10

Citação de: abar85 em 27 de Janeiro de 2016, 18:43
Aliás acho que te contradizes um bocado.
Em primeiro não vejo esse trabalho todo na B, e não é por nada que defensivamente não vês jogadores a mostrarem grande nível, e aí é onde é preciso mais trabalho de um treinador no contexto Benfica onde os jovens na formação passam o jogo a atacar pela superioridade que têm, seria onde o trabalho seria mais visível. Não vejo qualidade no treinador.
Os problemas defensivos da equipa B são sobretudo nas transições defensivas. A maioria das equipas joga com mais um elemento de equilíbrio no meio-campo (sistemas de 4-3-3, quer seja 4-1-2-2-1 ou 4-2-1-2-1) o que lhes confere maior segurança defensiva a nível de transição. Agora, o modelo do Benfica é um modelo muito mais ofensivo que requer muito mais do esforço colectivo (na reacção à perda de bola), mas também de uma maior maturidade a nível de posicionamento defensivo.

Destas duas soluções vejo mais dificuldades na reacção à perda. Continuo a ver o Dawidowickz muitas vezes sozinho a fazer o trabalho de sapata, quando é necessário haver maior entre-ajuda. Por exemplo, o João Carvalho é muito bom com a bola nos pés, mas a sua má tomada de decisão só é suplantada pela sua fraca reacção à perda de bola (ou seja, quando perde fica sempre a ver o adversário jogar e espera que haja outro colega que vá ao encontro). Mas, tem 18 aninhos, e mudar a cabeça demora sempre um pouco. Acredito que na próxima temporada já estará muito melhor, mas seria importante haver gente com outra experiência para através de exemplo a evolução do miúdo ser mais rápida. Quem diz dele, diz do trabalho desenvolvido com o Berto. Há uns meses atrás, este jogador só tinha velocidade. Posicionamento está quieto. Hoje já o vês a fazer antecipações brutais e consequentes transições ofensivas. Falta ali ainda é trabalho no meio-campo, nomeadamente na ligação meio-campo ataque.

O ano passado tinhas um grupo melhor de jogadores, tinhas um grupo menos volumoso, fechado à principal, mais estável e isso notou-se. Também nem todo o incucesso é responsabilidade do Hélder.
Esse é um ponto que concordo. Mas, também faz parte deste novo paradigma. A verdade é que não há uma receita de sucesso, do tipo, para ter x atletas de topo a irem para a equipa principal vindas da B, é necessário um plantel na B constituído por y jogadores com determinado nível de experiência e apenas z jogadores talentosos provenientes da formação e w jogadores provenientes do scouting e contratações. Como tem sido um caminho tralhado sem muitas referências a nível mundial, eles também estão experimentando soluções. É normal e faz parte do processo. Este ano saíram inúmeros jogadores da equipa B para o plantel principal. Ontem jogaram 4, por exemplo. Mas, temos de entender que por um lado isso também foi motivado pela onda de lesões de importantes jogadores da equipa principal. Por exemplo, o Gonçalo Guedes era um dos jogadores que embora tivesse ido fazer a pré-época com a equipa principal o mais certo seria regressar à B para ir jogando e aprimorando o seu nível. Todas estas saídas, fizeram com que eles tivessem que solucionar. A solução do Hélder foi aproveitar para preparar a nova fornada de craques. Estou certo que os maus resultados deste ano, farão muito bem para a mudança e crescimento dos miúdos. Sobretudo dos putos de 18 anos, ainda com muitos tiques de menino, como a relação deles com o jogo ser a seguinte: ele-bola-baliza. Isso reflecte-se a olhos vistos nas tomadas de decisão. Optam sempre pelo passe quando nada mais é possível. Lol!

LeandroSLB

Vai continuar mais um ano pelo B, pelos vistos.

magiconumero10

Depois quanto ao Teixeira, subiu à B, era suplente do Luciano Teixeira, uma vergonha, começou a ser titular e foi mostrando valor. O JJ chama-o à pré época onde foi um destaque, mas era o JJ. Volta à B e mantém o nível começando depois a cair, o que se prolonga esta época depois de uma utilização minima por parte do Vitória na pré época. Outros a jogar uma mediocridade foram mais utilizados. Como podes dizer que não evoluiu. Evoluiu e agora está a involuir.
A chamada à pré-época do JJ foi prémio para o jogador por ter sido dos melhores da formação. Chama uma espécie de prémio de formatura, mas ao mesmo tempo um certificado de que continuando o trabalho irás chegar aqui. Como é óbvio, não é em 2 ou 4 jogos de pré-época que se pretende que ele prove que seja jogador de equipa principal. Só se ele fizesse algo de transcendental ou que houvesse uma oportunidade via lesão de jogador ou algo do género (que foi o que aconteceu também ao Guedes, por exemplo, e também ao Andrade e outros na pré-época). O João Teixeira volta à equipa B e depois cai um pouco de nível, não porque faz beicinho, mas sim porque as dificuldades do futebol sénior começam-lhe a sentir. Os adversários começam a conhecê-lo melhor, as marcações estão mais apertadas, as equipas adversárias estão no pico de forma, etc. Repara no que está a acontecer com o Guedes e com o Renato agora. Faz parte do processo de crescimento do jogador. Errar-corrigir-testar em campo-acertar e depois recomeça com nível superior. Este é o ciclo de aprendizagem.

E é aí que quanto a mim tens a maior contradição no que disseste. Quando falas na evolução mais rápida num nível superior com jogadores superiores. Isso é verdade e é o motivo para pedirem o empréstimo do Teixeira. Então o Teixeira deve ficar porquê quando falas dessa forma?
É que o Teixeira já não tem que fazer adaptação ao futebol sénior, já o fez, tem é que ver se passa a outro nível.
Porquê emprestar o Teixeira se na realidade ele ainda não subiu o nível? Não achas que se já tivesse realmente subido o nível não tinha ganho o lugar na equipa principal na pré-época? E mesmo agora na equipa B não estaria a ser ele e mais 10? A verdade é que ele não cresceu realmente. Depois o nível da 2ª liga não é muito diferente do nível da 1ª liga no que toca às equipas da metade inferior.

E quanto à adaptação ao futebol sénior. O que é isso? Achas mesmo que um miúdo em menos de 3 meses consegue adaptar-se completamente ao futebol sénior? Ou até mesmo um ano? Ou dois? Até aos 24 anos, para mim o jogador está sempre em evolução. E isto sem falar de que há jogadores mais maduros que outros, o que faz com que estejam em níveis distintos com a mesma idade.

A B não tem que ter uma perspetiva resultadista, e com um bom trabalho e boa organização, a manutenção é fácil com a qualidade que existe mesmo sem o Teixeira ou o Pawel. A B serve como primeiro impacto com o futebol sénior. O passo seguinte não é para ser dado na B, para aqueles que têm mais valor, ou é dado para o plantel principal ou empréstimo a um nível superior à B.
Não tem o quê?! Se não tivesse uma perspectiva resultadista, não se criticaria tanto o Hélder ou os putos.

A B não serve só como o primeiro impacto com o futebol sénior. Muito pelo contrário. A B deve servir é a elite dos jogadores do Benfica. A formação pode formar. O primeiro ano da B pode ser para separar o trigo do joio. Aliás, devido às diferenças de fases de maturação dos jovens, até considero que pelo menos 3 anos de B pode haver o despiste. Veja-se o exemplo do Sancidino (acho que já deve levar uns 3 anos de B). Durante esse período haverá uns que serão libertados. Outros que poderão ser emprestados por motivos diversos. Mas, regra geral, aqueles que realmente pretendo vir a serem jogadores para a equipa principal devem ficar na B. Porquê? Porque é na B que vão aprender a jogar no modelo da equipa principal. E isso é uma vantagem enorme para os jovens jogadores.

Aqueles que são emprestados é que irão ter maiores dificuldades e percorrer um percurso mais longo e turtuoso para um dia virem a ser jogadores do Benfica.

Falaste no David Simão apenas, eu dei-te 5 ou 6 exemplos, falaste no exemplo mais antigo de quando se trabalhava pior.
Eu falei no David Simão, porque para mim foi muito mal aproveitado e acabou por perder a embalagem devido ao empréstimo. Tivesse ficado na Luz, com uma equipa B já operacional, e a verdade é que ele teria de adaptar o seu futebol. Muito provavelmente, eu no lugar de técnico da equipa B, meteria-o a médio-defensivo e muito provavelmente em dois anos a equipa principal teria um jogador competente para essa posição no David Simão. Se fosse um titular, seria um bom suplente. Depois o resto seria com ele.

Contudo, emprestou-se a uma equipa com um estilo de futebol diferente, que joga 50 metros atrás do que a equipa do Benfica e viu no David Simão uma espécie de 8 ou 10 para eles, usufruindo apenas da sua qualidade de passe mas descurando outras componentes do seu jogo que poderia evoluir, nomeadamente jogo defensivo.

abar85

Não vale a pena continuar. Temos perspetivas completamente diferentes.

tulio_slb

É um jogador que está contrariado, por isso tem que sair da equipa B.

Como a exibir-se assim não tem lugar no plantel principal tem obrigatoriamente de ser emprestado.

Jogadores contrariados são veneno dentro de um plantel.